É para viver momentos de pura ternura e encantamento
que o Curso Parto Amoroso prepara gestantes e casais
Desde 1955, médicos e profissionais voluntários ensinam gratuitamente gestantes e casais sobre a gestação, o parto, a amamentação e o cuidados com o bebê, através do Curso Parto Amoroso.
Ao longo desses 60 anos, 30.000 alunos já passaram pelas aulas, que contemplam temas como:
- O desenvolvimento da gravidez
- Informações sobre anestesia
- Aspectos emocionais da gravidez
- Sensibilização para o aleitamento materno
- Yoga para gestantes
- Alimentação saudável para a gestante e nutriz
- Primeiros socorros na infância
- Cuidados com a pele da gestante e do bebê
- Saúde bucal da gestante e do bebê
- Massagem Shantala para o bebê
Profissionais de medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição, yoga, socorristas, entre outros formam uma equipe de voluntários, disposta a compartilhar seus conhecimentos, em aulas que acontecem na Maternidade Santa Brígida em 7 tardes, uma vez por semana (para as gestantes) e em 2 noites seguidas na Sociedade Paranaense de Pediatria (para os casais).
Por ano são ofertados 4 cursos para gestantes e 6 cursos para casais, totalmente gratuitos. A equipe sensibiliza os participantes a doarem novelos de lã, fraldas e alimentos que são repassados à entidades assistenciais de amparo a crianças e famílias carentes. Já foram arrecadados 70.000 novelos de lã, 150.000 peças de bazar e 6 toneladas de alimentos.
Em 1997, o curso Parto Amoroso passou a ter personalidade jurídica através da criação do CEMUC - Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido. A partir daí, foi possível receber apoio financeiro para custear o material das aulas, o lanche que é oferecido aos alunos e demais despesas operacionais. Em contra-partida, os apoiadores podem demonstrar e vender seus produtos nos intervalos de aula.
Recebendo com carinho cada gestante, o curso Parto Amoroso sente-se grato por cumprir esta missão de transformar vidas através do amor, da educação, da saúde e da solidariedade em nossa comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário