domingo, 3 de julho de 2016

Grupo de Tricô "Mãos que Aquecem" recebe lãs doadas por alunos do CEMUC e as transforma em lindas mantas

O Grupo "Mãos que Aquecem" recebeu com alegria a doação dos alunos do CEMUC

O Grupo de Tricô "Mãos que Aquecem" é formado por vinte senhoras voluntárias que tecem "quadrados"  em tricô ou crochê. Unidos, estes quadrados formam coloridas mantas para aquecer crianças e idosos carentes de Curitiba e Região Metropolitana.

O grupo iniciou suas atividades em meados de 2012 e, de lá para cá, as voluntárias se encontram quinzenalmente, às terças feiras, no Bairro Água Verde, em Curitiba, numa "linha de montagem" em ritmo acelerado. A produção é grande, pois não se limita apenas aos encontros. Ao longo desses 4 anos de atividades, as  "Mãos que Aquecem"  já teceram mais de 20.000 quadrados, totalizando perto de 1.000 mantas.

O trabalho é mantido através de doações da comunidade. "Aceitamos todo o tipo de lãs, até fios de malharia que, mesmo sendo bem mais finos, são enrolados manualmente até atingir a espessura desejada. Cachecóis ou blusões são desmanchados e aproveitamos seu fio. Cada novelo de lã é convertido em um quadrado.  A cada 16 quadrados, uma criança é aquecida e a cada 35 quadrados um idoso não passa mais frio", explica a voluntária Jaqueline, uma das coordenadoras do grupo.

Diversas instituições que atendem à população já receberam mantas do Grupo "Mãos que Aquecem". Por ser uma cidade onde o frio é rigoroso e o inverno muitas vezes prolongado, Curitiba conta com a solidariedade de seus habitantes que se sensibilizam com a situação das pessoas mais carentes, especialmente idosos e crianças.


1 novelo = 1 quadrado  |  16 quadrados = 1 manta infantil   |   35 quadrados = 1 manta adulto



As coloridas mantas tecidas com lãs aquecem Idosos e Crianças carentes


Neste mesmo espírito de fraternidade as doações dos alunos do Curso Parto Amoroso foram entregues na noite da última 2a. feira, dia 27 de junho de 2016 à voluntária Selma Bujokas. A generosidade de nossos alunos propiciou o repasse de diversos restos de novelos de lã, agulhas de tricô e peças de tricô para serem desmanchadas.

A eficiência do grupo foi impressionante: no dia seguinte, logo após o almoço, todo o material já estava pronto para ser tecido, enrolado em novelos. 

Noite do dia 27 de junho: entrega da doação

Tarde do dia seguinte: novelos já prontos para serem transformados em mantas

O Curso Parto Amoroso  existe desde 1955 e é 100% gratuito para a comunidade. O CEMUC - Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido - é a entidade que o mantém e, para isso, conta com a parceria de empresas. Professores voluntários orientam futuras mamães e papais sobre a gestação, parto, amamentação e cuidados com o bebê. Como forma de retribuição deste trabalho, o CEMUC pede aos alunos a doação de novelos de lã e fraldas e serem repassados a instituições beneficentes. 

Neste mês de junho, que foi um dos mais frios dos últimos anos, o CEMUC destinou esta doação ao Grupo Mãos que Aquecem por reconhecer a importância do trabalho desta equipe para aplacar o frio que tem sido rigoroso em nossa cidade. "Sabemos que estes novelos serão transformados em lindas mantas para aquecer idosos e crianças", disse a coordenadora do CEMUC, Dra Virgínia Merlin, que complementou: "Os quadrados representam cada um de nós que, sozinho, não consegue fazer muito, porém unidos, podemos transformar e salvar vidas ... cada um com seu talento é diferente do outro, tem seu próprio colorido e a beleza está nesta diversidade. O fio de lã une os quadrados, formando mantas... o fio condutor que une o CEMUC, o Grupo Mãos que Aquecem e as pessoas que recebem estas lindas mantas é o amor ".






Por ser particular, o Grupo Mãos que Aquecem não recebe qualquer tipo de patrocínio. Mantém este trabalho a partir de doações. " Não temos preferência por cor, nem data para receber, pois tricotamos o ano todo. Todas as doações são muito bem-vindas", explica a voluntária Selma Bujokas.

Para quem quiser colaborar com doações de lãs, fios, peças e agulhas de tricô, os contatos são:  

Grupo Mãos que Aquecem
(41)3233-1507 - Selma 
(41)3244-9061 - Jaqueline

Nenhum comentário:

Postar um comentário