domingo, 24 de outubro de 2021

Dr Alvaro Ceschin fala sobre dificuldade para engravidar e os processos avançados para reverter este problema

Com muita simpatia e profundo conhecimento, Dr Alvaro Pigatto Ceschin deu uma aula magna sobre fertilização durante a live do CEMUC


No Brasil, 1 a cada 6 casais, em média, deverá apresentar dificuldade para engravidar e este é um problema que deve E PODE ser encarado e tratado como qualquer outro inerente à saúde.

Por isso na live semanal do CEMUC, que aconteceu no dia 22 de outubro, convidamos o Professor do Curso Parto Amoroso, médico especialista em reprodução humana assistida, diretor do Instituto de Fertilização Feliccità, Dr Alvaro Pigatto Ceschin, para falar sobre o tema "Dificuldade para Engravidar".

Com auxílio de imagens, Dr Álvaro apresentou o aparelho reprodutor feminino e masculino, explicando conceitos gerais sobre a fisiologia reprodutiva: período fértil, ovulação, taxa de gravidez por ciclo de acordo com cada idade, diminuição da produção de espermatozóides, influência da temperatura na fertilidade, entre outros, em uma linguagem bastante acessível e didática. 

Respondeu a todas as perguntas, esclarecendo muitas dúvidas sobre causas, diagnósticos e diferentes tipos de tratamento para quem está com dificuldade para engravidar lembrando que, ao primeiro sinal de dificuldade, o casal deve procurar ajuda médica para dar início à investigação e tratamento. 

"É maravilhoso poder assistir o milagre da vida acontecer e oferecer aos casais essa possibilidade, por isso chamamos de reprodução assistida", concluiu.


Que tipo de paciente deve procurar auxílio reprodutivo?

Dr Alvaro Ceschin salientou que o casal deverá passar por uma avaliação para que seja possível identificar as causas de problemas, estabelecer o diagnóstico mais preciso e indicar a conduta a ser adotada. Exemplificou alguns casos, como:

- A mulher abaixo dos 30 anos que, após 1 ano de tentativas ainda não conseguiu engravidar

- A mulher acima dos 30 anos que, após 6 meses de tentativas ainda não conseguiu engravidar

- Mulheres de qualquer idade com problemas de ovários policísticos, obesidade,  falhas no ciclo menstrual entre outras patologias relacionadas à reprodução.

- Homens que fazem uso exacerbado de anabolizantes, álcool, fumo, drogas ou possuem enfermidades como diabetes 

Explicou também que casais que estão tentando há poucos meses sem êxito podem sim pedir uma avaliação para que tenham um "retrato fiel" de sua condição e possam dar início a um possível tratamento.


Que exames são pedidos para início da investigação?

Regra geral, são pedidos exames para as mulheres e também para os homens.

Para as mulheres pede-se: perfil hormonal com diferentes dosagens, exames de imagem (ultrassom e transvaginal) com contagem de folículos e também uma histerossalpingografia, que mostra a cavidade uterina e as trompas. 

Para os homens, pede-se um espermograma, que indicará número e mobilidade dos espermatozóides.


Caminhos a seguir

Além do resultado desses exames, há um protocolo a seguir, com várias ações que serão definidas pelo médico, entre elas: avaliação do homem, avaliação da mulher, formas de definição do período fértil, coito programado, teste pós coital.

No caso de alterações nas trompas, pode-se indicar uma videolaparoscopia. No caso da presença de varicoceles no homem, pode-se indicar uma cirurgia específica, ou seja, há muitas possibilidade e caminhos que serão definidos pela equipe médica ao longo do tratamento de cada casal em específico.

O importante é que cada casal saiba que a ciência, a tecnologia e os profissionais especializados estão disponíveis para encontrar a melhor solução, através de condutas médicas para auxílio na reprodução, como estimulação de ovulação e fertilização in vitro.


Estimulação de Ovulação

Forma mais simples, em que através de medicamentos a mulher produzirá mais óvulos. A partir daí, define seu período fértil e ela deverá manter relação sexual. 

A definição do período fértil se dá de várias maneiras: temperatura, muco fino parecido com clara de ovo, pico de hormônio LH (que pode ser medido por teste de farmácia) ou ultrassom seriado, feito com monitoramento na clínica.


FIV - Fertilização in Vitro (bebê de proveta)

No período fértil, a equipe médica coleta o óvulo. Em paralelo, coleta o  espermatozóide e une os dois, dando início à fecundação. Acompanha o desenvolvimento deste embrião e, no momento correto, devolve-o à cavidade uterina, ou seja, tudo que aconteceria naturalmente na trompa, é feito externamente, com rígido controle científico, em laboratório que precisa ser de alta tecnologia.

Há, no entanto um "funil reprodutivo" em que nem todo óvulo fertiliza, nem todo embrião se desenvolve, nem todo embrião colocado na cavidade uterina se fixa. Por isso são coletados vários óvulos e o processo de monitoramento, através de imagens, medicamentos e habilidade do profissional embriologista vai determinar o êxito de todo o processo.



Detalhes da fertilização in vitro


Casos em que se pode buscar o auxílio reprodutivo

Várias perguntas surgiram em relação a casais com grande diferença de idade: homens na faixa de 60 anos com parceiras jovens e ao contrário: mulheres maduras com parceiros jovens. 

Dr Alvaro explicou que a possibilidade da mulher jovem engravidar é muito maior que a mulher madura, por isso a busca por auxílio reprodutivo hoje é igual entre esses dois tipos de casais.

Há também grande procura por auxílio reprodutivo de casais em que a mulher fez laqueadura e o homem foi submetido a vasectomia e que a fertilização in vitro e 100% indicada neste caso.

Falou também sobre os diferentes procedimentos no caso de uma gravidez já instalada passar a apresentar sangramento ou outros fatores de risco, que podem ocasionar um aborto espontâneo. Lembrou que o pré natal é indispensável para o bom andamento da gestação e que há várias formas de monitorá-la. Mesmo assim, 15% das gestações, em média, vão incorrer em aborto espontâneo.


Dia de Ação de Graças

Por ser um médico cristão, dr Álvaro faz questão de agradecer a Deus pelo dom da vida e promove há 27 anos a celebração de um Culto de Ação de Graças, com a presença de todos os bebês que nasceram durante o ano. 

É uma celebração emocionante, com relatos das famílias, mensagens inspiradores, música e um animado lanche no final.

Por causa da pandemia ano passado e este ano esta celebração será on line e acontecerá no próximo dia 25 de novembro de 2021. As redes sociais do CEMUC ajudarão na divulgação para que todas as famílias possam participar.


Culto de Ação de Graças realizado na Igreja Presbiteriana Uberaba, sob o comando do Pastor Hilário Batista e a presença das famílias com seus bebês 


Além de excelente médico, Dr Álvaro é também um ótimo cantor que rende louvores a Deus durante o Culto de Ação de Graças



A igreja repleta de vovôs e vovós mostra a importância deste momento para as famílias

Os bebês são uma atração à parte


Com seus filhos, Dr Alvaro celebra a vida, junto da Presidente do CEMUC, Dra Virginia Merlin e da Coordenadora do Curso Parto Amoroso, Rossana Franke de Oliveira  


Papais orgulhosos com seu bebê na deliciosa confraternização após o culto


Para assistir novamente esta live:  https://www.instagram.com/p/CVWBcnwFEwZ/

Contato com a equipe do Dr Álvaro Ceschin: 

Feliccità Instituto de Fertilidade - https://feliccita.com.br/
Rua Conselheiro Dantas, 1154 - Curitiba
Fone: (41) 3334 4443 / WhatsApp (41) 99912 0287

Nenhum comentário:

Postar um comentário