segunda-feira, 5 de maio de 2025

Curso Parto Amoroso recebe homenagem da Assembleia Legislativa no Dia Internacional da Saúde

 


No Dia Internacional da Saúde, segunda feira, 7 de abril, por iniciativa do Deputado Estadual Ney Leprevost, o Curso Parto Amoroso recebeu a Menção Honrosa pelo trabalho voluntário de 70 anos para as gestantes e famílias grávidas, ao lado de entidades de extrema importância para a saúde da comunidade como a Maternidade Nossa Senhora de Fátima Unimed Curitiba e o Hospital de Clínicas, Erastinho e Pequeno Príncipe.

Na ocasião, além das homenagens, a solenidade foi marcada por homenagens e pela formalização de uma carta com 15 medidas estratégicas para melhorar a vida dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Dentre as ações estão a criação de um plano de carreira para os médicos, semelhante ao da magistratura; a maior inclusão de pacientes para tratamento de doenças raras de pessoas autistas, melhorias no tratamento de saúde mental e a valorização dos profissionais de enfermagem, detalha Leprevost, que também coordena a Frente Parlamentar da Medicina.

A carta será encaminhada para todas as “principais autoridades da República”, conforme o deputado.  “A gente quer estar trabalhando junto com os médicos, com os profissionais de saúde, com os hospitais, com as secretarias municipais, com as clinicas para achar medidas que possam melhorar a saúde de todos os paranaenses e de todos os brasileiros”, ressaltou Leprevost.





Expoentes da Saúde do Paraná assinaram a carta 


Desafios para o SUS

“Nosso serviço tem muita sobrecarga, trabalhamos muitas horas com poucos funcionários e muitos pacientes”, destacou Daniele Fabris, secretária do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) – uma das homenageadas na cerimônia. “A gente sempre conta com o apoio da Assembleia, de toda categoria política para nos ajudar na valorização”.

Representado a secretaria de Estado da Saúde, o doutor César Neves, diretor-geral da pasta, também destacou os desafios da saúde pública. “Se o SUS do Paraná é tido como modelo no Brasil, mesmo assim os desafios se mantêm contemporâneos. A ajuda do Legislativo e da sociedade civil organizada nos ajuda a transpor os obstáculos e reforçarmos o que há de bom na saúde do Paraná”.

“Temos mais de 200 milhões de brasileiros, mais de 70% da população brasileira que precisa do Sistema Único de Saúde. E ele salva vidas. Mas falta investimento. Nosso povo merece mais dinheiro para a Saúde”, ressaltou o doutor José Fernando Macedo, presidente da Associação Médica do Paraná (AMP).

Também participou da mesa o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Fábio de Mello. O prefeito de Araucária, Dr Gustavo (PL), além de outras autoridades e gestores de Saúde, compareceram à cerimônia.



Nesta homenagem, a publicitária Priscila Gonzalez Tenfen representou o CEMUC e a fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira representou o Curso Parto Amoroso, que coordena há mais de duas décadas e participa como voluntária há mais de 30 anos.


Encontro de parceiras: Unimed Curitiba e Curso Parto Amoroso CEMUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário