Numa tarde de muita alegria, amizade e espírito voluntário o CEMUC reuniu amigas, mamães, professoras do Curso Parto Amoroso e voluntárias de diferentes grupos na Secretaria Estadual de Saúde para celebrar o trabalho das "Mães que cuidam de Mães".
A recepção foi feita pelo Secretário Estadual de Saúde do Paraná, Beto Preto, juntamente com sua equipe, que não mediu esforços para acolher as convidadas com muita sensibilidade e gentileza. Destacamos o carinho da assessora Mara Sperandio que recebeu a todas de braços abertos.
Estiveram presentes as representantes dos grupos: Formiguinhas de Jesus, Associação São João Batista, Mulheres Cristãs em Missão, Amigas de Dorcas, Bonequeiras Maluquinhas, Associação Brasileira de Mulheres Médicas, Rotary Internacional Distrito 4730, Amigas em Ação, Refúgio Cultural e Escola de Turismo, entre outras.
Também marcaram presença as professoras voluntárias do Curso Parto Amoroso Advogada Especialista em Direitos da Maternidade Dra Ana Cristina Baruffi; Médica Pediatra divulgadora da Síndrome do Bebê Sacudido Dra Chang Chaim; Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira, especialista no cuidado com gestantes, massagem shantala e coordenadora do curso; Priscila Gonzalez Tenfen, coordenadora de comunicação do CEMUC; Dra Virgínia Merlin, médica obstetra, presidente do CEMUC e alunas de diferentes turmas, entre elas a vereadora mais votada de Curitiba, Indiara Barbosa.
O programa começou com a apresentação do Curso Parto Amoroso feita pela publicitária Priscila Gonzalez Tenfen que ressaltou a importância dos grupos de voluntariado para a promoção da saúde mental, especialmente neste momento pós pandemia. "No dia de reunião, nenhuma voluntária fica doente, não sente dor, não enxerga problemas" disse em sua fala, com muito bom humor, recebendo a aprovação das voluntárias presentes.
Em seguida, destacou o diferencial do Curso Parto Amoroso, que é a sua equipe de especialistas, todos voluntários e as demais frentes de trabalho do CEMUC: o espaço para o empreendedorismo feminino, o impulso para ingresso na carreira docente presencial e virtual, a abertura para campo de estágio e pesquisa e a possibilidade de fazer parte da "corrente do bem" que arrecada doações dos alunos e as repassa aos grupos de voluntariado engajados em ações de apoio a gestantes carentes. Esta prática começou no ano de 1955, quando o curso foi criado pela médica obstetra Dra. Elisa Checchia Noronha.
Estas doações já somam mais de 100.000 fraldas, 90.000 novelos de lã, 6 toneladas de alimentos, milhares de roupinhas e produtos de higiene e a mais preciosa de todas: 40.000 litros de leite materno, doados ao Banco de Leite do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie nos últimos 20 anos para alimentar bebês internados em UTIs Neonatal de Curitiba e Região Metropolitana.
Como Curso para Gestantes mais Premiado do País, a apresentação ressaltou o Título de "Embaixadora das Mães do Brasil" concedido pelo Governo Federal à sua coordenadora Rossana Franke de Oliveira e o de "Profissional Voluntária do Ano 2021" concedido pelo Rotary Internacional para a Presidente do CEMUC, Dra Virgínia Merlin.
Na sequência, o CEMUC apresentou dados alarmantes sobre problemas de saúde e acidentes com bebês por falta de preparo das famílias grávidas e a importância do curso nesta preparação. Visando diminuir as estatísticas, o CEMUC pediu o apoio da Secretaria de Saúde para o lançamento do Curso Parto Amoroso on Line (que já está gravado) e para o Diário da Gestante, a fim de que este trabalho de excelência na preparação de casais grávidos possa ser estendido a todo o Estado.
Antes de passar a palavra ao Secretário de Saúde, as voluntárias da PIB - Primeira Igreja Batista de Curitiba cantaram e convidaram todos os presentes a cantar a canção que fala de ALEGRIA, PAZ & AMOR - tudo que o serviço voluntário proporciona a seus participantes.
O Secretário Beto Preto mostrou-se muito surpreso e satisfeito com as informações recebidas e disposto em oferecer apoio no sentido de ampliar o trabalho voluntário, tão importante para a saúde mental dos paranaenses. Informou que nascem por ano em torno de 160.000 crianças no Paraná e que a preparação de qualidade em termos de saúde para as famílias é de fundamental importância. Também apresentou estatísticas de queda no volume de aplicação de vacina nos bebês e várias outras dificuldades que o sistema de saúde hoje enfrenta, como a remuneração dos profissionais e a falta de continuidade no atendimento do obstetra com sua paciente durante o pré-natal até o momento do parto.
Com muita simpatia e simplicidade encerrou a reunião entregando diplomas de agradecimento às representantes das entidades e do Curso Parto Amoroso: a tataravó Ana Damasceno, cujo bisneto foi aluno, a bisavó Zenir Buschmann e a avó Rozangela Almeida, que frequentaram as aulas para se atualizar e à primeira bebê do curso, Advogada Jacinta Caron que, por causa de compromissos de trabalho, não pôde comparecer ao evento.
Durante o lanche, as convidadas tiveram a oportunidade de conversar e mostrar seus trabalhos, estabelecendo novas amizades e parcerias entre si, pois o serviços voluntário não pára.