sexta-feira, 14 de maio de 2021

Cuidados com a Pele do Bebê: dicas práticas e preciosas

 

Dra Paula Xavier Schiavon falou sobre os cuidados com a pele do bebê


Numa live descontraída e rica em conteúdo, apresentada pela coordenadora do Curso Parto Amoroso Rossana Franke de Oliveira, a médica dermatologista convidada Dra Paula Xavier Schiavon falou sobre os cuidados com a pele do bebê. 

Explicou que a função da pele é proteger o corpo das agressões externas. Como o bebê tem a pele muito mais sensível que a nossa, é preciso que haja um cuidado especial.

O bebê nasce com uma “gordurinha” (grumos do líquido amniótico) que recobre o seu corpo, lhe protege e, ao chegar ao mundo fora do ventre materno, ele precisa ser “protegido”.

Quando o bebê apresentar probleminhas de pele, o dermatologista é o profissional indicado para orientar e tratar. Elencou alguns probleminhas mais comuns e deu várias dicas para as mamães.

 

Acne neonatal e crosta láctea

A acne neonatal e a crosta láctea são relacionadas a alteração hormonal - o hormônio da mãe que ainda está nele. Como tratar:

Para remover a crosta láctea, a mamãe pode usar algodão e óleo. Pode usar sabonete de pele oleosa para lavar o couro cabeludo do bebê. Isso vai durar algumas semanas

Acne neonatal não é necessário tratamento – pode usar um creme calmante água de aveia – que logo passa. Pode aparecer nas bochechas e no nariz – como pequenas espinhas.

 

Rotina SkinCare do bebê:

A mamãe deve optar por sabonete glicerinado, líquido, o mais neutro possível. Deve ser específico para bebês. Sabonete tem efeito detergente. Serve para derreter a gordura. O bebê não tem gordura na pele, por isso não pode usar o sabonete de adulto (que é feito para quem tem gordura na pele)

Muito cuidado também com perfumes, que podem ser fortes para o bebê.

No banho, se a mãe gosta de deixar o bebê bastante tempo na água do banho, o conselho é que haja o momento lúdico na água e deixa o sabonete só para o final do banho.

Há águas especiais para crianças com brotoejas, irritações (agua de maisena, aveia, arroz) que podem ser usados. Na água de trocas fralda pode também usar chá de camomila.

A maisena, além de uso no banho, pode também ser usado como talco.

Água de aveia: ferve a aveia, coa (coador de café) e joga a água concentrada no banho.

Chá de camomila: faz o chá e pode passar na pele do bebê caso haja algum vermelhidão.

A dermato diz que, para ela, o banho deve ser dado todos os dias no bebê. É uma orientação pessoal. Não há estudos científicos que digam o quanto é melhor ou pior dar banho diariamente nos primeiros dias.

 

Lencinho

Dra Paula odeia lencinho que tem potencial abrasivo que “raspa” a pele do bebê. Para trocar fralda, o lencinho é um quebra-galho. Não deve usar em casa. É irritante, não só para o bebê, mas chega a irritar a ponta do dedo de algumas mães.

Alergia: não existe alergia à fralda. A alergia vem do contato com urina e fezes. O bebê deve ser trocado com frequência. A dia é usar algodão com chá de camomila. A mãe deve aplicar a pomada de bumbum e colocar a fralda SEM LENCINHO.

A pomada não pode ser nem tão fina que na próxima troca sumiu, nem tão grossa que precise esfregar para tirar na próxima troca. Exceção, no caso de uma dermatite.

Se a mamãe perceber que o bumbum está avermelhado, é sinal de alerta, pois isso evolui. Troca de fralda deve ser frequente. Dermatite de fralda pode ser não somente uma alergia, mas pode ser uma candidíase. A mãe não deve hesitar em levar o bebê ao dermato ou o pediatra.

 

Brotoejas

Quando as crianças são muito agasalhadas, podem sofrer por causa de brotoejas. O bebê sente mais frio que a mamãe porém, se ela está com roupas de verão, o bebê não poderá estar com roupa de inverno, pois seu poro é muito pequeno e, se ele suar em demasia, irá “entupir” a saída e formar a brotoeja, que é uma inflamação.

O que fazer em relação a brotoeja: há 2 tipos de brotoeja: quando é uma vermelhidão apenas, a mamãe pode usar um creme calmante (cânfora com mentol), compressa fresquinha de chá de camomila, água termal e pouca roupa, tratando em casa.

As vezes forma como espinhas, daí precisa procurar o dermato. 


Repelente & Filtro Solar

A mamãe não pode usar repelente nem filtro solar até os 6 meses de vida do bebê.

A partir dos 6 meses há repelente específico para bebês. Após 2 anos há outros tipos de repelentes, com diferentes fórmulas e tempos de duração. Não pode usar com o bebê dormindo. Deve colocar tela nas aberturas da casa, mosquiteiros no berço, no carrinho para evitar mordidas de insetos.

 

Alergias

Podem ser causadas por pelos, bichos de pelúcia, superfícies contaminadas, produtos fortes, assim como por alimentos. As mamães devem ficar atentas às reações da pele e, no caso de perceber vermelhidões, textura grosseira ou outra anomalia, deve busca a orientação do pediatra ou dermatologista.

 

Unha

As vezes os bebês nascem com unha encravada. Ou ela pode encravar com o tempo e inflamar. Neste caso é necessário levar ao médico, que indicará pomada específica com antibiótico. A mamãe não deve levar na podóloga, nem fazer em casa, nem demorar para levar ao médico.

Em geral, as mães tem medo de cortar a unha do bebê. Dica: usar tesoura baby, não cortar demais os cantinhos.

As unhas das mãos devem ser cortadas com frequência, pois o bebê costuma se arranhar.


Hidratação

A pele tem camada de gordura que impermeabiliza. Com isso, perde mais água e fica mais seca, abrindo micro fissuras, podendo irritar com muito mais facilidade. A mamãe deve usar hidratante específico para bebê para que a pele não irrite com tanta facilidade.

O hidratante pode ser aplicado após o banho. É interessante colocá-lo em um frasquinho e dentro da água do banho, pois ele ficará mais quentinho para passar no corpinho do bebê.

Outra dica importante é colocar óleo de banho na água para que a pele do bebê não resseque com tanta facilidade, pois o óleo tem um potencial hidratante, pois ele cria uma camada impermeável.

 

Bebês gorduchos, com dobrinhas

Pode acumular umidade nas dobrinhas e causar infecções, brotoejas e outras alergias. É importante limpar, secar e aplicar talco ou maisena para não deixar umidade. O talco líquido também é uma opção.


Quem quiser assistir a live, acompanhe em nossa página no instagram:  https://www.instagram.com/p/CO3dqcGlMNk/


Quem quiser contatar a palestrante, seguem os contatos:

insta: https://www.instagram.com/drapauladermatologista/

face: https://www.facebook.com/DraPaulaDermatologista

fone: (41) 3343-4660


Nenhum comentário:

Postar um comentário