quinta-feira, 7 de março de 2024

Mulheres do CEMUC recebem homenagem da Câmara Municipal de Curitiba

Sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher


Na noite do dia 06 de março, a Câmara Municipal de Curitiba realizou uma sessão festiva para homenagear as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher que é comemorado em 8 de março.

Com o tema "Mulheres que Inspiram"quatro das voluntárias do CEMUC foram as homenageadas, representando toda a equipe de mulheres voluntárias deste grande projeto social: Médica Virginia Merlin, Médica Chang Chaim, Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira e Publicitária Priscila Gonzalez Tenfen.

"É uma honra representar as maravilhosas profissionais que participam do CEMUC com tanto amor e esta honraria eu divido com cada uma delas" disse, emocionada, a Coordenadora do Curso Parto Amoroso, Rossana Franke de Oliveira.

Por proposição do Vereador Jornalista Marcio Barros @marciobarrosjornalista esta sessão deu voz a várias mulheres, cujos discursos convergiram para os grandes desafios a serem enfrentados pelas mulheres, independente de sua classe social, idade, etnia ou formação acadêmica, tanto em casa, como no trabalho e na sociedade como um todo.

Sessenta mulheres, entre donas de casa, profissionais de saúde, comunicação, educação, gastronomia, empresárias, artesãs, servidoras públicas e várias outras ocupações foram escolhidas para representar as mulheres que inspiram no município de Curitiba.

O nome das homenageadas, com destaque para as voluntárias do CEMUC:

Adriana da Costa; Adriana Teles de Souza; Alessandra Miranda; Alethea Correa; Amanda Santana; Ana Carolina Petraglia; Ana Cecília Parodi; Ana Goretti Balbi; Ana Paula Cabral; Ana Paula Paes; Ana Paula Sgaraboto; Ana Paula Taborda Ribas; Andressa Ouro Preto Lemos; Camile Domingues Maes; Carolina David dos Santos; Chang Yen-Li Chain; Charmoniks Heuer; Cinthia Dyba Stephens; Claudia Regina de Lima; Claudia Valéria Ciuffi; Daniela Delinski Gimeno Redua; Debora Moreira; Elaine Baumann Lima; Eunice José Batista Pereira; Évelin Greinert; Geovana Daeski; Gilmara Langner; Gisele Mara Durigan; e Gisele Sauner, Gisele Monteiro; Grace Kelly Puchetti Ferreira; Ivana Brum; Jaqueline Loise Pereira; Jenifer Formanquevski; Jéssica Mayara Dias; Karin Micheli Moreira; Karin Vanessa Bahry; Karine Miniskiskosky; Kelly Cristina Ribeiro; Keyth da Fonseca Silva; Laucimara de Araújo Almeida; Laureci Schmitz; Lucia Alba Kitani; Márcia Cristina Gunha; Maria Rafart; Maria Sílvia Bacila; Marilai Cristiane Thimoteo; Maria Helena Mazuroski; Nilcéa de Almeida; Otília de Oliveira Rodrigues; Patricia Cavallari; Priscila Gonzalez Tenfen; Rizia Silva Pereira; Rossana Franke de Oliveira; Rosane Bueno da Silva; Simone de Fátima Lima; Suelen Rocha; Suzana Andreia Galeazzi; Tatiana Cidral da Costa; e Virginia Merlin

Após a solenidade, todos os convidados foram recebidos com um saboroso coquetel no anexo ao plenário da Câmara Municipal, num clima de confraternização e muita alegria.






Apoio às Mulheres desde 1955

O Curso Parto Amoroso homenageia as mulheres desde 1955, quando foi criado por uma mulher, a médica Dra Elisa Chechia Noronha para servir como ponto de apoio, de encontro, de troca e de referência no dia a dia da mulher gestante, mãe e cidadã.

