sábado, 7 de outubro de 2017

Direitos Trabalhistas para Gestantes: novo tema do curso Parto Amoroso

Novo tema de aula do Curso Parto Amoroso: Direitos Trabalhistas para Gestantes

A cada final de aula o CEMUC envia formulário de pesquisa às alunas e pede um feed back sobre diversos aspectos do curso, com o intuito de atender aos anseios das nossas queridas gestantes e corrigir eventuais falhas. São várias as sugestões apontadas e muitas deles têm sido preciosas para que possamos melhorar cada vez mais nosso curso.

Nas últimas turmas recebemos a sugestão para inserção de tema referente aos direitos trabalhistas das gestantes e a coordenadora Rossana Franke de Oliveira saiu em busca de profissional para ministrar esta palestra ... procurou, procurou e encontrou.

Está confirmado!  O tema " Direitos Trabalhistas da Gestante"  já está no programa oficial da Turma 147. A palestrante será a advogada Dra Ana Cristina Baruffi. Com sólida formação na área jurídica, além de advogada, é professora universitária e será muito bem-vinda para compor a equipe de profissionais voluntários, que faz do Curso Parto Amoroso um marco de solidariedade há 62 anos.

A aula com este tema está prevista para o dia 14 de novembro, das 15 às 16 horas.

Turmas de Outubro dos Cursos CEMUC recebem mais de 240 inscrições

Durante o mês de outubro o CEMUC realizou dois cursos: nos dias 03 e 04 as aulas tiveram como local a Sociedade Paranaense de Pediatria, para realização do Curso Parto Amoroso para Casais Grávidos. No dia 05, o local foi a Uninter - Campus Carlos Gomes, para realização do Curso Mamãe eu Quero Mamar.

As inscrições feitas pela internet totalizaram 247 pessoas, entre futuros papais e mamães, ávidos por conhecimento.

Mais uma vez a participação das empresas apoiadoras foi muito importante. Além de manter a gratuidade deste projeto, as empresas divulgam novos produtos e serviços, essenciais para o dia a dia da gestante e do bebê, além de sortear muitos brindes entre os participantes.



 Kits com Produtos Granado foram sorteados entre os alunos do 
Curso Parto Amoroso para Casais Grávidos. 

Num clima de muita descontração, futuros papais e mamães vão esclarecendo suas dúvidas, além de dar início a novas amizades. Durante duas noites seguidas, lotam o auditório da Sociedade Paranaense de Pediatria para acompanhar as aulas ministradas por psicólogos e médicos, visando a presença do pai na sala de parto.

Desde que foi criado, há mais de 20 anos, este curso tem sido uma referência para as famílias que dele participam. Temos casais que já frequentaram as aulas antes do nascimento do primeiro filho e retornam alguns anos depois, à espera do segundo filho. Isso nos faz muito felizes, pois vemos o quanto podemos contribuir para a transformação do papel das famílias na criação de seus filhos, desde o momento do parto. 

Turma animada, durante aula do Curso Parto Amoroso para Casais Grávidos

Um dos pontos altos dos cursos do CEMUC é a "corrente do bem" que foi estabelecida desde o início, há 62 anos, pela precursora deste trabalho, a Dra Elisa Checchia Noronha. Ela pedia para gestantes mais abastadas que doassem novelos de lã e fraldas para entrega a gestantes carentes. 

De lá para cá, muita coisa mudou, mas esta prática continua imutável: centenas de pacotes de novelos de lã e fraldas são arrecadados a cada turma, e repassados, ainda durante a aula, para uma entidade beneficente. Nesta turma de outubro, a entidade beneficiada com as doações foi o Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, representado por sua Diretora (foto a seguir).

O CEMUC incentiva a prática da solidariedade através da doação de novelos de lã e fraldas. Na turma outubro, todas as peças foram entregues para o Lar Escola Dr. Leocádio José Correia

A comunidade pode colaborar em qualquer tempo com a arrecadação de novelos de lã e fraldas que são integralmente repassados a entidades beneficentes. Lá, voluntárias tricotam enxovais para bebês e entregam em maternidades ou comunidades carentes. 

O CEMUC só faz entregas para entidades beneficentes. Durante sua história, já repassou lãs, fraldas, produtos de higiene, roupinhas e alimentos para mais de 100 diferentes entidades, incentivando seus alunos a doar e participar ativamente de movimentos solidários. 


Quem quiser participar desta "corrente do bem", com doações de lãs e fraldas ou quiser se inserir em um dos grupos voluntários, poderá entrar em contato através do email: cemuc1955@gmail.com



Curso de Amamentação "Mamãe eu quero Mamar"
No dia 5 de outubro, o CEMUC, em parceria com a Associação Brasileira de Mulheres Médicas realizou o Curso de Amamentação "Mamãe eu quero Mamar", nas dependências da Uninter - Campus Carlos Gomes, bem no centro de Curitiba.

Este curso tem duração de uma noite e é realizado mensalmente, de março a dezembro, totalizando 10 edições anuais. A cada turma, mais e mais papais tem participado, visando auxiliar a futura mamãe na árdua e importante tarefa de amamentação.

Na equipe de professores deste curso está a enfermeira Rosane da Silva, especialista em aleitamento materno, avaliadora de Hospital Amigo da Criança para Unicef e Ministério da Saúde, além de responsável pela captação de leite humano para o Banco de Leite do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Após a aula, com informações teóricas e práticas, Rosane faz o exame das mamas em todas as alunas que assim desejarem, para que possam esclarecer suas dúvidas.

Além da enfermeira Rosane da Silva, compõem a equipe as médicas Claudia Pola Aguilar, Chang Li Chain, Roseana Torres, Rosa Maria Chiamurella, sob a coordenação da Dra Virgínia Merlin, presidente do CEMUC.

Enfermeira Rosane da Silva, entusiasta do aleitamento materno

Médicas Claudia Pola Aguilar, Chang Li Chain, Virgínia Merlin e Rosa Maria Chiamurella

Um delicioso lanche é servido aos participantes ...

... além de mimos, que são entregues no decorrer da aula

Inscrições:
Para este ano só haverá mais uma turma do Curso Parto Amoroso e apenas mais duas turmas do Curso Mamãe eu quero Mamar. Depois, somente em fevereiro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do link: http://cursopartoamoroso.blogspot.com.br/p/inscreva-se.html

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

CEMUC completa 62 anos com cursos a pleno vapor

Coquetel de Encerramento - Turma 146 - Curso Parto Amoroso para Gestantes

No dia 15 de setembro de 2017 o CEMUC comemorou 62 anos de atividades ininterruptas e gratuitas à frente dos Cursos: Parto Amoroso para Gestantes, Parto Amoroso para Casais Grávidos e Mamãe eu quero Mamar.

Esta linda  história teve início em 1955, com a criação do Curso Parto Sem Dor, pela médica obstetra Dra Elisa Checchia Noronha, que dizia: "não existe dor de parto, existe trabalho de parto" e, se a gestante aprender como acontecem as transformações em seu corpo antes, durante e após o parto, saberá como lidar melhor com elas, sem sofrer tanto.

Médica pioneira, Dra Elisa não só criou o curso para as gestantes, mas também o curso para os futuros papais e um curso específico para amamentação, além da Maternidade Santa Brígida, da Associação Brasileira das Mulheres Médicas e do estilo amoroso de atender.

A precursora dos cursos para gestantes, Dra Elisa Checchia Noronha

Aula Teórica do Curso para Gestantes na década de 90

Aula Prática do Curso para Gestantes na década de 90


Bebês na Maternidade - década de 80

De 1955 até hoje, muita coisa mudou: 

- Os cursos, ora informais, passaram a ser mantidos pela ONG CEMUC - Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido, especialmente criada para esta finalidade, hoje presidida pela médica Dra Virgínia Merlin.

- As aulas, que aconteciam no consultório da Dra Elisa aos domingos, hoje lotam auditórios em instituições educacionais e de saúde. O número de alunos, que eram contados nos dedos, hoje somam mais de 2.000 ao ano.

- A equipe de professores, que no início era formada somente por médicos obstetras, hoje agrega várias outras especialidades médicas, como: dermatologia,  neonatologia, anestesia, psiquiatria, pediatria, além de profissionais das áreas da odontologia, fisioterapia, psicologia, nutrição, enfermagem, música, yoga, primeiros socorros, direito, medicina veterinária, terapias alternativas, educação, comunicação, entre outras, numa grande e amorosa equipe multidisciplinar.

