quarta-feira, 8 de junho de 2022

Curso Parto Amoroso retorna às aulas presenciais em grande estilo no Museu da Vida






Nos dias 25 e 26 de Maio de 2022 o CEMUC retornou às aulas presenciais do Curso Parto Amoroso e a primeira turma pós pandemia aconteceu nas maravilhosas instalações do Museu da Vida em Curitiba.

Numa sala ampla, arejada, com cortinas de voil esvoaçantes, iluminadas pela luz natural do sol de outono, gestantes e casais grávidos receberam conceitos teóricos e puderam colocar em prática muitas dicas sobre gestação, parto e cuidados com seu bebê.

O CEMUC ofereceu também um farto lanche, muitos brindes, atestado médico, Certificado Paternidade Responsável e a possibilidade de novas amizades entre alunos e profissionais.





Mais de uma dezena de profissionais voluntários, de diferentes áreas de atuação,  compartilharam seu conhecimento e experiência para proporcionar um curso atualizado, multidisciplinar e completo. São eles:

  1. Médica Obstetra Dra Virginia Merlin
  2. Médica Obstetra Dra Juliana Santos
  3. Médica Pediatra Dra Maria Gabriela Galerani
  4. Fisioterapeuta Anna Lorenzoni
  5. Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira
  6. Psicóloga Camile Machado Rocha
  7. Enfermeira Rosane Silva (Rosane Leite)
  8. Técnica de Enfermagem Cida Vieira
  9. Nutricionista Liziane Laufer Rodrigues
  10. Nutricionista Denise Johnsson Amaral
  11. Bombeira Socorrista Juliana Zanello
  12. Advogada Dra Ana Cristina Baruffi
  13. Publicitária Priscila Gonzalez Tenfen
(Basta clicar no nome de cada profissional para conhecer seu trabalho)








A Estrutura do Museu da Vida, nova casa do Curso Parto Amoroso

Criado pela Pastoral da Criança e mantido através de doações, o Museu da Vida de Curitiba é um dos mais belos e completos locais da cidade para o aprendizado sobre a origem da vida e o cuidado com ela. É visitado diariamente por famílias,  estudantes e turistas. 

A maioria dos alunos e professores do Curso Parto Amoroso ainda não conhecia a magnitude do Museu, o que foi uma grata surpresa para eles. Ao chegar, todos puderam estacionar com segurança, gratuitamente. Antes de entrar em sala de aula, conheceram a parte externa, com espaços coloridos ao ar livre para brincadeiras de crianças e amplas áreas verdes que, certamente, em breve servirão de cenário para pic nics e passeios memoráveis com seus filhos.

O Museu abriga também exposições permanentes, entre elas, a que retrata a vida da médica pediatra Dra Zilda Arns, perpetuando seu incansável trabalho em prol da saúde das crianças e servindo de inspiração para profissionais de saúde e promotores do bem-estar infantil.

Rua Jacarezinho, 1691 - Mercês

Vista da sala de aula, o multiuso e colorido Espaço Brincar 

Estacionamento gratuito para os alunos

Refúgio em meio à natureza 

Lugar perfeito o desenvolvimento das crianças


O novo formato do Curso

Assim que as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de Curitiba liberaram a volta às atividades presenciais, o CEMUC deu início ao panejamento deste curso, com base em seus 66 anos de atividades com aulas para gestantes e casais grávidos, além de pesquisa junto a ex alunos, professores e a equipe do Museu da Vida.  

"Optamos por um espaço voltado à educação em saúde, confortável, amplo, arejado, em meio à natureza para que os casais pudessem sentir-se seguros após esses dois anos de isolamento social" afirmou a coordenadora do Curso Parto Amoroso, Rossana Franke de Oliveira. 

"O programa contemplou os temas mais requisitados pelos futuros papais e mamães. Buscamos professores para apresentá-los em aulas dinâmicas com o máximo de atividades práticas e a adesão dos profissionais voluntários foi maciça. Nosso maior desafio foi concentrar todas as atividades em apenas duas tardes. Então abrimos um espaço on line, com uma aula bônus sobre Direitos da Maternidade, que os alunos puderam assistir de casa, no dia seguinte ao término do curso. Sabemos que nosso perfil de público é, em sua maioria, formado por profissionais liberais e jovens empresários, que não podem se ausentar por muito tempo de seu trabalho", concluiu.

No total foram 10 temas apresentados, somando mais de 10 horas de aulas com profissionais especialistas à disposição de nossos alunos para esclarecer, orientar e inspirar cada um deles a buscar conhecimento de excelência, baseando sua vida no amor, na empatia e na solidariedade. 




