terça-feira, 21 de junho de 2022

A saúde começa pela boca

            

Dr Tiago Keller em live sobre saúde bucal na gestação


"A saúde começa pela boca", com esta afirmação, Dr Tiago Keller deu início à live promovida pelo CEMUC no último dia 10 de junho, que tratou do tema: Saúde Bucal e Gengival na Gravidez.

Dr Tiago é cirurgião dentista, implantodontista, coordenador de cirurgia oral, professor de implantodontia da Studia Curitiba e nosso convidado para a live de número 50 promovida pelo CEMUC.

Com larga experiência, dr Tiago trouxe muita informação e exemplos práticos para a o dia a dia da gestante e de toda a família. Falou sobre a importância do cuidado constante com escovação e higiene, ensinando como usar a escova, o fio/fita dental, a quantidade de pasta a ser usada, entre outras dicas.

Segundo ele, a ausência de dentes interfere na mastigação. Uma má mastigação pode causar problemas digestivos, que vão interferir na qualidade  de vida da gestante. Muitas já sofrem com enjoos, azia, etc e não é aconselhável que venham a ter mais uma dificuldade para sua alimentação.

Outro assunto que o Dr Tiago Keller enfatizou é o caso da gestante estar com um dente doente, com infecção, por exemplo. As alterações bacterianas desta doença podem fazer o bebê perder peso ou até ocasionar um parto prematuro. Sem contar que as bactérias que a gestante engole entram na corrente sanguínea e podem se alojar no organismo dela ou do bebê, causando vários problemas, entre eles a endocardite bacteriana. 

Durante a live, o convidado também falou sobre os "mitos" que rondam a relação dentes x gestação e explicou com clareza um a um. 


Sangramento Gengival

Muitas vezes a gestante pensa que sangra ou o seu dente amolece por "culpa" da gestação, mas na verdade, este pode ser um problema pré existente em sua gengiva, como acúmulo de tártaro e área de sangramento anterior à gestação. Os sintomas pioram com a oscilação hormonal da gravidez, mas não é ela que os causa.

Esta doença periodental (nas gengivas) às vezes consegue ser solucionada através da escovação. Quando é persistente, pode ser que aumente por causa as alterações hormonais ou por ter marcador genético envolvido.

Por isso a futura mamãe deve estar com a visita ao dentista sempre em dia. Se pretende engravidar, não pode descuidar dos hábitos e cuidados com sua saúde bucal e somente o dentista poderá orientá-la da melhor forma. É comum a gestante fazer o acompanhamento com seu obstetra para orientações sobre a sua saúde geral, mas muitas se esquecem de buscar o melhor em termos de saúde bucal. 

Não podemos esquecer que, após o nascimento do bebê, a mãe terá um período de adaptação que dificultará os cuidados consigo mesma, por isso a sua boca precisa estar saudável antes, durante e após o nascimento de seu bebê para evitar problemas futuros.


Cálcio dos Dentes

Outro mito é o de que o bebê "rouba" o cálcio dos dentes, enfraquecendo-os. Isso não é verdade. Dentes fracos podem ocorrer por diferentes fatores. Na gestação, devido aos hormônios em desequilíbrio, todos os problemas pré existentes em termos de saúde bucal tendem a ser evidenciados. Mas não é a gestação que os causa.


Fio Dental: antes ou depois da escovação?

Dr Tiago orientou as gestantes a usar a fita dental, que apresenta mais eficiência na limpeza. De novo, o jeito certo de passar é que vai funcionar e não se é antes ou depois.


Escovação

Outro problema na gestação são os enjôos e muitas mães deixam de escovar seus dentes para evitá-los. As dicas do Dr Tiago para esta situação são: a gestante deve escolher uma pasta/creme dental que lhe pareça menos enjoativo. Na hora de escovar, não precisa de força, mas de jeito. Existe o jeito certo e ele demonstra na live. Outra dica é que a escova deve ser macia. A escova dura vai retrair a gengiva e expor o dente, gerando um "trauma de escovação". Quanto mais pasta, mais risco de enjôo, por isso a quantidade é a de uma ervilha (o resto é estratégia de marketing para vender mais produto). "quem limpa os dentes é a escova e não a pasta", concluiu.

Em relação às crianças, afirmou que se a criança engole flúor em demasia pode desenvolver fluorese, que são manchas nos dentes permanentes. Já existe flúor na água. Por isso, a quantidade de pasta para as crianças também deve ser mínima. 

A dica de ouro: escovar os dentes sempre , ESPECIALMENTE À NOITE, mesmo que esteja cansada ou já tirou um cochilo, a gestante não deve dormir sem estar com a boca bem limpa. Um dica é usar o "raspador" a fim de tirar as bactérias de dentro para fora da boca.


A quantidade ideal de pasta conforme a idade

Bicarbonato de Sódio

No decorrer da live, uma das perguntas foi sobre o uso de bicarbonato de sódio para clarear os dentes.Na verdade, ele é um abrasivo e funciona como uma lixa fina. Em algumas pastas ele está presente com uma granulação menor que o bicarbonato comprado em farmácia. Sua função é a de "lixar" o dente, assim como o carvão ativado, que está na moda. Isso acaba gerando um desgaste no esmalte dos dentes, por isso essas soluções caseiras não são aconselhadas. Caso a mamãe queira fazer um clareamento, deve procurar seu dentista para que seja feito de forma a não causar problemas.


Bruxismo

Outra dúvida levantada na live é se há uma relação direta entre bruxismo (que é o hábito de ranger os dentes enquanto dorme) e a gestação. Dr Tiago Keller explicou que não existe esta relação. O bruxismo, em geral, é ocasionado por stress ou ansiedade. Se a gestante já teve episódios de bruxismo, ele pode aumentar (e muito) na gestação, mas não é causado por ela. Explicou que há dispositivos para proteger os dentes nestes casos, mas ainda não há cura. 

O dispositivo usado nesses casos é uma placa, que deve ser DURA. Se for de silicone, nosso cérebro entende que é um chiclets. Além do bruxismo,lembrou também do episódio de "apertamento" que também pode ocorrer causado por ansiedade e, se não usar o dispositivo correto, ele pode evoluir para dor de cabeça, pescoço, articulação, pois o músculo está sobrecarregado. Só um profissional especializado poderá confeccionar esta placa e este é mais uma motivo para que a gestante procure a orientação de um dentista.


Esta live pode ser vista em: 

https://www.instagram.com/p/Ceo0WF7lXT1/


Contato com o Dr Tiago Keller no instagram: 

https://www.instagram.com/dr_tiago_keller/


Consultório:

Rua Ângelo Sampaio, 2760 - Curitiba - fone: 41 99174-9119



Nenhum comentário:

Postar um comentário