sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Dr. Claudio Paciornik, apoiador do CEMUC, recebe homenagem na Assembleia Legislativa

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta contra o Câncer de MamaDia Nacional de Combate ao Câncer Infantil a Assembleia Legislativa do Paraná realizou no último dia 28 de novembro, às 18 horas uma Sessão Solene, por proposição das deputadas Mara Lima, Claudia Pereira, Cristina Silvestri e Maria Victoria.

Dentre vários homenageados nesta Sessão Solene, um deles foi o nosso querido apoiador do Centro de Vacinas da Clínica Paciornik, Dr Claudio Paciornik, médico especialista em ginecologia, obstetrícia e mastologia.

Dr Claudio Paciornik recebe a Homenagem na Assembleia Legislativa do Paraná

O evento foi realizado para reforçar o Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama 
e Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

Esta solenidade foi marcada por muita emoção, a partir da apresentação de crianças em tratamento de câncer e coral. O plenário permaneceu lotado, com a presença de autoridades, médicos, amigos e familiares dos homenageados, pacientes e pessoas da comunidade.

Além do encanto das crianças, que se apresentaram com muitas cores, várias pessoas vestiram a cor rosa, em alusão à campanha "Outubro Rosa", criando um ambiente muito diferente do habitual.

"Este evento nos reforça a certeza de que as campanhas de prevenção e exames periódicos precisam ser contínuos e acessíveis a toda a população", afirmou a Presidente do CEMUC, Dra Virgínia Merlin, amiga pessoal de longa data do Dr Claudio Paciornik.

O CEMUC parabeniza o Dr Claudio Paciornik por esta justa homenagem e agradece pela honra de contar com seu apoio há tantos anos no Curso Parto Amoroso para Gestantes e para Casais Grávidos.












Apresentações foram marcantes para todos os presentes

O Instituto RIC entrevista o médico Cláudio Paciornik, em abril de 2012 e a íntegra desta entrevista foi reproduzida a seguir:

Fonte: http://www.institutoric.org.br/conteudo/ir-entrevista-claudio-paciornik-medico/


Natural de Curitiba, Paraná o médico Cláudio Paciornik possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Tem especializações em Ginecologia e Obstetrícia, Mastologia e Homeopatia. 

Dr. Cláudio Paciornik, também é o inventor do módulo de parto vertical, que possibilita a liberdade da mãe durante o parto, usado em vários hospitais do mundo. Atualmente trabalha na Clínica Paciornik atendendo nas quatro especialidades. 

É diretor de cinema reconhecido pelo SATED, tendo escrito, dirigido e produzido seis filmes sobre seus estudos juntos aos índios de diversas tribos do sul do Brasil. Dentre os quais destaca-se Parto de Cócoras, filme que recebeu vários prêmios tendo sido apresentado em inúmeros eventos.

Instituto RIC: Quem é o Dr. Cláudio
Sou Cláudio Paciornik, sou de Curitiba, e aqui moro com meu filho Ravi. Sou formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná.

Instituto RIC:  A paixão pela medicina
Eu nasci em casa. Só que a minha casa era o hospital de meu pai, médico, e foi ele o parteiro. Cresci vivenciando o cotidiano da medicina.  Nossa casa era ao lado da clinica. Passava visitar os pacientes com ele, e gostava muito de fazer visitas a domicilio quando pequeno em chácaras e lugares nos arredores de Curitiba, o que me trouxe bons momentos. Isto na minha infância acontecia com frequência.
Não tive influência direta dele, mas cursar medicina na época foi o caminho que mais me atraiu.
Ao terminar a faculdade me dediquei a Ginecologia, Obstetrícia e a Mastologia. Mais tarde também a Homeopatia. Viajei muito aprendendo e pesquisando assuntos que a prática da Medicina me demandou. Por natureza sempre tive interesse pelas pessoas, pela vida delas, como viviam  em outras épocas, e como tem sido em diferentes culturas.
Já na época da faculdade, a nossa equipe, fazia campanhas de prevenção de câncer ginecológico pelas cidades do sul do Brasil. Desta forma trabalhei nas aldeias indígenas, fazendo o trabalho de prevenção, levando conhecimento e tratamento, e aprendendo muito com os conhecimentos dessas pessoas.
Deste contato, implantamos no nosso hospital a possibilidade de as mães terem seus filhos nas posições verticais, de cócoras. Levamos à comunidade científica, inúmeros trabalhos, demonstrando os benefícios disto para a mãe- filho.
Viajei por inúmeros lugares do mundo,  atrás de informações e pesquisando nestas áreas. Realizei filmes sobre o nascimento, a prevenção, e outros do trabalho das parteiras tradicionais no Brasil, que foram importantes na divulgação destes conhecimentos.
Toda esta oportunidade de realização e crescimento foi possível para mim, pela profissão que escolhi. Atualmente atendo na minha clinica em Curitiba, na áreas de minhas especialidades, que são a Mastologia, a Ginecologia, Obstetrícia e Homeopatia.

Instituto RIC: O significado da atividade profissional...
Eu vivo o cotidiano, a medicina, em todas as suas facetas. É grande parte da minha vida. A felicidade de ver o bom resultado do trabalho compensam as dificuldades que fazem parte do trabalho. A necessidade de estar sempre estudando, pois a Medicina é Arte, mas é Ciência também, que vai mudando constantemente.
Meu  trabalho tem uma atuação também no que está acontecendo no movimento de resgate da humanização da medicina, aspecto que foi relegado com o avanço cientifico. No  meu caso na Humanização do Nascimento, com toda a ação social que isto significa para as famílias.

Instituto RIC: Cuidados com a saúde
Não faço tudo o que recomendo para meus pacientes, mas cuido da alimentação, nunca fumei, e pouco bebo. Gosto muito, de ciclismo e caminho sempre que posso. E sempre busco ter momentos de lazer.

Instituto RIC: Equilíbrio entre o stress X consumo de álcool X tabagismo X boa saúde
Bom, o cigarro não tem como equilibrar. O melhor é parar. Não há mais nenhuma dúvida que o cigarro é responsável por doenças graves, que sem seu uso não existiriam.
O câncer de pulmão até 1918 era doença rara. Na primeira guerra mundial, davam cigarros nas trincheiras, e com o cinema houve a glamourização do fumar.  Apesar de décadas de negativas pelas indústrias, os trabalhos sobre o assunto derrubaram a desinformação, e comprovaram a associação. Enfisema pulmonar e  uma condição extremamente difícil para a pessoa, e é causada em sua grande maioria pelo hábito de fumar.
Hoje existem tratamentos com remédios, com melhores resultados que só a força de vontade. É um vício, e não um esporte.
O álcool, no caso o vinho, foi comprovado que com moderação é benéfico. Isto foi visto nos povos mediterrâneos, que sempre tomaram vinhos nas refeições, associados a dieta [óleo de oliva, queijos], que tem melhores condições cardíacas quando comparados com outros padrões. Desta constatação, passou a ser prática médica recomendar um cálice de vinho tinto ao dia. São as propriedades contra os radicais livres, que a uva possui, que atuam.
Charles Darwin, na teoria de evolução, citou o vinho como benéfico pelas suas propriedades afrodisíacas, ...que apesar dos efeitos do abuso do álcool, favorece a procriação...
Em relação ao "stress", eu o defino em "stress" positivo, o que nos impulsiona, e que diria que seria melhor dito, o tônus que a vida nos exige, e ao qual damos resposta, e nos tira da preguiça.
O "stress" negativo, que nos deixa em permanente irritação, mau estar, eu o considero a "mãe" das doenças. É como um campo que altera todas as nossas funções. O mecanismo é o de "ataque e fuga". Todos os nossos neurotransmissores se adequam como se estivéssemos fugindo de uma onça, ou se preparando para atacar algo. Só que em geral sentado numa cadeira, com um trabalho que não exige atividade física. Esta constante pressão, que leva a insatisfação, evolui muitas vezes para transtornos de ansiedade, depressão.
O estado de saúde é um estado de satisfação. Então o mais importante é como equilibrar estas condições, que nos levam a estressar. Desde a invenção da luz elétrica somos cada vez mais estimulados, até chegarmos ao nosso momento, em que temos informação instantânea, de qualquer lugar do planeta. Instrumentos que nos localizam e que podemos interagir, como os smartphones, que até pouco tempo atrás víamos em filmes de ficção científica.
Este estímulo continuo, mais as obrigações que a nossa sociedade nos cobra, nos deixa suspensos entre o que vivemos e o que será, aumentando a ansiedade. Então diminuir a quantidade de atividades que vamos acumulando, muitas vezes evitáveis, e que nos deixe mais tempo para "fazer nada", sem pressão.
Desenvolver  atividades que deem prazer, seja  atividade física,  arte, algum  hobby, que de  vida a vida. Todos fomos ensinados desde crianças a escovar os dentes após as refeições e passa a ser um hábito saudável. Aprendemos matemática na escola. Agora aprender como trabalhar com as nossas emoções, não nos é ensinado. E é possível, pois estar em paz conosco é o equilíbrio.
Para mim o trabalho que realizo, me deixa bem. Tento não ter uma vida sedentária, e ando, passeio de bicicleta, quando posso viajo, visito os amigos.

Instituto RIC: Equilíbrio psíquico X emocional X físico
Esta pergunta sobre como manter o equilíbrio me lembra de uma parábola que li:
Mestre, como você faz para manter o equilíbrio?
- É assim, ele respondeu:
imagine um precipício, e uma corda estendida de um lado a outro. Eu atravessando pela corda o precipício enorme embaixo, quando começo cair para a direita, me jogo para a esquerda, e quando começo a cair para a esquerda me jogo para a direita....

Instituto RIC: Relação com a alimentação e saúde
A alimentação está diretamente relacionada com a saúde.  Nos aforismos de Hipocrates, o pai da medicina ocidental, ele tem uma recomendação que quando o médico vai tratar de alguém, ele deve saber sobre "...as águas, os ares e os lugares". Assim, desde o plantio até a comida em nosso prato, existe influencia direta na nossa saúde. A agricultura química valoriza mais a produção do que a qualidade. Envenena o solo, e as águas. O leite possui agrotóxico, as carnes, muitas vezes têm seu crescimento acelerado  com hormônios, que ingerimos.
A mudança genética para os alimentos ainda é uma equação não resolvida [transgenia]
Sabemos hoje que 80% dos canceres são ligados à alimentação e fatores ambientais. A industrialização e conservação em grandes quantidades se faz refinando-se o alimento, tirando as vitaminas e proteínas. Um exemplo muito conhecido, são os cereais, que ao serem refinados, tem o germem retirado ficando só o amido [açúcar].
Disto fica para quem sabe a responsabilidade e o problema de como fazer. Como no nosso dia a dia escolher? Eu privilegio todas as comidas orgânicas, entendendo que assim estimulo os produtores a cuidarem de como produzem. Se esta demanda aumenta, mais oferta teremos, e mais acessível.
Em Curitiba já tem uma área do mercado municipal que é dedicado a estes produtores.
Eu diminui a carne vermelha, em favor de peixes, e uso cereais integrais nas refeições.
Isto sem fazer grandes restrições, pois o prazer da alimentação é tão importante quanto a escolha que fazemos dos alimentos.

Instituto RIC: Cuidados com o lixo
Aqui se faz a coleta seletiva do lixo. Separamos o lixo e este é coletado na residência.
Existem recipientes menores para a casa que facilitam. Em relação as pilhas e baterias, iniciou-se a coleta recentemente. Levamos para lugares pré-determinados e o serviço municipal se responsabiliza pela reciclagem.

Instituto RIC: Dica para quem deseja se movimentar
O principal é levantar e dar um passo. Por pequeno que seja outros virão, pois a atividade física traz prazer, e sensação de felicidade.

Instituto RIC: Dica de livro
Eu leio muito, e nem sei o que poderia recomendar. Lembro do "Andarilho das Estrelas" do Jack London, e "Terra dos Homens" do Saint-Exupery.

Nenhum comentário:

Postar um comentário