terça-feira, 27 de abril de 2021

Dra Virginia Merlin é vencedora do cobiçado Troféu Walmyr Maingué para profissionais de saúde, concedido pelo Rotary Internacional

 

Dra Virginia Merlin, médica que preside o CEMUC há 40 anos como voluntária

Virgínia Merlin nasceu em Curitiba, no ano de 1953. Em 1980 graduou-se em medicina pela Universidade Católica do Paraná (hoje PUC), cursando especialização em Medicina do Trabalho, Ginecologia e Obstetrícia.

Logo após formada, atendia em postos de saúde na periferia de Curitiba e passou a trabalhar na clínica da Dra Elisa Checchia Noronha, uma das referências da obstetrícia do Paraná, criadora do 1º curso para gestantes do Brasil, que a convidou a fazer parte deste projeto, dando início à sua jornada de transformadora social.

As duas trabalharam em conjunto durante muitos anos e pouco a pouco Dra Virginia Merlin foi assumindo as pacientes, os partos, a coordenação do curso e a forma amorosa, solidária e competente de sua mestre, numa transição lenta, gradual e perfeita.

Não teve filhos, mas já realizou mais de 3.000 partos, muitos deles de diferentes gerações dentro da mesma família. Rotariana, participante do Rotary Club de Curitiba III Milênio, foi Presidente da Associação das Mulheres Médicas do Paraná e transformou o Curso para Gestantes em uma OSC denominada CEMUC - Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido, a qual preside desde a sua fundação.


Na aula sobre placenta, cercada de alunos

Turmas sempre lotadas em suas aulas

Sua credibilidade atrai empresas parcerias para este projeto social

Alegria de participar das festas de confraternização no final de cada turma

Hoje o CEMUC é uma instituição formada por dezenas de voluntários de diferentes áreas do conhecimento que orientam famílias grávidas sobre gestação, parto, pós-parto e cuidados com o bebê através de 3 cursos gratuitos: Parto Amoroso para Gestantes, Parto Amoroso para Casais Grávidos e Mamãe eu quero Mamar, tornando-as mais seguras e confiantes para o desafio da maternidade, paternidade e criação de um bebê.

Em troca, cada aluno doa lãs e fraldas que são repassadas para entidades beneficentes de assistência a carentes. Mais de 100 entidades já foram beneficiadas com a doação de 90.000 novelos de lã, 100.000 fraldas, 6 toneladas de alimentos e incontáveis peças de enxoval e produtos de higiene.

Os cursos já formaram cerca de 50.000 alunos, incentivando-os a doar o líquido mais precioso para um bebê: o leite materno. O Banco de Leite do Hospital Evangélico de Curitiba já recebeu 40.000 litros de leite materno proveniente de alunas do CEMUC que, sensibilizadas por Dra Virginia e sua equipe, ajudam diariamente a alimentar e salvar a vida de bebês prematuros das UTIs Neonatal de Curitiba e Região Metropolitana.


Doações de leite materno somam 40.000 litros para o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Evangélico Maczenkie 

Doações já foram entregues para mais de 100 entidades beneficentes

A cada turma centenas de novelos de lã e fraldas são repassados a grupos de voluntariado

Presente em todas as aulas de todas as turmas, Dra Virginia é uma referência para os profissionais voluntários, as famílias de alunos, as entidades beneficentes, as famílias que recebem as doações, as empresas parceiras que custeiam os cursos e os milhares de amigos que colaboram com seus projetos.

Sua credibilidade garante a parceria de grandes empresas e seu exemplo já inspirou dezenas de mulheres a se voluntariar e utilizar seus talentos e habilidades profissionais em projetos de transformação social. 

 

 Alegria na festa anual das "Amigas de Barriga"com a presença das alunas e seus bebês 

Parceria com o Ministério das Mulheres da PIB - 1ª Igreja Batista de Curitiba para cursos e eventos com gestantes

Parceria com o Rotary Internacional para eventos culturais e de arrecadação de doações


O Curso Parto Amoroso transcendeu as paredes das salas de aula e tornou-se um ponto de encontro das mamães que compartilham temores e alegrias em relação à si e à maternidade, no grande grupo das “Amigas de Barriga”. Está presente nas principais redes sociais e, com a pandemia, as aulas tem sido realizadas através de lives semanais, gratuitas, com profissionais renomados abertas ao público, no instagram. Em paralelo, encontra-se em fase de produção o curso on line, que deverá ser lançado até o final de 2021, seguindo a missão de apoiar o maior número possível de famílias grávidas.


 

Prêmio Cidade de Curitiba - Destaque na Área de Saúde


Mãos de destaque

Honraria Paul Haris - Rotary Internacional


Mulher Destaque - Rotary Internacional

Prêmio Impulso de Boas Práticas no 3º Setor 

Por seu espírito voluntário e sua dedicação às causas sociais, Dra Virginia Merlin já foi agraciada com vários prêmios e homenagens ao longo de sua carreira. Entre eles, destacamos:

·    2015 - “Honra ao Mérito” entregue pela Câmara Municipal de Curitiba, pelos 60 anos de Curso Gratuito

2016 - Prêmio “Mulheres que fazem diferença”, entregue pela Associação das Senhoras de Rotarianos do Distrito 4730 de Rotary Internacional, por seu trabalho em prol das mulheres

2017 - Prêmio “Cidade de Curitiba”, entregue pela Câmara Municipal de Curitiba, por seu trabalho em prol da saúde na Capital Paranaense

2018 - Honraria “Paul Haris”, entregue pelo Rotary Club de Curitiba III Milênio, por seu trabalho em prol da saúde de mamães e bebês

2019 - Prêmio Impulso para Instituições do Terceiro Setor, entregue pelo Instituto RPC, pelo trabalho na área de comunicação, entre todas as instituições do Terceiro Setor do Estado do Paraná.

2020 - 3º lugar nacional no Hackathon, entregue pelo PMI – Project Management Institute, dentre instituições do Terceiro Setor de todo o Brasil, pelo planejamento para o lançamento de seu Curso on Line. 




Momento da entrega simbólica do troféu Walmyr Maingué para Dra Virgínia Merlin, pelo Presidente do Rotary Clube Bom Retiro, na live festiva de 27 de abril


Toféu Walmyr Maingué

Em 2021 Dra Virgínia Merlin foi escolhida como finalista no Troféu Walmyr Maingué concedido pelo Rotary Internacional, que homenageia profissionais de saúde que se destacam pelo amor à profissão, ética, relevantes serviços prestados à comunidade e, principalmente, pela diferença que seu esforço faz na vida das pessoas. 

Dr Walmyr Maingué foi um médico que dedicou sua vida à saúde pública e às causas sociais. Teve participação direta na melhoria de vários serviços de saúde que trouxeram sensível melhoria da qualidade de vida junto a população paranaense. Seu grande carisma e profissionalismo foram marcantes não somente junto aos pacientes, mas também em toda a comunidade. Foi fundador do Rotary Clube Bom Retiro e na data em que completaria mais um ano de vida, este prêmio é entregue anualmente.

Na noite do dia 27 de abril de 2021, 11 finalistas, todos profissionais de saúde de grande destaque no Paraná, entre médicos, dentistas, veterinários e nutricionistas, Dra Virginia Merlin foi a escolhida para receber este cobiçado troféu.

"Esta foi a edição com maior número de participantes, demonstrando a importância deste troféu e a atenção que os profissionais de saúde estão merecendo neste ano de pandemia", celebrou a Governadora do Distrito 4730 de Rotary Internacional, Anaides Orth.  

O presidente do Rotary Clube Bom Retiro 2020-2021 Evandro Rodrigues Correa fez o anúncio do nome da Dra Virginia, sob os aplausos dos mais de 30 presentes na Live Festiva promovida pelo Clube. 

" Com este troféu, o Rotary Clube Bom Retiro mantém vivo na memória de todos nós um exemplo de vida e profissionalismo e através dele destaca o mérito dos profissionais envolvidos no campo da saúde, sejam médicos, odontólogos, psicólogos, enfermeiros, bioquímicos, farmacêuticos, veterinários, nutricionistas, fisioterapeutas, agentes de saúde e outros da área médica hospitalar que se destacam no desempenho de suas funções, de forma ética, desprendida, espontânea, agraciando um deles por sua conduta exemplar e dedicação, prestando relevantes serviços à sociedade."

Para nós do CEMUC é um motivo de grande alegria e inspiração para continuarmos esta missão tão importante junto as famílias e bebês que chegam ao mundo.

Parabéns, Dra Virgínia!


8 comentários:

  1. Bom dia meu amigo Longhi. Parabenizo você é a Dr. Virginia. "São almas gêmeas! são pessoas como voces que nos faz acreditar num futuro melhor para o nosso país". Transmita a Dr. Virginia as nossos felicitações.

    ResponderExcluir
  2. Virgínia ao receber este email falando do teu trabalho e da tua trajetória vitoriosa colocando teu nome entre as lideranças da ginecologia e obstetrícia brasileira fiquei muito emocionado e feliz por ser teu amigo! as homenagens são deveras merecidas e tua capacidade de trabalho conciliando consultório, hospital e atividades do Cemuc mostram a tua capacidade e teu esforço para ajudar o próximo. Saiba que junto com o Iran vocês formam um casal exemplar e grandes amigos! Pedro

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Dra.Virginia pela merecida homenagem...em meu nome e da Associação Beneficente São João Batista, onde atendemos gestantes carentes cadastradas, e muitos novelos de lã e fraldas vieram do Cemuc...Que Deus a abençoe sempre...um abraço Fatima Portella Alle

    ResponderExcluir
  4. Querida dra.Virginia Merlin, acompanhando seu esforço e dedicação aos trabalhos que atua, sinto enorme orgulho por ser parte, ainda que. Ao longe, da familia e dos amigos que você soube construir com sua atuação amorosa,fraterna,especial.Que Deus Pai recompense toda essa dedicação com muito amor e bênçãos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Dr Virgínia pessoa maravilhosa eu e minha família só temos que agradecer por ela ser tão especial minha família só tem a te agradecer muito obrigada dr Virgínia que Deus continue lhe abençoando

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Doutora Virgínia tanta dedicação ao próximo
    Des continue abençoando A Doutora e o senhor iram
    E toda equipe
    Maria Edineide

    ResponderExcluir
  7. Parabéns dotoura, que Deus te abençoe sempre, saudades de vc! O Pedro hj e um homem lindo de muito orgulho 😍

    ResponderExcluir