domingo, 8 de janeiro de 2017

Ano Novo, Nova Marca para o CEMUC

Nova marca CEMUC será usada a partir de 2017


Uma marca representa muito mais que um mero simbolo gráfico para identificação do nome de uma empresa: ela traduz uma série de atributos e sentimentos que farão o público reconhecer muito além e posicioná-la em sua mente.

O design de marca leva em conta o tipo de imagem a ser construída na mente das pessoas, por isso tem uma importância fundamental na comunicação.

Desde 1955 o Curso Parto Amoroso, que se chamava Parto sem Dor e depois Parto sem Medo, juntamente com o CEMUC - Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido (entidade mantenedora) vem construindo uma imagem de credibilidade, carinho, solidariedade e inovação junto às famílias, aos profissionais da área de saúde, às empresas e a comunidade em geral, porém, até então, não possuía uma identidade visual capaz de traduzir tais atributos.

Ao completar 60 anos, o CEMUC recebeu um presente muito especial: um lindo selo comemorativo, que foi incorporado a toda a programação visual das festividades e se estendeu pelo ano inteiro.


Este selo foi doado por um ex-aluno, muito satisfeito com o que aprendeu no Curso Parto Amoroso para Casais Grávidos e auxiliou muito na divulgação do CEMUC.


Até então, nem o CEMUC, nem o Curso Parto Amoroso possuíam uma marca com design definido para sua comunicação. A partir da iniciativa da publicitária Priscila Gonzalez Tenfen, voluntária que trabalha na comunicação do CEMUC, foi desenvolvida  uma nova marca, com grafismo de fácil leitura, que passará a ilustrar todo o material de comunicação da entidade a partir de 2017.

" O ponto de partida para a criação desta marca foi a letra C, presente no início e no final da sigla CEMUC. Escolhemos um tipo de letra bem arredondado, sem pontas ou linhas retas, como o corpo das gestantes e dos bebês", afirmou Priscila.

A letra C recebeu três círculos: um na extremidade esquerda, um no alto e um na extremidade direita. O círculo da extremidade esquerda representa o umbigo - elo de ligação da mãe com o bebê, através do cordão umbilical, que será cortado no parto. O  círculo central representa a cabeça da mãe que, a partir do momento que descobre a gravidez, estará sempre dividida, pensando em si e no filho. O circulo da extremidade direita representa a cabeça do bebê, aconchegado nos braços da mãe, sendo por ela amamentado.

Grafismo da marca CEMUC simboliza gestação e cuidado com o bebê

" Se traçarmos uma linha perpendicular, no centro da letra, poderemos enxergar o perfil de uma mulher em fase de gestação, no lado esquerdo e o perfil de uma mãe em momento de amamentação, no lado direito. Conseguimos, assim, simbolizar de forma singela o importante trabalho desenvolvido pelo CEMUC que compreende a fase de gestação, parto, cuidados com o bebê, com destaque para a amamentação", complementa a publicitária.

O nome CEMUC teve sua grafia desenhada a partir de letras manuscritas, delicadas, unidas e minúsculas, simbolizando o trabalho solidário e humano de toda a equipe de professores, doadores, parceiros e colaboradores, na qual todos são iguais.

O estudo de cores reuniu tons pastéis, partindo das paletas que ilustram o universo delicado e alegre dos bebês. Ainda não há definição por uma única cor, por isso, serão usados diferentes tons, neste primeiro momento. " O CEMUC é formado por gente de todas as cores, credos, posições filosóficas, políticas, classes sociais e culturais, mas que tem como ponto de união a valorização da vida. Acreditamos que o ser humano bem formado desde o ventre da mãe e bem cuidado nos primeiros anos de vida será uma pessoa do bem, que saberá valorizar a sua vida e a vida do seu semelhante", definiu a presidente do CEMUC, Dra Virginia Merlin.

O ano de 2017 deverá concretizar vários projetos que foram iniciados a partir do marco de 60 anos da entidade e esta marca simboliza a nova fase de trabalho do CEMUC.

Estudo de cores da marca CEMUC, desenvolvido pela publicitária Priscila Gonzalez Tenfen




Nenhum comentário:

Postar um comentário