segunda-feira, 18 de setembro de 2017

CEMUC completa 62 anos com cursos a pleno vapor

Coquetel de Encerramento - Turma 146 - Curso Parto Amoroso para Gestantes

No dia 15 de setembro de 2017 o CEMUC comemorou 62 anos de atividades ininterruptas e gratuitas à frente dos Cursos: Parto Amoroso para Gestantes, Parto Amoroso para Casais Grávidos e Mamãe eu quero Mamar.

Esta linda  história teve início em 1955, com a criação do Curso Parto Sem Dor, pela médica obstetra Dra Elisa Checchia Noronha, que dizia: "não existe dor de parto, existe trabalho de parto" e, se a gestante aprender como acontecem as transformações em seu corpo antes, durante e após o parto, saberá como lidar melhor com elas, sem sofrer tanto.

Médica pioneira, Dra Elisa não só criou o curso para as gestantes, mas também o curso para os futuros papais e um curso específico para amamentação, além da Maternidade Santa Brígida, da Associação Brasileira das Mulheres Médicas e do estilo amoroso de atender.

A precursora dos cursos para gestantes, Dra Elisa Checchia Noronha

Aula Teórica do Curso para Gestantes na década de 90

Aula Prática do Curso para Gestantes na década de 90


Bebês na Maternidade - década de 80

De 1955 até hoje, muita coisa mudou: 

- Os cursos, ora informais, passaram a ser mantidos pela ONG CEMUC - Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido, especialmente criada para esta finalidade, hoje presidida pela médica Dra Virgínia Merlin.

- As aulas, que aconteciam no consultório da Dra Elisa aos domingos, hoje lotam auditórios em instituições educacionais e de saúde. O número de alunos, que eram contados nos dedos, hoje somam mais de 2.000 ao ano.

- A equipe de professores, que no início era formada somente por médicos obstetras, hoje agrega várias outras especialidades médicas, como: dermatologia,  neonatologia, anestesia, psiquiatria, pediatria, além de profissionais das áreas da odontologia, fisioterapia, psicologia, nutrição, enfermagem, música, yoga, primeiros socorros, direito, medicina veterinária, terapias alternativas, educação, comunicação, entre outras, numa grande e amorosa equipe multidisciplinar.

- Dra Elisa preocupava-se em oferecer um lanche às gestantes alunas. Hoje o CEMUC conta com a parceria de "Mães Gourmet", que preparam quitutes doces e salgados, vendidos a preço justo nos intervalos de aulas.

A psicóloga Liliam Gusso e a médica Virginia Merlin, 
em aula do curso Parto Amoroso para Casais Grávidos, na década de 90


A Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira, coordenadora do Curso Parto Amoroso para Gestantes, a Médica Virginia Merlin, presidente do CEMUC e a Psicóloga Liliam Gusso, coordenadora do Curso Parto Amoroso para Casais, comemoram mais um prêmio, desta vez concedido pela Câmara Municipal de Curitiba em 2017

Muitas outras mudanças ocorreram no decorrer desses 62 anos de curso, mas algumas coisas permaneceram intocáveis, entre elas:

- A gratuidade, que só é possível graças ao trabalho gratuito de todos os professores e à parceria com empresas que, em troca da divulgação e espaço para venda de seus produtos aos nossos alunos, pagam uma taxa simbólica custeando nossas despesas.

- O trabalho voluntário, que é desenvolvido com muito amor e profissionalismo por todos os profissionais envolvidos nesta missão, alguns veteranos do curso, outros estreantes, mas que não medem esforços para oferecer aulas com conteúdo atualizado, bem apresentado e sempre alinhado aos novos contextos familiares, sociais e científicos.

- O atendimento amoroso, que segue o modelo vivido pela precursora, Dra Elisa.

- O pioneirismo, que foi sempre a marca registrada da Dra Elisa e que deverá trazer muitas outras novidades a partir dos próximos anos.

- A solidariedade, que arrecada novelos de lã e fraldas trazidos como doação pelos alunos e os repassa a entidades beneficentes para transformá-los em lindos enxovais que são entregues a gestantes carentes, numa grande e admirável "corrente do bem".

- A generosidade, que fez de nossas alunas do Curso Mamãe eu Quero Mamar, doadoras de mais de 24.000 litros de leite materno para o  Banco de Leite do Hospital Evangélico de Curitiba.

- A credibilidade, que faz com que mamães de primeira viagem, papais, vovós e até bisavós compareçam às aulas para aprender, assim como empresas aceitem nossos atestados e liberem seus funcionários, sabendo que, quanto mais eles estiverem preparados, menos terão problemas futuros e, consequentes faltas ao trabalho.

- A amizade, que já uniu dezenas de "mamães de barriga", depois do nascimento de seus filhos, em encontros festivos e comunicação virtual para torca de experiências.

- A gratidão, que faz de todos os nossos "ex" e "atuais" alunos, professores, parceiros comerciais, fornecedores e colaboradores sejam nossos grandes e eternos amigos.

Turmas lotadas na Maternidade Santa Brígida

Grande integração entre a equipe CEMUC

Mãe, pai, bebê e avó gourmet fazendo a alegria dos alunos na hora do lanche


Cursos a Pleno Vapor
Neste mês de aniversário, o CEMUC formou mais 3 turmas dos cursos para gestantes, casais e amamentação. As fotos, a seguir, demonstram a qualidade das instalações, a satisfação dos alunos, o "dream team" de professores, a generosidade no volume de doações, o capricho das voluntárias tricoteiras/crocheteiras, a delícia dos lanches e a certeza de que o legado deixado pela Dra Elisa Checchia de Noronha está cada vez mais vivo a atual.

 Professor do Curso há 20 anos, atual Presidente do CRM, Dr Wilmar Guimarães


 Aulas alegres propiciam novas amizades e muita integração entre as alunas e a equipe CEMUC

Empresas parceiras distribuem amostras para uso de nossas alunas


 Empresas parceiras sorteiam brindes entre as alunas, todas as aulas

 Mamães "desfilam" suas lindas barrigas pela 
Maternidade Santa Brígida durante a "Cegonha Tour"

                      
Aulas práticas, com bebês reais, deixam as futuras mamães 
muito mais confiantes e seguras, propiciando um melhor aprendizado

Curso Parto Amoroso para Casais - auditório lotado, nas 6 turmas anuais

A cada turma, centenas de fraldas e novelos de lã, provenientes de doações de nossos alunos,  
são repassadas a instituições beneficentes para entrega a gestantes carentes



As "amigas de barriga", alunas que se conheceram nas aulas do Curso Parto Amoroso, continuam uma saudável amizade, agora com os maridos e seus bebês no colo, promovendo encontros festivos e troca de experiências via internet - mais um legado do CEMUC

 Curso "Mamãe eu Quero Mamar incentiva a amamentação e doação de leite materno



Mais de 24.000 litros de leite já foram doados ao Banco de Leite do Hospital Evangélico
a partir de alunas doadoras do CEMUC para alimentação de bebês prematuros

Nenhum comentário:

Postar um comentário