sexta-feira, 23 de abril de 2021

Preparo das Mamas, Pega, Posicionamento e muitas dicas sobre Amamentação

Enfermeira Rosane Silva trouxe várias dicas práticas sobre amamentação num bate papo com a Coordenadora do Curso Parto Amoroso Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira 


A live com a Enfermeira Obstetra Rosane Silva esclareceu muitas dúvidas sobre amamentação. Iniciou com informações sobre a mama e uso de sutiã. A primeira dúvida respondida foi:

- Mamas caem quando a mamãe amamenta? 

- Mamas caem amamentando ou não - é a lei da gravidade

Para fortalecer as mamas, a mamãe deve usar sutiã sempre, na medida do possível fazer exercícios físicos para fortalecer o peito e comer bastante proteína. Outra dica é cortar o sutiã para "encaixar" o mamilo, para que fique roçando na blusa e se fortaleça. Orientou que se a mamãe quiser dormir com sutiã, também pode, desde que seja bem confortável.

Se o sutiã molhou, deve imediatamente ser lavado com água e um pouco de bicarbonato - não deve ficar com nada úmido, para que não  haja proliferação de fungos

Após amamentação, a mãe deve passar leite materno na mama, pois ele hidrata e impermeabiliza.

As mãos devem estar SEMPRE higienizadas : antes, durante e após a amamentação.

Caso a mãe coloque uma concha ou absorvente entre a mama e o sutiã, precisa, antes de mais nada SECAR a mama. Pode usar um secador (mesmo com ar frio), mas não deve deixar umidade.


As mamas são diferentes?

Rosane explicou que , como as mulheres são diferentes, as mamas também são diferentes. Há diferentes calibres de ductos para passagem do leite. Às vezes, há ductos que estão "colados". Quando o bebê suga, o "descolamento" do ducto pode liberar sangue. Mas isso não afeta a saúde do bebê.

Explicou que não se deve pressionar a mama - caso a mamãe queira fazer a retirada de leite, só deve apertar na região areolar. A mãe também não deve esticar o mamilo, pois isso o deixará mais sensível.


O ambiente interfere na amamentação?

A prolactina é o hormônio de produz o leite. A ocitocina é o hormônio que libera o leite, da célula alveolar para os ductos. Se a mamãe estiver calma, feliz, a ocitocina liberará o leite. Uma mãe estressada poderá ter dificuldade para liberação de leite, por isso é tão importante que a amamentação ocorre em um momento de calma e tranquilidade.


Colostro, Leite Maduro

Assim que o bebê nasce, tem reflexos de buscar a mama. Na 1a. hora após o nascimento, é fundamental que o bebê chegue perto da mamãe para mamar. Do 3º ao 7º dia, o leite maduro vai descer. Neste período a mãe terá o colostro, que alimentará o bebê. O colostro é muito denso, cerca de 4 vezes a densidade do leite normal. Dentro dele tem nutrientes, anti corpos e uma riqueza que o bebê não deve perder.

Para amamentar, a mãe deve pegar o bebê na dobra do braço e o direcionar o bebê para pegar a aréola. Ele vai fazer uma sucção a vácuo. A mãe deve encostar o bico do seio na boquinha do bebê. Não deve massagear, pois isso estimulará ainda mais a produção de leite.


Perguntas, perguntas, perguntas

Esta live foi uma das campeãs de audiência no CEMUC. O público fez várias perguntas, sobre apojadura, compressa, bico invertido, preparo das mamas desde a gestação, entre várias outras, que foram respondidas com muita didática pela enfermeira Rosane Silva, esclarecendo que mais importante que o preparo das mamas, é a pega correta e o posicionamento para que não haja problemas com a mama.


Livre Demanda

Livre demanda é o bebê mamar bem em uma mama e em seguida mamar bem na outra mama. Ele tem que se saciar e a mama deve estar bem macia após a mamada. Quando o leite começa a sair da amam, é liberado um tipo de nutriente / em seguida outro e no final outro, por isso o bebê não pode mamar pouco. Precisa esgotar cada mama.

A mamãe deve oferecer as duas mamas em cada mamada. A mama é uma fábrica. Não é um depósito. A produção deve sair.

Outra dica muito importante é que o bebê deve mamar nas DUAS MAMAS EM CADA MAMADA. O bebê quando mama, não está apenas retirando o leite, mas está fazendo o útero voltar ao normal, estimulando prolactina para a mãe, ajudando a mãe a perder peso e uma série de outras funções. Cada bebê é diferente do outro. Alguns são mais fortes para mamar, outros mais tranquilos, demoram mais. Não há um tempo nem um horário pré definido. 


Cuidado com a Mamãe

A primeira a se cuidar deve ser a mãe. Ela precisa comer, higienizar bem as mãos, tirar um pouco da roupa do bebê, tomar água e só depois começar a dar de mamar. Quando começa a mamar, o bebê olha para a mamãe e neste momento muitas coisas estão acontecendo na sua formação como no corpo da mamãe. O bebê vai começar a mexer suas mãozinhas, "explorando" o peito da mamãe, por isso é importante a mamãe ter um cachecol, ou colar ou algo para o bebê mexer. Isso vai estimular a coordenação fina da criança mais tarde. 


O momento da mamada

Quando mama, o bebê trabalha com 28 músculos da face. Chega a 80 sucções por minuto. Ele vai se cansar, por isso, ao começar a mamar, ele relaxa e fecha os olhinhos. A mãe conta 20 segundos para ver se ele acorda ou se adormeceu. Ela pode acordá-lo para mamar mais. Às vezes, a mãe já retira e o bebê e logo ele ficará com fome novamente. É preciso observar os sinais de cada bebê.

Rosane também explicou que, para retirar o bebê do peito, a mãe deve colocar o seu dedo no cantinho da boca do bebê e só depois retirá-lo, sem que ele aperte e machuque o mamilo. Também esclareceu sobre arroto, cuidados para doação de leite, mães com HIV, entre muitas dicas, a partir de mensagens que chegaram da audiência, durante a live, num show de conhecimento, simpatia e didática.


A mamãe deve "namorar seu bebê"

A coordenadora Rossana Franke, apresentadora das lives do CEMUC, ressaltou que a mamãe deve aproveitar o tempo da amamentação para "namorar" com seu bebê. É um momento muito afetivo, que desenvolverá o lado sensível, social, relacional deste bebê no decorrer da vida. É de extrema importância para o bebê e para a mamãe, pois seus hormônios estiveram em uma "revolução" durante a gestação e o pós parto muda o humor da mulher. Este momento único da amamentação, do olhar de ternura que é trocado, faz estreitar os laços entre a mamãe e seu bebê, que durará para sempre.


A mamãe deve se cuidar

Delegue funções como: cuidar da casa, trocar o bebê, dar banho, etc para o papai, a vovó, as amigas, mas SE CUIDE, MAMÃE. A saúde da mamãe é a princípio da saúde do bebê. Mamãe deve se alimentar corretamente, se hidratar muito, fazer exercícios físicos, descansar, se tranquilizar e curtir este momento.


Para assistir a esta live, clique aqui:

https://www.instagram.com/cursopartoamorosogestante/


Contato com a Enfermeira Obstetra Rosane Silva: 41 99898-1345

Nenhum comentário:

Postar um comentário