Na manhã de 4ª feira, dia 13 de setembro, a equipe do CEMUC foi recepcionada no prédio histórico da Câmara Municipal de Curitiba, a convite da Vereadora Indiara Barbosa, para ocupar a Tribuna Livre em comemoração aos 68 anos de atividades do Curso Parto Amoroso.
Compuseram a mesa a vereadora Indiara Barbosa, ex aluna do curso, a publicitária Priscila Gonzalez Tenfen, voluntária do curso, a médica Virginia Merlin, presidente do CEMUC, a fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira, coordenadora do curso, a ex-vereadora Rosa Maria Chiamulera, apoiadora do curso a educadora Jacinta Caron, 1ª bebê do curso.
A Tribuna Livre é o espaço concedido pela Câmara durante as sessões plenárias das quartas-feiras, no qual os vereadores convidam especialistas e entidades para que falem sobre temas do interesse da coletividade.
A publicitária Priscila Gonzalez Tenfen fez a apresentação do trabalho do Curso Parto Amoroso. Em seguida foram feitas perguntas pelos vereadores, respondidas pela coordenadora Rossana Franke de Oliveira e, para finalizar, Dra Virginia Merlin ocupou a tribuna para fazer o discurso de agradecimento.
Tudo começou em 1955 com a médica obstetra Dra Elisa Checchia que, ao perceber que suas pacientes tinham muitas dúvidas em relação a gestação, parto e a todos os cuidados com o bebê recém-nascido, criou este curso, com aulas aos domingos em seu consultório, pedindo às alunas que doassem enxovais para aquelas que não podiam comprar.
Num tempo de altos índices de mortalidade materno-infantil, logo a comunidade médica percebeu que suas alunas chegavam muito mais seguras para o parto e as crianças se desenvolviam melhor, ficando nítida a diferença entre mães preparadas e mães não preparadas.
*****(Uma dessas alunas teve uma linda menina que foi a 1ª bebê do curso e ela está aqui.)*****
Este movimento voluntário em prol da vida atraiu a atenção de vários profissionais de saúde que se uniram a esta missão, e em 1995 além das aulas para futuras mamães, foi criado o curso para futuros papais, a partir de uma experiência trazida da Europa pelo dr Paulo Mallmann, integrante da equipe.
Em 1997 o curso passou a ter personalidade jurídica com a criação do CEMUC – Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que busca parcerias comerciais, governamentais e ações de arrecadação para manter sua sustentabilidade.
Em 1999, numa parceria entre o
CEMUC e a Associação Brasileira de Mulheres Médicas, foi criado o curso específico
para amamentação, chamado Mamãe eu quero Mamar.
Hoje o Curso Parto Amoroso é um só
e agrega cerca de 50 profissionais voluntários entre médicos de diferentes
especialidades, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas,
dentistas, socorristas, contabilistas, músicos, advogados, profissionais de
comunicação, fotografia, yoga, sling, entre tantos outros que se uniram nesta
missão.
Além do ensino, o Curso Parto
Amoroso incentiva o empreendedorismo feminino, abrindo espaço em suas aulas e
eventos para mães que decidem empreender para poder ficar mais tempo com
seus filhos pequenos e abrir o mercado para suas marcas.
O CEMUC também incentiva os profissionais a tornarem-se professores, tanto na forma presencial, como na modalidade virtual. Já foram produzidas mais de 50 lives sobre saúde e bem estar da família grávida, com profissionais de todo o Brasil e Exterior, que estão à disposição da comunidade em nossas redes. Abre espaço para aulas on line em cada uma das turmas, buscando democratizar o conhecimento a todas as famílias.
O legado de doações às gestantes deixado pela Dra Elisa permaneceu e se multiplicou. Hoje elas são entregues a diferentes grupos de voluntariado formados por pessoas que tricotam enxovais, colocando muito amor em cada trama, fazendo um trabalho social admirável, cheio de acolhimento, amizade, alegria, responsabilidade, transparência e cidadania.
Ao longo dos últimos anos, já foram repassadas mais de 100.000 fraldas, 90.000 novelos de lã, 7 toneladas de alimentos e incontáveis peças de roupa e produtos de higiene, entregues por estas voluntárias em maternidades, comunidades e abrigos para crianças e idosos.
Para integrar todas essas pessoas, o Curso Parto Amoroso promove eventos festivos reunindo mamães, bebês, voluntárias, amigos e empresas parceiras.
Também participa de eventos científicos com palestras e práticas visando a saúde feminina, sempre com caráter beneficente.
É parceiro em eventos culturais, como a exposição fotográfica Negras Mães, com gestantes negras e tem participado de eventos com autoridades, como a reunião com o Secretário Estadual de Saúde que homenageou nossas voluntárias pela contribuição para a melhoria da saúde mental que o serviço voluntariado presta.
Durante a pandemia o Curso Parto Amoroso participou de vários eventos, como a Carreata das Mamães, em parceria com o Rotary Internacional, que reuniu dezenas de carros em um cortejo festivo e arrecadou doações entregues no sistema drive trhu para a maternidade Materdei, totalizando 400 kg de alimentos e centenas de fraldas.
Nas ruas da cidade, nossas professoras participam das ações promovidas pela prefeitura para estímulo ao aleitamento materno e das atividades do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em que o CEMUC possui 2 representantes, buscando a igualdade de oportunidades para as mulheres.
Todas essas atividades estão abrindo espaço nas redes sociais e emissoras de rádio e TV, que contribuem para a visibilidade deste trabalho. Em 2015 recebemos desta casa uma sessão solene em homenagem aos 60 anos do curso, proposta pelo vereador Jorge Bernardi. Em 2016, a homenagem foi feita no Dia Internacional da Mulher, pelo Rotary. Em 2017, aqui, na Câmara, a presidente do CEMUC, Dra Virginia Merlin recebeu o prêmio Cidade de Curitiba como destaque na saúde materna e em 2018 recebeu a honraria Paul Harris pelo trabalho desenvolvido para a amamentação.
Em 2019, o CEMUC conquistou o primeiro lugar no Paraná na categoria mídias sociais pelo Programa Impulso da RPC. Em 2020, chegou ao 3º lugar nacional no Hackathon Projetos Sociais, promovido pelo PMI-PR pelo projeto do seu curso on line.
Em 2021 o Curso recebeu o Certificado de Reconhecimento Público expedido pela Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho do Paraná e Dra Virginia, entre dezenas de médicos, foi eleita a profissional de saúde voluntária do ano, aliás, do pior ano para a saúde: o ano da pandemia.
Em 2022, dentre as milhares de voluntarias que trabalham com mães, o governo federal elegeu 42 mulheres do País e, entre elas está a coordenadora do Curso Parto Amoroso, Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira, nomeada como Embaixadora das Mães do Brasil. Em 2023 o CEMUC foi finalista do prêmio impulso de boas práticas no terceiro setor, na categoria geral de comunicação e duas integrantes da equipe receberam o prêmio de profissionais voluntárias de saúde do ano: a coordenadora do curso, como finalista e a médica pediatra dra Chang Chaim como vencedora.
Todo esse trabalho, que já orientou mais de 50.000 alunos, hoje está concentrado em aulas nas maravilhosas instalações do Museu da Vida, com amplo espaço de área verde onde o CEMUC recebe com muito carinho as alunas, os casais grávidos e também as vovós, que querem se atualizar.
Num clima de muita amizade, as aulas acontecem de forma prática, tanto nos ambientes internos, como na parte externa do museu e os papais, que aprendem muito, recebem o certificado de paternidade responsável para licença paternidade de 20 dias, aceito em empresas cidadãs.
Todo este preparo fez a diferença quando o curso começou e faz a diferença até hoje. No hospital evangélico, referência em queimados, 70% dos internamentos nesta ala são de crianças com menos de 5 anos, que se queimam em casa, especialmente com água muito quente no banho. No curso parto amoroso, as famílias aprendem como evitar isso.
O corpo de bombeiros em Curitiba registra, em média 1 ocorrência por dia sobre afogamentos, e há bebês que chegam a morrer por que se afogam ao mamar ... O curso parto amoroso oferece aulas com bombeira socorrista especializada que ensina todas as manobras, caso isso aconteça.
Os dados da fiocruz apontam que 25% das mulheres apresentam algum tipo de depressão pós parto, o que ocasiona sérios problemas para ela e para toda a família. No curso parto amoroso, as aulas sobre saúde mental alertam para os sinais, o que deve ser feito e a hora de buscar ajuda.
A amamentação sempre foi assunto muito sério, pois envolve não somente a nutrição do bebê, mas também a saúde da mãe, que pode ter problemas como rachaduras e até uma mastite. Por isso no curso, os papais recebem muita orientação para auxiliar neste processo, as mamães aprendem como alimentar seu bebê e a doar o leite excedente para os bancos de leite, que alimentam milhares de bebês das UTIs Neonatal de Curitiba e Região Metropolitana. Só para o Banco de Leite do Hospital Evangélico, as alunas do CEMUC já doaram mais de 40.000 litros de leite materno.
Para que toda essa informação não fique restrita a poucos cursos anuais, o CEMUC criou o Curso Parto Amoroso on line. Todas as aulas já foram gravadas e encontram-se em fase final de produção, com um conteúdo de excelência, apresentado pelos professores do curso e com projeto para lançamento em breve.
Também foi dado início à elaboração de produtos sociais, visando ampliar as informações de saúde e a receita da instituição. Este é o Diário da Gestação, uma espécie de “álbum da futura mamãe” onde ela vai registrar suas emoções, seus enjôos, desejos estranhos em relação à comida, a reação da família quando soube da gestação, os primeiros presentes que ganhou como gestante e, principalmente, seus cuidados de saúde: exercícios físicos, cuidado com os dentes, cuidados com a pele, com os seios para amamentação e tantos outros cuidados. Pensamos em algo que englobe a memória afetiva deste momento, que é único na vida de uma mulher, mas também sirva de alerta para que ela cuide de cada detalhe de seu corpo.
Estamos em busca de patrocinadores para viabilizar estes projetos e coloca-los nas mãos do maior número possível de gestantes.
Agradecemos mais uma vez a Câmara Municipal de Curitiba que nos acolhe, em especial à Vereadora Indiara, aluna do Curso Parto Amoroso, por abrir este espaço ao CEMUC e convidamos todos os presentes a seguir nossas redes sociais e apoiar nosso projetos. Muito obrigada. "
Mas, por que
comemoramos o aniversário do Curso Parto Amoroso no Dia da Árvore?
Porque
árvore e família são coisas muito parecidas. Dizem que a família é o amor que
plantamos em solo fértil e dela precisamos cuidar diariamente, a fim de colher
flores perfumadas e frutos bem doces.
Não é à toa
a comparação da família com a árvore. Afinal, o que é a família, senão vários
galhos unidos pela mesma raiz e sustentados por um tronco comum que precisa ser
forte e resiliente às intempéries da vida?
Hoje o Curso
Parto Amoroso é como uma árvore frondosa que oferece sombra a muitos jovens
casais, bastante ansiosos em seu novo papel de pais e mães; é ponto de partida
para profissionais experimentarem seu vôo na carreira docente; balança suas
folhas trazendo bons ventos para mulheres empreendedoras; oferece mudas de
solidariedade para os grupos de voluntariado e semente de amizade para as
alunas, que passam a se ajudar na grande rede de apoio das amigas de barriga.
Nossa
gratidão a todas as famílias que, nos últimos 68 anos, tem confiado ao curso
parto amoroso a orientação sobre gestação, parto e primeiros meses de vida de
seus bebês, formando sua árvore genealógica.
Gratidão à primeira
bebê do curso, aqui presente, professora, advogada e amiga Jacinta Caron.
Gratidão à
Dra Elisa Chechia, mulher pioneira, criadora deste projeto, a quem tive a honra
de ser escolhida para sucedê-la.
Gratidão às
empresas parceiras, aos grupos de voluntariado, aos amigos e aos professores,
que não medem esforços para tornar o Curso Parto Amoroso cada ano mais atual e
completo, em especial à coordenadora do Curso, fisioterapeuta Rossana Franke de
Oliveira.
Gratidão a você, vereadora Indiara Barbosa, nossa aluna, mãe, que abriu este espaço hoje aqui na Câmara. Que Deus te ilumine para que possa criar e lutar por leis e ações governamentais voltadas ao amparo e a proteção das mulheres, das gestantes, das mães, das vovós e das crianças, assim como das empresas, que sustentam grande parte das famílias do nosso País. Muito obrigada. "