Em uma live que bateu record de público, a terapeuta ocupacional Dra Diane Domingos, diretamente de Angola, Africa, falou sobre o papel da terapia ocupacional da primeira infância, exaltando a importância da presença dos pais para o desenvolvimento dos bebês nesta fase da vida.
Com muita simpatia e vasto conhecimento no assunto, a convidada explicou que a presença dos pais junto da criança, com afeto e comunicação no dia a dia, é fundamental para que ela possa se desenvolver em plenitude.
A visão, o tato e a audição são os sentidos mais desenvolvidos no bebê em seu primeiro mês de vida e cabe aos pais estimulá-los diariamente. Por exemplo: quando a mamãe vai amamentar seu bebê, deve focar nele, no contato olho-no-olho (VISÃO), pele-com-pele (TATO) conversando, cantando, dizendo palavras de carinho (AUDIÇÃO). O pai pode acariciá-lo, conversar com ele, olhar para ele sempre que estiver presente, estimulando seus sentidos.
Do segundo mês em diante, é hora de dar início à estimulação do desenvolvimento de aspectos motores no bebê. Ele pode ser colocado de barriga para baixo em um tapete e os pais podem realizar atividades com ele neste tapete. Por exemplo: papai senta no tapete de frente para o bebê e apresenta um brinquedo para ele ver e tentar pegar. Conforme os meses passam, deve fazer movimentos para que sejam acompanhados pelos olhos, depois pelo pescoço e depois pelo corpo todo, movendo-se e interagindo ao máximo.
Mais importante que o Brinquedo é o Brincar
Até os 7 meses de idade, a visão dos bebês ainda é um pouco embaçada, por isso aconselha-se o uso de brinquedos nas cores branco e preto. Podem seu feitos de pano, leves, sem pontas, tudo com muita segurança. Muitas mães / avós fabricam os próprios brinquedos: bola, cubo, etc, de preferência, sem barulhos. Ao brincar com o bebê, movimento, interesse e cognição são aspectos que podem ser trabalhados.
Antes de oferecer objetos, o principal para um bebê é oferecer afeto. Laços afetivos com o pai e a mãe nesta fase de 1 a 12 meses serão indissolúveis, mas precisam ser formados neste período. Por isso, é tão verdadeira e a máxima que diz: menos presente e mais presença.
Os pais devem ser os primeiros brinquedos das crianças. O segundo brinquedo que os pais devem comprar para o bebê é o tapete para que possam com ele brincar.
Também é muito importante cantar para o bebê. Ter tempo de qualidade com ele. Nos primeiros meses o bebê dorme muito, mas quando acordar, o tempo deve ser repleto de beijo, carinho, massagem, cócegas, entre outras manifestações de afeto.
Muito antes de apresentar brinquedos para os bebês, deve-se dedicar seu tempo e afeição a eles, com brincadeiras. Crianças só aprendem a brincar quando brincam e os pais é que devem ensiná-los a brincar.
Brincar é coisa séria. Constitui o maior vetor de desenvolvimento para as crianças. Criança que não brinca provavelmente apresentará atrasos na aprendizagem. A presença dos pais na brincadeira, além de contribuir para o desenvolvimento da criança, vai fortalecer o vínculo afetivo.
Brincadeiras desenvolvem os sentidos e a cognição
Mamãe pode usar uma esponja para estimular o tato e desenvolver a "pega" com as mãos. Pode estar seca ou molhada, com diferentes tamanhos. Também pode colocar tinta (que seja compatível com a pele da criança) na esponja e colocar o pé ou a mão transformando-os em "carimbos" para pintar em telas ou panos. Tecidos de diferentes texturas também podem ser utilizados. Colocar os pés/mãos em um recipiente com grãos, algodão, diferentes tipos de superfícies também estimulam o reconhecimento do mundo através do tato.
Cantar, contar histórias, conversar, mostrar objetos e dizer seu nome, elogiar, sempre com foco na criança, estimula sua audição e atenção ao ambiente.
Se o bebê joga tudo no chão para a mãe pegar, ela deve usar isso não para ficar irritada, mas sim como uma brincadeira para instigar outros aspectos cognitivos na criança. Pode desafiá-lo a jogar mais longe ou acertar em determinado lugar ou jogar também com diferentes movimentos. Sempre estimulando o crescimento de habilidades da criança.
Aspectos afetivos e emocionais também podem ser trabalhados, sempre através de brincadeiras. Os pais devem aproveitar as oportunidades para estimular todos os aspectos de desenvolvimento o tempo todo, pois a fase de primeira infância passa muito rapidamente e não volta mais.
Aprendizado depende do meio
O aprendizado é intrínseco, mas o meio precisa ser enriquecido. Há atraso de aprendizagem quando há pobreza de estímulos. Enquanto estiver em contato com o bebê, mamãe e papai devem conversar com ele, estimulando-o ao máximo a olhar, ouvir e sentir.
Na primeira infância o cérebro funciona como uma "esponja", absorvendo todos os estímulos. Em ambientes enriquecedores, há garantia de melhor desenvolvimento desta criança.
A mãe (ou o pai) deve cantar para seu bebê, diferentes canções, sempre olhando em seus olhos, também pode ler histórias, contar coisas, falar o nome dos objetos, incentivá-lo e aplaudi-los a cada nova descoberta, enfim, torná-lo parte do dia a dia da família, sempre com muito afeto e positividade.
Quando a família descobre que o bebê é portador de uma patologia, a mãe acaba calada, com muitas preocupações e, muitas vezes, deixa de praticar este tipo de estímulos. Mas, ao contrário: ela deve continuar a cantar, conversar, brincar, e demonstrar todo tipo de afeição para que não haja atraso no desenvolvimento da criança. É difícil aceitar esta dor, mas esta fase de desenvolvimento não tem volta, por isso não pode ser neglicenciada.
Plasticidade Cerebral
A melhor fase de desenvolvimento da plasticidade cerebral é na primeira infância. Em geral, as crianças seguem, basicamente esta "tabela", que são janelas ou marcos do desenvolvimento:
- 1º mês: contato ocular
- 2º mês: extensão cervical e tronco
- 3º mês: sorriso
- 4º e 5º mês: sentar
- 9º mês: engatinhar
- 10º mês: em pé
Nenhum comentário:
Postar um comentário