Na 5a. feira, 11 de fevereiro, a partir das 15h30 o CEMUC promoveu live com a Enfermeira Rosane Silva. Rosane é enfermeira pós graduada em amamentação, avaliadora da UNICEF e Ministério da Saúde, consultora de amamentação e, há mais de uma década, responsável pela captação de leite humano para o Banco de Leite do Hospital Evangélico de Curitiba.
No CEMUC, é professora voluntária sobre amamentação no Curso Parto Amoroso para Gestantes & comanda o Curso de Amamentação "Mamãe eu quero Mamar", promovido em parceria com a Associação Brasileira de Mulheres Médicas.
Rosane Silva, professora do CEMUC, é uma das maiores especialistas em amamentação no PR
Mamãe eu Quero Mamar
Por volta de 1998, percebendo o desinteresse de muitas mães em amamentar e a dificuldade daquelas que queriam, as médicas Elisa Checcia Noronha, e Zilda Arns criaram um curso específico para amamentação, promovido pela Associação Brasileira de Mulheres Médicas. O CEMUC se uniu a este projeto e no ano 2000 foi dado início ao Curso de Amamentação "Mamãe eu quero Mamar" .
De lá para cá, milhares de alunas do CEMUC aprenderam, não apenas a amamentar seus filhos, mas também foram impactadas a doar o excedente de seu leite para o Banco de Leite. Hoje, nossas alunas representam mais da METADE das doadoras do Banco, que já contabilizou 40.000 litros de leite.
" Com a pandemia, as aulas dos nossos cursos foram suspensas e, infelizmente, isso refletiu na queda do volume de doações para o Banco de Leite", lamenta a presidente do CEMUC, Dra Virginia Merlin.
Para reverter esta situação, a Enfermeira Rosane Silva, em conjunto com a coordenadora do Curso Parto Amoroso para Gestantes, Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira, idealizaram lives, buscando sensibilizar mamães para doar. " A mamãe não precisa sair de casa: basta nos contatar, que ensinaremos todo o processo de coleta e armazenamento do seu leite e agendaremos horário para buscá-lo na casa dela", explica Rosane.
No Banco de Leite, o leite materno é pasteurizado, acondicionado e distribuído para UTIs Neo Natal de Curitiba e Região Metropolitana, diminuindo o tempo de UTI dos bebês prematuros
Lives CEMUC
Semanalmente o CEMUC vem promovendo lives com profissionais da área de saúde e empreendedorismo feminino, cumprindo sua missão de apoio às mulheres e famílias grávidas.
Esta live aconteceu pelo instagram do Curso Parto Amoroso CEMUC e contou com professores, alunas, apoiadores e pessoas da comunidade, interessadas neste tema, tão importante.
Durante a live, que aconteceu diretamente do Banco de Leite do Hospital Evangélico Mackenzie, Rosane esclareceu várias dúvidas, como: mãe que tem medo de doar achando que vai faltar para seu filho; mãe que já produz muito leite, achando que produzirá ainda mais caso faça doação; mãe que já está com filhos maiores, produzindo pouco leite, como deve proceder; mãe com diabetes, mãe com prótese de silicone, com mastite ... pode doar? Qual a quantidade mínima para coleta? Quais os empecilhos em termos de saúde para doação (HIV, tratamento de câncer, etc)?
Em seguida, Rosane explicou todo o processo para a coleta, refrigeração, limpeza dos frascos, chegada ao Banco de Leite e detalhou todo o trabalho da equipe. Foram muitos esclarecimentos, importantíssimos para as mamães.
Como doar leite:
Entre em contato com o Banco de Leite do Hospital Evangélico Mackenzier, pelo fone: 41-3240-5117
O fone dos bancos de leite de Curitiba encontram-se na página 12 da Carteirinha de Vacinas
No site do hospital tem o passo a passo:
O frasco
Deve ser vidro com tampa plástica.
Além de ser limpo com água e sabão, deixa escorrer sobre pano limpo (15 minutos)
Tira o papelão interno da tampa e lava e seca bem a tampa.
Coloca touca descartável, máscara limpa, lava mãos e braços com água e sabão.
Preenche a etiqueta para identificação.
A etiqueta deve ser bem colada e conter os seguintes dados:
- Nome completo da mamãe doadora
- Data que iniciou a coleta (pode colocar hora de início)
- Data de nascimento do bebê
- 1ª semana: colostro
- 2ª semana: transição
- 3ª semana: leite maduro
- Idade gestacional (com quantas semanas o bebê nasceu)
Recusa do Leite
Infelizmente, por mais precioso que seja o leite doado, há vários fatores que obrigam o banco a recusá-lo, como: frasco sem etiqueta de identificação ou com fiapos de pano (usado para secar o vidro) ou com outros resíduos, mãe que esqueceu de usar máscara para coleta, presença de insetos, entre outras situações, muito frustrantes. Por isso é muito importante receber e seguir as orientações para que este líquido precioso jamais seja desperdiçado.
Informações detalhadas sobre doação de leite podem ser vistas no link a seguir:
https://hospital.mackenzie.br/huem/especialidades-e-servicos-medicos/banco-de-leite-humano/
Banco de Leite do Hospital Evangélico Mackenzie
Endereço: Al. Augusto Stellfeld , 1908 - Bigorrilho, Curitiba/PR
Fone: (41) 3240-5117
email: bancodeleite@huemackenzie.org.br
Assista a live completa no insta: https://www.instagram.com/tv/CLKgV7vA7KL/
Novas Lives
Toda 6ª feira, às 16h no instagram, o CEMUC disponibiliza lives com temas voltados às futuras e novas mamães, conduzidos por profissionais especialistas.
Acompanhe e compartilhe com famílias grávidas: https://www.instagram.com/cursopartoamorosogestante
Nenhum comentário:
Postar um comentário