Há 68 anos, o Curso Parto Amoroso arrecada doações junto aos alunos que são transformados em enxovais para gestantes carentes. Isso começou em 1955, com a Dra Elisa Chechia, fundadora do curso que pedia às gestantes mais abastadas que doassem fraldas e novelos de lã para as gestantes carentes e ela mesma se encarregava de entregar.
O tempo passou e o curso cresceu, agregando dezenas de novos profissionais além de muitos alunos em cada turma. Por isso, desde 1997 com a criação do CEMUC, que deu personalidade jurídica a este projeto, a entrega de doações passou a ser feita para grupos de voluntariado que atendem mamães e bebês.
Cada turma beneficia um grupo, fazendo a entrega em sala de aula. Este grupo, posteriormente, faz a distribuição em maternidades, abrigos ou comunidades. É uma corrente do bem que aproxima famílias que estão se formando com a chegada dos bebês às voluntárias que tecem enxovais e fazem este trabalho tão amoroso e necessário, aquecendo bebês de Curitiba e Região Metropolitana.
A turma 166, prevista para acontecer no início de junho/2024, abriu uma exceção devido as enchentes que arrasaram boa parte do Estado do Rio Grande do Sul. Diante desta calamidade, a arrecadação foi entregue ao Corpo de Bombeiros que fez o repasse a gestantes gaúchas. A entrega foi antecipada, já no dia 21 de maio, para aproveitar o transporte das doações que saíram de Curitiba.
A Bombeira Socorrista Juliana Zanello, que há 12 anos é voluntária do CEMUC, e a Capitã Alice do 1º GB receberam as doações que foram embaladas em banheirinhas, contendo: fraldas, mantas, brinquedos, roupinhas e produtos de higiene.
A cada momento chegavam mais e mais doações que eram prontamente retiradas dos veículos de entrega e separadas por voluntários que passaram vários dias trabalhando no Primeiro Grupamento de Bombeiros (1º GB) de Curitiba, situado no bairro Portão.
Esta ação mobilizou pessoas, empresas, associações e até mesmo as crianças, que escreveram cartinhas e enviaram desenhos às crianças gaúchas. Na sede do 1º GB pudemos ver de perto todo esse amor através dos desenhos expostos, alguns reproduzidos a seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário