sábado, 25 de março de 2017

Evento Internacional "Médicos de Cristo" reuniu profissionais e estudantes da área da saúde, com a coordenação do Dr Alvaro Ceschin, professor do CEMUC

Dr Alvaro Ceschin (à direita, na 2a. fila) com os participantes do evento "Médicos de Cristo" 

Entre os dias 23 e 26 de março a Primeira Igreja Batista (PIB) de Curitiba sediou uma série de eventos organizados pela associação "Médicos de Cristo", que reúne profissionais e estudantes da área da saúde ligados à fé cristã. Sob a coordenação local do Dr Alvaro Ceschin, professor voluntário do CEMUC, o tema geral dos eventos foi a humanização dos cuidados com a saúde e os conflitos éticos e morais por trás dessa questão.

Durante toda a quinta (23) e a manhã de sexta (24) foi ministrado o primeiro curso da Partnerships in International Medical Education (PRIME) no Brasil. A PRIME é uma associação internacional de formadores na área da saúde, sem fins lucrativos, com o objetivo de promover a humanização dos cuidados de saúde. O curso rendeu excelentes discussões entre os participantes e despertou a atenção dos mais de 70 presentes para a questão da saúde integral dos pacientes.

O cirurgião vascular e diretor associado da PRIME, Dr. Jorge Cruz, ressaltou a necessidade de valorização de um modelo de trabalho mais humanizado no campo da saúde. Para ele, é preciso olhar mais para o paciente como um ser humano a ser compreendido para além de sua própria doença. A enfermeira e formadora internacional da PRIME, Luciana Fernandes, falou sobre as estratégias possíveis para a humanização dos cuidados em saúde e enfatizou que o ser humano é também espiritual e ser sensível a isso é uma tarefa dos profissionais da saúde.


Na tarde de sexta (24) houve a abertura de dois eventos importantes para os Médicos de Cristo: o 10º Congresso Nacional e o 2º Congresso do ICMDA para países de Língua Portuguesa. O que se ouviu entre o público presente foi uma mistura de língua, sotaques e países. Entre os mais de 130 inscritos para esses congressos estavam, além de brasileiros de quase todos os estados do país, moçambicanos, portugueses, angolanos, uruguaios, cubanos e indianos.







Grande número de participantes, de diferentes países de língua portuguesa

Segundo a moçambicana Julieta Xavier, residente em medicina legal, a motivação de cruzar o oceano para um evento desse porte é a de poder compartilhar e aprender com as práticas de outros países com relação à humanização da medicina. O jovem estudante, Nicolas Fuchs, afirma que fez sua inscrição em busca de respostas para a pergunta “como alcançar as pessoas espiritualmente através do exercício da medicina?”.

A programação dos dois congressos girou em torno de mesas de debate e painéis de discussões de temas como a crise dos refugiados, o desafio de se fazer missões dentro e fora do Brasil, a moral e a ética no trato com os pacientes, entre outros. As tardes de sexta (24) e sábado (25) foram reservadas para oficinas específicas e cada participante teve a oportunidade de optar por temas de mais interesse.

O CEMUC parabeniza o Dr Alvaro Ceschin, médico cristão, nosso querido "Doutor Cegonha" que é nosso professor voluntário há mais de duas décadas pela participação na coordenação deste evento tão importante para a formação de profissionais solidários.

Para conhecer mais do trabalho dos Médicos de Cristo, basta acessar: www.medicosdecristo.com.br

Texto enviado ao CEMUC por Bruno Menezes
Contato: brunomenezesag@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário