terça-feira, 15 de junho de 2021

Varizes & Gestação - tema muito importante para as futuras mamães

A coordenadora do Curso Parto Amoroso Rossana Franke de Oliveira conduziu o bate papo com a médica Anna Carolina Botti Oliveira, esclarecendo muitas dúvidas que surgiram no chat durante a live


No último dia 11 de junho, a cirurgiã vascular Dra Anna Carolina Botti de Oliveira participou da live semanal do CEMUC, apresentada pela coordenadora do Curso Parto Amoroso, a fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira.

Com larga experiência, Dra Anna respondeu às perguntas com muita segurança, como cirurgiã e também como mãe de duas crianças, a respeito do tema: varizes & gestação. Iniciou o bate papo falando sobre as alterações causadas pela gravidez no corpo da mulher. Dentre elas, focalizou na área hormonal e na área vascular. 

Na parte hormonal, explicou que a progesterona, que é o "hormônio do aumento" é o responsável pelo aumento do útero, da barriga, dos músculos, das mamas e dos vasos sanguíneos, que vão dilatar. 

Surpreendeu ao afirmar que até o pé da futura mamãe pode aumentar, pois dilatam os tendões. Falando em pé, a médica ressaltou que na gestação o salto recomendado é até 5 cm, pois além da maior dificuldade do eixo de equilíbrio corporal pelo peso na barriga, a panturrilha precisa funcionar. Em saltos muito altos, perde-se a mobilidade da panturrilha, prejudicando o retorno venoso, podendo originar varizes. 

No sistema circulatório, haverá também um impacto devido ao aumento do volume sanguíneo para que a nova vida seja gerada. Na gestação, o volume de sangue é em torno de 3 vezes mais que o normal. Este "aumento" de vasos + volume de sangue, poderá resultar em aumento de varizes de quem já as tem ou no aparecimento em quem nunca teve. 


O que são varizes

Varizes são vasos dilatados que, por consequência, ficarão tortuosos e insuficientes. Dentro deles, as válvulas passam a ter dificuldade de "empurrar" o sangue para cima, por que estão muito longe entre si em virtude da dilatação do vaso e devido ao grande volume de sangue não conseguindo "empurrá-lo", tornando esta dilatação cada vez maior. 

O sangue é bombeado para fora do coração e desce para as extremidades do corpo. Chegando lá, precisa voltar. Este retorno de sangue é prejudicado se as válvulas não trabalharem direito e aí começam a se formar as varizes.

Além das pernas, varizes podem aparecer em outras regiões do corpo: região anal (hemorroidas), região pélvica (perto do útero), região inguinal (virilha), região da vulva , entre outras. Há locais que não são visíveis e popularmente são chamados de "varizes internas" - estes são capturados através de exame de imagem.

Os principais sintomas das varizes são: inchaço, dor, sensação de cansaço e peso nas pernas, melhor em movimento do que a perna parada, calor, podendo evoluir para câimbra.

Mulheres têm mais chance de desenvolver varizes: em torno de 3 mulheres para 1 homem.


Causas das varizes

Sedentarismo, cigarro, bebida alcoólica, obesidade alterações hormonais são fatores de risco para o aparecimento de varizes. Infelizmente, o maior fator de origem de varizes, é o DNA. Elas são uma herança genética, com 80% de chances dos filhos herdarem dos pais. 

A gestação também acaba complicando ainda mais as varizes, por conta da progesterona e da veia cava. Esta veia está localizada na barriga, do lado direito do corpo. Na gestação, um útero dilatado + um bebê sentado em cima dela resulta em pressão para baixo. Por isso, é aconselhável que a mamãe  deite do lado esquerdo, para aliviar a pressão. Isso ajudará no retorno do sangue, pois fará uma descompressão. 


Quando tratar as varizes: antes ou depois da gestação? 

Pacientes que já possuem sintomas, refluxo e/ou varizes devem ser tratadas antes da gestação, pois durante a gestação isso vai piorar.

Paciente que tem apenas vasinhos, deve esperar para fazer o tratamento após a gestação.

É interessante fazer uma consulta com um vascular para avaliação.



Complicações das Varizes

Varizes não tem cura, mas tem controle. O acompanhamento anual com um vascular é indispensável, especialmente se há histórico de varizes na família. É uma doença crônica, ou seja, tem evolução e pode complicar.

O exame clínico e de imagem, através de ecodopler, dará o diagnóstico - se tem varizes ou não, qual o calibre, qual a real situação da circulação da paciente. É indolor, não tem radiação nem é invasivo. Pode ser feito em gestantes, sem problemas.

Podem ocorrer complicações das varizes, como flebite e trombose.

Flebite: A flebite é uma inflamação das varizes - forma um cordão vermelho na perna. Quando é muito protuberante, pode acontecer de sangrar quando a pessoa bate a perna e a pele arrebenta. Neste caso, há a possibilidade de abrir uma ferida, que pode aumentar e formar uma úlcera, que pode durar anos e anos sem fechar. 

Manchas: Em decorrência do volume de sangue que não consegue subir, podem aparecer manchas escuras nas pernas, formadas pelo componente M do sangue, que tem a cor marrom e vai extravasando para a pele, causando manchas.

Trombose: A trombose é a formação de um coágulo no sangue (trombo) que obstrui ou dificulta a circulação de um vaso sanguíneo qualquer. A depender do local afetado e da extensão do quadro, os sintomas da trombose envolvem inchaço, vermelhidão, limitação de movimentos, dor, etc. Pode ocorrer que um desses coágulos se desprenda e "viaje" pelo corpo,  podendo causar tromboembolismo pulmonar ou mesmo um AVC.

Por isso é tão importante haver uma acompanhamento anual com um vascular.



Dicas da Vascular para as Gestantes  

Em geral, 80% das gestantes terão algum tipo de edema durante a gestação. Os inchaços deverão aparecer a partir do segundo trimestre da gestação. No terceiro trimestre, varizes podem surgir e quem já as tem, terá mais desconfortos, podendo até haver complicações. 

Após o parto, o organismo da mamãe, que estava acostumado com muito líquido, precisa dar vazão a tudo isso e é bem comum que haja demora nesta adaptação, causando um grande inchaço nas pernas, pés e tornozelos por alguns dias após o parto (mesmo que a mamãe não tenha inchado durante a gestação). 

Por isso, aqui vão algumas dicas preciosas:

- Se a futura mamãe precisar ficar de barriga para cima, por conta de azia ou outra dificuldade, deve tomar cuidado para não comprimir a veia cava. Neste caso, deverá colocar um travesseiro alto, de preferência em forma de cunha, que encaixa no seu tronco. 

- Gestantes que vão viajar devem usar meia compressiva para evitar trombose. Há meias específicas para viagem no mercado que o vascular pode indicar.

Além disso, as dicas de ouro são:

- Controlar o peso durante a gestação

- Fazer repouso diário com as pernas para cima

- Consumir muita água e fibras para evitar "intestino preso" e hemorroidas

- Não usar sapatos/meia apertados

- Fazer atividades físicas, de preferência na água - além de não ter impacto, a pressão hidrostática da água auxilia em favor da gestante

- Fazer drenagem linfática - que vai drenar o acúmulo de líquidos 

- Usar de medicação, tanto via oral como tópica, indicada pelo médico vascular

- Usar meia, indicada pelo médico vascular

Há vários tipos de meia, com diferentes tamanhos, que devem ser escolhidas de acordo com cada gestante, sob orientação médica. Há meias até o joelho (que auxiliam em torno de 80% do retorno), até a coxa ( 90%) e na barriga (quase 100%).  Há também meias de diferentes cores, diferentes materiais (hipoalergênicas), específicas para esportes, específicas para verão / inverno, entre outras possibilidades. 

Mulheres que ficam muito tempo em pé ou muito tempo sentadas ou que apresentam sintomas de cansaço / dor nas pernas devem procurar um vascular para indicar uma meia sob medida.  


Para assistir a esta live novamente:

https://www.instagram.com/p/CP_ltQ6Fy3Y/


Para contatar a Dra Anna Carolina Botti de Oliveira:

@annacarolbotti.vascular

https://www.instagram.com/annacarolbotti.vascular/


Consultório:

Clínica Competenza Medicina Especializada

competenza.med.br

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - sala 611 - Centro - Curitiba - PR

Fone: (41) 98427-6683



Nenhum comentário:

Postar um comentário