CURSO PARTO AMOROSO

Alunos da Turma 161 com seus Certificados de Paternidade Responsável



Curso Parto Amoroso
O Curso Parto Amoroso orienta gestantes e casais grávidos gratuitamente desde 1955, com temas voltados à gestação, parto e cuidados com o bebê, visando a saúde e o bem estar das famílias grávidas.

Ao longo dos anos teve diferentes nomes, diferentes formatos e foi ministrado em diferentes locais, sempre seguindo seus princípios básicos: a gratuidade e a atualização científica.

No início se chamava "Curso Parto sem Dor", pois sua idealizadora, a Dra Elisa Checchia Noronha dizia não haver "dor de parto" e sim "trabalho de parto". Com o tempo percebeu-se que as gestantes partiam seguras e sem medo para o parto, por isso o curso foi renomeado como "Curso Parto sem Medo". Anos mais tarde a comunidade médica e as famílias perceberam que além da preparação científica havia também todo um trabalho social alimentado por uma grande corrente de amor unindo gerações e extratos sociais. Assim, naturalmente o nome foi sendo construído e sedimentado para o nome atual: "Curso Parto Amoroso".

Até 2019, o Curso Parto Amoroso era ministrado em dois diferentes formatos e, de acordo com a necessidade sempre crescente de espaço e disponibilidade, funcionou em diferentes locais: 

- Para Gestantes: Com aulas sobre gestação, parto, puerpério e primeiros meses do bebê, tinha longa duração. Já foi ministrado na Maternidade Santa Brígida, Associação Médica do Paraná, Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia - IPO, Escola de Natação Moby Dick, entre outros locais.

- Para Casais Grávidos: Mais compacto, com aulas voltadas somente ao parto e primeiros dias do bebê. Já foi ministrado na Sociedade Paranaense de Pediatria, Primeira Igreja Batista de Curitiba - PIB, Cinemax do Shopping Total, Teatro Enio Carvalho, Instituto Claretiano, entre outros locais.


Pós Pandemia - Curso Único - Certificado de Paternidade Responsável

A partir de 2022, o Curso sofreu uma grande reformulação, adaptando-se ao "novo normal" pós pandemia. As aulas passaram a ser realizadas nas maravilhosas instalações do MUSEU DA VIDA em CURITIBA com uma proposta curricular atualizada, concentrada e focada NA FAMÍLIA GRÁVIDA.

O papai é visto como protagonista na criação dos seus filhos e não somente um ajudante da mamãe. É também aquele que deve ser o grande apoio dela neste período de tantas mudanças. Tanto assim, que ao final de cada curso presencial nossos alunos recebem o CERTIFICADO DE PATERNIDADE RESPONSÁVEL assegurando-lhes a licença paternidade estendida por 20 dias.*
* Informe-se no RH da empresa em que trabalha: se ela faz parte do Programa Empresa Cidadã a licença de 20 dias com Certificado de Paternidade Responsável é determinado por lei. Se o papai trabalhar em outro tipo de empresa, poderá pedir este benefício, mas dependerá da liberalidade de cada empregador.

A entrega dos Certificados aos alunos no final de cada curso é um momento de gratidão e de muitas expectativas. A cada curso que se encerra nossa equipe sente-se profundamente grata pela oportunidade de poder doar um pouco de seu conhecimento e de seu tempo às futuras mamães, papais e seus bebês, cumprindo sua missão social de promover a saúde, através do compartilhamento de conhecimento científico atualizado e de excelência.

Independente da licença, o papel do pai não se limite a esses 20 dias, mas será para sempre e o Curso Parto Amoroso cumpre o papel de inseri-lo na criação responsável das novas gerações. 


Aulas - Professores - Lanche - Brindes 
A equipe de professores do Curso Parto Amoroso é multidisciplinar, formada por profissionais de larga experiência em suas respectivas áreas de atuação, todos voluntários, que compartilham seu conhecimento visando a preparação não apenas de caráter físico, mas também psicológico, emocional, comportamental e cultural das famílias que vão receber seu bebê.

Em linguagem acessível, as aulas teóricas e práticas transmitem informações científicas atualizadas para dar segurança aos futuros papais e mamães. Cada aula tem, em média, 50 minutos de duração.

Durante os cursos há também sorteio de brindes que são enviados por empresas apoiadoras do CEMUC e pausa para o lanche, que é preparado e comercializado por "Mães Gourmet". Tanto o espaço para as empresas como para o lanche traduz-se em mais uma oportunidade que o CEMUC abriu para mães que são empreendedoras e buscam sustentar seus filhos dedicando tempo também junto deles.




Museu da Vida - contato com a natureza para o bem estar de mamães e papais




Aulas práticas com a participação ativa do papai




Aulas teóricas com muita troca de informação junto aos professores


Lanche farto, saboroso e saudável 



Certificado do Curso Parto Amoroso garantindo ao papai que trabalha em 
empresa cidadã  o benefício da licença paternidade estendida (20 dias) 


Quatro gerações numa corrente do bem
Mantido pelo CEMUC - Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido, uma OSC (organização da sociedade civil, sem fins lucrativos) o Curso Parto Amoroso é um ponto de referência e união entre famílias grávidas, profissionais de saúde, grupos de voluntariado e empresas parceiras.

Desde 1955 os cursos são gratuitos, ministrados por profissionais voluntários, especialistas em sua área de atuação.

Em retribuição, cada aluno faz uma doação que é repassada a grupos de voluntariado. Esses grupos tecem enxovais, montam kits e os doam para gestantes carentes e orfanatos. O volume de doações nos últimos anos ultrapassou 100.000 unidades de fraldas, 90.000 novelos de lã, 6 toneladas de alimentos, além de milhares de produtos de higiene para bebês, formando uma grande rede de solidariedade e colaboração entre entidades do terceiro setor, empresas e a comunidade.

As alunas são orientadas e estimuladas a amamentar seu bebê e a doar o leite excedente. Nos últimos 20 anos, as doadoras do CEMUC abasteceram o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie com mais de 40.000 litros de leite materno, salvando a vida de milhares de bebês internados em UTIs Neonatal nas maternidades de Curitiba e Região Metropolitana.






Empoderamento Feminino

O Curso Parto Amoroso começou pela iniciativa de uma médica, a Dra Elisa Checchia Noronha, mulher à frente do seu tempo, que decidiu melhorar as condições de saúde e bem-estar das mulheres durante a gestação e após a chegada do bebê, através da democratização do conhecimento e do exemplo pessoal de empoderamento. Sua atitude atraiu muitos outros profissionais que compactuam destes mesmos princípios, formando um grande grupo de voluntários.

Para imprimir personalidade jurídica a este projeto, em 1998 foi criado o CEMUC - Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que deu início a parcerias formais com empresas, a fim de manter sua gratuidade e sustentabilidade.

Em parceria com a Associação Brasileira de Mulheres Médicas, no ano 2000 o CEMUC passou também a fazer parte do Curso Mamãe eu Quero Mamar, específico para amamentação e incentivo à doação de leite materno.

Em 2010 abriu formalmente o espaço para as “mamães empreendedoras” poderem expor e comercializar seus produtos e serviços junto aos alunos, impulsionando a participação das mulheres no contexto econômico e fomentado o empreendedorismo feminino.

Com a pandemia (2019), todas as aulas e demais atividades presencias foram suspensas. Para não deixar as gestantes e futuros papais aflitos e com dúvidas, rapidamente a equipe se mobilizou para produzir aulas on line por meio de lives. Em outubro de 2020 o CEMUC passou a utilizar plataformas gratuitas e a rede social Instagram para transmitir lives semanais. 

Houve adesão total do grupo de professores e de dezenas de outros profissionais do Brasil e Exterior para participar das lives, com temas que transcendem à gravidez, ampliando e distribuindo conhecimentos, oferecendo a oportunidade para que as famílias possam esclarecer dúvidas em tempo real, gratuitamente, com renomados especialistas.

Esta migração do mundo real para o virtual acabou unindo ainda mais a grande equipe de voluntários  que atua de diferentes formas para o funcionamento do curso: profissionais de saúde, da comunicação, fotografia, vídeo, marketing, publicidade, finanças, música, direito, contabilidade, além de representantes de empresas comerciais, parceiros do CEMUC.

Grande parte deste staff é formado por mulheres que, como mães, profissionais e cidadãs cumprem o papel de empoderar outras mulheres através do conhecimento científico, do exemplo de solidariedade e da determinação em fazer. A inspiração vem da fundadora do Curso Parto Amoroso, a médica Dra Elisa Checchia Noronha que, há quase 70 anos, enfrentou todos os preconceitos e dificuldades para garantir partos saudáveis, gestantes seguras e gerações mais amorosas através da criação deste curso.

Não raro encontramos alunas cujas mães já foram alunas e cujas avós também já foram alunas: 3 gerações aprendendo conosco! Motivo de grande orgulho, satisfação e encorajamento para dar prosseguimento a este trabalho.

Empresas fornecem brindes aos alunos, fixando sua marca e ampliando seu mercado


Futuras Vovós atualizam seus conhecimentos no Curso Parto Amoroso


Experiências Enriquecedoras para a gestante & o casal grávido


Muito bom humor e participação dos futuros papais


Aulas Avulsas do Curso Parto Amoroso em formato de LIVES


Em março de 2020, por causa do covid, as aulas presenciais foram suspensas e o CEMUC reuniu os temas voltados às gestantes + os temas voltados ao futuro papai e passou a transmitir aulas diretamente dos consultórios médicos e clínicas para o  público que estava em confinamento, via lives. 

A experiência deu tão certo que as lives tornaram-se um ponto de apoio para famílias grávidas durante os 2 anos de isolamento social, podendo as gestantes esclarecer suas dúvidas em tempo real, ao vivo, com especialistas do Brasil e Exterior que vem dando um show de conhecimento e solidariedade a cada semana.

Em um ano foram realizadas 40 lives, dos mais variados assuntos com a participação de obstetras, dermatologistas, radiologistas, psiquiatras, otorrino, pediatras, endocrinologistas, vascular, biólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais, socorristas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas,  parapsicólogos, advogados, músicos, escritores, além de consultores de maternidade e mamães.

Não há um programa fixo nem controle de frequência como em um curso formal, por isso não há emissão de certificados. As lives acontecem à medida que os profissionais abrem espaço em sua agenda para participar e os assuntos são escolhidos a partir de pedidos do público.

Alunos tem a oportunidade de consultar especialistas gratuitamente no decorrer das lives enquanto os profissionais podem expor seu trabalho, fazendo das lives um meio de divulgação profissional. Em paralelo, empresas podem patrocinar este projeto recebendo divulgação de sua marca em todos os meios de comunicação do CEMUC.

As aulas em lives são realizadas semanalmente, às 6ªs feiras das 16 às 17 horas, no formato de talk show, sob a comando da coordenadora do Curso Parto Amoroso, fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira. Ficam gravadas e podem ser vistas e revistas a qualquer tempo no instagram:
 

Profissionais do Brasil e do Exterior participam das lives trazendo muita informação




Curso Parto Amoroso on Line
O Curso Parto Amoroso on Line será lançado em 2022. Seu projeto, criado em 2019, conquistou o 3º lugar nacional no Hackathon promovido pelo PMI-PR, concorrendo com projetos voltados ao Terceiro Setor de todo o Brasil e estimulou a equipe a concretizá-lo.

Após longos debates com alunos, professores, coordenadores e profissionais da área, o programa foi definido, os profissionais escolhidos, as aulas gravadas e a finalização está em curso, visando levar conhecimento de excelência para alunos de todo o Brasil, em lindas imagens capturadas no Museu da Vida, em Curitiba.




Making off da gravação das aulas do Curso Parto Amoroso on Line




Professores do Curso Parto Amoroso
Todos voluntários, trazem conhecimento atualizado e de excelência às famílias grávidas

Virgínia Merlin 
Graduada em Medicina, com Especialização em Ginecologia & Obstetrícia e Medicina do Trabalho Presidente do CEMUC  
Eleita Profissional Voluntária de Saúde 2021 pelo Rotary Internacional
Já realizou mais de 3.000 partos
Atende em Consultório 



Rossana Franke de Oliveira
Graduada em Fisioterapia, com Pós-Graduação em Fisioterapia Respiratória
Foi  Professora e Supervisora de Estágio do Curso de Fisioterapia da Universidade Tuiuti 
Professora de Hidroterapia para Gestantes em Academias
Coordenadora do Curso Parto Amoroso 
Certificada como Embaixadora do Programa Mães do Brasil pelo Governo Federal em 2022
 Trabalha com Shantala - Massagem para Bebês



Rosane da Silva
Graduada em Enfermagem pela PUC-PR com Pós-Graduação em Obstetrícia pela UFPR
Especialista em Aleitamento Materno
Consultora da UNICEF, Ministério da Saúde e Hospitais Amigos da Criança
Atuou por mais de 20 anos no Banco de Leite do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie
Atua como consultora de amamentação


Juliana Zanello
Membro da 1ª Turma de Mulheres do Corpo de Bombeiros 
Bombeira, Socorrista e Guarda Vida
Naturoterapeuta com pós-graduação em Acupuntura em Pequim, China
Atua no Corpo de Bombeiros em Curitiba



Ana Cristina Baruffi
Bacharel em Direito, Mestre em Direito Processual Civil e Relações Negociais  
Professora de Direito Processual Civil e Direito Empresarial 
Escritora de livros sobre parentalidade
Atua na área do direito parental


Liziane Laufer Rodrigues
Graduada em Nutrição e em Pedagogia
Educadora Peri Natal
Autora do Livro "Crescendo Juntas"
Atua como Nutricionista



Cida Vieira
Técnica de Enfermagem Neonatal
30 anos de experiência em Maternidade
Consultora de Amamentação e Pós Parto



Gabriela Galerani
Médica Pediatra Humanizada, com foco na harmonia da família
Acompanha do nascimento à adolescência
Atende em consultório



Ana Lorenzonni
Especialista em Fisioterapia Pélvica Internacional
Ênfase em Obstetrícia e Uroginecologia
Atende em consultório



Camile Rocha
Psicóloga Obstétrica Perinatal
Pré natal psicológico, Psicoterapia para Mães
Atende em Consultório



Mayara Paiva
Enfermeira Obstetra pelo IIEP Albert Einstein
Consultora em Amamentação e Laserterapeuta



Wesley Timana
Graduado em Medicina com Especialização em Ginecologia e Obstetrícia
Adepto da Slow Medicine
Atende em consultório


Wilmar Mendonça Guimarães
Graduado em Medicina com Especialização em Pediatria
Ex Presidente do CRM  - Conselho Regional de Medicina
Ex Presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria
Atende em Consultório



Afonso Clemer Tosin Lopes
Graduado em Medicina, com Especialização em Ginecologia e Obstetrícia
Professor do Curso de Medicina em Universidades   
Preceptor de Residência em Ginecologia e Obstetrícia



Antonio Paulo Mallmann
Graduado em Medicina com Especialização em Ginecologia e Obstetrícia na Espanha, 
de onde trouxe para o Brasil o conceito de "Casais Grávidos"
Professor do Curso de Medicina da PUC-PR 
Diretor do Hospital de Reabilitação Ana Carolina de Moura Xavier
Diretor da Unimed 
Vice-Presidente da SOGIPA - Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná



Alvaro Pigatto Ceschin
Graduado em Medicina com Especialização em Ginecologia e Obstetrícia, Formação em Reprodução Humana no Huntington Reproductive Center nos Estados Unidos. Mestrado e Doutorado em Princípios da Cirurgia, área de Biologia Molecular.
Diretor do Instituto de Fertilidade Feliccita
Atuação: Reprodução Humana, Vídeo-Histeroscopia, Vídeo-Laparoscopia



Maria Teresa Popp
Graduada em Medicina pela UFPR com Especialização em Neonatologia e Pediatria
Atende em Consultório



Thiago Lima Barreto da Serra e Silva
Graduado em Medicina com Especialização em Anestesiologia, Acupuntura Médica e Dor
Atua em Hospitais



Edilcéia do Amaral Ravazani
Graduada em Nutrição, com Pós-Graduação em Nutrição Clínica
Professora de Graduação em Nutrição em Faculdades 



Pricila Souza
Odontopediatra
Representante do CEMUC na Comissão Municipal dos Direitos da Mulher
Atende em Consultório



Claudia Paola Carrasco Aguilar
Graduada em Medicina, com especialização em Medicina da Família e Psiquiatria
Professora do Curso de Medicina (Faculdade Pequeno Príncipe) 
Ex Presidente da Associação Brasileira de Mulheres Médicas - PR
Atende em consultório 




Paula Xavier Schiavon
Graduada em Medicina com Especialização em Dermatologia
Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção Paraná
Atende em Consultório



Liliam Gusso
Graduada em Psicologia
Foi Coordenadora do Curso Parto Amoroso para Casais Grávidos
Palestrante



Debora Fachinelli Souza
Cirurgiã dentista, especialista em dentística restauradora
Mestranda em Odontologia



Adriana Fabro
Musicista e Professora de Música



Claudia Becker
Graduada em Nutrição e em Farmácia & Bioquímica 
com Especialização em Bases Nutricionais da Atividade Física
Atua como Coach de Emagrecimento



Marúcia de Andrade Cruz
Médica Veterinária
Foi professora na Faculdade Tuiuti do Paraná
Atende em Consultório



Cassiane de Moraes Domingues
Graduada em Yoga pela Faculdade Biopsíquica do Paraná
Graduada em Psicologia pela PUC-PR
Foi Professora de Yoga para Gestantes no Sesc da Esquina e 
do Curso de Yoga da Faculdade Espírita
Atua como professora de Hatha Yoga e Yoga para Gestantes



Juliana Merheb Jordão
Graduada em Medicina, com Especialização em Dermatologia Clínica e Laser na Bélgica
Atua em Treinamento de Laser e Dermatologia para Médicos 



Danielle Palharini
Atua como Professora de Musicalização para Crianças 



Anna Clara Agulham
Graduada em Odontologia, com Especialização em Odontopediatria e Ortodontia. 
Mestrado em Saúde Bucal da Criança e do Adolescente
Atua como odontopediatra  



Stella Siqueira Campos
Tecnóloga em radiologia, especialista em tomografia computadorizada e ressonância magnética
Atua como Assessora de Babywearing 



Patrícia Nobell Garcia
Odontopediatra
Atua em Consultório



Nilson Noronha e Juliana Santos 
Pai e Filha - Neto e Bisneta da Dra Elisa - Criadora do Curso
Médico Anestesiologista | Médica Ginecologista&Obstetra


 

Presidente do CEMUC  |  Coordenadora do Curso Parto Amoroso
 Médica Virgínia Merlin    |  Fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira  



São inúmeras as mensagens de apoio e gratidão recebidas



Amigas de Barriga


As amizades nascidas durante as aulas do Curso Parto Amoroso se expandem durante o final de gestação, através de grupos em redes sociais e encontros presenciais entre nossas alunas, seus bebês e suas famílias. Elas carinhosamente se "auto-intitularam" : AMIGAS DE BARRIGA . 

A cada turma, novos grupos de amigas se formam para compartilhar suas experiências, alegrias, vitórias, desafios, ansiedades e até aniversários. O CEMUC mantém um grupo de whatsapp para cada turma, visando a troca de experiências, dicas e apoio entre as alunas.

A seguir, alguns desses encontros, promovidos pelas alunas, nos quais que temos grande alegria em participar.







Da amizade entre nossas alunas, certamente surgirão amizades entre seus filhos


Festas do Curso
Curso Parto Amoroso promove festividades com a participação de suas alunas, ex alunas, seus bebês, apoiadores, professores, amigos e colaboradores para confraternizar e comemorar tantas alegrias. A cada encontro, muitos abraços, bebês cada vez maiores e mais saudáveis e mamães agradecidas pelos ensinamentos recebidos.




Festa do Dia das Crianças, com Diploma para os participantes



Culto de Ação de Graças, na Igreja Presbiteriana 






O Curso Parto Amoroso se amplia


Projeto "Estação + Saúde"

A convite do Dr Armando Raggio, então Secretário Estadual de Saúde, o CEMUC participou do Projeto "Estação + Saúde", viajando por diversas vezes pelo interior do Paraná para sensibilizar o público e profissionais de cada região para a importância de levar conhecimento às gestantes, através de profissionais de saúde.

Programa em Empresas e Hospitais
A convite de várias empresas e hospitais, o CEMUC auxiliou na multiplicação de diferentes programas voltados à qualidade de vida e saúde para gestantes.

Programas Comunitários
Desde o seu início, o CEMUC participa de trabalhos oferecidos à comunidade, através de parcerias com Associação das Mulheres Médicas do Paraná, Rotary Club Internacional e Cooperativa de Serviços Unimed.

Campo para Estágio
O CEMUC recebe estudantes universitários de diversos cursos e instituições de ensino para realização de estágios de observação ou trabalhos de conclusão de curso.

Oportunidade para Empreendedorismo
Ao se tornar apoiadoras ou patrocinadoras dos nossos cursos e eventos, mulheres empreendedoras tem oportunidade de expor e vender seus produtos e serviços junto ao público do CEMUC, tanto de forma presencial, quanto através de nossas redes digitais.


Suspensão das Aulas - COVID 19

Atendendo a determinação dos órgãos oficiais de saúde, em virtude da pandemia causada pelo coronavirus, todas as aulas presenciais do CEMUC estão suspensas, sem data para retorno. 

Sendo assim, as inscrições para futuras turmas não poderão ser realizadas por enquanto

Agradecemos pela compreensão e pedimos que acompanhe as atualizações em nossas redes sociais.

Turma em Curso: 
Turma 156: Fev 04, 11, 18, Mar 03, 10, 17, 24 - inscrições abertas

Coordenação: Médica Obstetra Virginia Merlin - CRM 7457  |  Fisioterapeuta Rossana F. Oliveira - CREFITO8/16874-F


CURSO GRATUITO
Pedimos doação de 5 novelos de lã e 1 pacote de fraldas que são entregues em sala de aula para entidades beneficentes que prestam assistência a famílias carentes

Inscrições:






5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Um comentário:
    Oi mamães!
    Venho com muito amor e carinho contar um pedacinho da minha história e experiência do meu Curso na época se chamava, Parto Sem Medo!
    Minha primeira ginecologista foi a Dra. Elisa Checchia Noronha.Conheci Dra. Elisa quando precisei da minha primeira consulta, através de minha mãe que a conhecia desde que moravam em Rolândia, Norte do Paraná, eram vizinhas.
    Um ano antes de minha mãe casar, ela veio para Curitiba visitar nossos familiares e marcar seu pré-nupcial com Dra. Elisa em quem ela confiava muito.
    Meus dois irmãos e eu nascemos em Rolândia e depois de alguns anos viemos morar em Curitiba.
    Quando precisei da primeira consulta ginecológica, sem dúvida minha mãe escolheu para me acompanhar a Dra. Elisa, onde amava ir porque me sentia segura, escutava a conversa das duas a respeito da vida delas em Rolândia.
    Uma certa vez conheci a Dra. Virginia que trabalhava com Dra. Elisa no consultório das Mercês e acabei consultando com ela e sendo atendida pelas duas até que a Dra. Elisa parou de trabalhar e a Dra. Virginia tornou-se minha segunda ginecologista até os dias de hoje.
    Quando engravidei a Dra. Virginia me recomendou o Curso, na época chamado Parto Sem Medo. Foi a melhor coisa que aconteceu. Fiz o curso em novembro e dezembro de 2001. Amei, me ajudou a perder o medo que tinha de ter parto normal. Ensinavam a dar banho, amamentar, cuidar do bico do seio, enfim tudo para que as mamães se preparassem para o parto e soubessem cuidar de seus bebês.

    Esse Curso hoje chamado Parto Amoroso foi uma benção e só tenho que agradecer por ter conhecido e participado.

    Todas as mamães devem fazer pela confiança que nos traz, carinho e aprendizado.

    Estava lembrando das várias gestantes que conheci e com quem conversava na hora do chá oferecido pelo curso. Como era bom e cada dia me sentia mais e mais confiante em ter meu amado Enzo de parto normal, que antes morria de medo e não queria. Meu amor Enzo nasceu em março de 2002 pelas mãos da minha amada Dra. Virginia. Em setembro de 2004 chega ao mundo pelas mãos da Dra. Virginia também meu segundo amor: minha amada filha Anna Júlia.

    Se não me falha a memória no ano de 1987, o sobrinho Mauro Tavares Filho, filho de minha irmã nasceu. Dra. Elisa e Dra. Virginia eram obstetras de minha irmã. Nesse ano a Dra, Elisa foi “Bicho do Paraná”.

    Hoje meus bebês cresceram. Enzo com 14 anos e Anna Júlia quase completando 12 anos.

    Sou instrumentadora cirúrgica e auxiliar onde me realizei e quando engravidei parei de trabalhar porque queria cuidar em tempo integral de meus filhos amados.

    Queria voltar a trabalhar, não me sobra tempo porque além de cuidar de meus filhos, eu e duas amigas cuidamos de anjos de quatro patas. Abrigamos mais de 90 animais resgatados das ruas e por maus tratos onde cuidamos desde alimentação, vacinação, castração, amor e carinho até encontrarmos adoção segura para cada um deles

    Aproveitando a divulgar o trabalho informo que aceitamos doações de ração, jornais, material de limpeza.

    Você também pode colaborar!

    Vou ficando por aqui e só tenho a agradecer por Deus ter colocado esse dois anjos em minha vida Dra. Elisa e Dra. Virginia que me ensinaram que um Parto Sem Medo ou um Parto Amoroso é a melhor escolha para cada nova mãezinha, porque segurança e aprendizado nessas horas é a melhor coisa!!!

    Deixo carinhosamente meu beijo para Dra. Elisa que virou uma estrela linda, Dra. Virginia minha amiga e médica amada, para Dr. Nilson Noronha meu anestesista.

    Para todas as pessoas do Curso Parto Sem Medo e Parto Amoroso e para todas as mãezinhas;



    Karina Schmidt do Nascimento

    ResponderExcluir
  3. Um comentário:
    Oi mamães!
    Venho com muito amor e carinho contar um pedacinho da minha história e experiência do meu Curso na época se chamava, Parto Sem Medo!
    Minha primeira ginecologista foi a Dra. Elisa Checchia Noronha.Conheci Dra. Elisa quando precisei da minha primeira consulta, através de minha mãe que a conhecia desde que moravam em Rolândia, Norte do Paraná, eram vizinhas.
    Um ano antes de minha mãe casar, ela veio para Curitiba visitar nossos familiares e marcar seu pré-nupcial com Dra. Elisa em quem ela confiava muito.
    Meus dois irmãos e eu nascemos em Rolândia e depois de alguns anos viemos morar em Curitiba.
    Quando precisei da primeira consulta ginecológica, sem dúvida minha mãe escolheu para me acompanhar a Dra. Elisa, onde amava ir porque me sentia segura, escutava a conversa das duas a respeito da vida delas em Rolândia.
    Uma certa vez conheci a Dra. Virginia que trabalhava com Dra. Elisa no consultório das Mercês e acabei consultando com ela e sendo atendida pelas duas até que a Dra. Elisa parou de trabalhar e a Dra. Virginia tornou-se minha segunda ginecologista até os dias de hoje.
    Quando engravidei a Dra. Virginia me recomendou o Curso, na época chamado Parto Sem Medo. Foi a melhor coisa que aconteceu. Fiz o curso em novembro e dezembro de 2001. Amei, me ajudou a perder o medo que tinha de ter parto normal. Ensinavam a dar banho, amamentar, cuidar do bico do seio, enfim tudo para que as mamães se preparassem para o parto e soubessem cuidar de seus bebês.

    Esse Curso hoje chamado Parto Amoroso foi uma benção e só tenho que agradecer por ter conhecido e participado.

    Todas as mamães devem fazer pela confiança que nos traz, carinho e aprendizado.

    Estava lembrando das várias gestantes que conheci e com quem conversava na hora do chá oferecido pelo curso. Como era bom e cada dia me sentia mais e mais confiante em ter meu amado Enzo de parto normal, que antes morria de medo e não queria. Meu amor Enzo nasceu em março de 2002 pelas mãos da minha amada Dra. Virginia. Em setembro de 2004 chega ao mundo pelas mãos da Dra. Virginia também meu segundo amor: minha amada filha Anna Júlia.

    Se não me falha a memória no ano de 1987, o sobrinho Mauro Tavares Filho, filho de minha irmã nasceu. Dra. Elisa e Dra. Virginia eram obstetras de minha irmã. Nesse ano a Dra, Elisa foi “Bicho do Paraná”.

    Hoje meus bebês cresceram. Enzo com 14 anos e Anna Júlia quase completando 12 anos.

    Sou instrumentadora cirúrgica e auxiliar onde me realizei e quando engravidei parei de trabalhar porque queria cuidar em tempo integral de meus filhos amados.

    Queria voltar a trabalhar, não me sobra tempo porque além de cuidar de meus filhos, eu e duas amigas cuidamos de anjos de quatro patas. Abrigamos mais de 90 animais resgatados das ruas e por maus tratos onde cuidamos desde alimentação, vacinação, castração, amor e carinho até encontrarmos adoção segura para cada um deles

    Aproveitando a divulgar o trabalho informo que aceitamos doações de ração, jornais, material de limpeza.

    Você também pode colaborar!

    Vou ficando por aqui e só tenho a agradecer por Deus ter colocado esse dois anjos em minha vida Dra. Elisa e Dra. Virginia que me ensinaram que um Parto Sem Medo ou um Parto Amoroso é a melhor escolha para cada nova mãezinha, porque segurança e aprendizado nessas horas é a melhor coisa!!!

    Deixo carinhosamente meu beijo para Dra. Elisa que virou uma estrela linda, Dra. Virginia minha amiga e médica amada, para Dr. Nilson Noronha meu anestesista.

    Para todas as pessoas do Curso Parto Sem Medo e Parto Amoroso e para todas as mãezinhas;



    Karina Schmidt do Nascimento

    ResponderExcluir
  4. Um comentário:
    Oi mamães!
    Venho com muito amor e carinho contar um pedacinho da minha história e experiência do meu Curso na época se chamava, Parto Sem Medo!
    Minha primeira ginecologista foi a Dra. Elisa Checchia Noronha.Conheci Dra. Elisa quando precisei da minha primeira consulta, através de minha mãe que a conhecia desde que moravam em Rolândia, Norte do Paraná, eram vizinhas.
    Um ano antes de minha mãe casar, ela veio para Curitiba visitar nossos familiares e marcar seu pré-nupcial com Dra. Elisa em quem ela confiava muito.
    Meus dois irmãos e eu nascemos em Rolândia e depois de alguns anos viemos morar em Curitiba.
    Quando precisei da primeira consulta ginecológica, sem dúvida minha mãe escolheu para me acompanhar a Dra. Elisa, onde amava ir porque me sentia segura, escutava a conversa das duas a respeito da vida delas em Rolândia.
    Uma certa vez conheci a Dra. Virginia que trabalhava com Dra. Elisa no consultório das Mercês e acabei consultando com ela e sendo atendida pelas duas até que a Dra. Elisa parou de trabalhar e a Dra. Virginia tornou-se minha segunda ginecologista até os dias de hoje.
    Quando engravidei a Dra. Virginia me recomendou o Curso, na época chamado Parto Sem Medo. Foi a melhor coisa que aconteceu. Fiz o curso em novembro e dezembro de 2001. Amei, me ajudou a perder o medo que tinha de ter parto normal. Ensinavam a dar banho, amamentar, cuidar do bico do seio, enfim tudo para que as mamães se preparassem para o parto e soubessem cuidar de seus bebês.

    Esse Curso hoje chamado Parto Amoroso foi uma benção e só tenho que agradecer por ter conhecido e participado.

    Todas as mamães devem fazer pela confiança que nos traz, carinho e aprendizado.

    Estava lembrando das várias gestantes que conheci e com quem conversava na hora do chá oferecido pelo curso. Como era bom e cada dia me sentia mais e mais confiante em ter meu amado Enzo de parto normal, que antes morria de medo e não queria. Meu amor Enzo nasceu em março de 2002 pelas mãos da minha amada Dra. Virginia. Em setembro de 2004 chega ao mundo pelas mãos da Dra. Virginia também meu segundo amor: minha amada filha Anna Júlia.

    Se não me falha a memória no ano de 1987, o sobrinho Mauro Tavares Filho, filho de minha irmã nasceu. Dra. Elisa e Dra. Virginia eram obstetras de minha irmã. Nesse ano a Dra, Elisa foi “Bicho do Paraná”.

    Hoje meus bebês cresceram. Enzo com 14 anos e Anna Júlia quase completando 12 anos.

    Sou instrumentadora cirúrgica e auxiliar onde me realizei e quando engravidei parei de trabalhar porque queria cuidar em tempo integral de meus filhos amados.

    Queria voltar a trabalhar, não me sobra tempo porque além de cuidar de meus filhos, eu e duas amigas cuidamos de anjos de quatro patas. Abrigamos mais de 90 animais resgatados das ruas e por maus tratos onde cuidamos desde alimentação, vacinação, castração, amor e carinho até encontrarmos adoção segura para cada um deles

    Aproveitando a divulgar o trabalho informo que aceitamos doações de ração, jornais, material de limpeza.

    Você também pode colaborar!

    Vou ficando por aqui e só tenho a agradecer por Deus ter colocado esse dois anjos em minha vida Dra. Elisa e Dra. Virginia que me ensinaram que um Parto Sem Medo ou um Parto Amoroso é a melhor escolha para cada nova mãezinha, porque segurança e aprendizado nessas horas é a melhor coisa!!!

    Deixo carinhosamente meu beijo para Dra. Elisa que virou uma estrela linda, Dra. Virginia minha amiga e médica amada, para Dr. Nilson Noronha meu anestesista.

    Para todas as pessoas do Curso Parto Sem Medo e Parto Amoroso e para todas as mãezinhas;



    Karina Schmidt do Nascimento

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse post, é importante ter pessoas que compartilhem mais sobre esse assunto.

    horoscopo do dia

    ResponderExcluir