sábado, 26 de novembro de 2016

Culto de Ação de Graças pelo nascimento dos bebês contou com a participação do CEMUC


Professores do CEMUC, juntamente com Pastor Hilário, da Igreja Presbiteriana do Guabirotuba, durante o Culto de Ação de Graças 

O Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças) é comemorado há vários séculos nos Estados Unidos, originário de um ano de farta colheita após um período de inverno rigoroso.
Aqui no Brasil, há 22 anos, por iniciativa do médico professor do CEMUC, Dr Alvaro Ceschin, é celebrado um culto festivo em agradecimento ao nascimento dos bebês. Assim como no feriado norte-americano, este culto é realizado sempre na última 5a. feira do mês de novembro e neste ano, a celebração aconteceu na noite de 24 de novembro.
"No início, o culto era realizado na PIB (Primeira Igreja Batista de Curitiba). Depois passou a ser celebrado na Igreja Batista do Bacacheri e há alguns anos é realizado na Igreja Presbiteriana do Guabirotuba, sob a direção do Pastor Hilário Batista", explica o Dr Alvaro.
Neste culto, as famílias levam seus bebês para agradecer pela dádiva da vida. Participam da celebração e depois há um momento festivo, com bolo e muitos sorrisos. "É lindo ver a igreja cheia de criancinhas com seus pais, agradecendo a Deus, eles são o futuro da nossa cidade, do nosso país, do nosso planeta" comentou emocionada uma das mães.

Momento da oração de agradecimento pelos bebês durante o Culto de Ação de Graças, na Igreja Presbiteriana do Guabitoruba
Comunidade participando do Culto de Ação de Graças durante a oração pelos bebês

Neste ano de 2016, o programa do Culto de Ação de Graças contou com momentos muito emocionantes. Um deles foi a apresentação musical dos funcionários do Instituto de Fertilidade Feliccità, que ensaiaram a música nos intervalos de trabalho e cantaram, juntamente com o Dr Alvaro Ceschin, que é o médico fundador do Instituto de Fertilidade Feliccità e com o Pastor Hilário, pastor titular da Igreja Presbiteriana do Guabirotuba.
Outro momento muito marcante foi a oração feita com todos os profissionais de saúde que atuam na busca da melhoria de vida das mães e crianças. Neste momento, os professores do CEMUC foram chamados para receberem a bênção. Entre eles estavam presentes: Dr Alvaro Ceschin, Dra Virgínia Merlin, Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira, Dr Emir Riechi (da Maternidade Santa Brígida). 

Coral do Instituto de Fertilização Feliccità, apoiador do CEMUC, louvando a Deus durante o Culto de Ação de Graças 2016, realizado na Igreja Presbiteriana do Guabirotuba

Momento de Homenagem e Gratidão aos Profissionais de Saúde presentes ao Culto de Ação de Graças na Igreja Presbiteriana do Guabirotuba

A mensagem, muito inspiradora, trazida pelo Pastor Hilário para este momento de gratidão foi baseada no Salmo 127 que diz:
Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.
Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.
Uma linda mesa com frutas e pães foi montada no altar, simbolizando a fartura e a Bíblia como "o pão da vida" através do qual devemos alimentar nosso espírito
Após a celebração, todos os convidados foram recepcionados com muito carinho no"Espaço Gourmet" da Igreja Presbiteriana, no qual foi servido um delicioso bolo (preparado pela nora do Dr Alvaro Ceschin), juntamente com refrigerante, as frutas e os pães da mesa do altar. Momento de descontração e muita alegria entre as famílias presentes.

 Uma de nossas alunas do CEMUC esteve presente no Culto de Ação de Graças, juntamente com seu esposo, agradecendo a Deus pela chegada de seu lindo bebê

Dr Alvaro Ceschin, idealizador deste Culto de Ação de Graças, que é realizado há 22 anos, com seus 3 filhos e as coordenadoras do Cemuc Dra Virgínia Merlin e Rossana Franke de Oliveira

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Turma 143 inicia com record de participantes, apoiadores e doações

1º encontro da Turma 143 do Curso para Gestantes

Dia 1º de novembro teve início a Turma 143 do Curso Parto Amoroso para Gestantes, promovido pelo CEMUC - Centro de apoio às Mulheres e ao Casal Grávido.

Com número record de inscrições, esta turma lotou as dependências da Maternidade Santa Brígida, tanto no auditório, onde as aulas acontecem, quanto no refeitório, onde um gostoso lanche (produzido e comercializado por "mães gourmet") é saboreado.

"Pela primeira vez em nossa história tivemos que encerrar as inscrições, pois não temos lugar para acomodar com conforto mais gestantes", comenta a coordenadora do curso, fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira, que comemora: "É uma grande alegria saber que a comunidade confia em nosso trabalho e responde com um número tão significativo de inscrições."

O espaço do auditório ficou pequeno para acomodar tantas alunas. 
Na foto, a aula de abertura da Turma 143, com Dr Alvaro Ceschin

O curso é 100% gratuito, mantido através de empresas parceiras, que tem a possibilidade de expor e comercializar seus produtos nos intervalos de aula, além de participar das páginas do CEMUC na internet, tanto no blog, quanto nas páginas do facebook. Durante o ano de 2016, muitas empresas renovaram sua participação como apoiadoras e várias outras entraram para compor esta animada equipe.

Hoje o Curso Parto Amoroso para Gestantes conta com 3 empresas patrocinadoras anuais: Fox Digital, Unimed, Vitaclin, além de 21 empresas apoiadoras, que são: Feliccità, Livraria da Gestante, Máxima Produções, Cryogene, DAPI, Modeladores Yoga, Baby Tub, Centro de Vacinação Paciornik, Bolinha de Sabão, Sul Brincos, Granado, Call Farma, Belebebê, Bebê sem Cólica, Sling Kids, Pijamas da Angélica, Fran Importados, Docinho Baby, Educação Infantil Pequeno Príncipe, KS Pinturas, Mamãe Bonita.

Lãs e Fraldas arrecadadas pelo CEMUC são entregues para instituições beneficentes

As doações, que são trazidas pelos alunos e repassadas a instituições de caridade, também bateram record neste 1º encontro: mais de 1.000 fraldas foram arrecadadas e entregues à Liga Feminina de Combate ao Câncer, do Hospital Erasto Gaertner, "Incentivamos nossas alunas a praticar a solidariedade através da doação de fraldas e novelos de lã que ajudarão gestantes carentes, através do trabalho de voluntárias das instituições beneficentes, que tricotam enxovais e montam kits para bebês recém nascidos, cujas mães não tem condições de fazê-lo",  explica a presidente do CEMUC, Dra Virginia Merlin.

Esta "corrente do bem", que teve início com a fundadora do curso, Dra Elisa Checcia Noronha, em 1955, já arrecadou e distribuiu alimentos, material de higiene, fraldas e novelos de lã para mais de 50 diferentes instituições de caridade, beneficiando milhares de famílias, ao longo de todos esses anos. Grande parte das doações entregues está registrada em livros, cujos ofícios e cartas de agradecimento são guardadas com muito carinho pela presidente do CEMUC. "Esperamos poder entregar fraldas e novelos de lã a cada encontro de nosso curso para uma instituição diferente, a fim de motivar nossas alunas a se engajar em um trabalho social e poder sentir a alegria de compartilhar", encerra.