Em 1930, época em que as mulheres eram preparadas somente para o casamento e tarefas domésticas, Elisa Checchia ingressou no curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná, aprovada em segundo lugar, dentre os 44 ingressantes, 42 deles homens. Formou-se em 1935 e partiu para São Paulo cursar especialização em obstetrícia. Retornando a Curitiba, montou seu consultório que sempre estava lotado. Isso se chama DETERMINAÇÃO.
Em 1939, já casada, acompanhou o marido, também médico e foram viver em Rolândia, interior do Paraná que, naquela época, era uma “cidade alemã” e passava por uma epidemia de tifo. Juntos, ela e o marido, trabalharam com pesquisa e informações à população sobre como prevenir a doença. Como Elisa falava alemão, isso facilitou sua adaptação na nova cidade. Ela foi uma das primeiras médicas a atuar no interior do estado, atendendo mulheres moradoras de Rolândia, Cambé, Apucarana, Arapongas e toda a região. Isso se chama PIONEIRISMO.
Em 1954, o casal retornou a Curitiba, considerando a necessidade de dar uma melhor educação às filhas, Brígida e Maria Aparecida. O terceiro filho, Agostinho, nasceu em Curitiba. Percebendo a falta de conhecimento que suas pacientes tinham em relação às mudanças em seu corpo causadas pela gestação, dúvidas em relação aos cuidados com o bebê, amamentação, entre outros "assuntos de cegonha", Dra. Elisa resolveu criar um CURSO GRATUITO, pioneiro no Brasil, para ensinar as gestantes. Anos mais tarde criou outro CURSO GRATUITO pioneiro no país, para os futuros pais. Esses cursos deram origem ao CEMUC - Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido. Como mãe de 3 filhos e médica muito experiente, ela conhecia todas as dúvidas e podia tranquilizar os casais grávidos com todas as respostas. Isso se chama EMPATIA.
As aulas do curso aconteciam aos domingos à tarde, em seu consultório, sob protestos do marido. Logo Dra Elisa atraiu outros profissionais da área médica e de outras áreas que vieram auxiliá-la nas aulas, enriquecendo o programa do curso. Ela pedia às gestantes mais "ricas" para que doassem lãs e fraldas às mais "pobres", dando inicio à corrente do bem que até hoje acontece nos cursos promovidos pelo CEMUC. Isso se chama SOLIDARIEDADE.
A partir daí, ela se concentrou na realização de mais um sonho: criar um hospital maternidade que realizasse partos mais humanizados e competência técnica para a mulher e o recém-nascido. Construiu e inaugurou em 1971, aos 63 anos de idade, o Hospital e Maternidade Santa Brígida (nome dado em homenagem à sua mãe). No Hospital Santa Brígida nasceu o primeiro bebê de proveta do Paraná e, em 2017, um bebê prematuro, que nasceu com apenas 460 gramas, conseguiu sobreviver.Isso se chama EMPREENDEDORISMO.
Dra Elisa foi quem introduziu no Paraná o método contraceptivo intrauterino (DIU), foi Presidente da Associação Brasileira de Mulheres Médicas (ABMM) e era defensora do parto normal. Em 1972 representou o Brasil no Congresso Internacional em Paris, em 1973 foi a organizadora de uma memorável jornada médica em Curitiba e em 1995, juntamente com a pediatra Dra Zilda Arns, criou o Curso de Amamentação Mamãe eu quero Mamar. Isso se chama EMPODERAMENTO.
Drª Elisa Checchia faleceu em Curitiba, no dia 02 de fevereiro de 2000, aos 89 anos, deixando sua marca indelével na história da obstetrícia do Paraná, através de sua competência, amorosidade, visão de futuro e seu trabalho em favor de mães e bebês, que hoje é multiplicado através dos cursos promovidos pelo CEMUC em forma de aulas on line, distribuindo conhecimento gratuito de qualidade para famílias grávidas no mundo todo. Isso se chama LEGADO.
Nós, que hoje formamos o CEMUC, sentimos saudade e orgulho em poder seguir seus passos. Isso se chama INSPIRAÇÃO.
O CEMUC - Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido é uma instituição formada por voluntários de diferentes áreas do conhecimento que orientam famílias grávidas sobre gestação, parto, pós-parto e cuidados com o bebê através de cursos gratuitos. Em troca, cada aluno doa lãs e fraldas que são repassadas para entidades beneficentes de assistência a carentes. Funcionando ininterruptamente desde 1955, já formou cerca de 50.000 alunos, repassando doações de 90.000 novelos de lã, 100.000 fraldas e 40.000 litros de leite materno para alimentar bebês de UTIs Neonatal de Curitiba e Região Metropolitana. Conta com parceria de empresas que podem expor e vender produtos em seus cursos e redes sociais e é também um ponto de encontro das mamães que compartilham temores e alegrias em relação à si e à maternidade. Isso se chama OPORTUNIDADE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário