sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Gestante bem cuidada é muito mais feliz


Estrias, melasmas, acne, inchaços e demais desconfortos faciais e corporais foram assuntos tratados com muita informação para as participantes da Live "Tratamentos Estéticos na Gestação", promovida pelo CEMUC, com a especialista Dra Mariana de Paula.

A prevenção, mais uma vez, foi uma das palavras de ordem. Além de óleos, cremes, argila, sabonetes, vitaminas, cosméticos, massagens e outros tratamentos disponíveis, a gestante deve se manter calma e sentir-se confortável para evitar o stress e liberar hormônio de bem estar que evitará disfunções estéticas.

A seguir, um breve resumo desta maravilhosa live, que foi apresentada pela coordenadora do Curso Parto Amoroso para Gestantes, Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira (nossa Hebe do CEMUC)


No stress, no estrias 

Dra Mariana explicou que o aumento de carga de stress pode aumentar estrias, assim como manchas (melasmas). Por isso, é indispensável haver ciclos de tratamento, com cuidado integral, incluindo momentos de relaxamento do corpo e da mente para que a gestante possa ter um resultado estético muito mais satisfatório.  

Para a acne, a orientação básica foi do uso de: sabonete + tônico + protetor solar. Para que o ph da pele se mantenha equilibrado, é necessário o uso de tônico ou água termal após o uso de sabonetes específicos para a acne. Às vezes o sabonete resseca muito a pele por isso é necessário o uso do tônico. Já o protetor solar atua como uma barreira para não formar manchas onde havia a acne em que incidiram raios solares.


Drenagem Linfática

A partir da 12ª semana de gestação ela pode ser feita. Não pode doer. Precisa ser suave. Se doeu ou ficou roxo, foi massagem, não drenagem. A drenagem é ótima para remover inchaço causado pelos hormônios. Quando a gestante está tranquila, sua respiração estimula a drenagem de líquidos. Além do desconforto, a retenção de líquidos aumenta a incidência de celulite. 


Massagem Relaxante

A massagem é uma das coisas mais agradáveis da vida. Quando feita pelo futuro papai é um momento único de amor e cumplicidade. Deve ser feita diariamente, com muito cuidado e técnicas suaves, para que não venha a "machucar"a mamãe.

Quando os pés estão muito inchados, ao deitar, pernas erguidas em 45 graus - creme específico para drenagem - massagem na panturrilha - missão diária.

Há também a opção de escalda-pés. Numa bacia, com água morna e sal marinho, ele removerá o excesso de líquido dos pés inchados. Pode acrescentar também algumas gotas de óleo essencial na água para que o relaxamento seja completo.

Além da massagem corporal, massagear o couro cabeludo é também um ótimo fator para prevenção da queda dos cabelos, juntamente com os produtos específicos para cada tipo de cabelo.


Hidratação

Óleos de origem vegetal são os mais indicados. Os de origem mineral não cumprem bem esta função. Se a gestante optar por cremes, escolher com base amanteigada. Creme e óleo são a combinação perfeita para que a pele da gestante tenha uma hidratação mais profunda. Evitar banho quente, que resseca a pele. Melhor momento para hidratar é logo após sair do banho. A gestante deve desligar o chuveiro, tirar o excesso de água, pisar em chão firme (para evitar escorregões) e em seguida hidratar a pele. 

A hidratação de mamas também é muito importante para prevenção da flacidez e rachaduras nos mamilos. 


Tratamento após o Parto

Após o parto, a gestante pode voltar aos tratamentos estéticos, de acordo com sua condição: tipo de parto, perda de sangue, condições gerais de saúde vão influenciar no tipo de tratamento a ser utilizado.

Alguns, mais suaves, podem retornar poucos dias após o parto. Outros precisam esperar mais um pouco. Um profissional experiente saberá como conduzir este momento.


Assista a live completa no insta: https://www.instagram.com/tv/CLxLMQzFRc_/


Novas Lives

Toda 6ª feira, às 16h no instagram, o CEMUC disponibiliza lives com temas voltados às futuras e novas mamães, conduzidos por profissionais especialistas.

Acompanhe e compartilhe com famílias grávidas:  https://www.instagram.com/cursopartoamorosogestante

Nenhum comentário:

Postar um comentário