domingo, 25 de agosto de 2024

CEMUC recebe doação através da arte

Fraldas foram doadas ao CEMUC pela artista plástica Ana Procopiak

Neste mês da gestante, a artista plástica Ana Procopiak destinou o quadro "Flor do Meio Dia", de sua autoria, como objeto de doação e escolheu o CEMUC para repassar às futuras mamães.

Na técnica acrílica sobre tela, esta pintura foi feita com cores vibrantes e traços em movimento e emoldurada pela Galeria Moldura Minuto Batel no formato 90 x 90 cm, onde ficou exposta por algumas semanas.

Durante este período foi vendida uma rifa através das redes sociais para sorteio do quadro. Dez por cento da arrecadação desta rifa foi destinada à compra de fraldas, que foram entregues ao CEMUC no mesmo momento da entrega do quadro à sorteada.

"Exemplos como este nos emocionam e nos incentivam a continuar neste projeto social que já orientou mais de 50.000 alunos ao longo de seus 69 anos de atividades voluntárias" declarou a coordenadora do Curso Parto Amoroso, Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira, ao receber as fraldas em doação.

Cada pessoa ou empresa pode encontrar uma forma criativa de doar e se beneficiar com esta doação, através do envolvimento com seus clientes e da divulgação destas ações, que estão sendo cada vez mais prestigiadas pelos consumidores.

"Aqui no CEMUC estamos sempre de portas abertas para "embarcar" em ideias como esta, que demonstram o alcance e a credibilidade do nosso trabalho junto à comunidade", declarou a responsável pela comunicação do Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido, publicitária Priscila Gonzalez Tenfen.

Artista Ana Procopiak entrega seu quadro à Sra Marly, contemplada no sorteio 


Espaço maravilhoso - Galeria Moldura Minuto


Proprietária da Galeria Moldura Minuto Batel falou sobre o valor da decoração afetiva e
mostrou a queridinha: moldura caixa para guarda e exposição das obras de arte de crianças


Ana Procopiak
Além da produção de peças, em seu atelier a artista plástica Ana Procopiak ensina diferentes técnicas de arte e pintura a pessoas de todas as idades, que queiram desenvolver seu talento e se expressar através da arte. Saiba mais em: ANA PROCOPIAK ART

Moldura Minuto 
A jornada da Moldura Minuto começou há 25 anos, a partir da paixão por arte e design de seus fundadores. Hoje, com franquias em várias cidades, conta com uma loja modelo em Curitiba, no bairro Batel. Saiba mais em: MOLDURA MINUTO BATEL

sábado, 24 de agosto de 2024

Agosto - Mês das Gestantes

Desde 1955 o Curso Parto Amoroso trabalha em prol das gestantes 


No dia 15 de agosto é comemorado o Dia da Gestante. Fase linda e especial na vida de uma mulher, a gestação tem seu encanto, mas tem também seus medos, anseios e dúvidas em relação a si e ao seu bebê.

Em poucos meses, a gestante passa por várias transformações visíveis em seu corpo e várias outras invisíveis causadas pela “explosão” de hormônios, pensamentos e sentimentos que nem sempre convivem em uma sintonia tranquila.

O peso da barriga gera dores nas costas; as pernas incham dificultando o caminhar; o sono some durante a noite e volta com intensidade durante o dia; ela passa por enjôos e, ao mesmo tempo, tem vontade de comer coisas estranhas; sente-se linda como mãe e feia como mulher, entre outras tantas dificuldades ...

Até pouco tempo atrás, as roupas de gestante visavam “esconder” sua barriga, debaixo de batas e vestidos enormes. Era comum as crianças não saberem que a própria mãe estava grávida. Quando ela percebia os sinais de parto, as crianças eram levadas para a casa dos avós e o pai ia buscar a “parteira” para o novo filho nascer em casa. Isso gerou muitas mortes de mulheres e de bebês, pois nem sempre era possível um parto normal adequado. Novelas e filmes retratam essa prática, que deixou marcas profundas de dor e luto nas famílias.

Muitas gestantes não tinham qualquer acompanhamento médico de pré-natal. Outras precisavam abandonar seus empregos sem chance de voltar. Além daquelas que, por serem rotuladas como “mães solteiras” eram estigmatizadas pela sociedade, muitas vezes tendo seu bebê entregue para adoção pela sua própria família.

Sensível a estas questões, em 1955 a médica obstetra Dra Elisa Checchia Noronha, mulher à frente de seu tempo, criou em Curitiba um curso voltado às gestantes para explicar com base científica e amorosa as transformações de corpo, mente e de vida inerentes à maternidade.

Algo inimaginável naquela época, em que o pensamento dominante era de que “toda mulher já nascia sabendo como ser mãe”. Esta resistência só foi quebrada quando ela ofereceu o curso gratuitamente, em troca de doação de enxovais para gestantes menos favorecidas. Daí o marido concordava, pois “não tinha dinheiro sobrando para essas bobagens”.

Graças a esta médica, que atendia com o mesmo amor, respeito e competência, as gestantes da alta sociedade paranaense e gestantes de casas de prostituição pelo interior do Estado, quando lá viveu, a gestação passou a ser vista pelos olhos da ciência, com seus detalhes mês a mês e compreendida por profissionais de saúde, famílias e pela sociedade em geral, como uma fase de grande importância para as novas gerações.

O primeiro bebê nascido deste curso hoje tem 69 anos. Seu nascimento chamou a atenção de médicos que passaram a fazer parte desta equipe voluntária liderada pela Dra Elisa. Este bebê se chama Jacinta Caron - grande pedagoga, referência em nossa Capital.

De lá para cá, as gestantes obtiveram avanços positivos na legislação, mudaram a forma de se vestir, passaram a contar com o pai de seu bebê para compartilhar tarefas e despesas desde a fase gestacional, entre outras transformações. Mas algo nunca mudou: a necessidade de se preparar. Por isso desde 1955 o Curso Parto Amoroso continua a preparar gestantes e casais grávidos para receber gerações saudáveis e amorosas, pois nosso mundo preciso disso cada vez mais.  


Dra Elisa Checchia - médica dedicada e sempre amorosa com as gestantes


Jacinta Caron - 1o. bebê do Curso Parto Amoroso

Diferença no look das gestantes retrata como a gestação era/é socialmente encarada

Gestantes felizes, saudáveis e seguras: este é nosso objetivo



segunda-feira, 12 de agosto de 2024

CEMUC recebe mais um certificado de profissionalização

Mais um certificado para a conta: concluímos a Jornada Impulso - Comunicação com Estratégia 


Foram 2 meses de muito aprendizado em gestão e comunicação, com aulas ao vivo e gravadas, passando por temas importantíssimos para o Terceiro Setor, num total de 9 aulas + 3 aulas extras e material de apoio.

Temas e Professores: 

  • Incorporando a comunicação na gestão estratégia da organização, com Eduardo Bortoleto
  • Análise de Cenário, com Jaime Tezza
  • Acompanhamento de metas e resultados, com Rafael Finatti
  • Elaborando um planejamento de comunicação, com Renata Mateus
  • Relacionamento com a Imprensa, com Tiago Pereira e Carolina Perez
  • Técnicas para atrair parceiras através da presença digital, com Luanna Maia
  • Comunicação que traz resultados, com Leonardo Carvalho
  • Como usar a causa para engajar, com Patricia Hoça
  • Inteligência Artificial: novos caminhos para OSCs, com Ana Gabriela Simões

Aulas Extras: Canva para ONGs, Comunicação com Doadores, Redes Sociais para ONGs
    
Através de uma plataforma de fácil acesso, com design limpo e intuitivo, que facilitou (e muito) a compreensão e o aprendizado, foi possível embarcar nesta experiência, em que aprendemos ainda mais como analisar o cenário da nossa OSC, planejar melhor nossa comunicação, conseguir visibilidade com a imprensa, utilizar a Inteligência Artificial para melhorar nossos processos e muito mais.

O grupo de whatsapp ficou aberto para perguntas e comentários dos alunos, o que facilitou ainda mais o dia a dia desta jornada e a troca de experiências entre as OSCs participantes, que não eram apenas do Paraná, mas também do Distrito Federal, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Amapá, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, entre outras partes do Brasil.

A diversidade das causas abordadas deve ter dificultado ainda mais a elaboração de aulas, pois o espectro de temas era muito grande. Houve controle de frequência às aulas, sorteio de prêmios aos alunos assíduos e muito incentivo por parte da equipe do Instituto GRPCOM, através de mensagens via email e whatsapp.

Agradecemos e parabenizamos o Instituto GRPCOM por mais esta oportunidade. 

Como reconhecimento, recebemos o certificado de conclusão.  Sentimo-nos prontos para aplicar todo esse conhecimento e aumentar ainda mais nosso impacto! Os desafios são enormes e sabemos que ter uma equipe qualificada e profissional é muito importante para que o nosso trabalho possa ter ainda mais visibilidade e credibilidade.

Elaine Tezza, gestora do Programa Impulso, deu o ponta pé inicial desta jornada

O calendário e o programa de aulas teve um ótimo conteúdo


Parceria GRPCOM - CEMUC
O CEMUC participa dos eventos e concursos do Instituto GRPCOM deste 2019, quando foi vencedor do 1º Prêmio Impulso de Boas Práticas no Terceiro Setor, categoria Mídias Sociais.

De lá para cá passamos a participar da maioria dos cursos e lives promovidos pelo Instituto GRPCOM, além de receber a "adoção" no Programa Adote uma Causa, em que os alunos de diferentes faculdades do Paraná produzem um projeto para OSCs escolhidas pelo Instituto GRPCOM.

2019 - Entrega do Prêmio - 1ºlugar em Solenidade no SESC da Esquina


2021 - Entrega do Prêmio Impulso - Finalista na Categoria Geral Comunicação



2023 - Entrega do Certificado - Adote uma Causa com Universitários 



Um pouco mais sobre o CEMUC
O CEMUC - Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido é uma OSC - organização da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolve cursos, produtos e eventos com temas voltados a gestação, parto e cuidados com o bebê.

Sua equipe é formada por profissionais especialistas, todos voluntários, convergentes na missão de compartilhar conhecimento de excelência para a promoção da saúde e do bem-estar de famílias grávidas, com foco em gestantes e novas mamães.

Em retribuição, é pedido a cada aluno uma doação no ato de sua inscrição. As doações recebidas são repassadas a grupos de voluntariado formado por mulheres da 3ª idade que tecem enxovais e os doam para gestantes carentes em maternidades, abrigos e comunidades, num grande movimento social-feminino-intergeracional.

No total, já foram repassados mais de 100.000 novelos de lã, 110.000 unidades de fraldas, 7 toneladas de alimentos e 1.000.000 de peças roupas, utensílios e produtos de higiene para bebês, formando uma grande “corrente do bem” entre entidades do terceiro setor, empresas e a comunidade.

Além disso, as alunas são orientadas e estimuladas a amamentar seus filhos e a doar o leite excedente. Em 20 anos, as doadoras do CEMUC abasteceram o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie com mais de 40.000 litros de leite materno, salvando a vida de milhares de bebês das UTIs Neonatal de Curitiba e Região Metropolitana.

Tudo começou em 1955 pela iniciativa da médica Dra Elisa Checchia, mulher à frente do seu tempo, que dedicou sua vida em prol da melhoria das condições de saúde e bem-estar das mulheres, não apenas durante a gestação, mas também após a chegada do bebê, através da informação científica e de seu exemplo pessoal de empoderamento e amorosidade.

Com o passar dos anos, as atividades passaram a acontecer em diferentes locais, de acordo com a demanda. Assim como o programa de aulas foi se adaptando às novas configurações familiares, culturais e sociais, o nome do curso também mudou: de “Curso Parto sem Dor” para “Curso Parto sem Medo” e finalmente “Curso Parto Amoroso.

Em 1997, para imprimir personalidade jurídica a este projeto, foi criado o CEMUC, que deu início a parcerias formais com empresas, a fim de manter sua sustentabilidade.

No ano 2000, o CEMUC passou a realizar o Curso Mamãe eu Quero Mamar, específico para amamentação e incentivo à doação de leite materno, numa parceria com a Associação Brasileira de Mulheres Médicas, por iniciativa das médicas Elisa Checchia e Zilda Arns.

Em 2001 a instituição abriu formalmente o espaço para “mamães empreendedoras” comercializarem seus produtos e serviços junto aos alunos, impulsionando a participação das mulheres no contexto econômico. De lá para cá, perto de 1000 pequenas empresas comandadas por mulheres tiveram no CEMUC um ponto de partida para seus negócios.

Em 2020, por causa da pandemia, todas as aulas e demais atividades presencias foram suspensas. Para não deixar as gestantes e futuros papais aflitos e com dúvidas, a equipe se mobilizou para produzir aulas online por meio de “lives” semanais que foram transmitidas pela internet e permanecem gravadas para consulta da rede social Instagram.

De meados de 2020 ao início de 2022 foram apresentadas 52 aulas no formato de lives, protagonizadas por renomados profissionais especialistas do Brasil e Exterior em temas diversos do universo materno-infantil, mantendo-se a qualidade do conteúdo e ampliando-se o alcance de temas e de público.

Neste mesmo período foram produzidas as aulas do Curso Parto Amoroso online, que deverá ser lançado até o final de 2024, como um produto a ser comercializado, visando a sustentabilidade do CEMUC, a ampliação do volume de peças para doação e a possibilidade de acesso à informação gratuita de qualidade a instituições que atendem gestantes em comunidades carentes de todo o Brasil, através de acordos de cooperação, que deverão representar 20% do volume de matrículas.

Em seus 69 anos de atividades, o Curso Parto Amoroso tem agregado voluntários da medicina, odontologia, nutrição, fisioterapia, psicologia, enfermagem, yoga, música, socorristas, educadores, artistas, advogados, contabilistas, comunicadores, fotógrafos, videomakers, entre muitos outros.

O CEMUC tornou-se também uma referência na realização de eventos beneficentes, reunindo voluntários, ex-alunas que formam o grupo das "amigas de barriga", profissionais de diferentes áreas, empresários e a comunidade.

Nos últimos anos sua equipe de coordenação tem buscado aperfeiçoamento em gestão e aplicado os novos conhecimentos na elaboração dos programas de aulas, imagem de marca, participação na mídia, realização de novos eventos e lançamentos de produtos, posicionando o CEMUC como um projeto de empoderamento feminino transformador da sociedade.

O resultado deste novo perfil tem sido as premiações recebidas na esfera municipal, estadual, nacional e internacional, entre elas: a Certificação como “Embaixadora do Programa Mães do Brasil” concedido pelo Governo Federal à coordenadora do Curso Parto Amoroso, fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira e o título de “Profissional Voluntária de Saúde do Ano 2021” concedido pelo Rotary Internacional à Presidente do CEMUC, médica obstetra Dra Virgínia Merlin.

A partir de 2023 o CEMUC passou a compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher da cidade de Curitiba, com duas representantes.

Noventa por cento da equipe do CEMUC é composta por mulheres, mães e profissionais cujo papel é empoderar outras mulheres através do conhecimento científico de excelência, do exemplo de solidariedade e da determinação em fazer. A inspiração vem da criadora do Curso Parto Amoroso, a médica obstetra Dra Elisa Checchia Noronha que, num tempo em que as mulheres sequer cursavam uma faculdade, ela se especializou, enfrentou todos os preconceitos e dificuldades para deixar o legado de partos saudáveis, gestantes seguras, famílias preparadas e gerações mais amorosas.