segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

CEMUC fecha 2022 com chave de ouro

 


Festa de Confraternização no Espaço Gourmet  Gazeta do Povo
Prêmio Impulso 2022 - Grupo GRPCOM


Representantes das OSCs premiadas - CEMUC é finalista pela 2a vez 

Apesar de todos os desafios, o ano de 2022 foi também de grandes vitórias para o CEMUC. Ao apagar das luzes deste ano recebemos o Prêmio Impulso de Boas Práticas do Terceiro Setor entre mais de uma centena de organizações da sociedade civil concorrentes de todo o estado do Paraná. 

Também recebemos a certificação como participantes do Programa "Mães do Brasil", expedido pelo Governo Federal e garantimos nosso espaço no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher com a nomeação da voluntária Pricila Souza como conselheira, representando o CEMUC.

CERTIFICAÇÃO NÍVEL FEDERAL

CERTIFICAÇÃO NÍVEL ESTADUAL

CERTIFICAÇÃO NÍVEL MUNICIPAL



Com isso, fechamos o ano com chave de ouro, agradecendo aos nossos alunos, professores, grupos de voluntariado, amigos, apoiadores e patrocinadores que há 67 anos nos impulsionam a seguir em frente. 

Preparamos uma retrospectiva das principais ações e convidamos você a seguir conosco no próximo ano.

Objetivos Cumpridos 2022 - Curso Parto Amoroso

No início do ano fizemos o Planejamento do Curso estabelecendo a continuidade de 9 grandes objetivos, que foram um a um cumpridos. São eles:

1. Compartilhar conhecimento científico atualizado e de excelência, através de aulas teóricas e práticas em temas sobre gestação, parto e cuidados com o bebê, visando saúde na gestação, segurança no parto e tranquilidade no puerpério, para a melhoria da qualidade de vida no âmbito familiar, profissional e pessoal da gestante e de sua rede de apoio.

2. Acolher a gestante, esclarecendo suas dúvidas e ensinar ao papai a cuidar de sua parceira e agir como protagonista na criação dos filhos, não se colocando apenas como mero “ajudante”.

3. Servir como um dos NÓS da rede de apoio às famílias grávidas, oferecendo-lhes informação, dicas, contato com profissionais e grupos de gestantes, como o das “Amigas de Barriga”, formado nas turmas do curso.

4. Promover a solidariedade & voluntariado, pedindo aos alunos doações para repasse a grupos voluntários que os transformam em enxovais e os doam em maternidades, orfanatos e comunidades carentes.

5. Fortalecer as ações do Terceiro Setor, promovendo o intercâmbio entre diferentes Grupos Voluntários.

6. Incentivar a amamentação e orientar a doação de leite materno excedente aos Bancos de Leite.

7. Incentivar profissionais a ingressarem na carreira docente e participarem das redes sociais.

8. Abrir oportunidades para o empreendedorismo feminino, especialmente às mães que buscam horários flexíveis para acompanhar seus filhos.

9. Garantir a sustentabilidade e a gratuidade deste projeto através de espaço para empresas e empreendedores apresentarem seus produtos e serviços na forma de patrocínio.


Resultado em Números

Este trabalho já orientou mais de 50.000 alunos repassando (até o final 2022) a doação de: 100.000 fraldas, 90.000 novelos de lã e 6 toneladas de alimentos, além de milhares de produtos de higiene, roupinhas e utensílios para bebês, como carrinhos, banheirinhas, cadeirões e brinquedos.

Mas o “ouro líquido” em doações está aqui: nossas alunas já doaram mais de 40.000 litros de leite materno para o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, garantindo a sobrevivência de milhares de bebês prematuros das UTIs Neonatal de Curitiba e Região Metropolitana.


Expansão do Trabalho durante a Pandemia

Em 2020, em virtude da suspensão das aulas presencias por causa da pandemia, o Curso Parto Amoroso deu início às aulas virtuais através de lives semanais na plataforma Instagram, com profissionais de saúde e bem-estar, referências no universo materno-infantil.

Durante o período foram realizadas mais de 50 lives com, no mínimo 1 hora de duração cada, abertas à perguntas do público, protagonizadas por convidados de diferentes países, que estão gravadas no instagram do curso, para livre acesso da comunidade.

A equipe de coordenação aproveitou este período para participar de Cursos de Capacitação para a Melhoria do Terceiro Setor no Brasil, como o CASOL – Capacitação Solidária promovido pelo PMI em parceria com a FGV/ISAE, com duração de 1 ano e cursos e oficinas promovidos pelo Programa Impulso, Comunidade Betania, Empresas de Comunicação, entre outros.

Mesmo sem aulas presenciais, o CEMUC conseguiu arrecadar e entregar mais de 10.000 fraldas e realizar eventos com alcance social, como a Exposição Fotográfica Negras Mães e a Carreata das Mamães, em parceria com o Rotary Internacional, que arrecadou mais de 400 kg de alimentos, repassados à Maternidade Mater Dei.


  

    
Lives com profissionais Especialistas de Diversos Países


 
Carreata das Mamães com arrecadação par a Maternidade Mater Dei


Retorno às Aulas Presenciais  -  Pós Pandemia no Museu da Vida

Em 2022 o Curso Parto Amoroso retomou as atividades presenciais com um programa adequado à nova realidade das famílias pós pandemia. As aulas teóricas e práticas acontecem nas maravilhosas instalações do Museu da Vida em Curitiba, com muito espaço e conforto em meio a natureza.

A cada turma são apresentados 9 temas, em duas tardes, além de uma aula bônus via internet. Cada aula tem duração média de 50 minutos. Nos intervalos, empresas fazem sorteios de brindes entre os participantes. Todos os profissionais são voluntários, assim como você e compartilham seu conhecimento com os casais grávidos e vovós, que buscam atualização.

Cada aluno faz uma doação em dinheiro no ato de sua inscrição para que possamos adquirir mercadorias a fim de serem entregues a um grupo de voluntariado que presta assistência a gestantes carentes. Cada turma doa para um grupo, escolhido pelo CEMUC e as mercadorias entregues são definidas seguindo as necessidades de cada grupo (lãs, fraldas, peças para enxoval, roupas, brinquedos ou alimentos).































Reconhecimento pela Comunidade

Este trabalho, de muita credibilidade e apreço entre as famílias beneficiadas, a comunidade médica, as empresas e o poder público já serviu como referência para muitos outros projetos em diferentes cidades.

Além disso, a atuação ininterrupta de sua dedicada equipe de voluntários resultou em vários prêmios recentes, como:

Prêmio Impulso 2022 
Finalista Categoria Comunicação - Paraná, concedido pelo Instituto GRPCOM

Reconhecimento Público 2022
Concedido pela Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho do Paraná

Embaixadora do Programa “Mães do Brasil” 2022 
Certificação concedida pelo Governo Federal para a Coordenadora do Curso Parto Amoroso Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira 

Vaga do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher  de Curitiba - 2022
Eleita a Conselheira Pricila Souza, representando o CEMUC para a nova gestão

Prêmio Profissional Voluntária de Saúde do Ano 2021 
Presidente do CEMUC, Médica Obstetra Dra Virginia Merlin, concedido pelo Rotary Internacional

Prêmio Hackathon 2020 
3º lugar Brasil, concedido pelo PMI Project Institute Management

Prêmio Impulso 2019 - 1º lugar Mídias Sociais Paraná
1º lugar Mídias Sociais Paraná, concedido pelo Instituto GRPCOM 



Nossas redes sociais são alimentadas diariamente com mais novidades. Acompanhe:

·        BLOG: cursopartoamoroso.blogspot.com

·        FACEBOOK: cursopartoamorosoCEMUC

·        INSTAGRAM 1: cursopartoamorosogestante

·        INSTAGRAM 2: cemuccursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário