Um dos temas de maior relevância na sociedade brasileira nos últimos anos tem sido a escalada da violência contra as mulheres.
Diversas ações têm sido realizadas para dar visibilidade a este assunto em todo o Território Nacional. Em Curitiba, no sábado dia 22 de julho foi realizada a 1ª Caminhada do Meio-Dia "pela vida e pelo fim da violência contra as mulheres", reunindo milhares de mulheres, representantes de organizações da sociedade civil, familiares de vítimas de violência, autoridades e celebridades num ato cívico muito importante.
O CEMUC foi representado pela sua Presidente Dra Virginia Merlin e pelas voluntárias PRI - Pricila Souza e Priscila Gonzalez Tenfen, ambas conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Curitiba, gestão 2023-2025.
A caminhada teve início na Praça Santos Andrade às 11h00 e ao meio-dia, em ponto, com o badalar de sinos, houve um minuto silêncio em respeito às vítimas. Em seguida os participantes atravessaram diversas ruas do centro da cidade em direção à tradicional Boca Maldita.
Feminicídio
O crime de feminicídio foi tipificado em 2015, quando o Código Penal foi alterado para incluí-lo como um crime cometido pela condição de mulher, seja no contexto de violência doméstica e familiar ou por menosprezo ou discriminação à condição da mulher. As motivações são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da ideia de que as mulheres são sua propriedade.
Segundo dados do Ministério Público do Paraná (MP-PR), em 2022 foram registrados 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio no Estado. De 2019 a 2022, foram 314 feminicídios e 911 homicídios dolosos contra mulheres.
Além da presença das Conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Curitiba e voluntárias do CEMUC Priscila Gonzalez & Pricila Souza e da médica obstetra presidente do CEMUC, Dra Virginia Merlin, estiveram presentes nesta caminhada o secretário de Estado da Secretaria das Cidades, Eduardo Pimentel; o ex-governador de Estado, Orlando Pessuti; a procuradora-geral do Estado, Letícia Ferreira da Silva; a controladora-geral do Estado, Luciana Carla da Silva Azevedo; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni; a Secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande; a Secretária Estadual da Mulher & Igualdade Racial Leandre Dal Ponte ; a Deputada Estadual Marcia Huçulak; o Vereador Rodrigo Reis; o secretário de Estado do Esporte, Helio Wirbiski; a secretária em exercício da Justiça e Cidadania, Rúbia Rossi; o diretor-geral do Detran, Adriano Furtado; o diretor-geral da Casa Civil, Luciano Borges; a presidente da Ordem dos Advogados - Seção Paraná (OAB-PR), Marilena Winter; a Embaixadora contra a Violência Doméstica modelo Luiza Brunet; representantes da Assembleia Legislativa do Paraná, do Tribunal de Justiça do Paraná, da Guarda Municipal de Curitiba, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Curitiba e servidores municipais; lideranças religiosas e de etnias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário