domingo, 29 de novembro de 2020

CEMUC participa da maratona Hackathon Projetos Sociais


Na segunda quinzena de novembro 2020, a equipe do CEMUC mergulhou de cabeça no HACKATHON PROJETOS SOCIAIS, uma maratona de conhecimento, desenvolvimento e desafio, promovida pelo PMI Paraná, Brazil Chapter.

A equipe CEMUC é formada por 4 integrantes: a professora do curso, advogada Ana Cristina Baruffi, a publicitária Priscila Gonzalez, o contador Everton Oliveira e a fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira, coordenadora do Curso Parto Amoroso Gestantes. Todos atuantes no dia a dia do CEMUC e antenados às novas práticas de gestão e trabalho colaborativo.

O ponto alto desta maratona é a competição entre as equipes. Nesta temporada do Hackathon, 23 equipes estão competindo, de várias partes do Brasil. A nossa não poderia ter um número mais condizente: 10, porque cada um de nós, que compõe o CEMUC, é dez.

Um novo mundo de conhecimentos e contatos está se abrindo, visando modernizar e profissionalizar cada vez mais a nossa instituição. 


O que é PMI 

PMI é a sigla do Project Management Institute, uma instituição internacional sem fins lucrativos, fundada em 1969, que associa profissionais de gestão de projetos. É considerada a maior associação do gênero no mundo, com mais de 650.000 associados em mais de 185 países.


O que é Hackathon

A palavra Hackathon vem da mistura de duas outras palavras: “hack”, que significa programar com excelência, e “marathon”, de maratona. Traduzindo o conceito para o português, Hackathon é uma maratona de programação que movimenta toda a área de tecnologia de uma empresa, podendo durar dias e totalmente focada no desenvolvimento de soluções que possam impactar a organização tanto interna quanto externamente.

A primeira Hackathon de que se tem notícias aconteceu em 1999, e desde então se tornou uma prática popular, especialmente nos Estados Unidos. Logo esse conceito se espalhou por diversos outros países, proporcionando até maratonas de programação simultâneas entre equipes internacionais.

Hackathons já fazem parte do cotidiano das empresas mais inovadoras e lucrativas do mundo, como o Facebook e o Google, e no Brasil cada vez mais empresas encontraram nessa ação uma solução para exercer a criatividade de seus colaboradores e obter soluções para as mais variadas questões do dia a dia.

Atualmente, não somente por projetos idealizados especificamente por pessoas da área de programação é constituída uma Hackathon. Conforme a prática foi se popularizado e trazendo resultados excelentes para as empresas, outras áreas foram adotando essa cultura de realizar maratonas e o CEMUC já faz parte deste universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário