sábado, 29 de maio de 2021

A prática de exercícios aquáticos é, antes de tudo, uma medida de segurança para as crianças

A professora de natação para bebês Daniele Tempski ressaltou a importância dos exercícios aquáticos para a segurança das crianças


No dia 21 de maio a live semanal do CEMUC foi com a convidada Daniele Tempski, educadora física, professora de natação da Escola Amaral em Curitiba por 22 anos, trabalhando com gestantes, crianças e bebês, que trouxe muitas informações diretamente da cidade de Boca Raton, Florida, USA, onde mora há 7 anos, atuando como professora de natação para bebês e crianças.

Além de explicar sobre as vantagens dos exercícios aquáticos para as gestantes, Daniele ressaltou a importância desta prática para a segurança das crianças.

Lembrou que, segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil o afogamento é a segunda maior causa de morte acidental de crianças e adolescentes de zero a 14 anos e a causa número um de óbitos acidentais para crianças de 01 a 04 anos. Afogamentos que não ocorrem somente em praias ou piscinas, mas dentro de casa, em baldes ou caixas d'água.

Por isso a importância de introduzir os bebês no "mundo aquático" desde a mais tenra idade, para que se familiarizem com a água e aprendam como agir em situações de risco. 


Atividade Física para Gestantes

A atividade física, em geral, é de suma importância, especialmente agora, neste tempo de pandemia para a promoção da saúde, tanto física como mental. A professora iniciou a live lembrando que todos nós viemos da água de dentro do útero da mamãe. Quando o bebê volta para o mundo da água, ele "relembra" o conforto do mundo intrauterino, por isso estar na água dá tanto prazer.

Quando a mulher está grávida, pensa muito no bebê e, às vezes esquece de si mesma, como mulher. "O cuidado com o bebê deve começar pelo cuidado com a mãe", ressalta. 

O fato da mãe se permitir fazer um exercício, vai favorecê-la, proporcionando um momento de lazer, socialização com outras mães, melhora de sono, da qualidade física, das condições do corpo, que está mudando. Na água a gestante terá muito mais facilidade para se movimentar. 

Por vezes, ela sente-se muito pesada e, ao entrar na água vai se sentir muito mais leve e relaxada, como se alguém a carregasse, gerando grande conforto e prazer. A água também é grande auxiliadora para reduzir inchaço e dores articulares.

A futura mamãe começa a ter mais consciência corporal na água e consegue sentir melhor onde está o bebê. Esta noção corporal ajuda no equilíbrio da gestante.

A água é sensorial. Ela acalenta, conforta, massageia, permite movimentar o corpo sem muito cansaço, sem dores, sem se lesionar. É perfeita para gestantes. Estudos demonstram que gestantes que praticam atividade física tem mais chances de ter parto normal. 

É importante que a gestante observe a piscina, o ambiente em geral, quanto à limpeza, segurança e, principalmente, em relação à qualificação dos profissionais

A professora Daniele explicou que cada mulher tem suas características físicas, suas necessidades e limitações e por isso precisa ter o acompanhamento de seu médico e de um bom educador físico para praticar os exercícios indicados aos seus objetivos e seu perfil corporal e de saúde.

Os benefícios da atividade física são muitos. O ideal é que todas as pessoas praticassem exercícios como um rotina diária, visando a manutenção da sua saúde. Toda gestante que tem condições de praticá-la pode (e deve) exercitar-se, respeitando as suas limitações e com acompanhamento de  profissionais capacitados. 

A pressão, batimento cardíaco e fluxo sanguíneo de um exercício para uma mãe será em dobro para o seu bebê. Quando a mamãe pratica exercícios muito pesados, o bebê "cansa" muito mais. Por isso é preciso que exista um acompanhamento de perto. 

Há exercícios de baixo risco, médio risco e alto risco. Exercícios aquáticos oferecem baixo risco. Se a mãe quer gerar prazer, segurança, saúde para seu bebê, o ideal é praticar exercícios de baixo risco. 

Musculação é atividade de médio risco. Atividades como lutas, grandes pesos,  mergulhos, cavalgadas, esportes de contato, entre outras oferecem riscos à mamãe e, principalmente para o bebê. O momento de gestação é tão único, tão especial, que não deve ser permeado por riscos.

Quanto a frequência do exercício, o ideal é a rotina diária. Se não puder, 3 vezes por semana. Se não puder, 1 vez por semana. O importante é não parar. Antes e após o exercício, a mulher deve observar o ambiente e a si mesma: se é um ambiente seguro, limpo, tranquilo, adequado e a si mesma, se não há sangramento ou cansaço extremo ou qualquer outra alteração, sempre lembrando de ter consigo sua água e sua alimentação para que se mantenha hidratada e nutrida.




Atividade Física para Bebês

O primeiro momento da mamãe com o bebê no meio liquido é o banho. Esta é a primeira aula de natação dele. Se a mamãe consegue conectar o bebê com a banheira, a água quentinha, fazendo esta introdução de uma forma amorosa, calma, segura, com alegria, esta será a relação que esta criança terá com o meio aquático quando for a uma piscina ou praia. 

Neste primeiro momento é importante que o bebê não se assuste com o barulho da água, com muita água espirrando... ele precisa ter um tempo. Em geral, o bebê chora para tomar banho. Ele ainda está desenvolvendo os reflexos e tem seu tempo para amadurecer. Tudo precisa ser feito com muita paciência e delicadeza. 

Aos poucos o bebê vai se desenvolvendo. A mamãe deve aproveitar cada minuto desta experiência, cantando, brincando, dando segurança e suporte para que haja uma conexão afetiva entre os dois e, quando o bebê for para uma piscina com a mamãe, ele vai lembrar deste momento prazeroso.

É necessário que haja ambientação aquática. A pessoa deve estar confortável no meio líquido. A criança que tem medo do chuveiro, não está preparada para iniciar aula de natação. O tempo ideal de ir para a aula de natação é diferente para cada família e cada criança.

A professora Daniele deu várias dicas. Uma delas é que a mãe deve deixar a água escorrer pelo rosto do bebê, de cima para baixo, sem precisar secar imediatamente, para que ele possa se familiarizar com esta sensação. 

Outra dica é que a família deve observar as condições da piscina: limpeza da água, bóias, filtros, quebras de borda ou de piso na piscina, pois todos esses fatores podem causar acidentes.


Segurança

Daniele salientou a importância da segurança, lembrando que o Brasil é o terceiro país do mundo onde ocorrem acidentes fatais com crianças por afogamentos e que, nem sempre esses afogamentos acontecem em praias, rios ou piscinas, mas sim em banheiras e baldes, dentro de casa.

É necessário saber que toda criança está sob a responsabilidade e deve ser supervisionada por um adulto, especialmente em ambiente com água. O afogamento não é acidente, mas incidente, porque ele pode ser prevenido.

Dicas: 

- Se a residência tem piscina, feche a piscina: coloque alarme, cadeado, o que for necessário para que a criança jamais entre sozinha.

- Se a família está numa festa com várias pessoas e crianças na piscina, determine turnos de cuidado - aquele que foi escalado para cuidar, não pode ficar batendo papo, lendo revista ou olhando celular - precisa cuidar. Depois passa para outra pessoa esta atribuição e assim por diante, senão um acha que o outro estava olhando e ninguém cuida efetivamente.

- Mesmo que a criança saiba nadar, precisa estar a distância de 1 braço do adulto. Não dá para ficar tomando cerveja lá longe e dar uma olhadinha de vez em quando.

- A boia não é equipamento de segurança - é equipamento de salvamento, no caso de cair de um barco, por exemplo. Ela pode furar, a criança pode virar de cabeça para baixo e não conseguir voltar, a criança pode tirá-la para ir ao banheiro, esquecer que tirou e voltar para a água, sem perceber que está sem ela, entre outras situações. Não confie que a criança vai saber o que fazer sozinha. A responsabilidade é da família.

- Crianças com cabelos compridos devem mantê-los presos ou com touca ao entrar na água, pois a criança fica incomodada com o cabelo na face e acaba usando os braços para isso, largando da borda da piscina.

- Ao sair do banho, hidrate a pele e beba água

 

Idade para aprender a nadar: 

De 0 a 4 anos, a criança aprende habilidade aquáticas - onde pode pular, como entrar / sair da piscina, noções de respiração, noções de braçadas e pernadas, entre outras.

Ao levantar o braço do bebê, percebe-se que ele não ultrapassa a linha da cabeça. Igualmente, ainda não há maturação óssea, maturação pulmonar, desenvolvimento motor, como equilíbrio, flutuação, entre outras habilidades.

Por isso, é importante respeitar o tempo de desenvolvimento da criança. Aquela que está na piscina desde os 9 meses terá muito mais facilidade para aprender a nadar, em relação a aqueles que iniciam após os 4 ou 5 anos, mas nem por isso ela vai conseguir aprender a nadar em meia duzia de aulas.

Na aula de natação, com muita criatividade, todas as áreas do cérebro do bebê são estimuladas. Não se faz movimento pelo movimento, pois isso não contribuirá para o desenvolvimento integral desta criança. As cognições do cérebro precisarão ser ativadas de uma forma lúdica.

Tudo que se faz com prazer, gera aprendizado e estímulo para novo prazer e novo aprendizado. Por isso aulas de exercícios físicos não podem ser apenas repetitivos para uma criança. Isso não gera prazer. Por isso a aula utiliza cores, música, arcos, bolas, todo tipo de estímulo para que a criança seja envolvida por um conjunto de prazer.

Em geral, crianças que começam aulas de natação com 9 meses, aos 4 anos já conseguem se deslocar no meio líquido, virar, se direcionar, de forma lúdica e prazerosa, com consciência do que está fazendo. É muito importante que toda criança aprenda a nadar, pois durante toda a vida enfrentará situações de água.

Este olhar humanizado e amoroso na prática do exercício físico foi a tônica desta live maravilhosa. O CEMUC incentiva o estilo saudável de vida para toda a família e os exercícios aquáticos são uma excelente opção para a integração da família com atividades aquáticas, mas com muita segurança.


Para assistir a esta live novamente, acesse:

https://www.instagram.com/p/CPJf3flldLx/


Contato com a Educadora Física Daniele Tempski: 

@danielecristinapradotempski

https://www.instagram.com/danielecristinapradotempski/


Nenhum comentário:

Postar um comentário