quarta-feira, 1 de junho de 2016

A primeira visita do bebê ao dentista

O ideal para bebês, crianças e adolescentes é o acompanhamento a cada 6 meses com o dentista
Muitos papais e mamães tem medo de dentista e por isso acabam demorando para levar seus pequenos ou pequenas ao profissional responsável por deixar a gente com os dentes ainda mais lindos.
O ideal é levar o bebê ao dentista, pela primeira vez,  no momento em que nasce o primeiro dentinho, o que ocorre por volta dos 4 aos 8 meses de idades.
E o mais importante neste primeiro contato é escolher um profissional com quem vocês se sintam à vontade.
E na odontologia existe um grupo de dentistas que estudou apenas para atender bebês, crianças e adolescentes: os ODONTOPEDIATRAS. Esses profissionais dedicam seus estudos para entender o comportamento infantil, o desenvolvimento da face das crianças, e a transição dos dentes de leite para os dentes permanentes. São experts em CONDICIONAMENTO DE COMPORTAMENTO, que nada mais é do que preparar sua criança para AMAR ir ao dentista, sem medo e com muita ALEGRIA.
SIM! SEU FILHO (A) VAI AMAR IR AO DENTISTA!
Depois de escolhido o odontopediatra, marca-se a consulta e... chega o grande dia.
Neste dia, o odontopediatra realizará uma consulta com muito bate papo, esclarecimentos de dúvidas e algumas orientações sobre higiene bucal, dieta e hábitos do seu bebê.
Serão feitas MUITAS perguntas sobre a rotina de vocês. Que horas o bebês acorda? o que ele come? Conhece açúcar? Escova os dentinhos? Quando nasceram os primeiros dentinhos?
E outras perguntas que até parecem não fazer muito sentido como: vocês tem cachorro? Trabalham fora? Quando foram a última vez ao dentista? … mas servem para compreender a família e se aproximar da criança, afinal o dentista acompanhará vocês por MUITO tempo.
Neste dia também, a boquinha do seu bebê será examinada pela primeira vez. Para isso, muitas vezes, é necessário segurar um pouquinhos os pequenos para olhar os dentinhos, o céu da boca, a língua, os lábios e a relação entre a maxila e a mandíbula. E muitas vezes eles choram. Mas isso é NORMAL. Principalmente no início. E como os nossos pequenos não sabem falar, esse é o único jeito de dizerem que não estão gostando que mexam na boca deles.
Por falar nisso, a boca do bebê é o que eles tem de mais importante. É a maneira como se comunicam com o mundo, como se alimentam, como reconhecem a mamãe. E é compreensível que se assustem e não gostem do fato que um estranho se aproxima para mexer na boquinha. Mas não se preocupem, o choro é algo normal para os ODONTOPEDIATRAS, faz parte da vida deles.
Nessa primeira consulta pode ser aplicado flúor nos dentinhos, realizada limpeza, se possível e até radiografias, se necessário. E muitas vezes, as crianças não sentam na cadeira como nós, quando vamos ao dentista. Mas fiquem tranquilos, o ODONTOPEDIATRA mostrará à vocês como devemos agir nessa primeira consulta.
O que realmente é essencial sabermos é que a PREVENÇÃO é a melhor amiga da SAÚDE da BOCA. Ir ao dentista quando já estamos doentes (com cárie) não é legal. Imagina para as crianças!
Ir ao odontopediatra para consultas de prevenção é fundamental para evitar que seu filho (a) tenha cáries por todo a vida e para que ele AME ir ao DENTISTA.
Ambientar-se ao consultório e a equipe de profissionais faz com que cada consulta seja mais fácil e divertida.
Ao final da consulta, depois de todas as dúvidas terem sido resolvidas, é hora de agendar o retorno. O ideal para bebês, crianças e adolescentes é o acompanhamento a cada 6 meses. Assim é possível ir se acostumando com o dentista, evitar cáries, aplicar flúor e se divertir muito.

E se for feito assim, seu bebê será um adulto sem CÁRIES e sem MEDO  de dentista! Certo?



Escrito por Anna Clara D’Agulham CRO PR 19110

Nenhum comentário:

Postar um comentário