quinta-feira, 21 de março de 2024

Turma 165 marca o lançamento do Curso Parto Amoroso online

Turma 165 do Curso Parto Amoroso


Nos dias 16 e 17 de março, fechando o verão com temperaturas acima de 30 graus, o CEMUC realizou a primeira turma de 2024 reunindo gestantes, casais grávidos, professores, voluntárias e uma grande novidade: o lançamento do Curso Parto Amoroso Online. 

"Após 3 anos entre planejamento, roteirização, negociações, gravação, edição, pós produção, escolha de plataforma e demais providências, finalmente conseguimos", comemorou a publicitária Priscila Gonzalez Tenfen, voluntária responsável pela comunicação do CEMUC.

A Turma 165 seguiu o programa, com aulas sobre gestação, parto, amamentação, nutrição, saúde mental, banho do bebê, primeiros socorros, fisioterapia pélvica, sling, direitos da parentalidade e acrescentou uma aula prática: a shantala, com a fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira que ensinou a prática em um boneco e, ao seu lado, foi replicada pela mamãe Karolinne e seu bebê. Ambos estiveram presentes na turma de novembro, só que ele ainda estava na barriga da mamãe.



Os alunos foram recepcionados com clic do fotógrafo Thiago Rodrigues no Bosque do Museu da Vida e receberam lindas fotos para eternizar este momento. Depois seguiram para a Sala dos Mil Dias aprendendo e brincando neste espaço lúdico que apresenta a importância da gestação e dos primeiros 2 anos de vida da criança para o seu desenvolvimento, totalizando 1000 dias de cuidado: 270 na gravidez + 365 no 1º ano  + 365 no 2º ano.

Já em sala de aula, o curso teve início com a entrega das doações dos alunos para o Grupo de Voluntariado Atitude do Coração, da Igreja Batista da Alameda. As voluntárias Vanessa e Carmen representaram o grupo, contando aos alunos sobre o trabalho que desenvolvem: iniciaram com a confecção de corações para apoio e conforto nas atividades do dia a dia de pacientes que se submetem a retirada da mama por causa do câncer. Com as sobras de tecidos, passaram a confeccionar pequenos corações como "sachês" para presentear acompanhantes de pacientes. Como o grupo foi crescendo, puderam confeccionar também "naninhas" para as crianças internadas. Como a sobra da sobra dos tecidos, reúnem os retalhos e confeccionam colchas para bebês. Das colchas surgiu a ideia de criar kits para enxovais, que são entregues em maternidades e comunidades carentes. "As fraldas, roupinhas e demais produtos que estamos recebendo nesta doação irão compor esses kits" explicou, emocionada, a coordenadora do grupo que, no próximo ano, completa 10 anos de atividades.

O programa seguiu com aulas teóricas e práticas ministrada por professores especialistas, TODOS VOLUNTÁRIOS DO CEMUC, dando um show de conhecimento e didática. Com lanche farto e muitos brindes, os alunos tiveram um final de semana de muito aprendizado, novas amizades, acolhimento e fortes emoções. 




Final de Semana ensolarado no Museu da Vida

Grupo Atitude do Coração presenteou os alunos com mini corações

Doações para o grupo: banheirinhas repletas de fraldas, roupinhas, brinquedos

A Sala dos Mil Dias traz muito conhecimento e alegria aos participantes

Turma lotada, atenta às orientações

Aula prática sobre o uso do Sling

Aula prática sobre o Banho do Bebê

Brindes para as alunas e seus bebês

Lanche farto para nosso alunos e professores

Professores Voluntários deram um show em cada aula 

Para celebrar a Páscoa, bolo com coelhinhos, ovinhos e pirulitos de brownie 

Encontro de Gerações: Vovó Neide abraça a neta, à espera do 1º bisneto

Muitos brindes e mimos para mamães e papais

Aula de Shantala com "Bebê de Verdade" que curtiu muito


Curso Parto Amoroso on Line
Ainda com alguns ajustes a serem feitos, mesmo assim foi lançado com esta turma, visando observações e sugestões para edição final.

O CEMUC lançou o Curso Parto Amoroso on Line com 8 módulos e o Curso Avulso Shantala com a Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira, ambos na plataforma Hotmart - a maior plataforma de cursos online da America Latina.

"Contamos com a ajuda de voluntários do Program ADOTE do Instituto GRPCOM para este lançamento e já estamos pensando na produção de novas aulas avulsas, que tem sido um pedido recorrente das famílias grávidas" explica a coordenadora de comunicação do CEMUC.





Nenhum comentário:

Postar um comentário