quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Rossana Franke de Oliveira é a nova Embaixadora do Programa Mães do Brasil

Criado em 8 de março de 2022 pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, órgão do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos do Governo Federal, o Programa Mães do Brasil, em sua primeira edição, realizou um amplo e rigoroso processo de seleção, em duas etapas, junto a voluntárias de todo o País, com a finalidade de estimular a integração de políticas públicas e fomentar ações para a promoção dos direitos relativos à gestação e à maternidade, de modo a garantir os direitos da criança nascida e por nascer, o nascimento seguro e o desenvolvimento saudável. 

Dentre as milhares de candidatas, a seleção teve início a partir de edital publicado em junho, com apresentação de currículo, documentos e comprovação de atividades voluntárias dentro dos seguintes critérios: 

  • Trabalho em defesa do nascituro de forma irrestrita 
  • Apoio relacional à gestante e à mãe por meio do acompanhamento de redes voluntárias
  • Ações em atenção aos desafios específicos da mãe adotiva, da mãe ou do filho com deficiência, com doenças raras ou crônicas, da mãe de criança prematura e das mães em situação de vulnerabilidade, risco e realidades socioculturais distintas
  • Espaços que proporcionem o fortalecimento do vínculo materno-filial, a amamentação, a coleta e o armazenamento do leite materno para fins de consumo ou doação

O CEMUC inscreveu a voluntária Rossana Franke de Oliveira, enviando farto material de seus 30 anos de voluntariado frente ao Curso Parto Amoroso e, com muita satisfação, recebemos o resultado em setembro que ela foi escolhida para ser Embaixadora do Programa Mães do Brasil.

A notícia foi dada pelo Deputado Ney Leprevost durante a festividade comemorativa dos 67 anos do curso, junto a mais de 200 voluntários e foi o melhor presente que todas nós poderíamos receber.

Deputado Ney Leprevost divulga a escolha de Rossana Franke como 
Embaixadora do Programa Mãe do Brasil


Rossana Franke de Oliveira, nossa Embaixadora 

Rossana Franke de Oliveira é graduada em fisioterapia, com experiência acadêmica como docente e supervisora de estágio curricular de fisioterapia em ginecologia e obstetrícia da Faculdade Tuiuti do Paraná, além de especializações voltadas ao trabalho com gestantes e bebês nas áreas de exercícios respiratórios, hidroterapia, fisioterapia pélvica, doula e shantala. 

Neste ano de 2022 completa 30 anos como voluntária em um trabalho primoroso dirigido a mamães, desde a concepção até o cuidado com os filhos, passando pelo reconhecimento do valor da maternidade para o bem comum e o amplo apoio às mulheres.

Sua atuação como voluntária teve início em 1992, aos 20 anos de idade, quando foi convidada a fazer parte da equipe do Curso Parto Amoroso - um projeto social realizado desde 1955 pelo CEMUC -Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido. Iniciou como professora e, por sua dedicação e competência, ao longo dos anos passou a coordenar o curso e hoje faz parte da diretoria da instituição, com projetos de amplo alcance social.




Atuação exemplar como professora e coordenadora do Curso Parto Amoroso



O impacto social do Curso Parto Amoroso coordenado pela Embaixadora Rossana Franke

O Curso Parto Amoroso é mantido pelo CEMUC, uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos na qual gestantes, casais grávidos e familiares recebem orientação científica de excelência, através de aulas com grandes especialistas, todos voluntários. 

É Rossana Franke quem elabora o programa de aulas, convida professores, monitora o cronograma, busca patrocinadores e coordena todos os detalhes e providências para o bom andamento das turmas, com muita organização e profissionalismo, abrindo uma série de oportunidades, especialmente para as mulheres.

A presença de tantos alunos abre a oportunidade para o empreendedorismo feminino, através da possibilidade de parceria comercial com empresas dirigidas por mamães, que podem expor e comercializar seus produtos e serviços nas aulas, eventos e redes sociais do Curso Parto Amoroso.

As aulas abrem a oportunidade para mulheres ingressarem na carreira docente e seguir adiante, abrindo seu espaço profissional como professora, pesquisadora, palestrante ou empresária do ramo educacional. 

Desde 1955 o curso tem por princípio repassar doações de enxovais a gestantes carentes. Hoje o CEMUC arrecada as doações e as repassa para grupos de senhoras voluntárias que tecem lindos enxovais e os doam em maternidades, orfanatos e comunidades carentes. Sob a coordenação de Rossana Franke foi ampliada esta oportunidade para o voluntariado, através da realização de eventos festivos que somam grandes arrecadações de doações. 

Esta imensa “corrente do bem” une mamães, avós, bisavós e até algumas tataravós na missão de apoiar mulheres, compartilhar conhecimento e espalhar colaboração, visando um gestar mais saudável, amoroso e acolhedor através da união de mulheres voluntárias. Só para se ter uma ideia do alcance deste trabalho, nos últimos anos foram repassados: 100.000 fraldas, 90.000 novelos de lã, 6 toneladas de alimentos e milhares de produtos de higiene e roupinhas para bebês. 

Os grupos de voluntárias nos relatam que, ao tecer os enxovais e participar dos eventos promovidos pelo CEMUC, várias das senhoras que encontram-se adoentadas, melhoram muito e passam a ter um novo objetivo de vida, sentindo-se parte integrante deste movimento.

Além de manter o Curso Parto Amoroso, o CEMUC, em parceria com a Associação Brasileira de Mulheres Médicas, realiza desde o ano 2000 o Curso de Amamentação “Mamãe eu Quero Mamar”, visando proporcionar o fortalecimento do vínculo materno-filial e estimular a amamentação, a coleta e o armazenamento do leite materno para fins de consumo ou doação. 

Só para o Banco de Leite do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie as alunas do Curso Parto Amoroso já contribuíram com a doação de 40.000 litros de leite materno, que abastecem as UTIs Neonatal de Curitiba e Região Metropolitana, salvando a vida de milhares de bebês prematuros.




Como os desafios da pandemia foram superados

A partir de 2020, com o início da pandemia e a suspensão das aulas presenciais, a Embaixadora Rossana Franke migrou as aulas do Curso Parto Amoroso para a internet, convidando especialistas para transmissões através de “lives”. 

Em poucas semanas, montou um espaço em sua própria casa para apresentar essas lives, passando a receber os convidados, não apenas de Curitiba, mas de todo o Brasil, Estados Unidos e África. 

Semanalmente um convidado apresenta um tema voltado à saúde, bem estar ou empoderamento das mamães, que Rossana estuda a fundo para poder elaborar perguntas e “traduzir” as informações para uma linguagem acessível a todo tipo de audiência. Ao final de cada live, o resumo dos temas é publicado no blog do curso, que conta com mais de 240.000 visualizações.

Nas lives Rossana promove os direitos relativos à gestação e à maternidade, convidando profissionais da área jurídica para explicar passo a passo toda a legislação voltada à gestante e o nascituro, colocando-os em contato direto com o público e respondendo a cada uma das dúvidas das futuras mamães. Também valoriza e ressalta o nascimento seguro e o desenvolvimento saudável, “traduzindo” as orientações dos especialistas convidados que falam sobre alimentação, exames periódicos, pré natal, parto, vacinas, exercícios físicos, cuidados com os dentes, a pele, entre outros temas de grande relevância.

A Embaixadora Rossana reconhece o valor da maternidade para o bem comum, evidenciando os ensinamentos práticos dos especialistas convidados para que as famílias não venham a sofrer com acidentes ou perda de uma criança. Por isso se desdobra em convidar, estudar os assuntos e apresentar lives que ensinem de forma prática sobre riscos, como: manobras em caso do bebê se afogar com o leite; risco de queimadura do bebê durante o banho; risco de afogamento do bebê em uma bacia com roupa na área de serviço, entre várias outras situações de perigo, especialmente em famílias com realidades sócio-culturais que acabam deixando os bebês mais vulneráveis aos riscos de acidentes. 

Com frequência recebe mensagens carinhosas de agradecimento de mamães e papais que salvaram a vida do seu bebê graças ao Curso Parto Amoroso.

Além das lives, Rossana criou, alimentando diariamente a página do instagram do Curso Parto Amoroso, com muito conteúdo, mantendo um canal de comunicação com as famílias grávidas e divulgando o trabalho do CEMUC.

Em paralelo, manteve ativos os grupos de whatsapp com as alunas das turmas presenciais, auxiliando-as e orientando-as especialmente do auge da pandemia, em que elas não podiam contar com sua rede de apoio familiar por perto.


Lives apresentadas pela Embaixadora Rossana Franke 

Desde o início da transmissão das lives, que ficam gravadas no instagram do curso, já foram apresentados mais de 50 temas, gerando cerca de 10.000 visualizações. São elas:

1. Importância do Curso Parto Amoroso na vida das Famílias Grávidas, com professores, ex alunos e amigos do CEMUC
2. Shantala, a Massagem para Bebês, com a Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira 
3. Saúde Bucal do Bebê, com a Odontopediatra Anna Clara D'Agulham
4. Yoga para Gestantes, com a Yogaterapeuta Patrícia Kubo
5. Introdução Alimentar para Bebês, com a Nutricionista Camila Tedeschi Pazello
6. Otorrino Infantil, com o Médico Otorrinolaringologista Fabiano de Trotta
7. Direito & Parentalidade, com a Advogada Ana Cristina Baruffi
8. Mamãe Empreendedora, com a Profissional de Marketing Jheni Souza
9. Doação de Leite Materno, com a Enfermeira Obstetra Rosane Silva
10. Saúde Bucal da Gestante e do Bebê, com a Cirurgiã Dentista Débora Fachinelli
11. Tratamentos Estéticos para Gestantes, com a Biomédica Mariana Ribeiro de Paula
12. Laços Invisíveis na Gestação, com a Parapsicóloga Clínica Ana Maria Fagundes Arana
13. Cuidados com a pele da Mamãe, com a Médica Dermatologista Paula Xavier Schiavon
14. Direito & Maternidade, com a Advogada Ana Cristina Baruffi
15. Controle de Peso: Gestação&Após o Parto, com a Médica Endocrinologista Sheyla Alonso
16. Leitura para Crianças, com a Escritora Adelita Becker
17. Importância de Exames Periódicos, com a Médica Radiologista Tatiana Zacharow
18. Preparo das Mamas para Amamentação, com a Enfermeira Obstetra Rosane Silva
19. Desafio na Pandemia: Gravidez & Dinâmica Familiar, com a Psicóloga Carla Suzarte
20. Fisioterapia Pélvica, com a Fisio Pélvica Alessandra Soares
21. Cuidados com a Pele do Bebê, com a Médica Dermatologista Paula Xavier Schiavon
22. Exercícios Aquáticos para Gestantes & Bebês, com a Educadora Física Daniele Tempski
23. Cuidados da Gestante pela Medicina de Família, com a Médica da Família Daiane Maria Cordeiro
24. Medula Óssea: Transplante & Caso Real, com a Bióloga Jaqueline Morcelli Castro
25. Varizes & Gestação, com a Médica Vascular Anna Carolina Botti de Oliveira
26. Síndrome do Bebê Sacudido, com a Médica Pediatra Chang Chaim
27. Terapia Ocupacional da Primeira Infância, com a Terapeuta Ocupacional Diane Domingos
28. Maternidade com Sucesso, com a Empresária Cassiana Basseto
29. Relato de Parto no Chuveiro, com a Mamãe Gourmet Vanessa Schuster
30. Queimaduras na Infância: como prevenir, com o Médico Pediatra Dr José Eduardo Vianna
31. Abordagem Osteopática na Gravidez, com o Osteopata Elcimar Reis
32. Primeira Infância: uma Visão Osteopática, com o Osteopata Elcimar Reis
33. Dificuldade para Engravidar, com o Médico Obstetra Dr Alvaro Pigatto Ceschin
34. Alterações Gastrointestinais na Gravidez, com o Médico Gastro Dr Marcos de Abreu Bonardi
35. Exterogestação, com a Assessora de Babywearing Stella Siqueira Campos
36. Música na Gestação, com o Músico Fábio Júlio de Lima
37. Vacina & Gestação, com a Enfermeira Gessica Caroline Barbosa
38. Banho do Bebê, com a Empresária & Mãe de 4 Crianças Juliane Favaro
39. Primeiros Socorros, com a Bombeira Juliana Zanello
40. Oftalmologia para Gestantes, com o Médico Oftalmologista Dr Michel Rubin
41. Hábitos Saudáveis na Gestação, com a Médica do Esporte Gabriele dos Santos
42. Estou Grávida... e agora?, com Médico Obstetra Dr Wesley Timana
43. Fisioterapia Pélvica na Gestação, com Fisioterapeuta Anna Lorenzoni
44. Maternidade Ideal x Maternidade Real, com Psicóloga Pietra Rassi Justus
45. Licença Maternidade & Paternidade, com Advogada Ana Cristina Baruffi
46. Recepção Humanizada ao Recém Nascido, com Médica Pediatra Gabriela Galerani
47. O papel do Acompanhante no Parto, com Médica Obstetra Juliana dos Santos
48. Elegância e Conforto na Gestação e Pós Parto, com Personal Stilyst Anna Rosendo
49. Museu da Vida e o Aprendizado sobre o Nascer, com Monitora do Museu Manuella
50. Saúde Bucal e Gengival na Gravidez, com Cirurgião Dentista Tiago Keller
51. A Importância da Rede de Apoio, com Enfermeira Camila Bellão
52. Quarto do Bebê: do Sonho à Realidade, com Decoradora Claudia Ripka

As lives podem ser vistas no instagram


Mulheres Mães no Mercado de Trabalho
Além da oportunidade de parceria comercial com o próprio CEMUC, a Embaixadora Rossana Franke é uma entusiasta da inserção e da reinserção das mulheres mães no mercado de trabalho e da conciliação trabalho-família.

Sua vida pessoal é um exemplo disso e serve de inspiração para muitas mulheres, pois é esposa, mãe, filha dedicada aos pais idosos, além de manter um relacionamento saudável os demais membros de sua família e amigos. Não se descuida da sua própria saúde e autoestima, mantendo uma rotina de exercícios físicos, alimentação equilibrada e busca de equilíbrio mental e espiritual.

Nas aulas, eventos e redes sociais do curso ela faz questão de abrir espaço para as mulheres mães apresentarem seus produtos e serviços. Apresenta umas às outras, incentivando parceria e ajuda entre elas. Também convida profissionais mães para que participem das aulas como docentes. Em algumas lives convidou profissionais que buscam devolver a autoestima da mulher após o parto, através de tratamentos estéticos, cuidados com o corpo, pele, cabelo, roupas, etc, preparando-a para a volta ao mercado de trabalho.




Ações em atenção aos desafios de mães com filhos portadores de doenças raras

Através da rede de relacionamento pessoal e do curso, a Embaixadora Rossana realizou ações em atenção aos desafios de mães com filhos portadores de doenças raras, ao incentivar campanhas junto aos alunos e buscar espaço em redes sociais do CEMUC e de parceiros para ajudar no tratamento de crianças nesta situação.

A campanha para o menino Miguel, filho de um casal de alunos do curso foi uma delas. Ela também programou e convidou para uma live a bióloga responsável pela captação de medula óssea no HEMEPAR, reunindo-se virtualmente com a mãe, o bebê que estava internado no hospital, e a bióloga com o objetivo de sensibilizar a comunidade a se informar sobre a doação medula óssea e levar a
campanha adiante, obtendo grande repercussão.

Live doação de medula | Campanha para Miguel (filho de alunos do curso) com doença rara



Orientação e valorização dos papais

Em todas as lives, como também nas aulas presenciais dos cursos, o papel do papai é apresentado como de fundamental importância para a família, visando fomentar a equidade e corresponsabilidade no lar.

Vários deles já participaram como professores ou alunos, desenvolvendo várias atividades, como: dar banho nos bebês, enxugar, trocar, aconchegar, praticar manobras de primeiros socorros, cantar para seus filhos dormirem, praticar exercícios de relaxamento para a gestante, entre outras atividades, que são muito apreciadas por todos os papais.



O trabalho nunca parou, nem mesmo durante a pandemia
Em paralelo à realização das lives, a Embaixadora Rossana Franke coordenou o planejamento, a criação, a produção e participou das gravações das aulas do Curso Parto Amoroso on-line, que já estão em fase final de edição, visando estender este projeto de saúde, bem estar e empoderamento a mamães de todo o Brasil.

Mesmo com aulas presenciais suspensas por 2 anos (devido à pandemia) Rossana trabalhou muito junto a empresas parceiras e demais instituições, conseguindo manter patrocínios e receber um grande volume de doações a fim de repassa-las aos grupos de voluntariado não permitindo que parassem com este projeto social de grande alcance.

Rossana na gravação da aula de fisioterapia para gestantes do curso on line 



Amigas de Barriga
Sempre com muita energia e credibilidade, Rossana promoveu, organizou e realizou memoráveis eventos festivos nos últimos anos, reunindo as “Amigas de Barriga”, visando a confraternização e a arrecadação de doações para manutenção de projetos sociais.

Muito ativa nas redes sociais, também participa dos grupos de ex-alunas no whatsapp, orientando-as quando necessitam. Considerando que muitas gestantes ficaram longe de suas famílias devido ao isolamento social imposto pela pandemia, esta rede de apoio contribuiu muito para o fortalecimento dos vínculos de amizade e ajuda entre as mamães.



O que vem pela frente

A partir de agora, além das atividades que já desenvolve há 30 anos, nossa Embaixadora Rossana Franke de Oliveira também irá desenvolver atividades correlacionadas a seu portfólio de serviço voluntário, podendo ser convidada a participar de eventos ou missões organizadas pelo Governo Federal e eventuais parceiros, com o objetivo de valorizar, incentivar e disseminar ações de proteção integral da mulher no exercício da maternidade, desde o momento da concepção até o cuidado com os filhos, que lhes forem atribuídas durante o período de voluntariado, pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.

A assinatura do Termo de Adesão ao Serviço Voluntário está prevista para novembro, quando Rossana será certificada como Embaixadora do Programa Mães do Brasil.

Antes disso, porém, já está recrutando voluntárias para que façam o curso sobre voluntariado, disponibilizado pelo Ministério da Mulher e possam todas receber o certificado de âmbito federal.


terça-feira, 20 de setembro de 2022

Curso Parto Amoroso reúne voluntários para comemorar seus 67 anos em festa memorável

Celebração dos 67 anos do Curso Parto Amoroso com a presença de grupos de voluntariado, professores, empresas parceiras, amigos e colaboradores 


Com mais de 200 pessoas reunidas nos elegantes salões da Confeitaria Piegel em Curitiba, o Curso Parto Amoroso comemorou em grande estilo seus 67 anos na tarde do último dia 13 de setembro. 

Grupos de voluntariado, professores, amigos e representantes de empresas colaboradoras do curso prestigiaram o evento, numa tarde repleta de abraços, sorrisos e troca de energia, coisa que há muito tempo não podíamos fazer, por causa da pandemia.

Um delicioso café colonial, regado a doces, salgados, café, sucos, chocolate quente e muitas outras delícias fechou com chave de ouro esta comemoração. 

"Foi uma tarde memorável, onde matamos a saudade de nos aglomerar" disse, com muito bom humor, a presidente do CEMUC, Dra Virginia Merlin. "Apesar do grande volume de chuva nos dias anteriores e muito mais previsto para os dias seguintes, Deus nos presenteou com uma tarde ensolarada, de céu azul, para que todas as nossas queridas voluntárias pudessem estar aqui", concluiu.







Os peixes foram uma das atrações, nadando pelo Salão Cristal da Confeitaria Piegel

O chão de vidro mostra a água e os peixes debaixo dos nossos pés


Grupos de Voluntariado
A integração das voluntárias foi muito grande. Quase impossível conseguir registrar todos os grupos presentes, pois foi uma tarde em que todos se misturaram, trocando ideias para novos projetos, formando um  grande grupo festivo e disposto a trabalhar cada vez mais em prol das mães, crianças e famílias. Entre os grupos convidados estavam:

  • Amigas da Mama
  • Associação Beneficente São João Batista
  • Associação Brasileira de Apoio ao Idoso
  • Associação de Senhoras de Rotarianos
  • Banco de Leite do Hospital Evangélico Mackenzie
  • Bonequeiras Maluquinhas
  • Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido
  • Distrito 4730 de Rotary Internacional
  • EntreAjuda da Igreja dos Capuchinhos
  • Formiguinhas de Jesus da 1ª Igreja Batista de Curitiba
  • Fraternidade na Unidade
  • Lar Escola Dr Leocadio
  • Liga das Senhoras Católicas
  • Mãos que Aquecem
  • Rotary Clubes de Curitiba
  • Rede de Artesãos de Curitiba
  • Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner
  • Voluntariado do Hospital Evangélico Mackenzie
  • além dos amigos que vieram de toda a cidade e de diversos municípios da Região Metropolitana para confraternizar e festejar os 67 anos do Curso Parto Amoroso.


Placa Comemorativa

Num gesto de muita gentileza e gratidão por parte das representantes da Associação Beneficente São João Batista, Dra Virginia Merlin foi agraciada com placa comemorativa, alusiva aos 67 anos do curso.

Os álbuns de doações que são recolhidas junto aos alunos e depois repassadas a instituições beneficentes de apoio a gestantes e crianças ficaram expostos durante toda a festividade. Ao longo dos anos, esta corrente do bem já soma mais de 100 entidades parceiras com o repasse de 100.000 fraldas, 90.000 novelos de lã, 6 toneladas de alimentos, milhares de roupinhas e produtos de higiene para bebês, além de banheirinhas, carrinhos, bolsas e demais ítens para enxoval.

Desde o ano 2000, o Curso Parto Amoroso incentiva suas alunas a participar do Curso Mamãe eu Quero Mamar, que é promovido pela Associação Brasileira de Mulheres Médicas - Regional Paraná. Lá elas aprendem a amamentar e são incentivadas a doar o leite excedente. Só para o Banco de Leite do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie as alunas do Curso Parto Amoroso já doaram mais de 40.000 litros de leite materno, salvando a vida de milhares de bebês das UTIs Neonatal de Curitiba e Região Metropolitana.

Placa Comemorativa, alusiva aos 67 anos do curso

Álbuns com relatórios de recebimento de doações somam mais de 100 entidades


Embaixadora Mães do Brasil

O Deputado Federal Ney Leprevost, ex Secretário Estadual da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, também esteve presente fazendo questão de homenagear o curso e todos os voluntários que dele fazem parte, direta ou indiretamente, ressaltando sua importância para a comunidade paranaense.

Além de seu carinhoso abraço, Ney Leprevost chegou trazendo uma grande notícia, vinda de Brasília: a de que a coordenadora do Curso Parto Amoroso, Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira foi escolhida pelo Ministério da Mulher para ser Embaixadora do Programa Mães do Brasil, pelo seu trabalho desenvolvido ao longo de 30 anos como voluntária junto a gestantes e bebês. 

Merecida homenagem, uma grande honra para todas nós, este foi o ponto alto da festa, coroando um trabalho de excelência e vanguarda que serve de modelo para profissionais que compartilham seu tempo e conhecimento como voluntários. 

Rossana Franke de Oliveira é a nova Embaixadora do Programa Mães do Brasil

Emoção, Gratidão, Alegria

Deputado Ney Leprevost confraternizando com as voluntárias

Consultoras de Amamentação comemorando este lindo trabalho

Fotógrafa Cris Camargo fez a cobertura fotográfica do evento

Muita alegria no reencontros

Professores do Curso festejando os 67 anos 

Amizade e Solidariedade

Ex aluna e agora apoiadora do Curso festejando os 67 anos 

Todo o carinho e alegria das voluntárias


A História do Curso Parto Amoroso

Em 1955 a médica obstetra Dra. Elisa Checchia Noronha criou em Curitiba o Curso Parto sem Dor, que tinha como objetivo tranquilizar as grávidas em relação ao seu período de gestação, parto, amamentação e cuidados com o bebê recém-nascido, através de informação científica, ensinada de forma amorosa e numa linguagem acessível.

Eram tempos em que a grande maioria das mulheres não tinha acesso a escolaridade além do curso primário, pois eram criadas para se casar e ser mães. Segundo a mentalidade daquela época, toda mulher já deveria saber tudo em relação à maternidade, não havendo na sociedade uma preocupação com ensino formal sobre este assunto, a não ser os conselhos e ajuda de avós, mães, tias, madrinhas e amigas.
Muito à frente de seu tempo, a jovem Elisa se formou em medicina em 1935, numa das primeiras turmas da Universidade Federal do Paraná. Seus primeiros passos como médica graduada foram no Serviço de Obstetrícia do Professor Briquet, em São Paulo, onde fez estágio durante dois anos. Retornando a Curitiba, passou a clinicar em seu consultório e nos hospitais da cidade. 

Em 1939 casou-se com o médico Leônidas Noronha, seu colega de turma, e ambos foram morar em Rolândia, norte velho do Paraná. Lá sentia-se incomodada ao perceber que suas pacientes estavam inseguras, amedrontadas, cheias de dúvidas ao engravidar. Voltando a morar em Curitiba, percebeu que os mesmos medos assombravam suas pacientes também na Capital paranaense. Com base em cursos para gestantes que estavam surgindo na Europa, decidiu então criar em 1955 um curso para ensinar as gestantes de Curitiba - o primeiro do Brasil.
Antes de mais nada, precisou enfrentar a barreira imposta por seu próprio marido, que não compactuava com a ideia. Mas ela foi em frente: no início, o curso era ministrado por ela mesma, em seu consultório localizado à Rua Prudente de Moraes, aos domingos pela manhã para as gestantes que eram suas pacientes. Ela as tratava com um carinho sem igual e não media esforços para atendê-las, sem jamais se preocupar com retorno financeiro.
Sua perseverança, seu conhecimento e seu carisma eram tamanhos que as gestantes começaram a convidar outras gestantes a participar. Sentiam-se acolhidas, a vontade para esclarecer suas dúvidas e percebiam que o resultado na prática do dia-a-dia era fabuloso. Aos poucos, vários profissionais de saúde vieram lhe auxiliar nas aulas. Eram atraídos pelo seu exemplo, baseado na atenção, carinho e doação. 
Dra Elisa fazia questão de manter os cursos para gestantes e para os casais grávidos como um trabalho voluntário, pois ela sabia que aquelas mulheres não tinham renda própria para pagar por aulas e que seus maridos jamais admitiriam "gastar dinheiro" com algo que, para eles, as mulheres já nasciam sabendo. Tempos difíceis, mas ela enfrentou cada desafio com humildade e muita coragem. Perdeu o marido muito cedo, perdeu uma filha em um acidente de carro, mas jamais perdeu a garra.
Por seu trabalho voltado à saúde das mulheres, Dra Elisa presidiu por vários anos a Associação Nacional das Mulheres Médicas. Em 1960 fundou e presidiu a Associação das Mulheres Médicas do Paraná, que reunia as médicas com o intuito de aproximar profissionais e compartilhar experiências, sempre visando melhorar os serviços à população.

Dra Elisa foi mãe de 4 filhos e sabia muito bem o que cada mulher sentia ao engravidar. Trabalhando em seu consultório, atendendo aos partos nas frias madrugadas de inverno, muitas vezes na casa das pacientes, deu continuidade ao curso e, em paralelo, deu início à construção de seu grande sonho de vida: o Hospital e Maternidade Santa Brígida, nome que escolheu para homenagear sua mãe, Sra Brígida Somma Checchia e também sua filha, batizada com o nome Brígida. O Hospital foi inaugurado em 1973.
Os anos se passaram e seu trabalho a transformou em um exemplo de exercício da boa medicina, como também de motivação para muitas pessoas. Cada vez que um profissional da área de saúde comprometido com o bom atendimento ao paciente tomava conhecimento do trabalho por ela desenvolvido, acabava se envolvendo e trazendo seus conhecimentos para aprimorar ainda mais o curso por ela criado. Toda novidade era bem-vinda. Não havia limites que esta médica-mãe-mulher-cidadã responsável, visionária e amorosa não tentasse superar.

Dra Elisa - ao seu lado a 1ª bebê do curso, com roupa branca, Jacinta Caron


Com seu exemplo, Dra Elisa preparou, não apenas milhares de gestantes para o parto, mas também centenas de profissionais para o exercício da medicina humanizada e comprometida com a sua comunidade. Deixou para os obstetras a frase: "Ideal é o parto normal pois, se bem assistido, não deixa sequelas".

Após várias décadas ministrando aulas para milhares de gestantes, Dra Elisa, já com idade bastante avançada, foi passando gradativamente a coordenação deste trabalho para a médica obstetra Dra Virginia Merlin que assumiu esta missão em 1985, seguindo os preceitos deixados por ela.

Em 1992 a jovem Rossana Franke, ainda estudante de fisioterapia com apenas 20 anos de idade, passava a integrar a equipe de voluntários do Curso.

Por volta de 1995 o curso já era composto por vários profissionais da área de saúde e de outras áreas e passou a se chamar Parto sem Medo. Na ocasião, um de seus professores, o médico obstetra Dr. Antonio Paulo Mallmann trouxe da Espanha o conceito do "Casal Grávido" e a necessidade do curso estender suas aulas também aos futuros pais.
Em 1998 foi criado o CEMUC - Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido, uma Organização não Governamental sem fins lucrativos, para dar personalidade jurídica aos cursos. Em pouco tempo o Curso para Casais Grávidos passou a validar a entrada dos pais na Sala de Parto, tornando-se um pré-requisito em diversas maternidades da cidade.

A criação do CEMUC viabilizou projetos de parceria com empresas patrocinadoras que puderam auxiliar financeiramente os cursos, visando cobrir custos de locação de espaço para realização das aulas, lanche aos participantes, despesas de expediente e auxiliares administrativos. As coordenadoras Virginia Merlin e Liliam Gusso, assim como os professores permaneceram voluntários.
Dra Elisa era uma pessoa muito solidária: ajudava as gestantes com informação através dos cursos e as incentivava a ajudar outras mães, através da doação de enxovais. Milhares de novelos de lã, fraldas, roupinhas para bebês e alimentos foram arrecadados em cada curso e distribuídos em entidades beneficentes para famílias carentes, através de parcerias entre o CEMUC e entidades assistenciais de Curitiba e Região Metropolitana.
Desde o início do curso ela abriu espaço para que profissionais recém formados pudessem atuar e conhecer de perto a profissão, dividindo com eles sua experiência e orientando-os pessoalmente.

Com mais de 80 anos de idade, Dra Elisa ainda realizava consultas e participava dos partos. Só parou de trabalhar aos 88 anos de idade, quando faleceu.
A saudade teve que dar lugar ao compromisso de prosseguimento fiel à sua obra. Ajustes econômicos no mundo empresarial fizeram vários patrocinadores rever sua estratégia de mercado, o que resultou em perda de empresas e de valores recebidos. Essas e muitas outras dificuldades puseram à prova a equipe, agora sem sua grande líder. Mas seu exemplo permanecia vivo e um a um os desafios foram sendo superados. 

Em 2010, com ênfase na humanização do parto, o curso passou a se chamar Parto Amoroso. Na época, o Curso para Gestantes era composto por 20 temas que iam da gestação ao 1º ano do bebê, apresentados em 7 encontros, uma vez por semana, totalizando 2 meses de duração. O Curso para Casais Grávidos era composto por 2 encontros em noites seguidas. Anualmente eram realizadas 4 turmas do Curso para Gestantes e 6 turmas do Curso para Casais Grávidos.
Ambos continuavam a ser 100% gratuitos, arrecadando doações para envio à comunidades carentes e abrindo espaço para empresas a apoiadores divulgarem suas marcas e serviços em troca de patrocínio para cobertura de custos. 
Em 2020, com a pandemia, os cursos presenciais foram suspensos e rapidamente a coordenadora Rossana Franke de Oliveira passou a convidar profissionais de todo o Brasil e Exterior para aulas on line, através de "lives", que ela mesma apresentou, mantendo o vínculo com os alunos e empresas parceiras. Entre 2020 e 2022 foram mais de 50 lives, com temas diversos voltados à saúde e bem estar das famílias grávidas.
Em 2022, assim que os encontros presenciais foram liberados, a equipe reformulou o programa do curso, transformando-o em Curso Parto Amoroso para Gestantes e Famílias Grávidas, visando atender vovós e cuidadoras. O número de encontros diminuiu, visando as novas configurações de famílias, grande parte formada por casais que são profissionais liberais / autônomos, com pouco tempo para paricipar de cursos de longa duração. As aulas passaram a ser ministradas na 6a feira e sábado, no maravilhoso espaço do Museu da Vida, em Curitiba, contando com ampla área verde, estacionamento, buffet para almoço no local entre muitas outras comodidades. Cada aluna doa um valor em dinheiro no ato de inscrição para continuidade dos projetos sociais do CEMUC com grupos de voluntariado.
Para 2023 está previsto o lançamento do Curso Parto Amoroso on Line que já está gravado e em fase final de produção.
O aval de várias maternidades, os prêmios já recebidos, o reconhecimento pela comunidade médica e o testemunho dos casais participantes atestam a seriedade e sedimentam o sucesso desta iniciativa, pioneira no país, exemplo a ser multiplicado. O embrião que foi gerado pela Dra Elisa hoje já é modelo para várias comunidades brasileiras e tem ajudado gratuitamente milhares de mães e pais a vivenciar amorosamente esta fase tão maravilhosa na vida de uma família: o nascimento de um bebê.


quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Turma 159 do Curso Parto Amoroso no Museu da Vida superou todas as expectativas

Casais Grávidos participaram ativamente de todas as aulas 

Desde que a turma de maio do Curso Parto Amoroso encerrou, passamos a receber pedidos de inscrição para a turma de agosto e o resultado superou todas as nossas expectativas: 30% de aumento no número de alunos inscritos, entre gestantes, futuros papais e uma vovó, que veio do norte de Minas Gerais para participar e se atualizar. 

Felizmente a estrutura do Museu da Vida é grande e tem capacidade para acolher com conforto e segurança ainda muito mais.

A turma de agosto foi a de número 159 e aconteceu em dois dias presenciais (26 e 27 de agosto - sexta e sábado) + uma aula on line no domingo, dia 28.

Os alunos receberam instruções detalhadas por escrito e por vídeos para não se perder no enorme e lúdico espaço e aproveitar tudo o que o local oferece.

Uma das dicas foi a de almoçar no Restaurante do Museu da Vida, que caprichou no cardápio, a preços bem convidativos. Alunos, professores e representantes de empresas parceiras puderam saborear comidinha caseira na 6a e uma deliciosa feijoada no sábado, sem se atrasar para as aulas.


Museu da Vida - Rua Jacarezinho, 1691 - Mercês, Curitiba

Ampla área verde, com lúdicos espaços para as crianças

Lugar de paz, acolhimento e aprendizado



As fotos para eternizar este momento

Na chegada ao Museu, cada aluno pôde estacionar seu carro na porta, sem custo. Em seguida as gestantes e os casais posaram para fotos, no studio ao ar livre, com a experiente fotógrafa Cris Camargo, que os presenteou com um poster contendo esta inesquecível lembrança. Neste mesmo espaço esteve lá também o coordenador geral da Pastoral da Criança, Dr Nelson Arns Neumann, que deu as boas vindas a todos os participantes do Curso Parto Amoroso.

Após as fotos, os alunos foram orientados a entrar no elevador e seguir até a Sala dos Mil Dias, onde foram recepcionados pela médica obstetra Dra Virginia Merlin, presidente do CEMUC, recebendo informações sobre as fases da gestação. De lá, todos seguiram para a Sala de Aula, que estava preparada para receber a turma.


Mamãe, Papai e Vovó aprendendo muito com o Curso Parto Amoroso

Lindos casais à espera de sue bebê

Muito amor e alegria em meio ao verde do Museu da Vida

Mamães e Papais de 1ª viagem, em busca de informação de qualidade

Gestantes de diferentes idades, algumas já no 2º bebê, buscando atualização

Dr Nelson Arns Neuman, coordenador da Pastoral da Criança, deu as boas vindas aos integrantes do Curso Parto Amoroso 


As aulas da Turma 159

O programa seguiu conforme o planejado, com aulas teóricas e práticas que foram ministradas por especialistas, todos voluntários. As aulas aconteceram das 13h00 às 17h30 em ambos os dias e das 10h00 às 11h00 no domingo, de forma dinâmica, com tempo para perguntas dos alunos e muita informação científica, totalizando 10 horas com os temas:

  • Desenvolvimento da Gestação com a médica obstetra Dra Virginia Merlin 
  • Sinais e tipos de Parto com Dr Afonso Lopes 
  • As primeiras horas de vida do bebê, com a médica pediatra Dra Gabriela Galerani
  • Amamentação, com Enfermeira Obstétrica Rosane Silva Leite
  • Fisioterapia Pélvica, com Fisioterapeutas Anna Lorenzoni e Rossana Franke de Oliveira
  • Primeiros Socorros, com Bombeira Socorrista Juliana Zanello
  • Nutrição da Família com Nutricionista e Pedagoga Liziane L. Rodrigues 
  • Banho do Bebê com Enfermeira Mayara Paiva
  • Saúde Mental da Família com Psicóloga Camile Rocha
  • Direitos da Parentalidade (aula bônus on line) com a Advogada Dra Ana Cristina Baruffi


Fisioterapeutas Rossana Franke e Anna Lorenzoni

Aula prática - fisioterapia pélvica

Médica Pediatra Dra Gabriela Galerani e o nascimento humanizado

Sala pronta para a próxima aula

Aula prática sobre o banho do bebê

Cada gestante/casal recebeu uma banheirinha para praticar

Todos fizeram a volta para experimentar a temperatura ideal da água

Papais testando na pele a temperatura ideal para a água do banho

Hora de secar e enrolar o bebê como um charutinho

Saúde Mental da Família com Psicologa Camile Rocha

Fases do parto com obstetra Dr Afonso Lopes

Amamentação com Enfermeira Rosane Leite

Nutrição da Família com Nutricionista Liziane Laufer

Primeiros Socorros com a Bombeira Juliane Zanello

Casais grávidos praticando as manobras para desengasgar

Todos preparados no caso de uma emergência

Manobra de desengasgo em caso de crianças que já ficam em pé

Aula Bônus com a advogada Ana Baruffi via zoom




Mais de 500 reais em brindes para cada gestante

Cada gestante recebeu 10 kits com brindes que, em valor de mercado, totalizaram mais de R$ 500,00. São eles:

  1. Poster Fotográfico + Mega Desconto para ensaio gestante, oferecidos pelo Studio Cris Camargo 
  2. Kit com 2 Livros de Histórias Infantis, doados pelo Projeto "Leia para uma Criança" do Banco Itaú 
  3. Canguru, doado pela empresa Uhê Soluções Texteis
  4. Babador Fashion, doado pela empresa Colo de Mãe
  5. Squeeze Personalizada, doada pela Consultoria Materna DeLeite no Peito
  6. Produtos Granado Baby: shampoo + creme contra assaduras + talco 
  7. Probiótico Kollis, do laboratório EMS 
  8. Guia Acesso Médico de profissionais, empresas e serviços de saúde em Curitiba e Região Metropolitana 
  9. Linha Gestar de dermocosméticos científicos Buona Vita, oferecidos pela cosmetóloga Isabel Piatti 
  10. Voucher para vacinação do bebê + lindas flores entregues pela Vaccine Curitiba

Algumas gestantes foram sorteadas e levaram para casa mais brindes

Além de todos os brindes, durante os dois dias de aulas várias gestantes e professoras puderam vivenciar e curtir experiências muito agradáveis como:

  • Momento Zen, com escalda pés e chá relaxante, oferecido pela empresa Rosa dos Ventres, reproduzindo um trecho do Chá de Bênçãos oferecido pela empresa
  • Análise e orientações sobre a pele do rosto, uso correto do protetor solar entre outras dicas com a cosmetóloga Isabel Piatti

No intervalo de aulas, uma mesa farta com um saboroso lanche foi oferecido a todos os alunos, professores e vistantes com salgados, bolo, frutas, sucos, água  e o famoso Brownie da Lola, que fez enorme sucesso.


Hora de lanchar e confraternizar

O Famoso Brownie da Lola

Squeeze da Consultoria e Sutiãs de Amamentação Deleite do Peito

Dermocosméticos Gestar da Buona Vita

Guia Acesso Médico

Voucher Rosa dos Ventres

Autoras entregam seus livros às sorteadas

Sacola de Produtos Granado Baby

Probiótico Kollis, que foi apresentado pelos obstetras

Voucher para vacina do bebê na Vaccine e flores para mamãe

Babador com porta chupeta da Colo de Mãe

Livros ilustrados do Banco Itaú

Canguru da Ueh Soluções Têxteis

Livro + Mimo Artesanal feito pela Psico Camile

Baby Tub sorteado para casal de Santa Catarina



Espaço dos Apoiadores

Empresas apoiadoras do CEMUC recebem espaço para exposição de seus produtos e serviços, podendo comercializá-los e oferecer experiências de uso aos nossos alunos e professores. 

Esta é uma excelente oportunidade para ampliar seus contatos diretamente com o público das famílias grávidas e profissionais do setor. 


Rosa dos Ventres expôs produtos e montou o "Espaço Zen" com uma linda cadeira, ambientação com flores e a experiência de escalda pés



Linha Gestar da Buona Vita expôs produtos, livros e a experiência em relação ao uso de filtro solar



Visitantes - Doações para Projeto Social

Mesmo com o cronograma bem apertado, foi possível receber algumas visitas que muito nos alegraram: a vovó Sonia Maria que trouxe a bebê Isabella para mamar e matar as saudades da mamãe Gisele, da Rosa dos Ventres; a Enfermeira Ana Herrera; a representante da Unimed, nossa patrocinadora, Sra Katia e o casal de ex alunos da Turma 145, com seu "bebê" já com 4 anos, que estavam visitando o Museu e entraram em sala de aula para "encorajar" os futuros papais e mamães, num grande e fraterno encontro entre profissionais, amigos, familiares e ex alunos.

Também recebemos a visita das representantes da ONG Fraternidade na Unidade que recebeu a doação dos alunos desta turma, composta por banheirinhas, carrinho de bebê, fraldas, toucas, alimentos e um urso de pelúcia gigante. Esta instituição atende e apóia pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade, brasileiros, migrantes e refugiados em Curitiba e Região Metropolitana. 


Katia, representante da Unimed Curitiba

Vovó Sônia Maria com a netinha Isabella

Ex alunos da Turma 145 com seu "bebê", hoje com 4 anos 

Representantes da ONG Unidade na Fraternidade recebem doações dos alunos da Turma 159 do Curso Parto Amoroso



Certificado para Licença Estendida e Atestado para Abono de Faltas

Ao final do curso, todos os alunos receberam Certificado de Paternidade Responsável, assegurando ao papai que trabalha em empresa cidadã o benefício de licença paternidade estendida de 5 para 20 dias. 

As mamães guardarão o seu certificado com carinho para mostrar mais tarde os filhos o quanto ela se preparou para recebê-los. 

Dentre todos os alunos, a mais orgulhosa com seu certificado, sem dúvida, foi a vovó mineira que prometeu "ostentá-lo" a todas as suas amigas.

Alunos e alunas presentes às aulas que necessitaram de atestado para abono de faltas ao trabalho, o receberam pelas mãos da médica Dra Virginia Merlin.



Certificados são expedidos pela secretaria do curso 

Em novembro tem mais

Agradecemos a confiança de tantas famílias grávidas que mais uma vez acreditaram em nosso trabalho, ao Museu da Vida que sempre nos recebe com enorme gentileza, a todos os professores voluntários que abrem mão de seu tempo para compartilhar conhecimento de excelência com nossos alunos, às empresas parceiras que mimam nossos alunos com seus brindes e propiciam a gratuidade deste projeto e convidamos as futuras mamães, papais e vovós para participar da próxima turma, que será a última do ano.

Próxima turma: 
25 e 26 NOV (6a e sáb) no Museu da Vida + aula bônus dia 27 on line