Curso Parto Amoroso
O Curso Parto Amoroso orienta gestantes e casais grávidos desde 1955, através de ESPECIALISTAS VOLUNTÁRIOS, com temas voltados à gestação, parto e cuidados com o bebê, visando a saúde e o bem estar das famílias grávidas.
Ao longo dos anos teve diferentes nomes, diferentes formatos e foi ministrado em diferentes locais, sempre seguindo seus princípios básicos: o voluntariado e a atualização científica.
No início se chamava "Curso Parto sem Dor", pois sua idealizadora, a Dra Elisa Checchia Noronha dizia não haver "dor de parto" e sim "trabalho de parto". Com o tempo percebeu-se que as gestantes partiam seguras e sem medo para o parto, por isso o curso foi renomeado como "Curso Parto sem Medo". Anos mais tarde a comunidade médica e as famílias perceberam que além da preparação científica havia também todo um trabalho social alimentado por uma grande corrente de amor unindo gerações e extratos sociais. Assim, naturalmente sua denominação foi sendo construída e sedimentada para o nome atual: "Curso Parto Amoroso".
Até 2019, o Curso Parto Amoroso era ministrado em dois diferentes formatos e, de acordo com a necessidade sempre crescente de espaço e disponibilidade, funcionou em diferentes locais:
- Para Gestantes: Com aulas sobre gestação, parto, puerpério e primeiros meses do bebê, tinha longa duração, nos seguintes locais: Maternidade Santa Brígida, Associação Médica do Paraná, Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia- IPO, Escola de Natação Moby Dick, entre outros.
- Para Casais Grávidos: Mais compacto, com aulas voltadas somente ao parto e primeiros dias do bebê, nos seguintes locais: Sociedade Paranaense de Pediatria, Primeira Igreja Batista de Curitiba - PIB, Cinemax do Shopping Total, Teatro Enio Carvalho, Instituto Claretiano, entre outros.
Pós Pandemia - Curso Único - Certificado de Paternidade Responsável
A partir de 2022, o Curso sofreu uma grande reformulação, adaptando-se ao "novo normal" pós pandemia. As aulas passaram a ser realizadas no Museu da Vida em Curitiba, mantido pela Pastoral da Criança, com uma proposta curricular atualizada, concentrada e focada NA FAMÍLIA GRÁVIDA.
No curso, o papai é visto como protagonista na criação dos seus filhos e não somente um ajudante da mamãe. É também aquele que deve ser o grande apoio dela neste período de tantas mudanças. Tanto assim, que ao final de cada curso nossos alunos recebem o CERTIFICADO DE PATERNIDADE RESPONSÁVEL assegurando-lhes a licença paternidade estendida por 20 dias.*
* Informe-se no RH da empresa em que trabalha: se ela faz parte do Programa Empresa Cidadã a licença de 20 dias com Certificado de Paternidade Responsável é determinado por lei. Se o papai trabalhar em outro tipo de empresa, poderá pedir este benefício, mas dependerá da liberalidade de cada empregador.
A entrega dos Certificados aos alunos no final de cada curso é um momento de gratidão e de muitas expectativas. A cada curso que se encerra nossa equipe sente-se profundamente grata pela oportunidade de poder doar um pouco de seu conhecimento e de seu tempo às futuras mamães, papais e seus bebês, cumprindo sua missão social de promover a saúde, através do compartilhamento de conhecimento científico atualizado e de excelência.
Independente da licença, o papel do pai não se limite a esses 20 dias, mas será para sempre e o Curso Parto Amoroso cumpre o papel de inseri-lo na criação responsável das novas gerações.
Aulas - Professores - Lanche - Brindes
A equipe de professores do Curso Parto Amoroso é multidisciplinar, formada por profissionais de larga experiência em suas respectivas áreas de atuação, todos voluntários, que compartilham seu conhecimento visando a preparação não apenas de caráter físico, mas também psicológico, emocional, comportamental e cultural das famílias que vão receber seu bebê.
Em linguagem acessível, as aulas teóricas e práticas transmitem informações científicas atualizadas para dar segurança aos futuros papais e mamães. Cada aula tem, em média, 45 minutos de duração.
Durante os cursos há também sorteio de brindes que são fornecidos por empresas apoiadoras do CEMUC e pausa para o lanche, que é preparado e comercializado por "Mães Gourmet". Tanto o espaço para as empresas como para o lanche traduz-se em mais uma oportunidade que o CEMUC abriu para mães que são empreendedoras e buscam sustentar seus filhos dedicando tempo também junto deles.
Certificado do Curso Parto Amoroso garantindo ao papai, que trabalha em
empresa cidadã, o benefício da licença paternidade estendida (20 dias)
Quatro gerações numa corrente do bem
Mantido pelo CEMUC - Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido, uma OSC (organização da sociedade civil, sem fins lucrativos) o Curso Parto Amoroso é um ponto de referência e união entre famílias grávidas, profissionais de saúde, grupos de voluntariado e empresas parceiras.
Desde 1955 os cursos são ministrados por profissionais voluntários, especialistas em sua área de atuação.
Em retribuição, cada aluno faz uma doação que é repassada a grupos de voluntariado. Esses grupos tecem enxovais, montam kits e os doam para gestantes carentes em maternidades SUS, abrigos e comunidades.
O volume de doações nos últimos anos ultrapassou 110.000 unidades de fraldas, 100.000 novelos de lã, 7 toneladas de alimentos e 1.000.000 de ítens entre: roupas, acessórios e produtos de higiene para bebês, formando uma grande rede de solidariedade e colaboração entre entidades do terceiro setor, empresas e a comunidade.
As alunas são orientadas e estimuladas a amamentar seu bebê e a doar o leite excedente. Nos últimos 20 anos, as doadoras do CEMUC abasteceram o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie com mais de 40.000 litros de leite materno, salvando a vida de milhares de bebês internados em UTIs Neonatal nas maternidades de Curitiba e Região Metropolitana.
Empoderamento Feminino
O Curso Parto Amoroso começou pela iniciativa de uma médica, a Dra Elisa Checchia Noronha, mulher à frente do seu tempo, que decidiu melhorar as condições de saúde e bem-estar das mulheres durante a gestação e após a chegada do bebê, através da democratização do conhecimento e do exemplo pessoal de empoderamento. Sua atitude atraiu muitos outros profissionais que compactuam destes mesmos princípios, formando um grande grupo de voluntários.
Para imprimir personalidade jurídica a este projeto, em 1997 foi criado o CEMUC - Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que deu início a parcerias formais com empresas, a fim de manter sua sustentabilidade.
Em parceria com a Associação Brasileira de Mulheres Médicas, no ano 2000 o CEMUC passou também a realizar o Curso "Mamãe eu Quero Mamar", específico para amamentação e incentivo à doação de leite materno.
Em 2010 abriu formalmente o espaço para “mamães empreendedoras” expor e comercializar seus produtos e serviços junto aos alunos, impulsionando a participação das mulheres no contexto econômico e fomentado o empreendedorismo feminino.
Com a pandemia (2019), todas as aulas e demais atividades presencias foram suspensas. Para não deixar as gestantes e futuros papais aflitos e com dúvidas, rapidamente a equipe se mobilizou para produzir aulas online por meio de lives pela rede social Instagram, transmitidas semanalmente.
Houve adesão total do grupo de professores e de dezenas de outros profissionais do Brasil e Exterior para participar das lives, com temas que transcendem à gravidez, ampliando e distribuindo conhecimentos, oferecendo a oportunidade para que as famílias possam esclarecer dúvidas em tempo real, gratuitamente, com renomados especialistas.
Esta migração do mundo real para o virtual acabou unindo ainda mais a grande equipe de voluntários que atua de diferentes formas para o funcionamento do curso: profissionais de saúde, da comunicação, fotografia, vídeo, marketing, publicidade, finanças, música, direito, contabilidade, além de representantes de empresas comerciais, parceiros do CEMUC.
Grande parte deste staff é formado por mulheres que, como mães, profissionais e cidadãs cumprem o papel de empoderar outras mulheres através do conhecimento científico, do exemplo de solidariedade e da determinação em fazer. A inspiração vem da fundadora do Curso Parto Amoroso, a médica Dra Elisa Checchia Noronha que, há quase 70 anos, enfrentou todos os preconceitos e dificuldades para garantir partos saudáveis, gestantes seguras e gerações mais amorosas através da criação deste curso.
Não raro encontramos alunas cujas mães já foram alunas e cujas avós também já foram alunas: 3 gerações aprendendo conosco! Motivo de grande orgulho, satisfação e encorajamento para dar prosseguimento a este trabalho.
Aulas Avulsas do Curso Parto Amoroso em formato de LIVES
Em março de 2020, por causa do covid, as aulas presenciais foram suspensas e o CEMUC reuniu os temas voltados às gestantes + os temas voltados ao futuro papai e passou a transmitir aulas diretamente dos consultórios médicos e clínicas para o público que estava em confinamento, via lives.
A experiência deu tão certo que as lives tornaram-se um ponto de apoio para famílias grávidas durante os 2 anos de isolamento social, podendo as gestantes esclarecer suas dúvidas em tempo real, ao vivo, com especialistas do Brasil e Exterior.
Nesse período foram realizadas mais de 50 lives dos mais variados assuntos, com a participação de obstetras, dermatologistas, radiologistas, psiquiatras, otorrino, pediatras, endocrinologistas, vascular, biólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais, socorristas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, parapsicólogos, advogados, músicos, escritores, além de consultores de maternidade e mamães.
Não foi traçado um programa fixo nem controle de frequência como em um curso formal, por isso não houve emissão de certificados. As lives aconteceram semanalmente, à medida que os profissionais abriam espaço em sua agenda com assuntos escolhidos a partir de pedidos do público.
Centenas de alunos tiveram a oportunidade de consultar especialistas gratuitamente no decorrer das lives enquanto os profissionais puderam divulgar seu trabalho a um grande número de famílias. Em paralelo, empresas puderam patrocinar este projeto recebendo divulgação de sua marca em todos os meios de comunicação do CEMUC.
As aulas em lives foram realizadas semanalmente, às 6ªs feiras das 16 às 17 horas, no formato de talk show, sob a comando da coordenadora do Curso Parto Amoroso, fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira. Grande parte foram gravadas e podem ser vistas e revistas a qualquer tempo no instagram:
Na sequência, conseguimos uma profissional voluntária de edição de vídeos que está editando as lives mais assistidas. À medida que ficam prontas, são inseridas em nosso canal no youtube.
Profissionais do Brasil e do Exterior participam das lives trazendo muita informação
Curso Parto Amoroso on Line
O Curso Parto Amoroso on Line foi gravado em 2020, em plena pandemia. Seu projeto, criado em 2019, conquistou o 3º lugar nacional no Hackathon Social promovido pelo PMI-PR, concorrendo com projetos voltados ao Terceiro Setor de todo o Brasil.
Após longos debates com alunos, professores, coordenadores e profissionais da área, o programa foi definido, os profissionais escolhidos, as aulas gravadas e a finalização está em curso, visando levar conhecimento de excelência para alunos de todo o Brasil, em lindas imagens capturadas no Museu da Vida, em Curitiba.
Making off da gravação das aulas do Curso Parto Amoroso on Line
Professores do Curso Parto Amoroso
Todos voluntários, trazem conhecimento atualizado e de excelência às famílias grávidas
Virgínia Merlin
Graduada em Medicina, com Especialização em Ginecologia &
Obstetrícia e Medicina do Trabalho Presidente do CEMUC
Eleita Profissional Voluntária de Saúde 2021 pelo Rotary Internacional
Já realizou mais de 3.000 partos
Atende em Consultório
Rossana Franke de Oliveira
Graduada em Fisioterapia, com Pós-Graduação em Fisioterapia RespiratóriaFoi Professora e Supervisora de Estágio do Curso de Fisioterapia da Universidade Tuiuti
Professora de Hidroterapia para Gestantes em Academias
Coordenadora do Curso Parto Amoroso
Certificada como Embaixadora do Programa Mães do Brasil pelo Governo Federal em 2022
Trabalha com Shantala - Massagem para Bebês
Rosane da Silva Leite
Enfermeira Obstetra, especialista em Aleitamento Materno
Consultora da UNICEF, Ministério da Saúde e Hospitais Amigos da Criança
Atuou por 25 anos no Banco de Leite do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie
Atua como consultora de amamentação
Silvia Rezende
Médica Obstetra, especialista em gestação de alto risco
Foi professora universitária e coordenadora de residência médica em universidades
Atua em consultório no serviço público e na iniciativa privada
Liziane Laufer Rodrigues
Graduada em Nutrição e em Pedagogia
Educadora Peri Natal, Autora do Livro "Crescendo Juntas"
Atua como Nutricionista
Marcio Souza
Enfermeiro especialista em gerência de serviços de enfermagem e saúde pública
Mestre em Ciências pelo Programa de Enfemagem - USP
Professor de Enfermagem em cursos de graduação e preparatórios para concursos
Luciana Basem
Médica pediatra, especialista em amamentação
Pós graduação em suplementação materno-infantil em curso
Grasiela Kemczenski
Enfermeira Obstetra, especialista em Aleitamento Materno
Atua como Consultora de Amamentação há mais de uma década
Stella Siqueira Campos
Tecnóloga em radiologia, especialista em tomografia computadorizada e ressonância magnética
Atua como Assessora de Babywearing
Juliana Zanello
Membro da 1ª Turma de Mulheres do Corpo de Bombeiros
Bombeira, Socorrista e Guarda Vida
Naturoterapeuta com pós-graduação em Acupuntura em Pequim, China
Atua no Corpo de Bombeiros em Curitiba
Mariana Lindner
Nutricionista especializada em nutrição materno-infantil, famílias, ciclos da vida,
comportamento alimentar, nitri-chef.
Cursos, palestras e workshops de culinária funcional para famílias e crianças.
Ana Cristina Baruffi
Bacharel em Direito, Mestre em Direito Processual Civil e Relações Negociais
Professora de Direito Processual Civil e Direito Empresarial
Escritora de livros sobre parentalidade. Atua na área do direito parental
Cida Vieira
Técnica de Enfermagem Neonatal
30 anos de experiência em Maternidade
Consultora de Amamentação e Pós Parto
Gabriela Galerani
Médica Pediatra Humanizada, com foco na harmonia da família
Acompanha do nascimento à adolescência
Atende em consultório
Ana Lorenzonni
Especialista em Fisioterapia Pélvica Internacional
Ênfase em Obstetrícia e Uroginecologia
Atende em consultório
Elisangela Reis
Psicóloga Clinica, Perinatal e Obstétrica
Especialista em Maternidade Consciente
Palestrante & Escritora. Autora do livro: Maternidade - redefinindo a sua história
Atende em Consultório
Wilmar Mendonça Guimarães
Graduado em Medicina com Especialização em Pediatria
Ex Presidente do CRM - Conselho Regional de MedicinaEx Presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria
Antonio Paulo
Mallmann
Graduado em Medicina com Especialização em Ginecologia e
Obstetrícia na Espanha,
de onde trouxe para o Brasil o conceito de "Casais
Grávidos"
Professor do Curso de Medicina da PUC-PR
Diretor do Hospital de Reabilitação Ana Carolina
de Moura Xavier
Diretor da Unimed
Vice-Presidente da SOGIPA - Associação de
Obstetrícia e Ginecologia do Paraná
Graduado em Medicina com Especialização em Ginecologia e
Obstetrícia, Formação em
Reprodução Humana no Huntington Reproductive Center nos Estados Unidos. Mestrado
e Doutorado em Princípios da Cirurgia, área de Biologia Molecular.
Diretor do Instituto de Fertilidade Feliccita
Atuação: Reprodução Humana, Vídeo-Histeroscopia, Vídeo-Laparoscopia
Pricila Souza
Odontopediatra
Representante do CEMUC no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Atua como Relações Públicas em entidades do Terceiro Setor
Claudia Paola Carrasco Aguilar
Graduada em Medicina, com especialização em Medicina da Família e Psiquiatria
Professora do Curso de Medicina (Faculdade Pequeno Príncipe)
Ex Presidente da Associação Brasileira de Mulheres Médicas - PR
Atende em consultório
Paula Xavier Schiavon
Graduada em Medicina com Especialização em Dermatologia
Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção ParanáAtende em Consultório
Debora Fachinelli Souza
Cirurgiã dentista, especialista em dentística restauradora
Mestranda em Odontologia
Graduada em Odontologia, com Especialização em
Odontopediatria e Ortodontia.
Mestrado
em Saúde Bucal da Criança e do Adolescente
Atua em Consultório
Presidente do CEMUC | Coordenadora do Curso Parto Amoroso
Médica Virgínia Merlin | Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira
São inúmeras as mensagens de apoio e gratidão recebidas
Amigas de Barriga
As amizades nascidas durante as aulas do Curso Parto Amoroso se expandem durante o final de gestação, através de grupos em redes sociais e encontros presenciais entre nossas alunas, seus bebês e suas famílias. Elas carinhosamente se auto-intitularam: AMIGAS DE BARRIGA .
A cada turma, novos grupos de amigas se formam para compartilhar suas experiências, alegrias, vitórias, desafios, ansiedades e até aniversários. O CEMUC mantém um grupo de whatsapp para cada turma, visando a troca de experiências, dicas e apoio entre as alunas.
A seguir, alguns desses encontros, promovidos pelas alunas, nos quais que temos grande alegria em participar.
Da amizade entre nossas alunas, certamente surgirão amizades entre seus filhos
Festas do Curso
Curso Parto Amoroso promove festividades com a participação de suas alunas, ex alunas, seus bebês, apoiadores, professores, amigos e colaboradores para confraternizar e comemorar tantas alegrias. A cada encontro, muitos abraços, bebês cada vez maiores e mais saudáveis e mamães agradecidas pelos ensinamentos recebidos.
Comemoração do Dia das Crianças na Gymboree
Culto de Ação de Graças, na Igreja Presbiteriana
Comemoração do Dia das Crianças na PIB- 1ª Igreja Batista de Curitiba
O Curso Parto Amoroso se amplia
Projeto "Estação + Saúde"
A convite do Dr Armando Raggio, então Secretário Estadual de Saúde, o CEMUC participou do Projeto "Estação + Saúde", viajando por diversas vezes pelo interior do Paraná para sensibilizar o público e profissionais de cada região para a importância de levar conhecimento às gestantes, através de profissionais de saúde.
Programa em Empresas e Hospitais
A convite de várias empresas e hospitais, o CEMUC auxiliou na multiplicação de diferentes programas voltados à qualidade de vida e saúde para gestantes.
Programas Comunitários
Desde o seu início, o CEMUC participa de trabalhos oferecidos à comunidade, através de parcerias com Associação das Mulheres Médicas do Paraná, Rotary Club Internacional e Cooperativa de Serviços Unimed.
Campo para Estágio
O CEMUC recebe estudantes universitários de diversos cursos e instituições de ensino para realização de estágios de observação ou trabalhos de conclusão de curso.
Oportunidade para Empreendedorismo
Ao se tornar apoiadoras ou patrocinadoras dos nossos cursos e eventos, mulheres empreendedoras tem oportunidade de expor e vender seus produtos e serviços junto ao público do CEMUC, tanto de forma presencial, quanto através de nossas redes digitais.
2º Semestre de 2024 - Novo local de Aulas
No final do primeiro semestre de 2024 o Museu da Vida mudou seu direcionamento de trabalho, inviabilizando a realização do Curso Parto Amoroso pelos altíssimos valores cobrados. Sendo assim, estamos em busca de novos lugares para a realização das próximas turmas.
Um comentário:
ResponderExcluirOi mamães!
Venho com muito amor e carinho contar um pedacinho da minha história e experiência do meu Curso na época se chamava, Parto Sem Medo!
Minha primeira ginecologista foi a Dra. Elisa Checchia Noronha.Conheci Dra. Elisa quando precisei da minha primeira consulta, através de minha mãe que a conhecia desde que moravam em Rolândia, Norte do Paraná, eram vizinhas.
Um ano antes de minha mãe casar, ela veio para Curitiba visitar nossos familiares e marcar seu pré-nupcial com Dra. Elisa em quem ela confiava muito.
Meus dois irmãos e eu nascemos em Rolândia e depois de alguns anos viemos morar em Curitiba.
Quando precisei da primeira consulta ginecológica, sem dúvida minha mãe escolheu para me acompanhar a Dra. Elisa, onde amava ir porque me sentia segura, escutava a conversa das duas a respeito da vida delas em Rolândia.
Uma certa vez conheci a Dra. Virginia que trabalhava com Dra. Elisa no consultório das Mercês e acabei consultando com ela e sendo atendida pelas duas até que a Dra. Elisa parou de trabalhar e a Dra. Virginia tornou-se minha segunda ginecologista até os dias de hoje.
Quando engravidei a Dra. Virginia me recomendou o Curso, na época chamado Parto Sem Medo. Foi a melhor coisa que aconteceu. Fiz o curso em novembro e dezembro de 2001. Amei, me ajudou a perder o medo que tinha de ter parto normal. Ensinavam a dar banho, amamentar, cuidar do bico do seio, enfim tudo para que as mamães se preparassem para o parto e soubessem cuidar de seus bebês.
Esse Curso hoje chamado Parto Amoroso foi uma benção e só tenho que agradecer por ter conhecido e participado.
Todas as mamães devem fazer pela confiança que nos traz, carinho e aprendizado.
Estava lembrando das várias gestantes que conheci e com quem conversava na hora do chá oferecido pelo curso. Como era bom e cada dia me sentia mais e mais confiante em ter meu amado Enzo de parto normal, que antes morria de medo e não queria. Meu amor Enzo nasceu em março de 2002 pelas mãos da minha amada Dra. Virginia. Em setembro de 2004 chega ao mundo pelas mãos da Dra. Virginia também meu segundo amor: minha amada filha Anna Júlia.
Se não me falha a memória no ano de 1987, o sobrinho Mauro Tavares Filho, filho de minha irmã nasceu. Dra. Elisa e Dra. Virginia eram obstetras de minha irmã. Nesse ano a Dra, Elisa foi “Bicho do Paraná”.
Hoje meus bebês cresceram. Enzo com 14 anos e Anna Júlia quase completando 12 anos.
Sou instrumentadora cirúrgica e auxiliar onde me realizei e quando engravidei parei de trabalhar porque queria cuidar em tempo integral de meus filhos amados.
Queria voltar a trabalhar, não me sobra tempo porque além de cuidar de meus filhos, eu e duas amigas cuidamos de anjos de quatro patas. Abrigamos mais de 90 animais resgatados das ruas e por maus tratos onde cuidamos desde alimentação, vacinação, castração, amor e carinho até encontrarmos adoção segura para cada um deles
Aproveitando a divulgar o trabalho informo que aceitamos doações de ração, jornais, material de limpeza.
Você também pode colaborar!
Vou ficando por aqui e só tenho a agradecer por Deus ter colocado esse dois anjos em minha vida Dra. Elisa e Dra. Virginia que me ensinaram que um Parto Sem Medo ou um Parto Amoroso é a melhor escolha para cada nova mãezinha, porque segurança e aprendizado nessas horas é a melhor coisa!!!
Deixo carinhosamente meu beijo para Dra. Elisa que virou uma estrela linda, Dra. Virginia minha amiga e médica amada, para Dr. Nilson Noronha meu anestesista.
Para todas as pessoas do Curso Parto Sem Medo e Parto Amoroso e para todas as mãezinhas;
Karina Schmidt do Nascimento
Muito bom esse post, é importante ter pessoas que compartilhem mais sobre esse assunto.
ResponderExcluirhoroscopo do dia