domingo, 30 de maio de 2021

Live sobre saúde bucal da gestante e do bebê trouxe muitas dicas e sorteio de prêmios aos participantes

 
Dra Débora Fachinelli Nishi de Souza, cirurgiã dentista


Dra Débora Fachinelli Nishi de Souza, cirurgiã dentista especialista em dentística restauradora foi a protagonista da live semanal do CEMUC, no dia 19 de fevereiro de 2021.

Iniciou o bate papo com a apresentadora Rossana Franke de Oliveira, coordenadora do Curso Parto Amoroso e apresentadora da live, lembrando que os consultórios odontológicos sempre obedeceram rígidas normas de bio-segurança e que, pós pandemia, os cuidados passaram a ser ainda maiores.

Apesar da pandemia, as grávidas devem consultar seu dentista, pois as mudanças hormonais durante o período de gestação podem interferir na qualidade de sua saúde bucal. Enjôos podem gerar dificuldade na higienização, mudanças na alimentação podem alterar o PH, além de outros fatores que podem desencadear doenças bucais que ela não tinha anteriormente. 

Por isso é importante que a gestante faça o seu pré-natal odontológico. Dra Débora salientou que este pré natal não vai fazer procedimentos de extração ou cirurgias eletivas, porém poderá fazer restaurações, profilaxia, raio X e outros procedimentos, por contar com anestésicos próprios para gestantes. Se uma gestante tem uma inflamação na gengiva, por exemplo, este processo inflamatório pode causar um parto prematuro, com todas as consequências que isso pode causar. A saúde bucal causa implicações em toda a nossa saúde geral, por isso é tão importante que ela seja  observada de perto, especialmente durante a gestação. 

O ideal é que assim que a mulher descobrir que está grávida procure o dentista para um check-up. Seis meses depois deverá retornar, pouco antes do bebê nascer.  


Dicas em relação ao enjôo:

Ao escovar os dentes ou a língua, a gestante pode ter mais enjôo. Uma dica é trocar o creme dental, para um que não faça espuma e que tenha sabor neutro. Indicou o creme dental da Curaprox. Outra dica: usar pequena quantidade - o tamanho de uma ervilha! A profissional lembrou que o que limpa os dentes ou a língua é a cerda da escova, não o creme. A dica é que a gestante dê preferência para escova  ultra macia e de alta qualidade. Mais uma vez indicou a Curaprox. Outra dica que muito surpreendeu a quem estava acompanhando a live, foi a da "escova redonda", específica para higienizara língua, que se chama tung brush. Ela é vendida com gel mentolado, específico para língua.


Dicas em relação ao fio dental:

Usar, no mínimo, 1 vez ao dia, de preferência à noite, quando há mais tempo para a gestante se dedicar à higienização. Pacientes comentam que não passam fio dental, porque, ao passar a gengiva sangra - na verdade, a gengiva sangra porque não é passado fio dental diariamente. Há também escovas interdentais, bem fininhas, que podem ajudar muito na higienização da boca e dos dentes. Uma gengiva saudável não sangra.


Dicas para escovar os dentes:

O importante é ter uma escova de qualidade, ultra macia, com cerdas arredondadas com grande quantidade. Ela não deve ser usada com força. Deve ser inclinada, encostando na gengiva e fazer um leve movimento vibratório por 5 segundos e de varredura, vindo de trás para frente. Varre 5 seg em cada dente. Uma boa escovação dura em torno de 6 minutos para remover a placa bacteriana sobre os dentes, o que poderá ocasionar cárie e gengivites. Se usar cremes dentais com pouca espuma, não precisa enxaguar.

O jato de água remove resíduos de alimentos, mas não consegue remover a placa bacteriana.

Escova com ultra som (hidrossônica) faz vibração. Elas higienizam e são indicadas para quem tem falta de coordenação motora e pacientes idosos. Nela, não deve- se fazer o movimento. Ela deve ser colocada a 45 graus sobre cada dente e ficar vibrando de um em um. Ela deve deslizar, sem haver força.



O cuidado com os dentinhos do bebê

O ideal é que o bebê possa ir ao dentista antes dos dentinhos surgirem, por volta dos três / quatro meses após o nascimento. 

Bebê recém nascido, alimentado somente com leite materno, não precisa fazer higienização.

Se dá fórmula, a mamãe deve molhar uma gaze e e limpa a boca do bebê, para evitar doenças fúngicas,

A partir dos 4 meses de vida, inicia  dessensibilização  - massagem gengival - enrola a gaze no dedo e passa sobre a gengiva no banho do bebê, para ele se acostumar como algo na boca. Também inicia o uso dos mordedores, para que a gengiva do bebê comece a se "acostumar". 


Dicas para a fase de nascimento dos dentes:

O mordedor deve ficar na geladeira (não no freezer) para aliviar a dor da erupção dos dentes.

Peitolé: coloca o leite materno numa forminha de picolé para que o bebê fique chupando. Pode também fazer picolé de frutas, como: melancia, manga, morango, etc.

Gengigel: produto para aliviar os sintomas da erupção dentária, que deixa mais maleável a superfície onde o dente vai sair. Uma pequena quantidade deve ser aplicada 3 vezes ao dia, causando alívio imediato.


Uso da escova e creme dental para o bebê

A partir dos 6 meses, quando normalmente os dentes começam a nascer, deve ser usada a escova de dentes. Quanto mais macia a escova, melhor, pois as gengivas estão muito sensíveis. A mamãe deve escovar os dentinhos do bebê com creme dental com flúor. O segredo está na quantidade, pois o bebê vai engolir. Quantidade: meio grão de arroz. 

O dentista vai acompanhar se os dentes nasceram na ordem normal, pois nascimento de dentes em ordem diversa ao padrão, poderá atrapalhar o nascimento de novos dentinhos.

De seis em seis meses, como rotina, a mãe deve levar as crianças ao dentista e, caso apareça alguma intercorrência, deve levá-la para avaliação. Uma mancha branca no dente, por exemplo, é indício de cárie. Não precisa esperar um buraco escuro para ir ao dentista.

Antibiótico x Cárie

O antibiótico causa cárie? Não. O açúcar usado no antibiótico e em todos os medicamentos, e que fica na superfície do dente é que causará cárie. Deve tomar o medicamento e escovar o dente. 


Gigi - A Girafa Sorridente

Dra. Débora salientou a boa higienização da boca, para que cada pessoa tenha o controle de sua saúde bucal. Mostrou, passo a passo, cada área para uma limpeza perfeita, deixando claro que, até os 8 anos de idade, a criança ainda não possui coordenação motora para fazer uma higienização com qualidade. Ressaltou que esta é uma tarefa de responsabilidade dos pais.

Usou a Girafinha Gigi para demonstrar como cuidar dos dentes das crianças. Lembrou que não é necessário escovar os dentes somente no banheiro. Eles podem ser escovados em outras partes da casa, desde que as técnicas de escovação sejam perfeitamente aplicadas. 

Em relação às mamães que não higienizam bem os dentes das crianças porque elas choram, lembrou que dor maior será ter que tratar de uma cárie em consultório.


Sorteio de Prêmios

Durante a live a Dra Débora Fachinelli falou 3 palavras, valendo para participar do sorteio de 3 unidades do produto Gengigel. Parabenizamos às contempladas!


Para assistir a esta live novamente, clique em:

https://www.instagram.com/p/CLfJagVgqQP/


Para contatar a palestrante: @dra.deborafachinelli

https://www.instagram.com/dra.deborafachinelli/



Nenhum comentário:

Postar um comentário