sábado, 26 de junho de 2021

Terapeuta Ocupacional Diane Mukaz Domingos indica "menos presentes e mais presença" para o desenvolvimento das crianças

Coordenadora do Curso Parto Amoroso em Curitiba-Brasil entrevistou a Terapeuta Ocupacional Dra Diane Mukaz Domingos em Luanda-Angola durante live com record de público


Em uma live que bateu record de público, a terapeuta ocupacional Dra Diane Domingos, diretamente de Angola, Africa, falou sobre o papel da terapia ocupacional da primeira infância, exaltando a importância da presença dos pais para o desenvolvimento dos bebês nesta fase da vida. 

Com muita simpatia e vasto conhecimento no assunto, a convidada explicou que a presença dos pais junto da criança, com afeto e comunicação no dia a dia, é fundamental para que ela possa se desenvolver em plenitude.

A visão, o tato e a audição são os sentidos mais desenvolvidos no bebê em seu primeiro mês de vida e cabe aos pais estimulá-los diariamente. Por exemplo: quando a mamãe vai amamentar seu bebê, deve focar nele, no contato olho-no-olho (VISÃO), pele-com-pele (TATO) conversando, cantando, dizendo palavras de carinho (AUDIÇÃO). O pai pode acariciá-lo, conversar com ele, olhar para ele sempre que estiver presente, estimulando seus sentidos.

Do segundo mês em diante, é hora de dar início à estimulação do desenvolvimento de aspectos motores no bebê. Ele pode ser colocado de barriga para baixo em um tapete e os pais podem realizar atividades com ele neste tapete. Por exemplo: papai senta no tapete de frente para o bebê e apresenta um brinquedo para ele ver e tentar pegar. Conforme os meses passam, deve fazer movimentos para que sejam acompanhados pelos olhos, depois pelo pescoço e depois pelo corpo todo, movendo-se e interagindo ao máximo.


Mais importante que o Brinquedo é o Brincar

Até os 7 meses de idade, a visão dos bebês ainda é um pouco embaçada, por isso aconselha-se o uso de brinquedos nas cores branco e preto. Podem seu feitos de pano, leves, sem pontas, tudo com muita segurança. Muitas mães / avós fabricam os próprios brinquedos: bola, cubo, etc, de preferência, sem barulhos. Ao brincar com o bebê, movimento, interesse e cognição são aspectos que podem ser trabalhados.

Antes de oferecer objetos, o principal para um bebê é oferecer afeto. Laços afetivos com o pai e a mãe nesta fase de 1 a 12 meses serão indissolúveis, mas precisam ser formados neste período. Por isso, é tão verdadeira e a máxima que diz: menos presente e mais presença.

Os pais devem ser os primeiros brinquedos das crianças. O segundo brinquedo que os pais devem comprar para o bebê é o tapete para que possam com ele brincar.

Também é muito importante cantar para o bebê. Ter tempo de qualidade com ele. Nos primeiros meses o bebê dorme muito, mas quando acordar, o tempo deve ser repleto de beijo, carinho, massagem, cócegas, entre outras manifestações de afeto. 

Muito antes de apresentar brinquedos para os bebês, deve-se dedicar seu tempo e afeição a eles, com brincadeiras. Crianças só aprendem a brincar quando brincam e os pais é que devem ensiná-los a brincar.

Brincar é coisa séria. Constitui o maior vetor de desenvolvimento para as crianças. Criança que não brinca provavelmente apresentará atrasos na aprendizagem. A presença dos pais na brincadeira, além de contribuir para o desenvolvimento da criança, vai fortalecer o vínculo afetivo.


Brincadeiras desenvolvem os sentidos e a cognição

Mamãe pode usar uma esponja para estimular o tato e desenvolver a "pega" com as mãos. Pode estar seca ou molhada, com diferentes tamanhos. Também pode colocar tinta (que seja compatível com a pele da criança) na esponja e colocar o pé ou a mão transformando-os em "carimbos" para pintar em telas ou panos. Tecidos de diferentes texturas também podem ser utilizados. Colocar os pés/mãos em um recipiente com grãos, algodão, diferentes tipos de superfícies também estimulam o reconhecimento do mundo através do tato.

Cantar, contar histórias, conversar, mostrar objetos e dizer seu nome, elogiar, sempre com foco na criança, estimula sua audição e atenção ao ambiente.

Se o bebê joga tudo no chão para a mãe pegar, ela deve usar isso não para ficar irritada, mas sim como uma brincadeira para instigar outros aspectos cognitivos na criança. Pode desafiá-lo a jogar mais longe ou acertar em determinado lugar ou jogar também com diferentes movimentos. Sempre estimulando o crescimento de habilidades da criança. 

Aspectos afetivos e emocionais também podem ser trabalhados, sempre através de brincadeiras. Os pais devem aproveitar as oportunidades para estimular todos os aspectos de desenvolvimento o tempo todo, pois a fase de primeira infância passa muito rapidamente e não volta mais.

 

Aprendizado depende do meio

O aprendizado é intrínseco, mas o meio precisa ser enriquecido. Há atraso de aprendizagem quando há pobreza de estímulos. Enquanto estiver em contato com o bebê, mamãe e papai devem conversar com ele, estimulando-o ao máximo a olhar, ouvir e sentir.

Na primeira infância o cérebro funciona como uma "esponja", absorvendo todos os estímulos. Em ambientes enriquecedores, há garantia de melhor desenvolvimento desta criança. 

A mãe (ou o pai) deve cantar para seu bebê, diferentes canções, sempre olhando em seus olhos, também pode ler histórias, contar coisas, falar o nome dos objetos, incentivá-lo e aplaudi-los a cada nova descoberta, enfim, torná-lo parte do dia a dia da família, sempre com muito afeto e positividade.

Quando a família descobre que o bebê é portador de uma patologia, a mãe acaba calada, com muitas preocupações e, muitas vezes, deixa de praticar este tipo de estímulos. Mas, ao contrário: ela deve continuar a cantar, conversar, brincar, e demonstrar todo tipo de afeição para que não haja atraso no desenvolvimento da criança. É difícil aceitar esta dor, mas esta fase de desenvolvimento não tem volta, por isso não pode ser neglicenciada.


Plasticidade Cerebral

A melhor fase de desenvolvimento da plasticidade cerebral é na primeira infância. Em geral, as crianças seguem, basicamente esta "tabela", que são janelas ou marcos do desenvolvimento:

  • 1º mês: contato ocular
  • 2º mês: extensão cervical e tronco
  • 3º mês: sorriso
  • 4º e 5º mês: sentar
  • 9º mês: engatinhar
  • 10º mês: em pé
A mãe nem sempre percebe um atraso. Deve ver os marcos de desenvolvimento padrão, conforme as tabelas dos pediatras. Agora, com a pandemia, fica muito difícil reunirem-se com outras mães e observar o desenvolvimento de outros bebês da mesma idade para poder comparar. Por isso, é importante que estejam atentas e, caso percebam algum atraso, devem procurar um especialista.

O tempo de resposta a um determinado estímulo vai dizer muito sobre o desenvolvimento da criança. Segundo a Dra Diane, "a mãe sempre sabe" pois percebem ao amamentar, ao ninar ou ao brincar com a criança e os profissionais devem ouvi-las com carinho e atenção. 

Um exemplo ilustrou bem este tema: 
O bebê que não foi estimulado a ficar de barriga para baixo e a desenvolver a extensão com os braços poderá ter dificuldade de engatinhar ou não engatinhar. Este bebê que não engatinha poderá apresentar dificuldade mais tarde quanto ao equilíbrio, coordenação bi-manual como uso de garfo e faca, uso de tesoura, uso de caneta/lápis para escrever. 




Importância da Terapia Ocupacional - TO

Estimulação Precoce é o conjunto de todas as estimulações que ocorrem na primeira infância para garantir o desenvolvimento motor e cognitivo da criança. A importância da TO - Terapia Ocupacional não é somente para reabilitação, restauração, adaptação, mas também funciona como prevenção.

O profissional de TO deve estimular os pais a estimular seus filhos, mas muitas vezes percebem que os pais não foram devidamente estimulados quando crianças. "Há papais que não sabem brincar, por isso não brincam com seus bebês. Eles não aprenderam", relata a terapeuta  Dra Diane. 

Segundo ela "nada há que está no cérebro que não tenha entrado pelas vias sensoriais", daí a importância do estímulo aos bebês durante a primeira infância.

Brincar é a principal atividade laboral das crianças. Através do brincar, elas terão a oportunidade de desenvolver seus aspectos motores, sensoriais e emocionais. A família deve estabelecer uma rotina com muita riqueza de estímulos, diariamente, através de brincadeiras e da presença "de fato" dos pais. 


Para assistir esta live:

@cursopartoamorosogestante



Para contatar a terapeuta ocupacional Dra Diane Mukaz Domingos:

@diane.mukaz.domingos

Clínica Reabilitary



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