quinta-feira, 21 de março de 2024

Turma 165 marca o lançamento do Curso Parto Amoroso online

Turma 165 do Curso Parto Amoroso


Nos dias 16 e 17 de março, fechando o verão com temperaturas acima de 30 graus, o CEMUC realizou a primeira turma de 2024 reunindo gestantes, casais grávidos, professores, voluntárias e uma grande novidade: o lançamento do Curso Parto Amoroso Online. 

"Após 3 anos entre planejamento, roteirização, negociações, gravação, edição, pós produção, escolha de plataforma e demais providências, finalmente conseguimos", comemorou a publicitária Priscila Gonzalez Tenfen, voluntária responsável pela comunicação do CEMUC.

A Turma 165 seguiu o programa, com aulas sobre gestação, parto, amamentação, nutrição, saúde mental, banho do bebê, primeiros socorros, fisioterapia pélvica, sling, direitos da parentalidade e acrescentou uma aula prática: a shantala, com a fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira que ensinou a prática em um boneco e, ao seu lado, foi replicada pela mamãe Karolinne e seu bebê. Ambos estiveram presentes na turma de novembro, só que ele ainda estava na barriga da mamãe.



Os alunos foram recepcionados com clic do fotógrafo Thiago Rodrigues no Bosque do Museu da Vida e receberam lindas fotos para eternizar este momento. Depois seguiram para a Sala dos Mil Dias aprendendo e brincando neste espaço lúdico que apresenta a importância da gestação e dos primeiros 2 anos de vida da criança para o seu desenvolvimento, totalizando 1000 dias de cuidado: 270 na gravidez + 365 no 1º ano  + 365 no 2º ano.

Já em sala de aula, o curso teve início com a entrega das doações dos alunos para o Grupo de Voluntariado Atitude do Coração, da Igreja Batista da Alameda. As voluntárias Vanessa e Carmen representaram o grupo, contando aos alunos sobre o trabalho que desenvolvem: iniciaram com a confecção de corações para apoio e conforto nas atividades do dia a dia de pacientes que se submetem a retirada da mama por causa do câncer. Com as sobras de tecidos, passaram a confeccionar pequenos corações como "sachês" para presentear acompanhantes de pacientes. Como o grupo foi crescendo, puderam confeccionar também "naninhas" para as crianças internadas. Como a sobra da sobra dos tecidos, reúnem os retalhos e confeccionam colchas para bebês. Das colchas surgiu a ideia de criar kits para enxovais, que são entregues em maternidades e comunidades carentes. "As fraldas, roupinhas e demais produtos que estamos recebendo nesta doação irão compor esses kits" explicou, emocionada, a coordenadora do grupo que, no próximo ano, completa 10 anos de atividades.

O programa seguiu com aulas teóricas e práticas ministrada por professores especialistas, TODOS VOLUNTÁRIOS DO CEMUC, dando um show de conhecimento e didática. Com lanche farto e muitos brindes, os alunos tiveram um final de semana de muito aprendizado, novas amizades, acolhimento e fortes emoções. 




Final de Semana ensolarado no Museu da Vida

Grupo Atitude do Coração presenteou os alunos com mini corações

Doações para o grupo: banheirinhas repletas de fraldas, roupinhas, brinquedos

A Sala dos Mil Dias traz muito conhecimento e alegria aos participantes

Turma lotada, atenta às orientações

Aula prática sobre o uso do Sling

Aula prática sobre o Banho do Bebê

Brindes para as alunas e seus bebês

Lanche farto para nosso alunos e professores

Professores Voluntários deram um show em cada aula 

Para celebrar a Páscoa, bolo com coelhinhos, ovinhos e pirulitos de brownie 

Encontro de Gerações: Vovó Neide abraça a neta, à espera do 1º bisneto

Muitos brindes e mimos para mamães e papais

Aula de Shantala com "Bebê de Verdade" que curtiu muito


Curso Parto Amoroso on Line
Ainda com alguns ajustes a serem feitos, mesmo assim foi lançado com esta turma, visando observações e sugestões para edição final.

O CEMUC lançou o Curso Parto Amoroso on Line com 8 módulos e o Curso Avulso Shantala com a Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira, ambos na plataforma Hotmart - a maior plataforma de cursos online da America Latina.

"Contamos com a ajuda de voluntários do Program ADOTE do Instituto GRPCOM para este lançamento e já estamos pensando na produção de novas aulas avulsas, que tem sido um pedido recorrente das famílias grávidas" explica a coordenadora de comunicação do CEMUC.





quinta-feira, 7 de março de 2024

Mulheres do CEMUC recebem homenagem da Câmara Municipal de Curitiba

Sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher


Na noite do dia 06 de março, a Câmara Municipal de Curitiba realizou uma sessão festiva para homenagear as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher que é comemorado em 8 de março.

Com o tema "Mulheres que Inspiram"quatro das voluntárias do CEMUC foram as homenageadas, representando toda a equipe de mulheres voluntárias deste grande projeto social: Médica Virginia Merlin, Médica Chang Chaim, Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira e Publicitária Priscila Gonzalez Tenfen.

"É uma honra representar as maravilhosas profissionais que participam do CEMUC com tanto amor e esta honraria eu divido com cada uma delas" disse, emocionada, a Coordenadora do Curso Parto Amoroso, Rossana Franke de Oliveira.

Por proposição do Vereador Jornalista Marcio Barros @marciobarrosjornalista esta sessão deu voz a várias mulheres, cujos discursos convergiram para os grandes desafios a serem enfrentados pelas mulheres, independente de sua classe social, idade, etnia ou formação acadêmica, tanto em casa, como no trabalho e na sociedade como um todo.

Sessenta mulheres, entre donas de casa, profissionais de saúde, comunicação, educação, gastronomia, empresárias, artesãs, servidoras públicas e várias outras ocupações foram escolhidas para representar as mulheres que inspiram no município de Curitiba.

O nome das homenageadas, com destaque para as voluntárias do CEMUC:

Adriana da Costa; Adriana Teles de Souza; Alessandra Miranda; Alethea Correa; Amanda Santana; Ana Carolina Petraglia; Ana Cecília Parodi; Ana Goretti Balbi; Ana Paula Cabral; Ana Paula Paes; Ana Paula Sgaraboto; Ana Paula Taborda Ribas; Andressa Ouro Preto Lemos; Camile Domingues Maes; Carolina David dos Santos; Chang Yen-Li Chain; Charmoniks Heuer; Cinthia Dyba Stephens; Claudia Regina de Lima; Claudia Valéria Ciuffi; Daniela Delinski Gimeno Redua; Debora Moreira; Elaine Baumann Lima; Eunice José Batista Pereira; Évelin Greinert; Geovana Daeski; Gilmara Langner; Gisele Mara Durigan; e Gisele Sauner, Gisele Monteiro; Grace Kelly Puchetti Ferreira; Ivana Brum; Jaqueline Loise Pereira; Jenifer Formanquevski; Jéssica Mayara Dias; Karin Micheli Moreira; Karin Vanessa Bahry; Karine Miniskiskosky; Kelly Cristina Ribeiro; Keyth da Fonseca Silva; Laucimara de Araújo Almeida; Laureci Schmitz; Lucia Alba Kitani; Márcia Cristina Gunha; Maria Rafart; Maria Sílvia Bacila; Marilai Cristiane Thimoteo; Maria Helena Mazuroski; Nilcéa de Almeida; Otília de Oliveira Rodrigues; Patricia Cavallari; Priscila Gonzalez Tenfen; Rizia Silva Pereira; Rossana Franke de Oliveira; Rosane Bueno da Silva; Simone de Fátima Lima; Suelen Rocha; Suzana Andreia Galeazzi; Tatiana Cidral da Costa; e Virginia Merlin

Após a solenidade, todos os convidados foram recebidos com um saboroso coquetel no anexo ao plenário da Câmara Municipal, num clima de confraternização e muita alegria.






Apoio às Mulheres desde 1955

O Curso Parto Amoroso homenageia as mulheres desde 1955, quando foi criado por uma mulher, a médica Dra Elisa Chechia Noronha para servir como ponto de apoio, de encontro, de troca e de referência no dia a dia da mulher gestante, mãe e cidadã.

Desde o início as mulheres gestantes eram tratadas com todo carinho e suas dúvidas eram esclarecidas para que pudessem conhecer as mudanças em seu corpo e a partir daí, cuidar bem dele.  Logo outros profissionais de saúde vieram fazer parte desta equipe, aprendendo com a mestra Dra Elisa como agir com candura à luz da ciência. 

Hoje o CEMUC é a personalidade jurídica do curso e "empodera" as mulheres de diferentes formas, seguindo os ensinamentos de sua criadora. Uma das formas deste empoderamento feminino é voltado às futuras mamães, para que sejam conscientes de seus direitos, deveres e limitações.

"Orientamos seus direitos em relação às suas atividades profissionais através de advogada especialista em direitos da maternidade. Nas aulas sobre nutrição, amamentação e saúde mental as mulheres são orientadas a "fazer o possível" e não se sentirem frustradas se não conseguirem cumprir as metas sonhadas durante a gestação". Nas aulas sobre banho, sling primeiros socorros, damos seguranças às mães e incentivamos os pais a não serem apenas ajudantes, mas protagonistas na criação de seus filhos, colocando-os para "por a mão na massa em todas as aulas práticas, explica a coordenadora do curso, Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira. 

Outra forma de empoderamento feminino é em relação as novas mamães que querem empreender para poder administrar seu tempo com os filhos. Nas aulas do Curso Parto Amoroso e em nossas redes sociais o CEMUC abre espaço para mamães empreendedoras. Muitas delas são ex-alunas, outras atuam no nicho materno-infantil. Um exemplo bem bacana é o da aluna Ana Cristina Baruffi. Advogada, fez o curso e percebeu as muitas dificuldades e dúvidas sobre direto da maternidade. Passou a se especializar no assunto, escreveu livros e hoje é uma das maiores referências deste assunto no País.  

Mais uma forma de empoderamento feminino proporcionado pelo CEMUC é em relação às profissionais de saúde que, estimuladas a dar aulas no curso, passam a investir mais em sua carreira acadêmica. Algumas seguem em frente na área da docência. Outras descobrem uma paixão pelo ensino e passam a escrever livros, participar de cursos online, palestrar, entre outras atividades. Este é o caso da nutricionista e pedagoga Liziane Laufer, ex aluna do curso que, além de professora do curso presencial, gravou o módulo sobre nutrição do curso Parto Amoroso online e está se lançando na internet com um produto que mistura nutrição e pedagogia. A fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira também descobriu seu talento para o mundo digital a partir das lives que protagonizou durante a pandemia, com profissionais de saúde e bem estar de todo do Brasil e Exterior durante a pandemia.

Em relação às centenas de voluntárias que são parceiras do CEMUC, o apoio é  no sentido de buscar doação de lãs, fraldas, alimentos e produtos de higiene junto aos alunos e empresas para repasse aos grupos de voluntariado, a fim de que este trabalho, tão importante para a saúde mental das mulheres não pare. Desde que começou a contabilizar as doações, o Curso Parto Amoroso já arrecadou e entregou mais de 110.000 fraldas, 100.000 novelos e lã, 7 toneladas de alimentos e 1.000.000 de peças de roupas e produtos de higiene para repasse a grupos de voluntariado que faz entrega em maternidades, comunidades e abrigos. Anualmente reunimos os diferentes grupos em uma festa de confraternização onde elas dançam e se divertem, fazendo novas amizades e trabalhando cada vez mais para os bebês.







Desde 2023 o CEMUC tem também duas mulheres voluntárias participando do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, contribuindo na discussão de soluções para problemas voltado ao universo feminino, como a violência doméstica, feminicídio e muitos outros.   

São muitas histórias que inspiram e em todas elas as mulheres desempenham um papel preponderante.
Como mulheres, precisamos ajudar outras mulheres pois, como disse a jornalista Patrícia Cavallari em seu discurso na Câmara, "no inferno já tem lugar reservado para mulheres que não ajudam as outras!"