Missão/Ação

quem é o CEMUC

O CEMUC é uma OSC - Organização da Sociedade Civil Sem Fins Lucrativos - que desde 1955 compartilha conhecimento científico atualizado através de cursos e eventos para famílias grávidas, abrindo oportunidade ao empreendedorismo feminino e fortalecendo ações do 3º Setor, através da promoção de solidariedade, ao incentivar a doação de leite materno e promoção da intergeracionalidade ao repassar doações de alunos a grupos voluntários que criam enxovais e os doam a gestantes carentes em maternidades, orfanatos e comunidades.

Ao longo dos anos, os cursos foram se adaptando às mudanças sociais e comportamentais das famílias e seu nome mudou de Curso Parto sem Dor para Curso Parto sem Medo e hoje se chama Curso Parto Amoroso.

Os eventos foram criados à medida em que novas oportunidades para reunião de "amigas de barriga", voluntárias, profissionais e empresas foram surgindo. Os produtos com sua marca encontram-se em fase de elaboração para lançamento em breve.


qual a missão do CEMUC

Orientar mulheres, gestantes, casais e famílias grávidas sobre saúde física e mental durante a gestação, parto e primeiros anos do bebê visando maior qualidade de vida no âmbito pessoal, familiar, profissional, social e a equidade de gênero no dia-a-dia com os filhos.


como tudo começou:

O Curso Parto Amoroso é um trabalho voluntário, criado em 1955 pela médica obstetra Dra Elisa Checchia Noronha, na cidade de Curitiba. Mulher à frente do seu tempo, foi uma das primeiras médicas especialistas do País e, apesar da oposição do marido, decidiu fazer a diferença na vida das mulheres, dando aulas gratuitamente em seu consultório para gestantes aos domingos.

Em pouco tempo passou a atrair dezenas de gestantes para suas aulas como também a atenção de profissionais de saúde, que percebiam a diferença no comportamento das gestantes, o desenvolvimento dos bebês, assim como na segurança das novas mães.

Seu legado serviu de modelo para reunir centenas de profissionais de diferentes áreas, levando saúde, segurança e qualidade de vida a milhares de gestantes e famílias grávidas.


quais os objetivos do CEMUC

O CEMUC visa atingir 9 grandes objetivos:

1. Compartilhar conhecimento científico atualizado e de excelência, através de aulas teóricas e práticas em temas sobre gestação, parto e cuidados com o bebê, visando saúde na gestação, segurança no parto e tranquilidade no puerpério, para a melhoria da qualidade de vida no âmbito familiar, profissional e pessoal da gestante e de sua rede de apoio.

2. Acolher a gestante, esclarecendo suas dúvidas e ensinar a/ao companheiro/a a cuidar de sua parceira e agir como protagonista na criação dos filhos, não se colocando apenas como mero “ajudante”.

3- Servir como um dos NÓS da rede de apoio às famílias grávidas, oferecendo-lhes informação, dicas, contato com profissionais e grupos de gestantes, como o das “Amigas de Barriga”, formado nas turmas do curso.

4- Promover a solidariedade & voluntariado, pedindo aos alunos doações para repasse a grupos voluntários que os transformam em enxovais e os doam em maternidades, orfanatos e comunidades carentes.

5- Fortalecer as ações do Terceiro Setor, promovendo o intercâmbio entre diferentes Grupos Voluntários, sem distinção de credo, raça, etnia ou opção sexual.

6- Incentivar a amamentação e orientar a doação de leite materno excedente aos Bancos de Leite.

7- Incentivar profissionais a ingressarem na carreira docente e compartilharem conhecimento nas redes sociais.

8- Abrir oportunidades para o empreendedorismo feminino, especialmente às mães que buscam horários flexíveis para acompanhar seus filhos.

9- Garantir a sustentabilidade e a gratuidade deste projeto através de espaço para empresas e empreendedores apresentarem seus produtos e serviços na forma de patrocínio.


qual o público-alvo do CEMUC

Gestantes, Casais Grávidos e Famílias Grávidas

 

como o CEMUC mede seus resultados

Através do retorno em forma de questionários de pesquisa junto aos alunos, indicação dos alunos para novos alunos, indicação de profissionais de saúde para seus pacientes, busca de empresas para se tornarem apoiadoras, busca de profissionais para se tornarem palestrantes, feedback de mães e pais que atestam o quanto o aprendizado no Curso Parto Amoroso foi importante no trato do dia a dia com seu bebê e também através dos prêmios e distinções honrosas recebidos

 

quem coordena o Curso Parto Amoroso

Rossana Franke de Oliveira - fisioterapeuta especialista em respiração, hidroginástica, fisio pélvica, doula e shantala.  Atuou como docente de fisio-GO em Universidades no Paraná. Na pandemia apresentou 50 lives com profissionais de vários países, levando conhecimento científico sobre saúde da mulher para milhares de mulheres, pessoas LGBTQIA e outras etnias de todo Brasil. Em 2022 completou 30 anos como voluntária no Curso Parto Amoroso e foi eleita Embaixadora pelo Programa Mães do Brasil do Governo Federal.


quem preside o CEMUC

Dra Virginia Merlin - médica especialista em ginecologia & obstetrícia, mais de 3.000 partos, 40 anos de profissão, atendendo em consultório e maternidades. Presidiu a Associação Brasileira de Mulheres Médicas - Regional do Paraná, comandou o Curso de Amamentação Mamãe eu quero Mamar por mais de 20 anos. Detentora de diversas premiações, dentre elas: Destaque na Promoção da Saúde 2017 concedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Profissional Voluntária de Saúde do Ano 2021 concedido pelo Rotary Internacional e Mérito Voluntário concedido em 2022 pela Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná.


sustentabilidade do CEMUC

A equipe é formada 100% por voluntários. Não há custo de folha de pagamento. Não possuímos sede - cada um trabalha em sua casa e os cursos acontecem em espaços locados, que são pagos por empresas parceiras. O valor simbólico que arrecadamos junto aos alunos em ada curso ou evento é revertido em compra de insumos para enxovais que são distribuídos a grupos de voluntariado que atendem a mulheres gestantes carentes, refugiadas e/ou em situação de vulnerabilidade.

Com a mudança de estatuto, pretendemos buscar recursos também  junto a órgãos oficiais e a lançar produtos para venda.   

 

o contexto brasileiro

O Brasil apresenta altos índices de cesarianas desnecessárias, adolescentes grávidas sem qualquer preparação para a maternidade, gestantes com pré natal deficitário que geram bebês com problemas de saúde, entre outros dramas que, há décadas, assombram as famílias e refletem a carência de orientação de qualidade para o tema "gestação".

Por outro lado, ainda existe um enorme preconceito contra mães que amamentam seus bebês em público, falta boa vontade nas empresas para acolhimento de gestantes e mães, além de uma "romantização" da maternidade imposta pela mídia, causando frustrações enormes nas mulheres que passam a carregar uma culpa eterna.

O CEMUC é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) sem fins lucrativos, criada e dirigida por mulheres, na qual gestantes, casais e famílias grávidas recebem orientação científica de excelência, através de aulas com grandes especialistas (todos voluntários) com temas voltados à gestação, parto e cuidados com o bebê.

Este olhar sensível para estas questões femininas começou em 1955, quando a médica Dra Elisa Checchia Noronha iniciou a primeira aula, gratuitamente, em seu consultório. De lá para cá já foram orientados mais de 50.000 alunos.

A reunião de tantos casais grávidos abriu a oportunidade para o empreendedorismo feminino, através da possibilidade de parceria comercial com empresas dirigidas por mulheres, que podem expor e comercializar seus produtos e serviços nas aulas, eventos e redes sociais do Curso Parto Amoroso.

As aulas abrem a oportunidade para mulheres ingressarem na carreira docente e seguir adiante, abrindo seu espaço profissional como professora, pesquisadora, palestrante ou empresária do ramo educacional. Isso já tem acontecido com várias profissionais.

Desde o início, o curso tem por princípio repassar doações de enxovais, alimentos e outros produtos a gestantes carentes. Este repasse é feito através de grupos de voluntariado que recebe as doações que o CEMUC arrecada junto aos alunos e as repassa para em maternidades, orfanatos e comunidades carentes. Esta “corrente do bem” une mulheres de todos os perfis sociais, educacionais, sexuais, etc na missão de apoiar outras mulheres, compartilhar conhecimento e espalhar colaboração, visando um gestar mais saudável, amoroso e acolhedor através da sua união. 

Só para se ter uma ideia do alcance deste trabalho, nos últimos anos foram arrecadados e repassados: 100.000 fraldas, 90.000 novelos de lã, 6 toneladas de alimentos, milhares de produtos de higiene para bebês e, em parceria com a Associação Brasileira de Mulheres Médicas, nossas alunas já doaram mais de 40.000 litros de leite materno aos Bancos de Leite Humano, salvando a vida de milhares de bebês prematuros de Curitiba e Região Metropolitana.

Outro desafio que este trabalho tem superado é o da solidão e depressão de pessoas que buscam um objetivo maior de vida: os grupos de voluntárias nos relatam que, ao tecer enxovais para bebês, entregá-los nas maternidades e comunidades carentes e participar dos eventos promovidos pelo CEMUC, muitas pessoas encontraram um novo ânimo em sua vida, além de novas amizades e um olhar amoroso para outras mulheres.

Queremos avançar para que este contexto seja multiplicado, não apenas em Curitiba, mas em todo o Brasil, através do Curso Parto Amoroso on Line, ajudando mulheres a sentirem-se seguras como gestantes, lactantes e mães, valorizadas como profissionais, úteis como voluntárias e amadas ao receber as doações para seus bebês. 

Gestantes seguras e bem informadas geram bebês mais saudáveis. Bebês saudáveis permitem que a mãe possa voltar às suas atividades mais cedo ou se reinventar profissionalmente, se assim preferir. Mãe e bebê saudáveis emanam felicidade na família.    Famílias felizes constroem uma sociedade mais amorosa.


 


 


 

 

 

 

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário