segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Preparativos para a Turma 168 a todo vapor

 


Esta será a última turma de 2024, fechando o ano com chave de ouro


As inscrições para a Turma 168 do Curso Parto Amoroso estão abertas e a procura tem sido muito grande. Serão apresentados 11 temas a partir da expertise de 13 profissionais especialistas, todos voluntários, parceiros do CEMUC.

Em aulas teóricas e práticas, os futuros papais e mamães vão aprender sobre: gestação, parto, banho do bebê,  fisioterapia pélvica, nutrição, shantala, saúde mental, amamentação, uso do sling, primeiros socorros, pediatria, leis e direitos que beneficiam a maternidade e a paternidade.

Em um local maravilhoso, muito bem localizado, os alunos contarão com estacionamento gratuito e seguro, ampla área verde, sala com ar condicionado, equipamentos multimídia e todo o acolhimento da equipe do CEMUC e da Divina Providência, mantenedora do espaço. 

Durante todo o tempo de duração do curso, que é de um final de semana, uma médica obstetra mantem-se de plantão no local, à disposição das alunas, em caso de dúvidas ou de alguma eventualidade. Ela também poderá emitir atestado para justificativa de falta ao trabalho no horário do curso. 

No intervalo de aulas haverá sorteio de brindes, oferecidos por empresas apoiadoras do Curso Parto Amoroso e um farto e saboroso lanche, tradição dos eventos do CEMUC.

No ato de inscrição, cada aluno paga uma taxa simbólica a ser revertida em doações que são entregues a grupos de voluntariado dedicados a trabalhos sociais com gestantes e bebês já no início das aulas. 

No final do curso, todos recebem o Certificado de Paternidade Responsável, que assegura 20 dias de licença aos papais trabalhadores em empresas cidadãs.

Este projeto social já dura 69 anos e começou com a sabedoria e solidariedade de uma médica. Hoje soma mais de 50 profissionais voluntários, 100 grupos de voluntariado e dezenas de empresas parceiras.

O Curso Parto Amoroso é o curso para gestantes mais premiado do Brasil e também o pioneiro em nosso País. Conta com títulos de reconhecimento público em nível municipal, estadual, nacional e internacional. Seu programa social já repassou mais de 110.000 fraldas, 100.000 novelos de lã, 7 toneladas de alimentos e 1.000.000 de roupas, utensílios e produtos de higiene para bebês. 

Na área médica, tem orientado e incentivado suas alunas a amamentar e doar seu leite. Somente no Banco de Leite do Hospital Universitário Mackenzie,  as alunas do CEMUC já doaram mais de 40.000 litros de leite materno, salvando milhares de vidas de bebês em UTIs Neonatal de Curitiba e Região Metropolitana.

Outras tantas vidas de bebês também já foram salvas graças as aulas de primeiros socorros, cuidados na gestação, banho do bebê, relatados através de mensagens emocionadas e de gratidão dos ex-alunos. 

Todo este trabalho não recebe um centavo sequer de órgãos públicos ou instituições de apoio. Mantem-se há 69 anos, a partir de pequenos apoios de empresas em troca de divulgação e dos valores simbólicos pagos pelos alunos no ato de matrícula. 

Mais de 70% de novos alunos chegam através de indicação de ex alunos ou de profissionais de saúde. A credibilidade do CEMUC transcende gerações e atrai profissionais renomados trabalhando voluntariamente em suas aulas para oferecer conhecimento científico de excelência e dar continuidade a esta corrente do bem, buscando trazer ao mundo bebês saudáveis, cercados de acolhimento e amor.


Link para inscrições e mais informações:

https://cursopartoamoroso.blogspot.com/p/inscreva-se.html


quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Curso Parto Amoroso presente na ALEP durante a Mesa Redonda sobre Prematuridade



Na tarde de 13 de novembro de 2024, o Curso Parto Amoroso esteve presente, juntamente com representantes da Pastoral da Criança, Secretaria Estadual de Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria, Laboratórios Farmacêuticos e demais instituições que trabalham pela saúde, na Mesa Redonda "Cenário da Prematuridade no Paraná e principais desafios no cuidado à saúde dos prematuros".

O evento aconteceu no Auditório da ALEP - Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, por iniciativa da Frente Parlamentar de Medicina da Assembleia Legislativa do Paraná, do Deputado Estadual Ney Leprovost, da ONG Prematuridade.com e da Sociedade Paranaense de Pediatria.

Com falas presenciais e algumas através de vídeos, o evento contou com os seguintes palestrantes:

  • Dra Gislayne Souza Nieto - coordenadora no Paraná do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria
  • Dr Zacharias Kalil - cirurgião pediátrico e deputado federal 
  • Dra Cristina Terumy Okamoto - presidente do departamento de neonatologia da Sociedade Paranaense de Pediatria
  • Dra Regina Paula Guimarães da Silva - pediatra neonatologista, doutora em saúde da criança e professora de pediatria da UFPR
  • Dr Carlos Frederido Oldemburg Neto - instrutor do curso de reanimação neonatal e chefe da UTI do Hospital do Trabalhador.
  • Fernanda Crosewski - representante da SESA- Secretraria Estadual de Saúde
  • Ágata Bertoli - depoimento pessoal, como mãe de prematuro
" A importância da família no dia-a-dia da UTI Neonatal, da capacitação das equipes, da formação de novos profissionais, de debates e de ações durante todo o ano devem ser fomentadas e apoiadas por instituições da Sociedade Civil e pelos legisladores, a fim de criar políticas que beneficiem a vida e estamos aqui para isso" pontuou o Deputado Ney Leprevost em sua fala, no início da reunião.

Os temas foram variados, com conteúdos atualizados e muito interessantes. Entre eles, destacamos:

A prematuridade gera problemas de saúde nos bebês, além de problemas psicológicos e financeiros nas famílias.

A primeira infância é de suma importância e ela começa no útero das mães - um pré natal eficiente detecta problemas de saúde da gestante e, se bem tratada, poderá ter uma gestação segura até o final - AQUI ENTRA A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO, QUE É FEITA NO CURSO PARTO AMOROSO.

No Brasil, 12% dos bebês nascem com menos de 37 semanas de gestação. Nosso país está entre os 10 primeiros do mundo com maior número de prematuros.

Em Curitiba, de 2016 a 2023, diminuiu em 20% o número de nascimentos, porém cresceu 30% o número de prematuros.

A prematuridade é uma das principais causas de óbito neonatal. 

As UTIs Neonatal precisam estar aptas ao atendimento de prematuros, com políticas de capacitação para profissionais de saúde, equipamentos específicos e treinamento para seu uso. Destaque para o uso do saco plástico para manter a temperatura do recém-nascido com menos de 34 semanas, berços equipados, clampeamento oportuno do cordão umbilical, ventilação, entre outros.

Há 162 projetos de lei tramitando na Câmara Federal, ligado direta ou indiretamente à prematuridade.

A cobertura vacinal baixa no Brasil expõe as crianças a doenças que já haviam sido erradicadas. Os casos de coqueluche, por exemplo, aumentaram 8 vezes do ano de 2023 para 2024. Em prematuros, que são 2 vezes mais suscetíveis a doenças, o problema torna-se ainda maior. 

São muitas as sequelas da prematuridade, uma delas são as retinopatias, que podem levar à cegueira.





Dra Gyslaine Souza Nieto, que já foi professora voluntária do Curso Parto Amoroso 
presidiu a Mesa Redonda e anotou 17 pontos a serem encaminhados para projeto de lei

Mãe de Prematuro

A fala da mãe de prematuro, que teve seu bebê em plena pandemia, mostrou as dificuldades que a família enfrentou pela falta de informação, falta de um acolhimento efetivo e, especialmente, de conforto para as mães que passam a "morar" na UTI Neonatal, como um local adequado para dormir, descansar, uma cozinha para esquentar alimentos, etc. 

Isso gera stress, desequilíbrio psicológico, podendo vir a secar o leite, transformar-se em depressão, entre outros aspectos relacionados ao convívio familiar, carreira profissional, etc.

Mesmo sendo seu segundo filho, esta mãe, como a grande maioria, não fazia ideia do que é uma UTI Neonatal e de todos os riscos e desconfortos que o bebê e a família iria passar. Falta informação.

Hoje, felizmente, seu bebê Enzo está bem, sem sequelas, levando uma vida normal.


Banco de Leite Humano

Todo o processo de coleta, tratamento e oferta do leite materno aos prematuros foi apresentado, demonstrando também que há desperdício desta preciosidade por falta de informação das mães doadoras e das dificuldade de armazenamento e logística.


Divulgação

O evento distribuiu camisetas alusivas ao tema, bottons, carteira e vacinação para prematuros, em parceria com Mauricio de Souza e os personagens da turma da Monica, além de folders.




terça-feira, 12 de novembro de 2024

CEMUC recebe dupla certificação através do Prêmio Impulso, realizado pelo Instituto GRPCOM

 


No dia 7 de novembro de 2024, o Instituto GRPCOM realizou a terceira edição do Prêmio Impulso de Boas Práticas do Terceiro Setor em uma tarde festiva, com várias instituições premiadas. 

Esta iniciativa é bienal e reconhece projetos transformadores no Terceiro Setor. Pela primeira vez, teve uma edição de alcance nacional. Pela primeira vez também o CEMUC inscreveu suas práticas nas duas categorias e foi certificado em ambas.

Ao todo, participaram da premiação 175 práticas de OSCs oriundas de 19 estados brasileiros, sendo: 107 práticas inscritas na categoria Gestão e 68 práticas inscritas na categoria Comunicação. Foi a iniciativa que mais recebeu práticas do 3º Setor para uma competição no País. 

A solenidade de entrega do Prêmio Impulso aconteceu no Teatro do SESC da Esquina, em Curitiba, em clima de festa, com coquetel, espaço para fotos, muitos abraços e encontros entre amigos das instituições do Terceiro Setor.

Representando o CEMUC estiveram presentes a Presidente da Instituição, médica obstetra Dra Virginia Merlin, a coordenadora do Curso Parto Amoroso, fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira e a coordenadora de comunicação, publicitária Priscila Gonzalez Tenfen, todas voluntárias.

Toda a equipe do Instituto GRPCOM esteve presente ao evento, dando um show de organização e profissionalismo. A mestre de cerimônias foi a apresentadora do Bom Dia Paraná, jornalista Claudia Celli e os prêmios foram entregues pela coordenadora do Programa Impulso, Elaine Tezza e pela coordenadora do Instituto GRPCOM, Ana Gabriela Borges.

"O Instituto GRPCOM foca no fortalecimento do Terceiro Setor e na criação de soluções impactantes para a educação e a responsabilidade social. Através do Prêmio Impulso e outros programas, o Instituto oferece capacitação e visibilidade para OSCs, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva. Este é um momento de agradecimento, reconhecimento e reverência a todas as instituições do Terceiro Setor aqui presentes" ressaltou emocionada Ana Gabriela Borges.








OSCs certificadas na Categoria Gestão


OSCs certificadas na Categoria Comunicação