- Dra Elisa preocupava-se em oferecer um lanche às gestantes alunas. Hoje o CEMUC conta com a parceria de "Mães Gourmet", que preparam quitutes doces e salgados, vendidos a preço justo nos intervalos de aulas.

A psicóloga Liliam Gusso e a médica Virginia Merlin, 
em aula do curso Parto Amoroso para Casais Grávidos, na década de 90


A Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira, coordenadora do Curso Parto Amoroso para Gestantes, a Médica Virginia Merlin, presidente do CEMUC e a Psicóloga Liliam Gusso, coordenadora do Curso Parto Amoroso para Casais, comemoram mais um prêmio, desta vez concedido pela Câmara Municipal de Curitiba em 2017

Muitas outras mudanças ocorreram no decorrer desses 62 anos de curso, mas algumas coisas permaneceram intocáveis, entre elas:

- A gratuidade, que só é possível graças ao trabalho gratuito de todos os professores e à parceria com empresas que, em troca da divulgação e espaço para venda de seus produtos aos nossos alunos, pagam uma taxa simbólica custeando nossas despesas.

- O trabalho voluntário, que é desenvolvido com muito amor e profissionalismo por todos os profissionais envolvidos nesta missão, alguns veteranos do curso, outros estreantes, mas que não medem esforços para oferecer aulas com conteúdo atualizado, bem apresentado e sempre alinhado aos novos contextos familiares, sociais e científicos.

- O atendimento amoroso, que segue o modelo vivido pela precursora, Dra Elisa.

- O pioneirismo, que foi sempre a marca registrada da Dra Elisa e que deverá trazer muitas outras novidades a partir dos próximos anos.

- A solidariedade, que arrecada novelos de lã e fraldas trazidos como doação pelos alunos e os repassa a entidades beneficentes para transformá-los em lindos enxovais que são entregues a gestantes carentes, numa grande e admirável "corrente do bem".

- A generosidade, que fez de nossas alunas do Curso Mamãe eu Quero Mamar, doadoras de mais de 24.000 litros de leite materno para o  Banco de Leite do Hospital Evangélico de Curitiba.

- A credibilidade, que faz com que mamães de primeira viagem, papais, vovós e até bisavós compareçam às aulas para aprender, assim como empresas aceitem nossos atestados e liberem seus funcionários, sabendo que, quanto mais eles estiverem preparados, menos terão problemas futuros e, consequentes faltas ao trabalho.

- A amizade, que já uniu dezenas de "mamães de barriga", depois do nascimento de seus filhos, em encontros festivos e comunicação virtual para torca de experiências.

- A gratidão, que faz de todos os nossos "ex" e "atuais" alunos, professores, parceiros comerciais, fornecedores e colaboradores sejam nossos grandes e eternos amigos.

Turmas lotadas na Maternidade Santa Brígida

Grande integração entre a equipe CEMUC

Mãe, pai, bebê e avó gourmet fazendo a alegria dos alunos na hora do lanche


Cursos a Pleno Vapor
Neste mês de aniversário, o CEMUC formou mais 3 turmas dos cursos para gestantes, casais e amamentação. As fotos, a seguir, demonstram a qualidade das instalações, a satisfação dos alunos, o "dream team" de professores, a generosidade no volume de doações, o capricho das voluntárias tricoteiras/crocheteiras, a delícia dos lanches e a certeza de que o legado deixado pela Dra Elisa Checchia de Noronha está cada vez mais vivo a atual.

 Professor do Curso há 20 anos, atual Presidente do CRM, Dr Wilmar Guimarães


 Aulas alegres propiciam novas amizades e muita integração entre as alunas e a equipe CEMUC

Empresas parceiras distribuem amostras para uso de nossas alunas


 Empresas parceiras sorteiam brindes entre as alunas, todas as aulas

 Mamães "desfilam" suas lindas barrigas pela 
Maternidade Santa Brígida durante a "Cegonha Tour"

                      
Aulas práticas, com bebês reais, deixam as futuras mamães 
muito mais confiantes e seguras, propiciando um melhor aprendizado

Curso Parto Amoroso para Casais - auditório lotado, nas 6 turmas anuais

A cada turma, centenas de fraldas e novelos de lã, provenientes de doações de nossos alunos,  
são repassadas a instituições beneficentes para entrega a gestantes carentes



As "amigas de barriga", alunas que se conheceram nas aulas do Curso Parto Amoroso, continuam uma saudável amizade, agora com os maridos e seus bebês no colo, promovendo encontros festivos e troca de experiências via internet - mais um legado do CEMUC

 Curso "Mamãe eu Quero Mamar incentiva a amamentação e doação de leite materno



Mais de 24.000 litros de leite já foram doados ao Banco de Leite do Hospital Evangélico
a partir de alunas doadoras do CEMUC para alimentação de bebês prematuros

sábado, 12 de agosto de 2017

TV Evangelizar convida Dra Virgínia Merlin para comemorar o Dia dos Pais falando sobre "Paternidade Responsável"

A apresentadora Valéria Burbello  com Dra Virgínia Merlin
na bancada do Programa Fé na Vida, da TV Evangelizar

Nesta semana que antecede o Dia dos Pais a TV Evangelizar, do Padre Reginaldo Manzotti, prestou uma série de homenagens e apresentou diversas reportagens sobre o papel dos pais na sociedade.

Na última sexta-feira, dia 11 de agosto, a convidada foi a Dra Virgínia Merlin, presidente do CEMUC falando sobre "Paternidade Responsável" no programa "Fé na Vida", que foi ao ar ao vivo, às 9h00 apresentado por Valéria Burbello .

No programa, Dra Virgínia Merlin salientou a crescente presença dos futuros papais nos cursos para gestantes, demonstrando o aumento de seu interesse em participar da vida dos filhos, desde a gestação, não mais como "ajudantes" das mães ou coadjuvantes nas tarefas, mas sim como protagonistas nos cuidados com seus filhos, desde a mais tenra idade e, até mesmo, antes de seu nascimento.

Durante a entrevista, foram mostradas várias imagens do Curso Parto Amoroso, evidenciando a presença e participação maciça dos pais.

Parabenizamos a equipe da TV Evangelizar pela organização, profissionalismo, gentileza com que receberam o CEMUC em seus estúdios e, acima de tudo, agradecemos por este espaço que é visto por milhares de pessoas em todo o Brasil e também no exterior, via internet para que possamos divulgar , cada vez mais, o conceito de paternidade responsável, pois acreditamos que Pais melhores formam um País melhor.

Making off, minutos antes da entrada ao ar, ao vivo, do programa Fé na Vida


             
Algumas das imagens que foram ao ar, durante a entrevista

Para quem não conseguiu assistir ou quiser rever o programa Fé na Vida, segue o link:

Entrevista com Dra Virginia Merlin - Médica obstetra, presidente do CEMUC – Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido, entidade sem fins lucrativos, mantenedora do Curso Parto Amoroso para o Programa "Fé na Vida", da TV Evangelizar

PATERNIDADE RESPONSÁVEL

A participação ativa do pai na gestação e cuidados com seu bebê tem sido tema de estudos e ações pioneiras por parte do CEMUC em nossa comunidade.

Desde 1955, com a criação do Curso Parto Amoroso para Gestantes, os pais já eram convidados a participar das aulas. Alguns nem entravam na sala. Outros apareciam, timidamente, quase invisíveis, “puxados” gentilmente pelas mãos da Dra Elisa Checchia Noronha, precursora deste trabalho.
Ao longo dos anos, o perfil das famílias mudou e, com ele, mudou também a postura do pai em relação à gestação e ao cuidado com seu bebê, refletindo-se no número e na participação crescente de pais nas aulas do Curso Parto Amoroso.

Percebendo esta mudança, no final da década de 80, por iniciativa do médico Dr Paulo Mallmann, foi criado o Curso Parto Amoroso para Casais Grávidos, focado na presença do pai na sala de parto.
Este curso, até hoje, é um grande sucesso, com 6 turmas por ano, compostas por, no mínimo, 100 casais por turma. Conta com pais de diferentes idades e profissões, que chegam orgulhosos para a aula: participam, publicam as fotos nas redes sociais e fazem questão de aprender muito.

Este perfil do “novo pai”, muito mais participativo, tem sido evidenciado também no Curso Parto Amoroso para Gestantes. Além das grávidas, as turmas recebem pais que não faltam a nenhum dos 7 encontros: chegam cedo, perguntam, filmam, conversam com outros pais, questionam os palestrantes, enfim, são o avesso dos pais da década de 50... e eles querem participar mais, muito mais.

Reunindo as milhares de perguntas feitas pelos futuros papais durante as aulas e percebendo esta lacuna na nossa educação que ainda coloca as meninas para brincar de boneca (como se somente elas tivessem o dever de cuidar dos filhos) o CEMUC deverá lançar no próximo ano, o Curso Paternidade Responsável, que ensinará, passo a passo, na prática, aos pais, como ser verdadeiros parceiros da sua esposa, durante a gestação, o parto, a amamentação e o dia a dia com o bebê.

Hoje, muitas famílias não contam mais com as avós, tias, madrinhas ou vizinhas amigas por perto: o casal é a família. E, novamente, devido ao nosso estilo de educação, em geral, o homem não sabe como preparar coisas básicas, que fazem muita diferença para o bem estar de uma gestante, como: uma sopinha nutritiva para ela tomar quando chegar cansada do trabalho; um chá, quando ela estiver nervosa; a leitura de um poema carinhoso, quando ela começar a surtar por conta dos hormônios em fúria... isso parece uma bobagem, mas somente quem já foi gestante é capaz de perceber o quanto esses detalhes são importantes.

O futuro papai também vai aprender a trocar fraldas, dar banho no bebê, fazer massagem, trocar a roupinha, coisas que, até então, uma babá poderia fazer mas que, nos dias de hoje, está cada vez mais difícil, tanto por questões financeiras, quanto trabalhistas e sociais.

Além, disso, há também a vontade do pai de realmente ser um protagonista no cuidado de seu bebê e não somente um coadjuvante. Ele quer fazer parte de cada momento da vida de seu filho e, realizar tais tarefas, o faz mais feliz e confiante.

Para atender aos anseios deste “novo pai” o CEMUC está preparando um programa de aulas bem completo, com a participação de médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas, enfermeiros, socorristas e outros profissionais, com larga experiência.

A própria legislação brasileira já se atentou para esta situação e, há mais de um ano, pais que trabalham em empresas cidadãs tem o direito de estender a licença paternidade de 05 para 20 dias.
É aí que o CEMUC mais uma vez amplia sua atuação.  Reuniu toda a experiência de mais de 60 anos para lançar o Curso Paternidade Responsável on line para Pais de todo o País.

“Queremos que os pais, verdadeiramente, usem seu tempo de forma qualitativa, assumindo seu papel e contribuindo para um pós parto mais tranquilo e menos cansativo para a mãe, o que resultará em mais qualidade de amamentação, mais rapidez na recuperação da parturiente e maior ligação do pai com seu filho”, explica a presidente do CEMUC, Dra Virgínia Merlin.

O conceito de Paternidade Responsável é uma realidade que deverá, a médio prazo, trazer benefícios para toda a sociedade.

No âmbito empresarial, o envolvimento do pai com seu bebê deverá resultar em menor sobrecarga da mãe profissional, com diminuição de faltas ao trabalho, do nível de stress e de abandono de carreira.

Em paralelo, o pai responsável, acabará por contribuir para uma formação de família mais equilibrada, com tarefas melhor distribuídas, onde a união e colaboração deverá aumentar, trazendo maior equilíbrio a todos. Em tempos de alto nível de stress, papais pertencentes a famílias equilibradas certamente aumentarão sua performance profissional.

Famílias formam sociedades e, quanto mais as famílias estiverem em sintonia internamente, mais estável será a nossa sociedade. Pais responsáveis criarão filhos responsáveis, que poderão melhorar não apenas o equilíbrio de suas famílias ou empresas, mas de toda a nossa comunidade.

Como cidadãos, como profissionais e como participantes do CEMUC, temos muita satisfação em poder oferecer o Curso Paternidade Responsável e contribuir com Pais Melhores para um País Melhor. 

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Turmas do Curso Parto Amoroso lotadas neste 2º semestre do ano


Aula "Yoga para Gestantes" com Professora Cassiane Domingues 
 no 1º encontro da Turma 146 do Curso Parto Amoroso

No dia 1º de agosto, após alguns dias de férias, o CEMUC retomou as aulas com duas novas turmas: à tarde, na Maternidade Santa Brígida, foi o início da Turma 146 do Curso Parto Amoroso para Gestantes. Logo mais à noite, na Sociedade Paranaense de Pediatria, teve inicio a Turma Agosto do Curso Parto Amoroso para Casais Grávidos.

Com 100% das inscrições efetuadas pela internet, ambas as turmas receberam um grande número de alunos neste 1º encontro. Muitas barrigas , muitos sorrisos, muitas esperanças, muitas famílias, que temos a honra  de receber e ensinar, num dos momentos mais preciosos de suas vidas: a chegada de um bebê.

Ao longo dos quase 62 anos de trabalho do Curso Parto Amoroso (que já se chamou Parto Sem Dor e depois Parto Sem Medo) uma das coisas que nos chama a atenção a cada nova turma é o crescente interesse dos pais pela gestação e cuidados com o bebê. O número de pais inscritos é cada vez maior.

Quando criamos o curso para casais grávidos, por iniciativa do Dr Paulo Mallmann, há mais de 25 anos, os poucos pais que compareciam às aulas eram "ariscos", quase invisíveis. Hoje, eles querem participar, não apenas do curso para casais, mas também das aulas do curso para gestantes. Fazem questão de se inscrever, participam das aulas práticas, comentam, perguntam e não faltam. O mesmo acontece com as vovós, que, a cada turma, chegam com toda sua simpatia e experiência para assistir às aulas, em busca de novos conhecimentos.

Isso comprova que, independente das mudanças familiares, a chegada de um bebê faz todos se unirem visando cuidar da mamãe e do bebê da forma mais adequada. "Cuidar" tem sido o foco nestes quase 62 anos de trabalho voluntário de CEMUC para os mais de 30.000 alunos que já passaram por nossos cursos.

Cuidamos para que a comunidade possa frequentar as aulas, de graça. Cuidamos para que as empresas patrocinadoras possam expor seus produtos junto a nossos alunos. Cuidamos para que o lanche oferecido no intervalo de aula seja feito por mãos carinhosas e vendido a preço justo. Cuidamos para que nossos alunos tenham um espaço confortável para assistir as aulas. Escolhemos com cuidado nossos palestrantes e os temas a serem abordados, para que estejam alinhados com as dúvidas de nossas gestantes. Cuidamos para que todas as doações recebidas sejam destinadas a instituições beneficentes de comprovada seriedade. Cuidamos para que as alunas mantenham sua amizade entre si, mesmo após o término do curso. Cuidamos para que cada novo curso seja ainda melhor que o anterior.

Aula "Consultas Pé Natal e Pós Parto"com Obstetra Dr Afonso Lopes
 no 1º encontro da Turma 146 do Curso Parto Amoroso

Aula "Saúde Mental do Bebê e da Família" com Dra Claudia Carrasco
 no 1º encontro da Turma 146 do Curso Parto Amoroso

Lanche comercializado por "Mães Gourmet" no restaurante da Maternidade Santa Brígida

               
Doações de lã e fraldas entregues pelas alunas à Associação das Senhoras de Rotarianos
representada pela sua presidente, Sra Luiza Tigrinho

Aula do Curso Parto Amoroso para Casais Grávidos, com intérprete na Linguagem de Sinais

Dra Virginia Merlin, presidente do CEMUC, esclarecendo dúvidas dos futuros papais

Mais doações de fraldas e novelos de lã, todas repassadas à Associação das Senhoras de Rotarianos de Curitiba, representada pela Sra Luiza Tigrinho

O curso para casais grávidos dura 2 noites seguidas e abre turmas nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro.

O curso para gestantes tem duração de 7 encontros, em sete 3as. feiras seguidas, abrindo turmas em fevereiro, maio, agosto e novembro.

Compartilhe com suas amigas grávidas e venham todos participar !!!