Desde o início as mulheres gestantes eram tratadas com todo carinho e suas dúvidas eram esclarecidas para que pudessem conhecer as mudanças em seu corpo e a partir daí, cuidar bem dele.  Logo outros profissionais de saúde vieram fazer parte desta equipe, aprendendo com a mestra Dra Elisa como agir com candura à luz da ciência. 

Hoje o CEMUC é a personalidade jurídica do curso e "empodera" as mulheres de diferentes formas, seguindo os ensinamentos de sua criadora. Uma das formas deste empoderamento feminino é voltado às futuras mamães, para que sejam conscientes de seus direitos, deveres e limitações.

"Orientamos seus direitos em relação às suas atividades profissionais através de advogada especialista em direitos da maternidade. Nas aulas sobre nutrição, amamentação e saúde mental as mulheres são orientadas a "fazer o possível" e não se sentirem frustradas se não conseguirem cumprir as metas sonhadas durante a gestação". Nas aulas sobre banho, sling primeiros socorros, damos seguranças às mães e incentivamos os pais a não serem apenas ajudantes, mas protagonistas na criação de seus filhos, colocando-os para "por a mão na massa em todas as aulas práticas, explica a coordenadora do curso, Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira. 

Outra forma de empoderamento feminino é em relação as novas mamães que querem empreender para poder administrar seu tempo com os filhos. Nas aulas do Curso Parto Amoroso e em nossas redes sociais o CEMUC abre espaço para mamães empreendedoras. Muitas delas são ex-alunas, outras atuam no nicho materno-infantil. Um exemplo bem bacana é o da aluna Ana Cristina Baruffi. Advogada, fez o curso e percebeu as muitas dificuldades e dúvidas sobre direto da maternidade. Passou a se especializar no assunto, escreveu livros e hoje é uma das maiores referências deste assunto no País.  

Mais uma forma de empoderamento feminino proporcionado pelo CEMUC é em relação às profissionais de saúde que, estimuladas a dar aulas no curso, passam a investir mais em sua carreira acadêmica. Algumas seguem em frente na área da docência. Outras descobrem uma paixão pelo ensino e passam a escrever livros, participar de cursos online, palestrar, entre outras atividades. Este é o caso da nutricionista e pedagoga Liziane Laufer, ex aluna do curso que, além de professora do curso presencial, gravou o módulo sobre nutrição do curso Parto Amoroso online e está se lançando na internet com um produto que mistura nutrição e pedagogia. A fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira também descobriu seu talento para o mundo digital a partir das lives que protagonizou durante a pandemia, com profissionais de saúde e bem estar de todo do Brasil e Exterior durante a pandemia.

Em relação às centenas de voluntárias que são parceiras do CEMUC, o apoio é  no sentido de buscar doação de lãs, fraldas, alimentos e produtos de higiene junto aos alunos e empresas para repasse aos grupos de voluntariado, a fim de que este trabalho, tão importante para a saúde mental das mulheres não pare. Desde que começou a contabilizar as doações, o Curso Parto Amoroso já arrecadou e entregou mais de 110.000 fraldas, 100.000 novelos e lã, 7 toneladas de alimentos e 1.000.000 de peças de roupas e produtos de higiene para repasse a grupos de voluntariado que faz entrega em maternidades, comunidades e abrigos. Anualmente reunimos os diferentes grupos em uma festa de confraternização onde elas dançam e se divertem, fazendo novas amizades e trabalhando cada vez mais para os bebês.







Desde 2023 o CEMUC tem também duas mulheres voluntárias participando do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, contribuindo na discussão de soluções para problemas voltado ao universo feminino, como a violência doméstica, feminicídio e muitos outros.   

São muitas histórias que inspiram e em todas elas as mulheres desempenham um papel preponderante.
Como mulheres, precisamos ajudar outras mulheres pois, como disse a jornalista Patrícia Cavallari em seu discurso na Câmara, "no inferno já tem lugar reservado para mulheres que não ajudam as outras!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário