Coordenadoras do CEMUC: Virginia Merlin, Liliam Gusso e Rossana Franke de Oliveira
Em Curitiba residem cerca de 900.000 mulheres. Milhares delas, além de desempenhar suas atividades profissionais e familiares, dedicam uma parte de seu tempo a realização de trabalhos de voluntariado e assistência social. Grande parte desses trabalhos são voltados a ajudar outras mulheres, que buscam auxílio para si ou para seus filhos. É este trabalho de "formiguinhas", muitas vezes invisível, que faz a diferença em uma comunidade e que demonstra o quão grande é o coração e a capacidade realizadora das mulheres.
Foi assim, em 1955, quando a médica obstetra Dra Elisa Checcia Noronha, preocupada com a falta de informação entre suas pacientes sobre gestação, parto, amamentação e cuidados com o bebê, criou o Curso Parto sem Dor (depois Parto Sem Medo e hoje Parto Amoroso) que sempre foi e continua sendo 100% gratuito para a comunidade.
Ao longo desses 60 anos este trabalho cresceu, atraiu novos profissionais, ampliou sua atuação aos casais grávidos, mudou seu nome e hoje é uma referência em ensino para gestantes e casais grávidos no Paraná e em todo o Brasil. Tudo isso, sempre com base no espírito de ajuda mútua e doação.
Os professores doam seu tempo e conhecimento aos alunos e esses retribuem, praticando os conhecimentos recebidos e os multiplicando em suas casas, tornando nossa comunidade mais bem preparada para receber novos bebês.
Os alunos, que recebem aulas gratuitamente, retribuem o curso com a doação de fraldas, artigos de higiene, alimentos e novelos de lã para repasse a gestantes que não podem comprá-los. Entidades beneficentes usam a lã recebida para fazer enxovais e repassar a bebês de famílias carentes, envolvendo centenas de voluntárias na confecção das peças.
Empresas socialmente responsáveis dão apoio financeiro para manter a gratuidade do curso e recebem, em troca, espaço para comercialização de seus produtos e exposição de suas marcas...
Mães que sustentam sua família a partir de seu trabalho como quituteiras, tem espaço nos intervalos das aulas para comercializar lanche aos alunos. São as queridas "Mães Gourmet".
É uma grande "corrente do bem" que cresce e floresce a cada ano.
Mães Gourmet - preparam delícias que são comercializadas nos intervalos de aula
Turmas sempre lotadas do Curso para Gestantes, na Maternidade Santa Brígida
Professores Voluntários, preparam aulas muito especiais para nossos alunos
Empresas ajudam a manter a gratuidade do curso e
recebem espaço para comercialização de seus produtos
Mamães e Papais retornam às aulas após o nascimento de seus bebês na Maternidade
No total, o Curso Parto Amoroso já levou conhecimentos teóricos e práticos a mais de 30.000 alunos em Curitiba, reunindo mais de 6 toneladas de alimentos e 150.000 peças para doação.
Com base em todas estas ações, neste ano de 2016, a Associação de Senhoras de Rotarianos de Curitiba, pertencente ao Rotary Internacional - Distrito 4730 elegeu, dentre milhares de mulheres voluntárias da cidade de Curitiba, as coordenadoras do CEMUC: Virgínia Merlin, Liliam Gusso e Rossana Franke de Oliveira para serem as homenageadas no Dia Internacional da Mulher.
" É uma grande honraria, que dividimos com todos os nossos alunos, professores, colaboradores, patrocinadores, apoiadores e amigos, que nos surpreendem dia após dia, com ações de solidariedade e muito amor" comentou a homenageada Virginia Merlin, coordenadora do CEMUC (Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido) há 35 anos. "Esperamos contar com a participação da comunidade neste dia tão especial em nossas vidas e fazemos votos de que mais e mais mulheres descubram a alegria de ser uma voluntária", complementa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário