Dra Paula deu um show de conhecimento e simpatia respondendo a todas as dúvidas na live comandada pela coordenadora do Curso Parto Amoroso CEMUC, Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira
O bebê nasceu e, além de todas as tarefas que a nova mamãe precisa assumir, está o cuidado consigo mesma. Para falar sobre este desafio neste Mês da Mulher, o CEMUC convidou a Dra Paula Xavier Schiavon, dermatologista, Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Paraná e professora do Curso Parto Amoroso para participar da live semanal realizada no dia 12 de março, através do instagram.
Dra Paula enalteceu a iniciativa do CEMUC que, há 65 anos reúne profissionais renomados para compartilhar gratuitamente seus conhecimentos com a comunidade, através de aulas AO VIVO, sendo pioneiro no que só agora, na pandemia, passou a ser uma prática de outras instituições, através da internet.
Com muita simpatia e segurança, esclareceu várias dúvidas, listando as angústias mais comuns das novas mamães, que resumimos a seguir:
Cabelo
Em seu consultório, ela recebe muitas novas mamães com queixas sobre o cabelo. Explicou que ele cresce bonito na gestação, a mulher se sente linda, plena e feliz com sua aparência. Logo que o bebê nasce porém, a mamãe perde a sua rotina, passando a não comer, dormir ou descansar adequadamente o que reflete em sua aparência.
As mudanças no metabolismo da mamãe também impactam em seu corpo, pele e cabelo. Lembrou que é comum as novas mamães reclamarem da perda do vigor e brilho dos fios e, principalmente, da queda de cabelo. Orientou-as que é possível fazer tratamento preventivo, especialmente em mamães cuja queda de cabelo já ocorre antes da gestação.
Cicatriz Cesárea
Outra queixa recorrente das novas mamães é em relação à cicatriz ocasionada pela cesárea. Como há diferentes tipos de cicatriz (algumas mais finas, outras maiores) cada organismo reage de uma forma diferente e o profissional dermatologista poderá indicar o tratamento mais adequado.
Estrias
Elas podem aparecer nas mamas, abdômen, quadris, com várias intensidades e, novamente, o profissional dermatologista poderá indicar o tratamento mais adequado.
Flacidez
Igualmente, o profissional dermatologista poderá indicar o tratamento mais adequado, salientando que, há um tempo natural para recuperação, no qual a mamãe precisa ter calma e saber esperar.
Citou como exemplo o "umbigo triste", assim conhecido, quando a região fica flácida, fazendo a pele superior do umbigo "cair". Explicou que mães que praticam exercícios físicos tem mais chances de retomar a aparência normal naturalmente e de forma mais rápida. Quando não é possível, há a possibilidade de uso de bioestimuladores. Injetados debaixo da pele, causam inflamação que produzirá mais colágeno e "puxará" o umbigo , tornando-o "alegre" e deixando a mamãe mais alegre ainda.
Unhas
Em relação às unhas, não é uma queixa frequente da nova mamãe, porém, o fato dela mexer muito mais com água para banhar o bebê, lavar suas roupinhas à mão, higienizá-las com frequência para pegá-lo no colo, limpar mais a casa, entre outros cuidados pode ocasionar a síndrome das unhas frágeis, que necessita de avaliação para tratamento.
Micoses
A nova mamãe também está sujeita ao aparecimento de micoses. Pode ocorrer micose nas unhas, por conta de alterações no sistema imunológico da mãe, o que, só poderá ser tratado após o período de amamentação, pois anti-fúngicos são administrados via oral e não são recomendados às lactantes.
Outro local onde pode acontecer a micose (candidíase) é na região abaixo dos seios, principalmente quando as mamas são muito grandes. Neste local, ocorrem lesões vermelhas que podem ser tratadas com cremes. Outra dica é secar o local com secador e usar talco secativo.
Tatuagens
A nova mamãe não está impedida de fazê-las, mesmo se estiver amamentando, porém alerta sobre a possibilidade de alergias, que podem demorar a curar, especialmente em mamães com peles sensíveis.
Melasma
Melasma é o nome dado a manchas escuras na pele, causadas por pigmento produzido pela própria pele, ocasionado pela exposição ao sol e luz proveniente de telas de eletrônicos (Celular, tablet, computador).
O tratamento sob orientação do dermatologista pode corrigir o pigmento, mas não consegue terminar com o problema. Não é rápido para resolver e começa em casa, com o uso DIÁRIO E ININTERRUPTO de FILTRO SOLAR.
Dra Paula ressaltou a importância do filtro solar que, segundo ela "salva da velhice e do câncer de pele", pois o sol destrói o nosso colágeno.
Amamentação e Tratamentos de Beleza
Quem amamenta não pode usar alguns produtos, como clareadores. O botox (líquido paralisante aplicado no músculo para melhorar rugas e contornos de flacidez) não é proibido, mas deve ser usado com critério, especialmente na parte inferior do rosto. Já o preenchimento, Dra Paula explicou que deve ser feito com muito critério em preferencialmente 60 dias após o parto, pois o corpo ainda está em franca transformação.
Os tratamentos a laser, em geral, podem ser retomados após o parto, porém, são contra-indicados no período de gestação.
Rotina Skin Care
Como dermatologista, nossa convidada percebeu que, nestes tempos de pandemia, muitas mulheres dispõem de mais tempo em casa e, fatalmente, acabam se olhando no espelho com mais atenção. Este momento traz algumas surpresas sobre sua pele que antes não eram percebidas devido ao ritmo de vida muito mais acelerado. Esta "descoberta em frente ao espelho" alertou muitas mulheres a cuidar mais de si e buscar a ajuda de um dermatologista para obter uma orientação profissional.
Uma dica muito valiosa que ela deixou para as novas mamães e mulheres em geral é a de que a rotina tem que ser SIMPLES e REALIZÁVEL. Não adianta comprar dezenas de produtos, pois o tempo da nova mamãe é regulado pelo bebê e ela acabará não dando conta de passar horas fazendo tratamentos de beleza.
No geral, a sua rotina skin care deve ser adaptada à sua pele e estilo de vida. Os produtos podem (e devem) desempenhar múltiplas funções para facilitar sua aplicação. São produtos indispensáveis:
- Sabonete de limpeza: adequado às condições da pele, como acne, oleosidade e também ao estilo de vida: exposição à poluição, uso de maquiagem, etc
- Creme Noturno: também adequado ao tipo de pele, idade e características pessoais da mulher, que podem fazer com que ela desista de usá-lo, como cheiro forte, possibilidade de manchar a roupa de cama, muito oleoso, etc.
- Filtro Solar: que pode ser anti oxidante, com pigmento de base, hidratante, ou seja, um produto com multi funções, que economizará o tempo da mamãe.
Assista a live completa no insta: https://www.instagram.com/tv/CMVOjG2lsTP/
Para maiores informações, segue o contato da profissional:
- Dra Paula Xavier Schiavon
- Av. Pres. Getúlio Vargas, 2932 - Sala 1603 - Água Verde, Curitiba - PR
- Fone: 41 3343-4660
- @drapauladermatologista
Nossas lives acontecem sempre às 6as feiras, das 16h00 às 17h00, no instagram do curso parto amoroso gestantes. Para nos acompanhar, é só clicar aqui: https://www.instagram.com/cursopartoamorosogestante/
Nenhum comentário:
Postar um comentário