Nos dias 16 e 17 de março, fechando o verão com temperaturas acima de 30 graus, o CEMUC realizou a primeira turma de 2024 reunindo gestantes, casais grávidos, professores, voluntárias e uma grande novidade: o lançamento do Curso Parto Amoroso Online.
"Após 3 anos entre planejamento, roteirização, negociações, gravação, edição, pós produção, escolha de plataforma e demais providências, finalmente conseguimos", comemorou a publicitária Priscila Gonzalez Tenfen, voluntária responsável pela comunicação do CEMUC.
A Turma 165 seguiu o programa, com aulas sobre gestação, parto, amamentação, nutrição, saúde mental, banho do bebê, primeiros socorros, fisioterapia pélvica, sling, direitos da parentalidade e acrescentou uma aula prática: a shantala, com a fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira que ensinou a prática em um boneco e, ao seu lado, foi replicada pela mamãe Karolinne e seu bebê. Ambos estiveram presentes na turma de novembro, só que ele ainda estava na barriga da mamãe.
Os alunos foram recepcionados com clic do fotógrafo Thiago Rodrigues no Bosque do Museu da Vida e receberam lindas fotos para eternizar este momento. Depois seguiram para a Sala dos Mil Dias aprendendo e brincando neste espaço lúdico que apresenta a importância da gestação e dos primeiros 2 anos de vida da criança para o seu desenvolvimento, totalizando 1000 dias de cuidado: 270 na gravidez + 365 no 1º ano + 365 no 2º ano.
Já em sala de aula, o curso teve início com a entrega das doações dos alunos para o Grupo de Voluntariado Atitude do Coração, da Igreja Batista da Alameda. As voluntárias Vanessa e Carmen representaram o grupo, contando aos alunos sobre o trabalho que desenvolvem: iniciaram com a confecção de corações para apoio e conforto nas atividades do dia a dia de pacientes que se submetem a retirada da mama por causa do câncer. Com as sobras de tecidos, passaram a confeccionar pequenos corações como "sachês" para presentear acompanhantes de pacientes. Como o grupo foi crescendo, puderam confeccionar também "naninhas" para as crianças internadas. Como a sobra da sobra dos tecidos, reúnem os retalhos e confeccionam colchas para bebês. Das colchas surgiu a ideia de criar kits para enxovais, que são entregues em maternidades e comunidades carentes. "As fraldas, roupinhas e demais produtos que estamos recebendo nesta doação irão compor esses kits" explicou, emocionada, a coordenadora do grupo que, no próximo ano, completa 10 anos de atividades.
O programa seguiu com aulas teóricas e práticas ministrada por professores especialistas, TODOS VOLUNTÁRIOS DO CEMUC, dando um show de conhecimento e didática. Com lanche farto e muitos brindes, os alunos tiveram um final de semana de muito aprendizado, novas amizades, acolhimento e fortes emoções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário