sábado, 28 de agosto de 2021

CEMUC recebe homenagem do Governo do Paraná no Museu Oscar Niemeyer

Dra Virginia Merlin com o Coração CEMUC transbordando amor no Museu Oscar Niemeyer


No dia 27 de agosto, em comemoração do Dia Nacional do Voluntariado, a Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho, em parceria com o Conselho de Ação Solidária do Paraná, promoveu um grande evento no Museu Oscar Niemeyer em que os voluntários do CEMUC foram homenageados.

A solenidade aconteceu nas dependências do Teatro Poty Lazzarotto, com a presença de dezenas de instituições, numa tarde de confraternização repleta de amor, amizade e solidariedade. 

A entrega do Diploma de Reconhecimento Público pelo trabalho realizado foi feita pela 1ª Dama do Estado, Luciana Saito Massa e pelo Secretário Estadual Ney Leprevost à presidente do CEMUC, Dra Virginia Merlin, representando toda a equipe de professores e colaboradores voluntários: "É uma honra representar tantos profissionais dedicados ao trabalho voluntário. Este coração, formado por milhares de pedacinhos de papel, representa cada um deles em suas incontáveis ações durante os 66 anos de atividades do CEMUC para 4 gerações de famílias grávidas", comemora.

No trabalho voluntário as pessoas vão se envolvendo devagarinho. Passo a passo. Gota a gota. Ele é profundo, intenso, transformador. Enquanto o voluntário age visando transformar a realidade social, ele é transformado, num legítimo processo de simbiose. É um mundo encantador, formado por pessoas que carregam valores preciosos em seus corações e os espalham por onde passam. 

Esta é a missão do CEMUC e de milhares de instituições voluntárias que fazem toda a diferença em nosso País. Parabéns, voluntários !!! 

Já na chegada ao Museu, os convidados foram recepcionados com  música ao vivo 

Cadastramento respeitando os protocolos de segurança contra covid

Na entrada do Teatro Poty Lazzarotto, o Coração do CEMUC recepcionou a todos. Na foto com Dra Virginia Merlin, as voluntárias Priscila Gonzalez Tenfen e Pricila Souza

Rossana Franke de Oliveira, coordenadora do Curso Parto Amoroso e Luiza Helena Tigrinho, representando a Associação de Senhoras de Rotarianos do Distrito 4730 de Rotary Internacional

Entrega do Reconhecimento Público ao CEMUC, feita pela 1ª Dama do Estado Luciana Saito Massa e pelo Secretário Estadual de Justiça e Trabalho Ney Leprevost (foto de G. Bubniak)

Guto Zafalon em palestra motivacional (foto de G. Bubniak)


Após a entrega dos prêmios, o artista Guto Zafalon, de forma muito bem humorada encantou a todos com sua palestra motivacional, gerando um clima de alegria ainda maior para fechar esta tarde festiva com chave de ouro.

"Foi uma enorme alegria poder rever pessoalmente nossas voluntárias em um evento presencial, após tanto tempo de isolamento", comemorou a coordenadora do Curso Parto Amoroso Rossana Franke de Oliveira. "Parabenizamos a toda equipe organizadora deste maravilhoso evento", concluiu.


Guto Zafalon e Rossana Franke, num show de simpatia

Voluntárias reunidas comemorando a amizade

Claudia e Tayson, da Mamãe Bonita, parceiros do CEMUC

Dra Ana Maria Fagundes Arana e seu marido prestigiando o evento

Alegria no reencontro das voluntárias

Representante da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Mara Sperandio, da Secretaria Estadual de Justiça, Família & Trabalho e Rossana Franke do CEMUC

   Rozangela Almeida, Governadora Assistente do Distrito 4730 de Rotary Internacional
 
Mara Sperandio, da Comissão da Mulher da Secretaria Estadual de Justiça e Trabalho comemora conosco esta dia que ficará marcado em nossa história

Em clima de festa, Alexandre Biega, apoiador do CEMUC e voluntárias reuniram-se para comemorar a amizade, aquecendo ainda mais o coração com um gostoso café 

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

CEMUC repassa mega doação de 10.000 fraldas a 11 instituições beneficentes que atendem gestantes e bebês

10.000 fraldas doadas pelo Instituto Martinelli ao CEMUC

A "corrente do bem" que sempre permeou as atividades do Curso Parto Amoroso incentivando alunos a doar novelos de lã e pacotes de fraldas para repasse a instituições beneficentes não parou, mesmo com as aulas presenciais suspensas por causa da pandemia. Elas foram substituídas por lives que, virtualmente, mantiveram acesas as chamas do conhecimento e da solidariedade.

Graças à generosidade do Instituto Martinelli, com apoio da equipe do Provopar, recebemos com grande alegria uma mega doação de 10.000 fraldas neste mês de agosto.

Na semana que antecedeu a comemoração do Dia Nacional do Voluntariado, nossa equipe repassou todas as 10.000 unidades para grupos de voluntérias e associações beneficentes, parceiros do CEMUC, para que possam continuar a produzir e doar enxovais para famílias grávidas carentes. Também fizemos entrega diretamente para maternidades que atendem via SUS. 

"Os grupos não pararam de produzir e entregar enxovais, mesmo com cada voluntário em sua casa, pois a cegonha não parou de entregar bebês na pandemia", relata a bem humorada voluntária Zenir Buschman, 82 anos, coordenadora do Grupo de Voluntariado Formiguinhas da Jesus que há mais de 30 anos se reúne nas dependências da PIB - 1ª Igreja Batista de Curitiba. "Tricotar os enxovais foi o que nos ajudou a manter a saúde mental e nos uniu, pois somos todas da terceira idade e, como grupo de risco, ficamos presas em casa por mais de 1 ano. Esta doação veio em boa hora, pois já estamos com muitos kits prontos para entregar nas maternidades".

O lote de fraldas doado foi dividido e repassado para 11 instituições. São elas: Grupo de Voluntariado Formiguinhas de Jesus da PIB; Grupo de Voluntariado Coração Quentinho; Lar Escola Dr Leocádio Correia; Liga das Senhoras Católicas de Curitiba; Associação Beneficente São João Batista; Associação de Senhoras Rotarianas; Associação Amèlie Boudet; Associação São Vicente de Paulo, que repassará à Associação de Apoio a Crianças com Múltiplas Deficiências; Igreja Batista da Alameda; Maternidade MaterDei e Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.

"O grande legado deixado por Dra Elisa Checchia, criadora do Curso Parto Amoroso, foi a generosidade", comentou a Presidente do CEMUC, Dra Virgínia Merlin. "Agradecemos ao Instituto Martinelli por esta ação tão generosa, a toda a equipe do CEMUC que não mediu esforços para repassar as fraldas ao maior número possível de instituições em tempo record e também aos nossos patrocinadores Unimed Curitiba & Granado que nos permitem continuar este maravilhoso trabalho, mantendo sua parceria ininterrupta.

Entrega para representante da Associação Beneficente São João Batista

Entrega para representante da Igreja Batista da Alameda

Entrega para representante das Formiguinhas de Jesus da PIB

Entrega para representante da Associação de Senhoras Rotarianas

Entrega para representante da Associação das Senhoras Católicas de Curitiba

Entrega para representante do Grupo Coração Quentinho

Entrega para representante da Associação Amelie Boudet

Entrega para representante do Lar Escola Dr Leocadio Correia

Entrega para representante da Maternidade MaterDei

Entrega para representantes da Associação São Vicente de Paulo

Entrega no almoxarifado do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie 


O alcance das doações

Em seus quase 66 anos de atividades, o CEMUC já repassou doações para mais de 100 entidades beneficentes. Com esta mega doação, totalizamos 100.000 fraldas recebidas e repassadas.

Além das fraldas, o CEMUC já contabilizou o repasse de 85.000 novelos de lã, 6 toneladas de alimentos e milhares de produtos de higiene para mamães e bebês.

O trabalho primoroso das voluntárias que tricotam enxovais para doação vai muito além de uma peça de roupa: ele une mulheres de todas as idades que se sentem úteis, deixando de lado seus problemas para fazer o bem. Num grupo de voluntariado há alegria, solidariedade, compreensão, amizade, respeito, união e uma vontade enorme de transformar problemas em soluções.

As peças são lindas, delicadas, coloridas, como o coração cheio de amor das voluntárias e sua diversidade como pessoas. Cada uma faz o que sabe fazer de melhor e as doações que o CEMUC repassa ao longo dos anos vai se transformando em aconchego e carinho no corpinho dos bebês recém nascidos.

Os kits são entregues em maternidades e comunidades carentes. Casa grupo faz do seu jeito. Quem doa não sabe para onde vai. Quem recebe não sabe de onde veio. E cada uma se sente feliz nesta ligação invisível que as une, como mulheres, como mães, como agentes de amor.




Empresas que queiram fazer doação para o CEMUC, pedimos que entrem em contato pelo email: cemuc1955@gmail.com

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Curso Parto Amoroso grava aulas no Museu da Vida para versão on line

Dra Virginia Merlin, presidente do CEMUC, gravando aula sobre gestação e puerpério para o Curso Parto Amoroso on line


Na Semana do Dia dos Pais, após vários meses de planejamento, testes, roteiros e muito empenho por parte de toda a equipe de professores, coordenadores, consultores e empresas parceiras do CEMUC demos início às gravações das aulas do Curso Parto Amoroso on Line.

Este curso é um projeto criado pelo CEMUC com a participação de profissionais do PMI – Project Management Institute e do ISAE-FGV – Fundação Getúlio Vargas, através de seu braço social que contemplou o Curso Parto Amoroso com esta mentoria gratuita.

Nesta 1ª fase, o Curso Parto Amoroso on line vai tratar de temas que envolvem a gestação e o puerpério. Serão 8 aulas gravadas que, após editadas, terão duração média de 30 minutos cada, hospedadas em plataforma EAD.

"Convidamos os professores do curso presencial a protagonizar as gravações, a fim de manter o padrão de excelência do conteúdo", declarou a coordenadora do curso, fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira, comemorando: "Todos surpreenderam pela desenvoltura frente às câmeras e pelo conteúdo riquíssimo que trouxeram para cada uma das aulas, fazendo um grande "upgrade" no currículo do curso."   

Tomando todos os cuidados do protocolo de combate à covid, optamos por gravar com bonecos e com uma modelo não grávida que usou "barriga fake", pois sabemos o quanto são demoradas e cansativas as repetições de cenas, ajustes de luz e inúmeros detalhes nos sets de produção, o que seria muito desgastante tanto para um bebê quanto para uma grávida. 

O local escolhido para as gravações foi o Museu da Vida, cujo propósito é convergente com a missão do CEMUC e que abriga toda a história da Dra Zilda Arns, criadora da Pastoral da Criança e uma das idealizadoras do Curso Mamãe eu Quero Mamar, realizado pelo CEMUC desde o ano 2000, em conjunto com a Associação das Mulheres Médicas do Paraná.

Com lançamento previsto para o último trimestre deste ano, o Curso Parto Amoroso on line promete ser mais uma grande inovação de Curitiba para as famílias grávidas de todo o Brasil.

Psiquiatra Dra Claudia Paola aguardando o início da gravação

Pediatra Dr Wilmar Guimarães dando um show de conhecimento

Aparecida explicando o Banho do Bebê, passo a passo

Coordenadora do Curso, Rossana Franke, escolhendo cenários 

Claudia, da Loja Mamãe Bonita, falando sobre enxoval 

Nutri Liziane preparando a mesa para aula 

Equipe de gravação da Prodígio ligada em todos os detalhes

Maquiador Andrey caprichando no make das participantes


Empresas Parceiras 
As iniciativas do CEMUC sempre contam com inúmeros parceiros, entre voluntários, amigos e empresas. Para a produção das aulas do Curso Parto Amoroso on Line, agradecemos ao apoio do Professor Jorge Bernardi e da Família Arns, assim como de toda a equipe multiprofissional de voluntários do CEMUC e das seguintes empresas:

- Museu da Vida, cuja equipe não mediu esforços para dar apoio às gravações
- PMI-PR, em conjunto com o Isae-FGV, responsável pela mentoria para o desenvolvimento deste projeto, com especial menção aos profissionais Ariel Crezo Ferreira e Fernanda Lyrio 
- Mamãe Bonita, que cedeu roupas para uso da modelo gestante, objetos de decoração e roupinhas para bebê
- Colo de Mãe, que cedeu acessórios para bebê
Livraria/Shopping da Gestante, que cedeu lingerie para gestantes
Luxury Party, que cedeu lembrancinhas de maternidade
- Cris Camargo, que disponibilizou seu estúdio para fotos 
- Brownie da Lola, que enviou brownies para degustação dos participantes 
Acesso Médico, que divulga os cursos do CEMUC em suas publicações
- DoctusBr, que presta assessoria contábil para o desenvolvimento do curso

Contamos com o patrocínio das empresas que proporcionaram grande parte da realização deste curso on line, além de nos apoiar nas lives e demais iniciativas o ano todo. 

Nosso especial agradecimento aos patrocinadores 


Representantes das empresas parceiras do CEMUC que participaram das gravações: Tyson da Mamãe Bonita Batel (loja que cedeu roupas e acessórios) e Lola, do Famoso Brownie da Lola, cuja chef confeiteira serviu como modelo

Com "barriga fake", Lola foi gestante por um dia

Priscila Gonzalez, responsável pela comunicação do CEMUC, reunindo ideias para o lançamento do curso, inspirada pelo bucólico cenário do Museu da Vida


 

Encontro Emocionante  
Enquanto aguardava o momento de gravar, a Enfermeira Rosane Silva, especialista em amamentação, foi conhecer o Memorial Zilda Arns e se emocionou ao ver em detalhes a vida e todo o trabalho da grande pediatra, reunido em um impressionante acervo no Museu da Vida.

Juntas, no final do século XX, Dra Zilda Arns (criadora da Pastoral da Criança) e a obstetra Dra Elisa Checchia (criadora do Curso Parto Amoroso) intensificaram o ensino da amamentação para as gestantes e o estímulo à doação de leite materno, criando o projeto "mamãe eu quero mamar" no qual Rosane é uma das protagonistas desde o ano 2000.

"Graças a este trabalho, idealizado pela Dra Zilda, hoje as alunas do CEMUC são as maiores doadoras de leite materno para o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, contabilizando mais de 40.000 litros doados." 


 "É uma honra para mim estar aqui tão perto de tudo isso que Dra Zilda fez pelas crianças", disse a Enfermeira Rosane Silva, emocionada. 


Agradecemos imensamente à toda equipe do Museu da Vida que nos recebeu de braços abertos, não medindo esforços para a gravação das aulas do Curso Parto Amoroso on line