terça-feira, 30 de março de 2021

Na Semana da Páscoa, bebês do CEMUC serão os "coelhinhos" levando encantamento à internet




Nesta Páscoa ainda não poderemos nos reunir e trocar abraços como nos anos anteriores, mas nem por isso vamos deixar de nos ver e trocar votos de felicidade. Será tudo virtualmente.

A partir de 30 de março até o dia 04 de abril, o instagram do CEMUC estará no nível máximo de fofura com as fotos de nossos bebês.

Pedimos às nossas alunas para publicar fotos de seus bebês com o tema "páscoa", marcando o Curso Parto Amoroso e a empresa Colo de Mãe.  Cada postagem estará concorrendo a uma linda naninha, oferecida pela COLO DE MÃE, que fará o sorteio AO VIVO na próxima 3ª feira, dia 06 de abril, às 16h00 em seu Instagram 


Como publicar a foto do seu bebê e concorrer ao sorteio da naninha da Colo de Mãe:

1) A mamãe deve seguir as páginas COLO DE MÃE e CURSO PARTO AMOROSO GESTANTE no instagram

2) A mamãe deve publicar no instagram a foto de seu bebê com o tema páscoa até dia 04 de abril às 22 horas e marcar: @colo_de_mae  &  @cursopartoamorosogestante 

3) A mamãe deve marcar suas amigas, vovós, madrinhas e todos que amam o seu bebê para curtir.

O sorteio acontecerá AO VIVO, no dia 06 e abril às 16 horas, na página da Colo de Mãe no Instagram


A Colo de Mãe vai sortear uma linda naninha entre as mamães que postarem as fotos 


A importância da naninha para o bebê

Antes de dormir, as crianças gostam de ter por perto objetos familiares para segurar. Médicos afirmam que esses objetos trazem segurança para o bebê. Ao dormir sem a mamãe, o bebê pode sentir-se inseguro e chorar. Isso também acontece quando a mamãe vai sair ou vai deixar o bebê na creche ou na casa do avós. Sempre que há uma "separação" da mãe com o bebê, a naninha desempenha o papel de "companheira" deste bebê, deixando-o mais seguro. 

"A naninha tem o cheirinho da mamãe",  comenta a coordenadora do Curso Parto Amoroso, Rossana Franke de Oliveira e acrescenta "minha filha, com 17 anos, tem guardada até hoje sua naninha como uma carinhosa recordação desta fase".

sábado, 27 de março de 2021

Na mesma semana, CEMUC é selecionado pelo Programa Impulso da RPC e pelo PMI para cursos de capacitação com feras do 3º Setor

Focado no desenvolvimento de sua equipe, o CEMUC não tem medido esforços para participar e estreitar laços com instituições de capacitação do terceiro setor, colhendo os preciosos frutos desta nova postura profissional. 

Até 2014, os cursos promovidos pela instituição eram divulgados no "boca a boca" e através de alguns poucos folders impressos, distribuídos em consultórios médicos, sem uma linha de comunicação definida.  Apesar da enorme credibilidade, o CEMUC tinha pouca visibilidade.


2015 - início da transformação

O ano de 2015 foi transformador. Sob o comando da publicitária Priscila Gonzalez Tenfen, sua comunicação passou a transcender os limites dos consultórios médicos, lançando-se ao universo ilimitado da internet. 

Nas comemorações de 60 anos de atividades, além da memorável Sessão Solene Histórica promovida pela Câmara Municipal de Curitiba, o CEMUC deu início ao seu novo posicionamento perante o mercado.  

A partir da elaboração de um planejamento estratégico, alinhado à missão da instituição, criou-se uma marca, um email, um blog e uma página no facebook, migrando toda a comunicação para o mundo digital. As inscrições dos alunos passaram a ser feitas pela internet e toda a comunicação passou a ser integrada, não apenas em seu conteúdo, mas também no padrão de imagens e distribuição. 

Em 2016 o CEMUC foi escolhido pelo Rotary Internacional, através da Associação das Senhoras de Rotarianos como instituição merecedora da homenagem "Mulheres que Fazem a Diferença" em reconhecimento ao trabalho voluntário realizado em prol das mulheres da comunidade.

Em 2017 o CEMUC recebeu o prêmio "Destaque da Cidade de Curitiba" na área da saúde, juntamente com outros grandes nomes de destaque na área cultural, social, esportiva e social da capital paranaense em sessão solenidade na Câmara Municipal de Curitiba, pelo grande número de gestantes e casais grávidos atendidos.

Em 2018 o CEMUC recebeu a honraria "Paul Haris" concedida pelo Rotary Internacional, através do Rotary Clube de Curitiba III Milênio, pelo trabalho de educação e conscientização para doação de leite materno realizado junto às alunas, que é responsável por 90% do volume de leite recebido pelo Banco de Leite Humano do Hospital Evangélico de Curitiba.

Publicitária Priscila Gonzalez, voluntária que comanda a comunicação

Marca do CEMUC, repleta de simbolismo

2015 - Homenagem ao CEMUC na Câmara Municipal de Curitiba 


2016 - Homenagem ao CEMUC no Rotary Internacional

2017 - Homenagem ao CEMUC na Câmara Municipal de Curitiba 

2018 - Homenagem ao CEMUC no Rotary Internacional


Ainda em 2018, novas formas de comunicação passaram a ser utilizadas. Foi criada uma página no instagram, um canal no youtube e cada nova turma passou a ser inserida em um grupo de whatsapp, visando aumentar o alcance de divulgação e aproximar a interação com os alunos.

Também foi dado início ao evento "Amigas de Barriga", reunindo todas as ex alunas com seus bebês numa grande e animada festa de confraternização, no mês de outubro, para que os bebês pudessem comemorar seu "Primeiro Dia das Crianças" com os novos amiguinhos, filhos das colegas de turma de sua mamãe. 

Este projeto deu tão certo que as alunas passaram a se reunir também em suas casas, comemorando aniversários, festa junina, natal e outras datas festivas, estreitando ainda mais seus laços de amizade e apoio entre si.




Em 2019 o CEMUC recebeu o 1º lugar na categoria "Mídias Sociais" no 1º Prêmio Impulso para Instituições do Terceiro Setor, promovido pelo Instituto RPC, pelo seu trabalho na área de  comunicação, entre todas as instituições do Terceiro Setor do Estado do Paraná.

Em 2020 o CEMUC foi contemplado com o 3º lugar no Hackathon (maratona hacker) promovida pelo PMI - Project Management Institute, dentre instituições do Terceiro Setor de todo o Brasil, pelo planejamento entregue para o lançamento de seu Curso on Line.

Com a pandemia, as aulas presenciais foram suspensas e o curso teve que "se reinventar", realizando  "lives" semanais voltadas ao universo das famílias grávidas: gestantes, pais, avós e novas mamães. Produzidas e apresentadas pela coordenadora do Curso Parto Amoroso, Rossana Franke de Oliveira, cada live conta com um profissional convidado que ministra um tema com foco em gestação ou parto ou maternidade ou paternidade ou empreendedorismo para a nova mamãe ou direitos do bebê ou desafios para a nova mamãe, entre muitos outros. As lives acontecem semanalmente e têm obtido audiência crescente e atraído empresas em busca de visibilidade. Em paralelo, foram iniciadas as gravações de aulas para o Curso Parto Amoroso on line.

Entrega do Prêmio Impulso, com a equipe do CEMUC e da RPC no Teatro Sesc

Live Festiva em comemoração aos 65 anos

Lives Semanais com profissionais experientes

Em 2021 o CEMUC já começa o ano com duas vitórias: na mesma semana foi selecionado na disputadíssima Oficina de Captação de Recursos, promovida pelo Programa Impulso da RPC, conquistando 1 das 20 vagas, entre 98 instituições concorrentes e também para participar do Curso de Capacitação Solidária em Gestão de Projetos, com duração de 7 meses, promovido pelo Movimento Voluntariado de Curitiba, em parceria com o PMI - Project Management Institute, ISAE - Instituto Superior de Administração e Economia - Escola de Negócios conveniada com a FGV - Fundação Getúlio Vargas no Paraná.

Toda essa visibilidade é importante e necessária para a divulgação dos patrocinadores atuais e dos próximos, que certamente virão. Também ampliará o universo de alunos que, a partir do curso on line, poderão aprender com a excelência dos curso do CEMUC, em qualquer parte do Brasil e do mundo. Estamos nos capacitando para isso !

segunda-feira, 22 de março de 2021

Dra Ana Maria Fagundes Arana apresenta os Laços Invisíveis na Gestação em live repleta de sensibilidade

Em uma live repleta de conhecimento e sensibilidade, Dra Ana Maria Fagundes Arana apresentou com maestria os "Laços Invisíveis na Gestação".


Num bate papo muito agradável, Dra Ana Arana trouxe um olhar de ternura e sensibilidade durante a live semanal promovida pelo CEMUC, sob o comando da coordenadora do Curso Parto Amoroso para Gestantes, Rossana Franke de Oliveira.

Parapsicóloga Clínica, Hipnóloga, Odontopediatra, Palestrante Voluntária, Autora de Livros e CDs sobre relaxamento, relacionamento, conhecimento, harmonia e com uma vasta experiência profissional e pessoal, Dra Ana encantou a todos com sua postura e conteúdo.

Relatou que, como profissional odontopediatra, observava que as ações e reações das crianças e adolescentes estavam relacionadas com o contexto familiar. Isso a despertou para buscar mais conhecimento no entendimento do ser humano.

Após 30 anos de profissão, decidiu cursar Parapsicologia, seguindo o ramo da Parapsicologia Científica e Independente – Sistema Grisa. Em seus atendimentos, observou que uma das principais ferramentas para poder auxiliar as pessoas em seus conflitos e dificuldades, de uma forma mais rápida e eficiente, é a Hipnose. Mais uma vez, para se aprofundar nesta área, fez o curso “Avançado de Hipnose Científica” pela Sociedade de Hipnologia do Paraná.

Uma verdadeira lição de vida, especialmente neste momento em estamos precisando nos "reinventar". 

Dra Ana salientou que o trabalho com gestantes é uma de suas paixões, pois nossa primeira morada é o Ventre Materno. "A mulher e toda a família deve curtir cada momento deste período maravilhoso, com acolhimento e alegria".


Como trabalha a nossa mente em relação à gestação

Há uma ligação intensa de subconsciente entre mãe e o bebê em gestação. Em uma analogia, pode-se visualizar um iceberg : o consciente representa a ponta do iceberg , que está visível, em torno de 10% de seu volume e está relacionado com a nossa razão. O volume submerso (90% ) que está oculto, representa o nosso subconsciente. Outra analogia para explicar esta relação "consciente x inconsciente" é descrevê-la como: um cavalo, que representa o subconsciente e o cavaleiro, que representa o consciente. Assim como o cavaleiro deve dominar o cavalo, o consciente precisa dominar o subconsciente e guiá-lo.

O bebê em gestação só tem subconsciente. O consciente começa a se desenvolver em torno dos 5 anos de idade, quando a criança começa a questionar as coisas, demonstrando um senso crítico. Por isso a fase de gestação é tão importante, pois tudo o que a mamãe sente, pensa, imagina e vivencia, o bebê sente, pensa, imagina e vivencia com ela.

Citou os livros: A vida Secreta do Bebê e Bebês do Amanhã, que abordam a vida pré natal com muios detalhes. entre eles, a comunicação. no livro Bebês do Amanhã, o autor explica que na gestação existe  várias formas de comunicação, denominadas: molecular, sensorial e intuitiva. 

A comunicação molecular se dá através da placenta e do cordão umbilical. O estado emocional da mãe produz neuro transmissores que afetam diretamente o bebê. Se ela está estressada, ansiosa, ela produz adrenalina e isso vai para a formação do bebê. O ideal seria a mãe produzir dopamina, que se forma a partir do carinho, do abraço, dos momentos de prazer.

A comunicação sensorial se dá através do toque, da fala e da música. A mãe deve tocar sua barriga e conversar com o bebê, falando palavras de amor para ele, mesmo que ela esteja passando por um momento difícil. O mesmo ocorre com a música. A canção que o bebê ouviu no ventre materno o faz se acalmar depois de nascido ao ouvir novamente esta música. 

A comunicação intuitiva é muito intensa. A mãe passa toda a sua programação mental para o bebê - seu arquivo de memória genética. 

Nosso subconsciente pode ser programado e reprogramado e na gravidez, a gestante está programando a mente de seu bebê. Quanto mais a mãe tiver sentimentos e atitudes positivas, alegres, amorosas, mais este bebê será alegre e sociável. A ciência já entendeu que é possível reprogramar a mente, se necessário.

Rossana Franke de Oliveira e Ana Maria Fagundes Arana durante a live 



Como a gestante deve programar positivamente a mente de seu bebê em formação

Dra Ana ensinou algumas técnicas, entre elas: olhar no espelho pela manhã e conversar com o bebê, fazendo-o sentir-se bem vindo, amado e acolhido. À noite a mãe pode fazer um relaxamento, juntamente com o pai, para que o bebê se sinta próximo dele também. 

Outra técnica é ouvir valsas clássicas (Mozart, Vivaldi), cantar para o bebê, num trabalho de envolvimento e sintonia, buscando a tranquilidade da mamãe enquanto o bebê tem uma sensação agradável. 

Outra prática importante é a mamãe caminhar, dançar, fazer exercícios físicos e, sempre que tiver pensamentos negativos, mudar o foco. Outra dica é rir muito, tentar manter a harmonia entre o casal para que o bebê sinta-se tranquilo e acolhido. Vivendo com mais leveza, a mamãe passará leveza para o seu bebê.

Dra Ana também falou sobre a importância do parto, citando diversos exemplos que provam que a forma como o parto foi realizado também influenciará na formação da mente do bebê. Em contra partida, acalmou as mães, salientando que, caso tenham ocorrido experiências negativas na fase de gestação ou parto, a mente da criança poderá ser reprogramada, em qualquer tempo. 

A mãe deve se preparar para amamentar, aprender shantala e demais práticas para estar "unida" com o bebê após o nascimento.


Relaxamento

Os minutos finais desta live foram dedicados a uma prática de relaxamento, que pode ser revista e praticada uma vez ao dia em casa. Siga o link: https://www.instagram.com/tv/CMDNxIllMNi/

A prática de relaxamento começa a partir do minuto 48. 



Livros de sua autoria (clique no título para comprar nas Livrarias Curitiba)

Neste livro a autora ressalta as causas das dificuldades no relacionamento e como harmonizar-se para viver um casamento verdadeiro, intenso e duradouro. O objetivo do livro é divulgar e compartilhar com mais pessoas de uma forma simples, clara e profunda, apontando causas e soluções para os seus problemas pessoais e conjugais, ou seja, desatando os laços invisíveis no relacionamento.

A vida é feita da escolha de caminhos e esses podem ser escolhidos de forma inteligente e sábia. Todo caminho a ser percorrido apresenta desafios, escolhas e muitos treinos. "O Caminho" ensina as pessoas a caminharem nesta trilha da vida de cabeça erguida, olhando para o alto, percebendo e sentindo a proteção de um Ser Superior.



Se você quiser entrar em contato com a Dra Ana Maria Fagundes Arana, siga os links:



Lives Semanais do CEMUC

Todas as 6ªs feiras, das 16 às 17 horas o CEMUC reúne AO VIVO gestantes, mamães e grandes especialistas que esclarecem dúvidas sobre cuidados com a mamãe e seu bebê .

Acompanhe ! Basta seguir o link: https://www.instagram.com/cursopartoamorosogestante/


sábado, 20 de março de 2021

Dra Ana Cristina Baruffi apresentou tudo que é possível saber sobre Direito & Maternidade em 60 minutos de live

    
Direito & Maternidade: live rica em conteúdo com advogada Ana Cristina Baruffi


No último dia 19 de março a live semanal do CEMUC aconteceu no instagram, das 16 às 17 horas, com a advogada Dra Ana Cristina Baruffi. 

Especialista em direitos decorrentes da maternidade, ex aluna do CEMUC, escritora, empreendedora, Dra Ana trouxe um denso conteúdo, conceituando seu trabalho como uma forma de apresentar às mulheres (em especial gestantes e novas mamães) seu importante papel na sociedade, posicionando-as como "anti frágeis" e dando a elas condições para que possam exercer seus direitos.

No blog que escreve, nas mensagens que faz questão de responder pessoalmente, no contato com as gestantes e mamães, ela vai sedimentando alicerces para construção de uma rede de embasamento jurídico visando segurança para a mulher fazer valer os seus direitos e não apenas reivindicá-los.

Ressaltou o momento delicado e tenso pelo qual estamos passando com a pandemia e o quanto isso afeta as relações de trabalho, tornando situações difíceis ainda mais conflituosas. 

Lembrou que os direitos trabalhistas das gestantes são vários: estabilidade, possibilidade de sair para realização de exames/consultas, licença maternidade, licença maternidade especial para prematuros, intervalo amamentação, não trabalhar em local insalubre (gestante e lactante, até o bebê completar 6 meses), entre outros.

Citou o exemplo de ambiente insalubre, covid no ambiente de trabalho, suspensão do contrato de trabalho e vários outros que hoje apresentam inúmeras divergências administrativas, jurídicas, contratuais e previdenciárias de aplicação da lei em relação aos direitos da gestante e da nova mamãe.

Salientou que buscar conhecimento, o que pode / não pode é um direito da gestante, da mesma forma que é seu dever cumprir as normas de segurança para si e seu bebê dentro da empresa. Exemplificou  com o caso da gestante que reclamava de ambiente não seguro para a saúde, porém ao mesmo tempo, se recusava a usar máscara, contrariando o protocolo sanitário contra covid, expondo-se ao vírus.

Orientou que, tão logo a mulher ficar sabendo de sua gestação, deve comunicar à empresa onde trabalha para que a empresa possa se preparar para futuras faltas em decorrência de consultas, exames, além do afastamento pós parto. Lembrou também que a gestação pode acarretar enjoos, vômitos, sonolência, mudanças de humor, desequilíbrio hormonal, glicêmico, etc e esses fatores podem interferir no desempenho do trabalho, fazendo com que a empresa precise se preparar para essas intercorrências.

No decorrer do período gestacional, a empresa também, se necessário, pode (e deve) realizar algumas adaptações no ambiente, como providenciar um carrinho para transporte de caixas, a fim de que a gestante não precise carregar peso; contratar um estagiário para suprir suas faltas; remanejar seu local de trabalho para um ambiente não insalubre, entre diversas outras providências, que podem ser simples e não onerosas, visando preservar a saúde e bem estar da gestante, de seu bebê e o bom relacionamento no ambiente de trabalho, sem prejuízo para nenhuma das partes.

Deixou muito claro que a relação de trabalho é uma via de mão dupla e respeito é a palavra que deve defini-la. 


Tudo que a Gestante precisa saber sobre Salário Maternidade

Dra Ana escreveu um e-book que é atualizado cada nova mudança na legislação, onde explica tudo sobre salário maternidade, com ênfase no curso de planejamento do salário maternidade.

Estas orientações funcionam muito bem, especialmente com as gestantes autônomas. Lembrou que elas devem buscar informações sobre o salário maternidade assim que descobrirem sobre a gravidez. Há carências e inúmeras restrições que, se não observadas no tempo certo, farão com que a gestante perca este direito.


Além deste e-book sobre salário maternidade, há outros de sua autoria disponíveis para venda em suas redes sociais. 

O bate-papo pontuou também o tema amamentação (intervalo, ordenha, espaço próprio nas empresas), e ficou claro que o caminho a percorrer ainda é muito longo. O debate sobre "a maternidade nas empresas" deve contemplar vários aspectos, muitos ainda controversos e que precisam de soluções e não somente reclamações, pois, infelizmente, a gestação é um dos fatores que mais atrapalham a contratação de mulheres no mercado de trabalho e sua manutenção no emprego após o retorno da licença maternidade.


Para conhecer mais sobre a palestrante, seguem os links para contato:

Dra Ana Cristina Baruffi

https://www.instagram.com/anacrisbaruffi/

https://www.instagram.com/baruffiadvocacia/

https://www.facebook.com/anacris.baruffi

https://linktr.ee/anacrisbaruffi

https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5541991899904.

No ranking dos advogados mais digitais do Brasil, Dra Ana está na 17ª posição

https://blog.advbox.com.br/os-100-advogados-mais-digitais-do-pais-3/


Caso você queira rever esta live, clique no link a seguir:

https://www.instagram.com/p/CMnPf9_FQqN/


Parceria CEMUC e Guia Acesso Médico completa 17 anos

Guia Acesso Médico é distribuído aos alunos, professores, parceiros e voluntários do CEMUC 


O ACESSOMEDICO.COM é um guia on line e impresso com cadastros atualizados, permitindo pesquisas rápidas de profissionais, serviços e produtos na área de saúde em todo o Brasil.

Iniciou suas atividades em 2003 e já distribuiu gratuitamente mais de 8.000.000 de exemplares, além de contar com 1.300.000 acessos/mês em seu portal na internet, com escritórios em Curitiba, São Paulo e Miami. 

Desde o início de suas operações, o CEMUC participa deste guia, confiando em seu profissionalismo e credibilidade. Alexandre Biega, diretor da empresa, é um grande entusiasta e colaborador das nossas iniciativas. Ano a ano distribuímos o guia impresso a cada um de nossos alunos, professores, voluntários, representantes de empresas parceiras e amigos. 

Neste ano estão sendo distribuídos 300.000 exemplares, em plena pandemia e no auge da discussão sobre o futuro do material impresso. Uma das maiores provas de que esta discussão ainda está longe de acabar, é que o Google, maior portal de negócios do mundo e o Linkedin, maior portal de profissionais do mundo, também estão este guia, ao nosso lado.

Dr Rached Traya, presidente da Unimed Curitiba - empresa patrocinadora do CEMUC 
recebe os exemplares da edição 2021 das mãos do diretor Alexandre Biega

Diretor Geral do Grupo IPO, Dr. João Luiz Garcia de Faria, parceiro do CEMUC 
recebe os exemplares da edição 2021 das mãos do diretor Alexandre Biega


Na edição 2021 do Guia Acesso Médico, o CEMUC está presente em duas páginas convidando famílias grávidas a participar das lives semanais, que trazem profissionais de renome na área de saúde para tratar de temas sobre gestação, parto, cuidados com o bebê.  


        
Anúncios do CEMUC nas páginas do Acesso Médico - edição 2021


Parceria de longa data nas aulas e eventos promovidos pelo CEMUC

Saiba mais sobre o Guia Acesso Médico em:

sexta-feira, 12 de março de 2021

No Mês da Mulher, dermatologista Paula Xavier Schiavon fala sobre rotina skin care da nova mamãe

Dra Paula deu um show de conhecimento e simpatia respondendo a todas as dúvidas na live comandada pela coordenadora do Curso Parto Amoroso CEMUC, Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira


O bebê nasceu e, além de todas as tarefas que a nova mamãe precisa assumir, está o cuidado consigo mesma. Para falar sobre este desafio neste Mês da Mulher, o CEMUC convidou a Dra Paula Xavier Schiavon, dermatologista, Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Paraná e professora do Curso Parto Amoroso para participar da live semanal realizada no dia 12 de março, através do instagram.

Dra Paula enalteceu a iniciativa do CEMUC que, há 65 anos reúne profissionais renomados para compartilhar gratuitamente seus conhecimentos com a comunidade, através de aulas AO VIVO, sendo pioneiro no que só agora, na pandemia, passou a ser uma prática de outras instituições, através da internet. 

Com muita simpatia e segurança, esclareceu várias dúvidas, listando as angústias mais comuns das novas mamães, que resumimos a seguir:


Cabelo

Em seu consultório, ela recebe muitas novas mamães com queixas sobre o cabelo. Explicou que ele cresce bonito na gestação, a mulher se sente linda, plena e feliz com sua aparência. Logo que o bebê nasce porém, a mamãe perde a sua rotina, passando a não comer, dormir ou descansar adequadamente o que reflete em sua aparência. 

As mudanças no metabolismo da mamãe também impactam em seu corpo, pele e cabelo. Lembrou que é comum as novas mamães reclamarem da perda do vigor e brilho dos fios e, principalmente, da queda de cabelo. Orientou-as que é possível fazer tratamento preventivo, especialmente em mamães cuja queda de cabelo já ocorre antes da gestação. 


Cicatriz Cesárea

Outra queixa recorrente das novas mamães é em relação à cicatriz ocasionada pela cesárea. Como há diferentes tipos de cicatriz (algumas mais finas, outras maiores) cada organismo reage de uma forma diferente e o profissional dermatologista poderá indicar o tratamento mais adequado. 


Estrias 

Elas podem aparecer nas mamas, abdômen, quadris, com várias intensidades e, novamente, o profissional dermatologista poderá indicar o tratamento mais adequado. 


Flacidez

Igualmente, o profissional dermatologista poderá indicar o tratamento mais adequado, salientando que, há um tempo natural para recuperação, no qual a mamãe precisa ter calma e saber esperar. 

Citou como exemplo o "umbigo triste", assim conhecido, quando a região fica flácida, fazendo a pele superior do umbigo "cair". Explicou que mães que praticam exercícios físicos tem mais chances de retomar a aparência normal naturalmente e de forma mais rápida. Quando não é possível, há a possibilidade de uso de bioestimuladores. Injetados debaixo da pele, causam inflamação que produzirá mais colágeno e "puxará" o umbigo , tornando-o "alegre" e deixando a mamãe mais alegre ainda.


Unhas

Em relação às unhas, não é uma queixa frequente da nova mamãe, porém, o fato dela mexer muito mais com água para banhar o bebê, lavar suas roupinhas à mão, higienizá-las com frequência para pegá-lo no colo, limpar mais a casa, entre outros cuidados pode ocasionar a síndrome das unhas frágeis, que necessita de avaliação para tratamento.


Micoses

A nova mamãe também está sujeita ao aparecimento de micoses. Pode ocorrer micose nas unhas, por conta de alterações no sistema imunológico da mãe, o que, só poderá ser tratado após o período de amamentação, pois anti-fúngicos são administrados via oral e não são recomendados às lactantes.

Outro local onde pode acontecer a micose (candidíase) é na região abaixo dos seios, principalmente quando as mamas são muito grandes. Neste local, ocorrem lesões vermelhas que podem ser tratadas com cremes. Outra dica é secar o local com secador e usar talco secativo.


Tatuagens

A nova mamãe não está impedida de fazê-las, mesmo se estiver amamentando, porém alerta sobre a possibilidade de alergias, que podem demorar a curar, especialmente em mamães com peles sensíveis.


Melasma

Melasma é o nome dado a manchas escuras na pele, causadas por pigmento produzido pela própria pele, ocasionado pela exposição ao sol e luz proveniente de telas de eletrônicos (Celular, tablet, computador).

O tratamento sob orientação do dermatologista pode corrigir o pigmento, mas não consegue terminar com o problema. Não é rápido para resolver e começa em casa, com o uso DIÁRIO E ININTERRUPTO de FILTRO SOLAR.

Dra Paula ressaltou a importância do filtro solar que, segundo ela "salva da velhice e do câncer de pele", pois o sol destrói o nosso colágeno.


Amamentação e Tratamentos de Beleza

Quem amamenta não pode usar alguns produtos, como clareadores. O botox (líquido paralisante aplicado no músculo para melhorar rugas e contornos de flacidez) não é proibido, mas deve ser usado com critério, especialmente na parte inferior do rosto. Já o preenchimento, Dra Paula explicou que deve ser feito  com muito critério em preferencialmente 60 dias após o parto, pois o corpo ainda está em franca transformação.

Os tratamentos a laser, em geral, podem ser retomados após o parto, porém, são contra-indicados no período de gestação.


Rotina Skin Care

Como dermatologista, nossa convidada percebeu que, nestes tempos de pandemia, muitas mulheres dispõem de mais tempo em casa e, fatalmente, acabam se olhando no espelho com mais atenção. Este momento traz algumas surpresas sobre sua pele que antes não eram percebidas devido ao ritmo de vida muito mais acelerado. Esta "descoberta em frente ao espelho" alertou muitas mulheres a cuidar mais de si e buscar a ajuda de um dermatologista para obter uma orientação profissional.

Uma dica muito valiosa que ela deixou para as novas mamães e mulheres em geral é a de que a rotina tem que ser SIMPLES e REALIZÁVEL. Não adianta comprar dezenas de produtos, pois o tempo da nova mamãe é regulado pelo bebê e ela acabará não dando conta de passar horas fazendo tratamentos de beleza. 

No geral, a sua rotina skin care deve ser adaptada à sua pele e estilo de vida. Os produtos podem (e devem) desempenhar múltiplas funções para facilitar sua aplicação. São produtos indispensáveis:

- Sabonete de limpeza: adequado às condições da pele, como acne, oleosidade e também ao estilo de vida: exposição à poluição, uso de maquiagem, etc

- Creme Noturno: também adequado ao tipo de pele, idade e características pessoais da mulher, que podem fazer com que ela desista de usá-lo, como cheiro forte, possibilidade de manchar a roupa de cama, muito oleoso, etc. 

- Filtro Solar: que pode ser anti oxidante, com pigmento de base, hidratante, ou seja, um produto com multi funções, que economizará o tempo da mamãe.


Assista a live completa no insta: https://www.instagram.com/tv/CMVOjG2lsTP/


Para maiores informações, segue o contato da profissional:

  • Dra Paula Xavier Schiavon 
  • Av. Pres. Getúlio Vargas, 2932 - Sala 1603 - Água Verde, Curitiba - PR
  • Fone: 41 3343-4660
  • @drapauladermatologista


Nossas lives acontecem sempre às 6as feiras, das 16h00 às 17h00, no instagram do curso parto amoroso gestantes. Para nos acompanhar, é só clicar aqui:  https://www.instagram.com/cursopartoamorosogestante/


segunda-feira, 1 de março de 2021

Toda 6a. feira tem live do CEMUC no Instagram

Cursos para Futuras e Novas Mamães através de lives

Em março de 2020, com a proibição de aulas presenciais em virtude da pandemia, o CEMUC passou a realizar lives com profissionais de saúde, visando dar continuidade às orientações para famílias grávidas e manter a união entre as "amigas de barriga" (nome carinhoso dado às gestantes, colegas de turma).

No início, por conta da disponibilidade de agenda dos profissionais palestrantes, as lives eram realizadas nos finais de semana, através da plataforma ZOOM. Foram promovidas lives com profissionais da área médica, odontológica, jurídica, nutrição, fisioterapia, yoga, entre outras, visando o bem estar da gestante, do bebê e de toda a família.

Também promovemos uma grande live festiva, reconectando amigos, alunos, professores, voluntários e empresas parceiras, que, no decorrer desta caminhada nos ajudaram a chegar até aqui. Nesta Live Festiva, que aconteceu em setembro (mês de aniversário do CEMUC) celebramos três marcos históricos:

  • 65 anos do Curso Parto Amoroso para Gestantes 
  • 25 anos do Curso Parto Amoroso para Casais Grávidos 
  • 20 anos do Curso Mamãe eu quero Mamar  

e lançamos a semente para o Curso Parto Amoroso On Line

A equipe passou a intensificar o trabalho de planejamento para produção da versão digital do Curso para Gestantes e no mês de dezembro este planejamento foi escolhido entre os três melhores do Brasil, durante a maratona Hackaton Projetos Sociais, evento promovido pelo PMI - Project Management Institute, organização internacional que associa profissionais de gestão de projetos, considerada a maior do gênero no mundo, presente em 185 países, com 650.000 associados. 

Live Festiva em comemoração aos 65 do Curso Parto Amoroso para Gestantes


Lives 2021

A partir de 2021, o CEMUC passou a ampliar o conteúdo das lives, incorporando novas temas, necessários neste "novo normal" que a pandemia nos impôs. Baseamos o conteúdos das lives em 3 grandes eixos:

  • Orientação Científica: projeto "Mamãe sabe Tudo" 
  • Solidariedade Materna: projeto "Mães que Salvam"
  • Empoderamento Feminino: projeto "Mamãe Empreendedora"

A orientação científica e a solidariedade materna sempre foram as diretrizes dos cursos para gestantes promovidos pelo CEMUC, desde a sua fundação em 1955. A novidade é a chegada de profissionais da área de negócios, trazendo conhecimento e ferramentas para que as mamães possam gerar renda enquanto cuidam de seus filhos.

Para atingir mais pessoas, mudamos as lives da plataforma ZOOM para a rede social INSTAGRAM e passamos a realizá-las às sextas-feiras, a partir das 16 horas, num bate papo rico em conteúdo entre a coordenadora do Curso Parto Amoroso, Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira e um convidado especialista sobre o tema escolhido. O público participa ativamente, enviando perguntas via chat, que são respondidas ao vivo pelo palestrante convidado, gerando uma interação muito grande entre todos os participantes.

"Temos o compromisso de manter a excelência de nossos cursos, atualizando-os ano a ano, de acordo com as descobertas científicas e as novas configurações sociais", afirma Rossana, responsável pelo programa de aulas. Este compromisso garante a fidelização de nossos patrocinadores UNIMED CURITIBA e GRANADO BEBÊ que continuam a nos apoiar neste novo formato de aulas, percebendo que deverá ser o modelo da educação daqui em diante", afirma Rossana. 

Rossana Franke recebe os palestrantes e conduz as lives com maestria

"A cada semana percebemos o aumento do interesse de futuras mamães e famílias grávidas pelos temas apresentados e recebemos sugestões de novos temas", comemora Rossana Franke, entusiasta deste novo formato, que está se revelando como apresentadora. 

Empresas podem enviar brindes para sorteio e divulgar sua marca como apoiadores e profissionais tem a oportunidade de divulgar seu trabalho através de nossas lives, que são gratuitas e abertas ao público.

Convidamos todas as famílias grávidas a participar e interagir conosco: toda 6ª feira, às 16h no instagram : https://www.instagram.com/cursopartoamorosogestante