sexta-feira, 7 de maio de 2021

Importância da fisioterapia pélvica para a saúde da mulher

Em uma live com duas fisiotepeutas, Rossana Franke de Oliveira e Alessandra Soares, o CEMUC trouxe um assunto ainda pouco conhecido, porém muito interessante: a importância da fisioterapia pélvica em todas as fases da vida da mulher, apresentando-a como algo essencial para sua saúde íntima. 

Dor, fraqueza muscular, xixi que não segura, endometriose, cirurgias de útero, pós parto, problemas na relação sexual, entre outros são situações que acometem a mulher e, tão logo apareçam, ela deve consultar seu ginecologista e fisioterapeuta para buscar ajuda . 

A fisioterapia pélvica pode fazer a diferença em qualquer idade da vida da mulher, desde aquelas muito jovens, assim como mulheres mais maduras, em fase de menopausa ou pós menopausa. Por isso é muito importante que as mulheres saibam que a fisioterapia pélvica existe e busquem orientação, tentando resolver questões de sua saúde íntima. A fisio pélvica vai trabalhar a musculatura da pelve, ora enrijecendo, ora relaxando, trabalhando com o musculatura do assoalho pélvico, de acordo com a necessidade de cada mulher.

No caso das gestantes, a informação é fundamental para que a futura mamãe tenha ideia do que poderá acontecer em relação a todo o seu corpo, incluindo sua pelve. Em geral, futura mamãe tem muitas dúvidas sobre a volta da atividade sexual no pós parto: se vai sentir dor, se vai ter vontade, o que vai mudar... por isso os cursos durante a gestação são tão importantes e a orientação e acompanhamento de um fisio pélvica é fundamental. 

Durante a live, a Dra Alessandra relatou que é comum receber pacientes que fazem exercícios para contração e, na verdade, elas precisariam de massagem para relaxamento. Por isso é tão importante buscar orientação para saber COMO contrair. SE É NECESSÁRIO contrair e ONDE contrair, afinal, contrair o assoalho pélvico não é o combo vagina-bumbum-abdômen - é pelve. 

Explicou que a avaliação da fisioterapeuta pélvica é feita primeiro com uma orientação e, com muito carinho, é feito um exame físico, como se fosse um exame ginecológico, para que a fisio tenha condições de graduar como está o músculo. A partir daí, é que se dá o início do tratamento: o que deve / não deve fazer o como fazê-lo.

No tratamento, a fisioterapeuta pélvica trabalha em busca de uma consciência corporal da paciente na sua totalidade, não apenas na região do assoalho pélvico. Quando a mulher consegue sentir seu períneo contrair, o tratamento começa a fluir com resultados positivos.

Relatou também que muitas mulheres procuram a fisio para incontinência urinária e acabam tendo uma melhora sensível em sua vida sexual, pois o ato sexual depende de uma cascata de eventos e com a musculatura do assoalho pélvico em dia, a fisiologia do corpo da mulher poderá liberar a lubrificação, fazendo com que seu momento íntimo seja muito mais prazeroso.

Outras buscam no pós parto, momento em que a mulher está passando por uma revolução hormonal em seu corpo. Com um bebê recém nascido, além da orientação da fisio pélvica, "é de extrema importância haver a colaboração da família, para que a nova mamãe possa ter seu "momento mulher" e, aos poucos, venha a recuperar sua auto-estima e seu desejo sexual", complementou. 


Causas das disfunções

Além de questões físicas, há questões culturais, religiosas, sociais, traumas afetivos, relacionamentos abusivos, entre outras, que causam disfunções sexuais na mulher. Outra causa pode ser uma sequela de alguma cirurgia ou simplesmente a musculatura contrai do nada. O que se percebe em consultório é que mulheres muito controladoras, que apresentam o músculo do pescoço muito rígido, tem a tendência a apresentar o músculo vaginal também muito rígido. Dependendo da causa, o trabalho em conjunto com a psicoterapia é necessário para que haja um resultado satisfatório.


Disfunções 

Vaginismo - é um problema de musculatura. O canal da vagina está tão rígido, que dificulta a relação sexual. A mulher não consegue sequer fazer um exame preventivo. Estudos apontam que, de quatro mulheres, uma apresenta vaginismo.

Dispareunia - a mulher consegue ter uma relação sexual, porém sente muita dor. Isso é comum no pós parto. 

Incontinência urinária - pode acontecer  com homens, especialmente quando são submetidos a cirurgia em decorrência do câncer de próstata e também as com mulheres, por diversas causas, em diferentes fases da vida.  Quando a mulher é atleta e é submetida a treinos muito pesados ou pratica esportes que exigem esforços muto grandes, em geral precisa da fisio que hpje é uma especialidade chamada: Fisioterapia pélvica atlética.


Diferença entre Pompoarismo & Fisioterapia Pélvica

O pompoarismo melhora a performance sexual, através de 12 técnicas. Não é fisioterapia pélvica. Os exercícios de pompoarismo exigem muita força em contração muscular vaginal. Se a mulher tem vaginismo, por exemplo, o pompoarismo é totalmente contra-indicado. O mesmo ocorre coma mulher que perde xixi. Ela vai contrair de forma errada e pode piorar a situação. O ideal é fazer uma avaliação com a profissional de fisioterapia. A fisioterapia vai devolver a qualidade de vida a esta mulher.


Educação Sexual

A orientação para as filhas, especialmente as meninas, deve ser feita desde cedo em casa, pela mãe, fazendo com que a menina se toque, se veja, se reconheça. A mãe deve ter uma linguagem objetiva, carinhosa e verdadeira às perguntas das meninas. Deve explicar e não reprimir. A criança deve entender que a sua vagina é uma parte do seu corpo, como outras partes e que, por isso precisa ser bem cuidada , higienizada e entendida na sua totalidade.


Lição de Casa

Além da informação de qualidade e muito esclarecedora, as duas fisioterapeutas ensinaram exercícios para fortalecimento do assoalho pélvico, a serem feitos em casa, fechando a live com chave de ouro.


Para assistir a esta live, clique aqui: 

https://www.instagram.com/p/COlfTZUFm2z/


Alessandra Soares

Fisioterapeuta Pélvica, graduada em fisioterapia com especialização em Saúde da Mulher e Gestão de Saúde, especialização em Uroginecologia e Coloproctoligia , Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher.

Para entrar em contato:  @fisioalessandrasoares

Nenhum comentário:

Postar um comentário