sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Já estão abertas as inscrições para os Cursos de Fevereiro/2017

Novidade: "Pets e Gestação, Saúde Única" será um dos temas da Turma 144 


O Ano de 2017 começou a todo vapor no CEMUC: marca nova, novos temas para as aulas, novos professores chegando, novos apoiadores e novos projetos em andamento.

Nas primeiras duas semanas do ano já contabilizamos 25 gestantes e 50 casais inscritos para as Turmas de Fevereiro do Curso Parto Amoroso. Muitos vindo por recomendação de ex-alunos. Motivo de orgulho e eterna gratidão.

Uma das novidades é a a nova marca CEMUC que ilustrará todo o material dos cursos, daqui em diante: programas de aula, aventais das mães gourmet, certificados, crachás, sacolas, material de expediente, cartões de visita, anúncios, páginas na internet, vídeos e muito mais.Aos poucos o selo de 60 anos, utilizado em 2015 e 2016 dará lugar à nova marca.

Outra novidade é a chegada da Professora Marúcia Cruz, graduada em Medicina Veterinária, com pós graduação e mestrado, proprietária da Clínica Mania de Gato, que virá trazer um pouco de seu conhecimento e experiência às nossas alunas, sobre o tema: pets e gestação, saúde única.

"Nosso curso sempre foi pioneiro e continuamos a inovar, agora com um tema que muito preocupa as futuras mamães, pois cresce a cada dia o número de famílias com pets em casa e há muitos questionamentos sobre pets e gestação, por isso convidamos a veterinária Marúcia, que prontamente aceitou nosso convite", afirmou a coordenadora do Curso Parto Amoroso para Gestantes, fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira. 

A  programação das aulas para os cursos de fevereiro já está pronta e pode ser vista a seguir:

1) CURSO PARA GESTANTES


As inscrições podem ser feita pelo link:


2) CURSO PARA CASAIS GRÁVIDOS


As inscrições podem ser feita pelo link:


Apesar da crise econômica, até agora, quase a totalidade de nossos apoiadores confirmaram a continuidade da parceria, pois confiam em nosso trabalho e percebem o crescimento do número de alunos, a cada turma. Motivo de satisfação e responsabilidade ainda maior.

Também recebemos várias mensagens carinhosas e de apoio à nossa equipe, o que nos impulsiona a seguir em frente com muito entusiasmo. A seguir, algumas das mensagens publicadas por nossas alunas na Rede Social Facebook:










Agradecemos a todas as nossas queridas ex alunas pelas palavras de incentivo e pedimos que incentivem suas amigas gestantes a participar. Estaremos de braços abertos, a espera das futuras mamães e papais para iniciarmos o ano de 2017 com muito amor.





domingo, 8 de janeiro de 2017

Ano Novo, Nova Marca para o CEMUC

Nova marca CEMUC será usada a partir de 2017


Uma marca representa muito mais que um mero simbolo gráfico para identificação do nome de uma empresa: ela traduz uma série de atributos e sentimentos que farão o público reconhecer muito além e posicioná-la em sua mente.

O design de marca leva em conta o tipo de imagem a ser construída na mente das pessoas, por isso tem uma importância fundamental na comunicação.

Desde 1955 o Curso Parto Amoroso, que se chamava Parto sem Dor e depois Parto sem Medo, juntamente com o CEMUC - Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido (entidade mantenedora) vem construindo uma imagem de credibilidade, carinho, solidariedade e inovação junto às famílias, aos profissionais da área de saúde, às empresas e a comunidade em geral, porém, até então, não possuía uma identidade visual capaz de traduzir tais atributos.

Ao completar 60 anos, o CEMUC recebeu um presente muito especial: um lindo selo comemorativo, que foi incorporado a toda a programação visual das festividades e se estendeu pelo ano inteiro.


Este selo foi doado por um ex-aluno, muito satisfeito com o que aprendeu no Curso Parto Amoroso para Casais Grávidos e auxiliou muito na divulgação do CEMUC.


Até então, nem o CEMUC, nem o Curso Parto Amoroso possuíam uma marca com design definido para sua comunicação. A partir da iniciativa da publicitária Priscila Gonzalez Tenfen, voluntária que trabalha na comunicação do CEMUC, foi desenvolvida  uma nova marca, com grafismo de fácil leitura, que passará a ilustrar todo o material de comunicação da entidade a partir de 2017.

" O ponto de partida para a criação desta marca foi a letra C, presente no início e no final da sigla CEMUC. Escolhemos um tipo de letra bem arredondado, sem pontas ou linhas retas, como o corpo das gestantes e dos bebês", afirmou Priscila.

A letra C recebeu três círculos: um na extremidade esquerda, um no alto e um na extremidade direita. O círculo da extremidade esquerda representa o umbigo - elo de ligação da mãe com o bebê, através do cordão umbilical, que será cortado no parto. O  círculo central representa a cabeça da mãe que, a partir do momento que descobre a gravidez, estará sempre dividida, pensando em si e no filho. O circulo da extremidade direita representa a cabeça do bebê, aconchegado nos braços da mãe, sendo por ela amamentado.

Grafismo da marca CEMUC simboliza gestação e cuidado com o bebê

" Se traçarmos uma linha perpendicular, no centro da letra, poderemos enxergar o perfil de uma mulher em fase de gestação, no lado esquerdo e o perfil de uma mãe em momento de amamentação, no lado direito. Conseguimos, assim, simbolizar de forma singela o importante trabalho desenvolvido pelo CEMUC que compreende a fase de gestação, parto, cuidados com o bebê, com destaque para a amamentação", complementa a publicitária.

O nome CEMUC teve sua grafia desenhada a partir de letras manuscritas, delicadas, unidas e minúsculas, simbolizando o trabalho solidário e humano de toda a equipe de professores, doadores, parceiros e colaboradores, na qual todos são iguais.

O estudo de cores reuniu tons pastéis, partindo das paletas que ilustram o universo delicado e alegre dos bebês. Ainda não há definição por uma única cor, por isso, serão usados diferentes tons, neste primeiro momento. " O CEMUC é formado por gente de todas as cores, credos, posições filosóficas, políticas, classes sociais e culturais, mas que tem como ponto de união a valorização da vida. Acreditamos que o ser humano bem formado desde o ventre da mãe e bem cuidado nos primeiros anos de vida será uma pessoa do bem, que saberá valorizar a sua vida e a vida do seu semelhante", definiu a presidente do CEMUC, Dra Virginia Merlin.

O ano de 2017 deverá concretizar vários projetos que foram iniciados a partir do marco de 60 anos da entidade e esta marca simboliza a nova fase de trabalho do CEMUC.

Estudo de cores da marca CEMUC, desenvolvido pela publicitária Priscila Gonzalez Tenfen




Ano Novo, hora de colocar em prática novas atitudes

Mamãe, cuide de você


Me falaram sobre mamadeiras, chupetas, e carrinhos.
Me contaram sobre marcas de fraldas, pomadas, e lenços umedecidos.
Me pediram para dormir quando o bebê dorme, para começar a amamentação em livre demanda, e para não comer feijão ou chocolate.
Me avisaram que eu deveria usar cinta, beber muita água, e acostumar o bebê com barulho.
Foi discutido até mesmo sobre métodos anticoncepcionais e a importância de implantar uma rotina.
Porém, o conselho que eu desesperadamente precisava ouvir, demorou para chegar. Algo simples, e tão óbvio, que ficou no esquecimento:
"Se cuida".


Cuide de você.
Tome banho, lave o cabelo, tire o pijama.
Se permita ouvir seus medos e esta mistura maluca de emoções que habita o corpo de quem acabou de dar à luz.
Fale de outros assuntos.
Fale sobre o tempo, sobre novela, sobre a greve dos bancários, sobre aquela receita deliciosa que alguém publicou no facebook.
Fale sobre qualquer coisa. Mas fale.
Fale desta inquietude que toma conta do coração.
Entenda que é OK não se sentir OK.


Você é a melhor mãe que seu filho pode ter, e isto basta.
Respire.
Respire novamente.
Feche os olhos.
Escute seu coração.
Chore.
Chore um pouco mais.
É normal. Vai passar.


Saia de dentro de casa. Vá a padaria, ao parque, a casa da sua vó, da mãe Joana, vá para qualquer lugar, mas vá!
Estes dias longos, que se misturam com noites, e que se fazem dias novamente, eles ficarão para trás. E você já nem se quer irá lembrar se foi um sonho, se estava anestesiada, ou que ralhos foi este furacão que invadiu a sua vida.


E daqui alguns anos, numa quarta-feira qualquer, perto do natal, você encontra uma foto.
Lá estava você, cabelo sem lavar, olheiras aparentes, rosto cansado, carinha arredondada. Segurando aquela mini pessoa. Quanto amor!
Você então se olha novamente, e reconhece a fragilidade e o medo no olhar daquela menina mulher. Tão forte e tão indefesa. E se pudesse voltar por 5 segundos para aquele momento, você iria correndo. E a ajeitaria os cabelos, os colocando delicadamente atrás da orelha. Lavaria o rosto cansado, daria um abraço apertado, um beijo, e sopraria no seu ouvido:
"- Ei, se cuida".


Autora: Rafaela Carvalho @a.maternidade

Compartilhado com o CEMUC por Kizzi Andreza, a quem agradecemos