Parcerias que propiciaram este curso

Além do patrocínio da Unimed Curitiba, que está presente em todas as nossas atividades, a realização desta primeira turma no Museu da Vida, foi possível a partir do apoio de várias empresas parceiras do CEMUC.

Durante as aulas, a empresa Maama Baby Organizer expôs seus lindos produtos para o quarto do bebê, ofereceu seus serviços de organização e sorteou um lindo panô porta fraldas junto aos alunos.

Cris Camargo Fotografias fotografou todos os alunos, presenteando-os com uma foto impressa ampliada, além do sorteio de um ensaio gestante/newborn.

A jovem confeiteira Lola, do Famoso Brownie da Lola preparou o delicioso lanche que foi servido nas duas tardes de curso, composto por bolo de maçã, sanduíches, espetinho de frutas e brownies em formato de coração, para adoçar ainda mais este momento tão especial. 

A consultora de imagem Anna Rosendo entregou voucher com desconto para consultoria de cores a todos os alunos e sorteou uma assessoria completa de imagem & estilo. A empresa Baby Tub enviou um ofurô para sorteio entre os alunos.

As empresas GranadoDeLeite do Peito, Colo de MãeArte em Bordado by Emilene, Tecelagem Uhe, Acesso Médico e Banco Itau - Projeto Leia para uma Criança enviaram mimos aos alunos, que foram entregues nas ecobags personalizadas do curso. Nesta turma, contamos também com o apoio das empresas  Shopping da Gestante e DoctusBR, parceiros de longa data do CEMUC.

Além do apoio de empresas, recebemos a doação de um urso de pelúcia gigante que chegou até nós com uma bem-humorada mensagem, dizendo assim: 

"Fui presente de um ex, agora a fila andou e chegou a hora de partir. Sei que o CEMUC vai encontrar o melhor lugar para mim, junto a uma nova família."

Com certeza encontraremos um novo lar para ele. Agradecemos aqui a quem o doou e incentivamos a comunidade a fazer doações como esta, pois serão sempre muito bem-vindas para que possamos dar continuidade aos projetos sociais junto aos grupos de voluntariado com os quais temos parceria.

Entrega dos brindes no início das aulas

Kit Granado para os alunos 

Maama Baby expondo sua linda coleção
Unimed dando as boas vindas às gestantes

Anna Rosendo entregando o voucher de assessoria de imagem 


Delicados mimos para nossas alunas

Futuro Papai recebe com alegria seu ofurô BabyTub 

Alunas brindam as novas amizades e os brindes recebidos

Cris Camargo e Rossana Franke agitando nos sorteios

Alunos foram fotografados no bosque do Museu 

Aluna recebe ensaio gestante/newborn da fotógrafa Cris Camargo

Jovem confeiteira Lola adoçou os alunos com seus brownies

Casal festeja o porta-fraldas sorteado pela Maama Baby Organizer

Mais brindes: 
Canguru Uhe, Acesso Médico, Granado Baby e Livros Infantis

O urso foi presente de um ex, agora a fila andou e ele quer um novo lar



As aulas do Curso Parto Amoroso no Museu da Vida

Antes do início das aulas, pedimos aos alunos para que chegassem mais cedo a fim de serem fotografados pelas profissionais do Studio Fotográfico Cris Camargo. 

Em seguida foram encaminhados à Sala dos Mil Dias: local colorido, interativo e instigante em que cada visitante pode compreender a formação da vida humana nos seus primeiros 1000 dias: 270 dias no útero materno + 365 dias referentes ao 1º ano após o nascimento + 365 dias referentes ao 2º ano.









Aula 1: O Desenvolvimento da Gestação

As médicas obstetras Dra Virgínia Merlin e Juliana Silva recepcionaram nossos alunos, explicando as fases da gestação, utilizando-se de todo o material do museu e esclarecendo muitas dúvidas. 

Este foi um feliz encontro de gerações, pois desde que se especializou em ginecologia e obstetrícia, Dra Virginia Merlin trabalhou com a bisavó da Dra Juliana, a inesquecível Dra Elisa Chechia Noronha, referência na obstetrícia do Paraná e criadora do Curso Parto Amoroso.




Aula 2: O Parto

Da Sala dos Mil Dias, os alunos foram encaminhados à Sala de Aula, onde foram recebidos pela coordenação com o material do curso e os brindes enviados pelas empresas apoiadoras do curso, dando início à segunda aula, que tratou das fases do parto.




Aula 3: Banho do Bebê

Com mais de 20 anos de experiência em maternidades, a técnica de enfermagem Cida Vieira foi a convidada do CEMUC para ensinar nossos alunos como dar o banho, enxugar, passar pomada, trocar, vestir e "fazer um charutinho" de bebê, passo a passo. Também explicou sobre o banho de chuveiro e de ofurô.

O Curso Parto Amoroso disponibilizou banheiras, bonecas, roupas e coeiros para esta aula prática, que foi muito bem recebida pelos alunos, especialmente pelos papais.








Aula 4: Amamentação

A aula sobre amamentação ficou a cargo da Enfermeira Obstétrica, especialista em aleitamento materno, Rosane Silva (conhecida como Rosane Leite) que é professora voluntária do Curso Parto Amoroso desde 1999 e do Curso Mamãe eu quero Mamar, desde a sua criação.

Sua atuação na coordenação do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie durante mais de 20 anos, em parceria com o CEMUC, resultou na doação de 40.000 litros de leite materno provenientes de nossas alunas para o Banco de Leite.

Sua aula foi dividida em duas partes: a primeira, em sala de aula, sobre a amamentação (parte teórica) e no dia seguinte, na Sala dos Mil Dias (dicas práticas) e informações sobre doação de leite materno.






Aula 5: Primeiros Socorros

Uma das aulas mais esperadas pelas mamães e papais de primeira viagem é esta, que aborda a prevenção de acidentes e primeiros socorros, no caso de engasgo do bebê. 

A Bombeira Socorrista Juliane Zanello, nossa professora voluntária de muitos anos, deu um show mais um vez, fazendo os alunos prestarem a máxima atenção às suas dicas e orientando-os nas manobras práticas de salvamento.

Um casal de alunos pra lá de especial, que recebeu a visita da cegonha com antecedência, trouxe consigo seu bebezinho (que dormiu com um anjo durante todo o tempo). Nesta aula, em especial, não perderam um só detalhe.







Aula 6: Saúde Mental

A Psicóloga Camile Rocha falou sobre a importância da saúde mental materna, salientando que, além dos distúrbios pós parto como baby blues e depressão, há vários outros que aparecem já durante a gestação e o papel da família na observação dos sinais é de fundamental importância para a busca precoce de auxílio. Os alunos fizeram várias anotações durante esta aula.

Como o curso aconteceu no mês da conscientização sobre a Saúde Mental Materna, Camile divulgou esta iniciativa, que se chama "Maio Furtacor" vestindo e presenteando a coordenadora do Curso Parto Amoroso com uma camiseta promocional desta campanha. 






Aula 7: Nutrição

Denise Johnson, professora da Universidade Federal do Paraná, foi a nutricionista que ministrou aula sobre alimentação saudável para a gestante e toda a família, salientando que a educação alimentar é um processo contínuo.

Explicou os motivos pelos quais a gestante deve ter uma alimentação saudável e rica em nutrientes para si e seu bebê e que a família toda pode aproveitar este "cardápio" para mudar hábitos, se necessário. 

Falou também dos alimentos para minimizar enjoos e azias das gestantes e sobre a importância da rotina para o sono do bebê, entre outros temas de extrema relevância, capturando a plena atenção de nossos alunos.






Aula 8: Fisioterapia Pélvica

Numa aula com muito movimento, a fisioterapeuta Anna Lorenzoni apresentou a pelve como o "primeiro berço do bebê" e daí a importância de reforçá-la através de exercícios de fisioterapia pélvica durante a gestação para auxiliar no trabalho de parto e depois do nascimento do bebê, para reforço do assoalho pélvico da mulher.

Os exercícios práticos contaram com a ajuda dos papais e orientação das fisioterapeutas Anna Lorenzoni e Rossana Franke, que trabalharam em parceria, para dar conta do grande número de gestantes.






Aula 9: Pediatra

A médica pediatra Dra Maria Gabriela Galerani falou sobre o papel do pediatra durante o parto, detalhando passo a passo o primeiro minuto e a primeira hora de vida do bebê, também chamada de "golden hour".

Teste do pezinho, da orelhinha, importância da escolha prévia do pediatra para acompanhamento da criança desde o seu nascimento, entre outros assuntos foram apresentados e todas as (muitas) dúvidas dos alunos foram prontamente respondidas.





Aula 10: BÔNUS - Direitos da Maternidade/Paternidade

Para finalizar o programa, no dia seguinte ao término do curso nossos alunos tiveram uma aula bônus on line, através da plataforma zoom com a advogada especialista em Direitos da Maternidade, Dra Ana Cristina Baruffi.

Ana explicou como funciona a legislação, tanto para empregados em diferentes tipos de empresas, como para profissionais autônomos. Ressaltou que o pai que trabalha em empresa cidadã precisa fazer um curso de paternidade responsável como o Curso Parto Amoroso para obter o benefício de licença estendida por 20 dias. 

Também falou sobre licença maternidade, licença paternidade, recebimento de auxílio maternidade, garantias legais em relação consultas pré natal, amamentação, insalubridade e outras questões de extrema importância para empregados, empregadores e profissionais liberais. 

Os alunos participantes desta live não faziam ideia de que a lei assegura vários direitos, sanaram várias dúvidas e sentiram-se muito gratos à Dra Ana por esta consulta jurídica que receberam gratuitamente, sem precisar sair de casa.





Certificados

No final da segunda tarde de aulas, os alunos receberam o certificado, valendo como Paternidade Responsável para o benefício da licença paternidade estendida por 20 dias. Alguns precisaram sair mais cedo, por isso não conseguimos reunir todos nesta foto.











O Curso Parto Amoroso é 100% formado por voluntários engajados nesta causa

No intervalo de aulas o Curso Parto Amoroso ofereceu um saboroso lanche aos alunos, baseado nas orientações nutricionais: água, suco de laranja, bolo de maçã, sanduíche natural (com e sem carne) e espetinho de frutas variadas, além de brownies em formato de coração.

Além do capricho na preparação do lanche e do delicioso sabor, chamou a atenção dos alunos o bonequinho de pano que enfeitou a mesa. Ele foi doado pelo grupo de voluntariado Bonequeiras Maluquinhas, que produz bonecos com diferentes biotipos (brancos, negros, ruivos, asiáticos, loiros, carecas, com vitiligo, com membros amputados, etc) visando a identificação com a criança que vai recebê-lo. São doados a crianças hospitalizadas, com finalidade terapêutica, lúdica e educacional. 

Buscam uma identificação física e também psicológica da criança. Por isso eles não tem costas, mas duas frentes: numa delas, seu rosto é de sorriso, simbolizando satisfação. Do outro lado, o rosto é triste para representar outro tipo de sentimento da criança, como dor, medo, saudade.... A ideia é de que, se a criança não consegue falar sobre o que está sentindo, possa mostrar a carinha ao profissional de saúde, abrindo espaço para uma investigação sobre a origem deste sentimento.

A líder deste grupo, com seus 90 anos, nos presenteou com esta preciosidade por ocasião de uma visita que fizemos ao seu ateliê há alguns anos. 




Outra voluntária que com frequência empresta seu talento de costureira para  colaborar com o Curso Parto Amoroso é a Dadá, do Grupo Formiguinhas de Jesus. Com 82 anos, ela foi à loja escolher o tecido e costurou todos os coeiros para que os alunos pudessem aprender a "enrolar" os bebês em forma de "charutinho". 

Há 30 anos, ela faz parte do Grupo de Voluntariado Formiguinhas de Jesus, da Primeira Igreja Batista de Curitiba onde, juntamente com as demais voluntárias, produz peças para enxovais a partir de doações dos alunos do CEMUC que são doadas em maternidades para mamães carentes.





Esta corrente do bem, que o Curso Parto Amoroso deu início em 1955, não pára de crescer.

Com a iniciativa de reunir profissionais voluntários para ensinar gestantes e casais grávidos, o CEMUC apresenta o que há de mais atual na ciência, visando a saúde e o bem estar das famílias, gratuitamente.

Ao pedir uma doação aos alunos para repasse a grupos de voluntariado que tecem enxovais de bebês para gestantes carentes, o CEMUC engaja os jovens casais neste projeto de cidadania.

Ao repassar as doações em forma de lãs e fraldas a grupos de voluntariado, o CEMUC colabora com a união da atividade voluntária e o crescimento do terceiro setor.

Ao convidar profissionais de diferentes áreas para ministrar palestras voluntariamente em cursos presenciais e lives na internet, o CEMUC estimula seu aperfeiçoamento como professor, profissional e cidadão.

Ao abrir espaço para pequenas empresas formadas por mães, o CEMUC apóia mulheres empreendedoras que sustentam suas famílias com dignidade, valorizando a educação de seus filhos.

Ao receber o apoio de grandes empresas, o CEMUC comprova sua idoneidade e capacidade de transformação social.

Ao sobreviver à pandemia com um saldo de 50 lives realizadas, um curso on line pronto para ser lançado e este curso realizado no Museu da Vida, o CEMUC agradece a todos os mais de 50.000 alunos, 100 entidades beneficentes, 40 professores, centenas de voluntários, dezenas de empresas parceiras e milhares de amigos e colaboradores que nos impulsionam a seguir em frente, cada vez melhor.




Em agosto tem nova turma 

Já estão abertas as inscrições para a turma de agosto, que acontecerá no Museu da Vida nos dias 26 e 27 (sexta-feira e sábado) com aula bônus no dia 28 (domingo).  

Informações e inscrições através do link a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário