segunda-feira, 13 de março de 2017

Manual com orientações a familiares de bebês prematuros já está disponível gratuitamente

Manual "Nascer Prematuro" orienta familiares de bebês prematuros 

Nascer Prematuro é um manual de orientações aos pais, familiares e cuidadores de bebês prematuros na alta hospitalar, escrito por neonatologistas conceituadas em todo o País, dentre elas a Dra Gislayne Castro e Souza de Nieto, da UTI Neonatal da Maternidade Santa Brígida, onde acontecem as aulas do Curso Parto Amoroso CEMUC para Gestantes.

Numa publicação conjunta com a Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade de Pediatria de São Paulo, Sociedade Paranaense de Pediatria e Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, o Manual Nascer Prematuro foi editado pela Elsevier Editora e distribuído com o apoio do Laboratório Abbvie. É muito bem organizado e apresenta orientações de acordo com diferentes assuntos, descritas de maneira simples e ilustradas de forma lúdica.

Cuidados com a pele, cérebro, coração, nutrição, olhos, audição, prevenção de infecções, problemas respiratórios e acompanhamento do crescimento do Bebê Prematuro são alguns dos vários temas abordados com clareza, visando minimizar a insegurança, o medo e as muitas dúvidas que a família passa a ter, após a saída do bebê prematuro do hospital e sua chegada, finalmente, à casa.

Em um gesto de cortesia e gentileza, a Dra Gislayne Castro e Souza de Nieto juntamente com as demais autoras deste projeto:  Dra. Ligia Maria Suppo de Souza Rugolo, Dra. Liliam dos Santos Rodrigues Sadeck, Dra. Rita de Cássia Silveira e Dra. Rosângela Fátima Interaminense Garbers, passam, neste mês da mulher, a disponibilizar este importante trabalho para todos os nossos leitores.


Manual Nascer Prematuro é gratuito e seguirá via email. Basta pedir: cemuc1955@gmail.com

Cada família que já teve ou está passando pela experiência de ter um bebê prematuro sabe o quanto é importante receber informação de qualidade para enfrentar esta situação de forma segura e poder garantir a sobrevida do bebê com saúde. 

Nós do CEMUC nos sentimos honrados em poder compartilhar este manual com nossos leitores e incentivamos a quem conheça alguma família com bebê prematuro prestes a receber alta hospitalar, para que compartilhe também. Para obtê-lo, basta enviar email para: cemuc1955@gmail.com 

Agradecemos de coração aos autores do Manual Nascer Prematuro e estendemos nossa gratidão e carinho a todas as pessoas que trabalham dia a dia nas UTIs Neonatal cuidando destas vidas tão preciosas destes bebês tão pequeninos.


Manual Nascer Prematuro é gratuito e seguirá via email. Basta pedir: cemuc1955@gmail.com


A contribuição do CEMUC para as UTIs Neonatal

Em parceria com a Associação Brasileira das Mulheres Médicas, há duas décadas o CEMUC promove o Curso "Mamãe, eu quero Mamar", visando orientar e conscientizar futuras mamães a amamentar seus bebês e também doar o leite excedente.

Todo este leite excedente é coletado no domicílio da mamãe doadora e encaminhado ao Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Lá passa por várias etapas até estar liberado para distribuição às UTIs Neonatal dos hospitais: Evangélico, Bairro Novo, Pequeno Príncipe, Maternidade Mater Dei, entre outros, garantindo a alimentação de qualidade para bebês prematuros nelas internados.

Através do Curso "Mamãe, eu Quero Mamar" o CEMUC já estimulou milhares de mamães a doarem seu leite ao Banco de Leite Humano para alimentar bebês em UTIs Neonatal 

"Sabemos o quão intenso é o trabalho de todos os profissionais envolvidos com a UTI Neonatal e reconhecemos o quão importante é o leite materno para o desenvolvimentos desses bebês", afirma a presidente do CEMUC, Dra Virginia Merlin, uma das coordenadoras deste projeto.

O curso acontece uma vez por mês, de março a dezembro, na Uninter Campus Garcez, em Curitiba, com duração de 4 horas/aula. A palestrante Rosane da Silva é enfermeira especializada em amamentação, avaliadora de Hospital Amigo da Criança pela Unicef e Ministério da Saúde que orienta de forma prática e teórica as futuras mamães e amamentar seus filhos, esclarecendo suas dúvidas e incentivando-as a serem doadoras.

Ao contabilizar cerca de 5.500 mamães doadoras e 28.000 litros de leite humano doados ao Banco de Leite Humano para distribuição a milhares de bebês prematuros internados nas UTIs Neonatal de Curitiba e Região Metropolitana, o CEMUC sente-se motivado a continuar esta missão e uma vez mais agradece à Dra Gislayne Castro e Souza de Nieto  pela oportunidade de poder compartilhar o manual Nascer Prematuro com seus alunos e leitores deste blog, tendo a certeza de que será muito útil a muitas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário